Aqua+movel


Recommended Posts

Boas,

O furo de retorno, está relacionado com o diâmetro da saída da bomba de retorno. No caso do furo de esgoto, será dimensionado em função da capacidade da bomba ( l/h ). Neste caso, o furo e a tubagem, convém serem um pouco sobredimensionados, levando depois, uma torneira de esfera para ajustar o fluxo de saída.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim, visto que os furos têm que ser dimensionados em função da bomba. Quanto a 2500 ou 3000 l/h, tudo depende do que se pretende fazer. No entanto, para essa litragem, furo de 40mm é suficiente.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha ideia é manter algumas espécies de plantas de baixa/média exigência, e a fauna é +- o que indiquei no inicio do tópico..

 

já agora, que tipo de substrato aconselham? ja ouvi falar bem do JBL, akadama..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, estive agora aqui de volta dos meus projectos e surgiu uma duvida...

para tolerância do silicone vou deixar 1mm (0,5mm em cada lado), mas reparei que nas laterais esse 1mm vai ser só de um lado.

 

será que afecta alguma coisa na resistência que esse 1mm esteja ocupado totalmente por silicone? :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

mas vou precisar de substrato fértil para este tipo de plantas?

Coloca um pouco de substracto fértil apenas nos sítios onde vais colocar as plantas. Um pouco não faz mal e ajuda no desenvolvimento das mesmas.

 

 

 

será que afecta alguma coisa na resistência que esse 1mm esteja ocupado totalmente por silicone? :unsure:

Não há espiga. De qualquer modo tenta repartir "o mal" pelas aldeias.

 

 

 

 

 

Cumps.

 

 

 

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Somos mais ou menos da mesma altura medieval_mace.gif.

 

Medidas do pente diria um centímetro. Depois o topo do pente colocado a um centímetro a mais do nível de água pretendido no aquário.

Se quiseres posso depois fazer um desenho.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia era ir mandar cortar os vidros amanha :character0050:

 

reformulando a pergunta: qual a altura aconselhada da parede da coluna seca? tendo em conta que o aquário tem 50cm de altura será que 43cm é suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fazendo contas de cabeça:

  • Altura exterior do aquário: 50cm
  • Espessura do vidro do fundo: 1cm
  • Altura máxima da coluna de água: 49cm
  • Altura da parede da coluna seca: 43cm
  • Rasgos do pente: 1cm
  • Nível de água a 42cm do fundo do aquário
  • Sobram 7cm do nível superior de água até ao topo dos vidros

Para não teres a água tão abaixo do topo do aquário tens de aumentar a altura da parede da coluna seca. 7cm acho que é demais! 2 ou 3 cms quanto a mim seriam o ideal.

Se a parede da coluna de água tiver 47cm, ficas com 2 a 3cm de distância do nível superior de água ao topo do aquário. Como tens uma tampa no aquário, podes jogar com o rebordo da mesma, de modo a nunca se ver o nível de água superior!

 

Acho que assim já me fiz entender... ou não!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, vou optar por fazer a parede da coluna com 46cm de altura.

 

o aquário vai ser aberto em cima.. a minha ideia seria meter a calha de iluminação suspensa tal como tinha mostrado quando estive contigo :wink:

Editado por CrIsTiAnOSP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já não me recordava da alteração ao desenho que está no inicio do tópico.

 

Os tais 46cm de altura da parede da coluna seca acho que seja o ideal. Ficas com o nível de água sempre na mesma altura, e a margem até ao topo do vidro não é muita nem pouca. Acho que seja o ideal.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

novos desenvolvimentos..

 

já tenho os vidros encomendados, substrato inerte e fértil, termostatos, bomba de elevação e silicone comprados.

 

breve coloco algumas imagens em pormenor do projecto da sump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Cá ficamos a aguardar as ditas fotos. E já sabes, se precisares de ajuda, combina-se qualquer coisa.

 

thumbup3.gif

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tal como prometido aqui esta o esquema da sump, acabadinho de sair do forno 8)

 

semttulo77.jpg

 

 

esta sump tem as seguintes medidas: 72x29x38cm 80L brutos

 

agora as perguntas da praxe :P

 

estava a pensar em fazer em vidro de 8mm, é de mais?

com esta estrutura interior corro o risco de ficar com a bomba em seco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

 

Com essas medidas vidro de 6mm é mais que suficiente! Não te esqueças que as divisórias da sump têm o mesmo efeito que travamentos num aquário normal.

 

Quanto à estrutura interior, respondo com a ajuda de uma citação do Paulo:

Boas,

O furo de retorno, está relacionado com o diâmetro da saída da bomba de retorno. No caso do furo de esgoto, será dimensionado em função da capacidade da bomba ( l/h ). Neste caso, o furo e a tubagem, convém serem um pouco sobredimensionados, levando depois, uma torneira de esfera para ajustar o fluxo de saída.

Abraço,

Paulo

A tal torneira, fica em funcionamento normal, e em teoria, apenas meio aberta, ou meio fechada se preferires. Se se verificar que a divisão onde está a bomba de retorno tem tendência a ficar vazia, basta abrir um pouco mais a torneira de esfera, para compensar.

 

A torneira de esfera de que se fala é deste tipo:

torneira-de-passagem-pvc-1.jpg

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma vez que a questão do aquário, sump e móvel estão num bom caminho falta o mais importante.. a iluminação :idea:

 

qual a relação w/l aconselhadas para plantas de baixa/media manutenção?

estive a pensar em meter 4x54w é de mais ou é o ideal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Com essas 4 lâmpadas ficas com 1 Watt por litro. Isso é mais que suficiente para um aquário desse tipo. Se calhar até demais.Sempre podes optar por ligações individuais para as lâmpadas. Assim, e se verificares que é luz a mais, desligas uma ou mesmo duas delas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para "ajudar" no crescimento das plantas: 5400 e 6500. Para realçar a cor dos peixes: 10000 ou mesmo uma actínia.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais