"Paradise Lost 2"


RACCAR

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Venho aqui deixar, a apresentação do novo “ Paradise Lost 2”, como podem ler aqui, o antigo “Paradise Lost” deixou de existir dando lugar a uma nova montagem.

 

O objectivo é esta nova montagem ser uma montagem Low Tech, como chegou a ser o anterior “Paradise Lost”.

 

De momento, e enquanto as plantas não estiverem bem enraizadas e ambientadas, a fertilização tem que ser feita, até porque não tenho substrato fértil.

 

Apresentação do “Paradise Lost 2”:

 

Aquário – 240 litros brutos efectivos aprox.190 litros

 

Filtro – Fluval 303 – 1 cesto cerâmicas, 2 cesto esponja grossa e fina, 3 cesto com lã de vidro grossa e fina.

 

Aquecimento – Jagger 250w

 

Decoração:

 

36Kg de Basalto preto

30Kg de areão preto

2 Troncos pequenos Red moor wood

 

Flora:

 

Anubia nana

Valisnéria gigantea

Valisnéria nana

 

Fauna:

 

4 Escalares entre os 12 e 15cm

2 Nariz de bêbados

3 Coridoras Albinas

1 CAE com aprx. 15cm

 

Fertilização / Manutenção

 

TPA de 40 litros todas as semanas.

Limpar os vidros, todos 1 vez por semana, visto não ter fauna que me faça este trabalho.

25ml de micros Plant Gro marca Nutrafin por semana.

KCL de 15ml diários.

CO2 solução caseira com gelatina.

Indicador CO2 da Water Plant.

 

Iluminação:

 

144W divididos em 4 lâmpadas económicas E27 de 36w cada uma com 6400K.

 

Para fazer esta nova montagem tive 2 problemas:

 

1 – Onde por os peixes para poder fazer a remodelação do aquário visto ele estar montado.

 

2 – Garantir a temperatura da água com o frio que se faz sentir - 7º.

 

Bom depois de analisar os prós e os contras, fiz a alteração com tudo montado na mesma, ou seja, os peixes lá dentro e a remexer aquilo tudo.

 

Conclusão:

 

Tentei fazer tudo de modo a não sujar muito o aquário. Ao inicio andavam todos um pouco stressados e encostados a um canto mas passado uma hora de lá ter as mãos dentro já andavam a nadar no meio dos meus braços, como se fizessem parte da decoração.

 

Com a limpeza dos Vidros, filtro, termóstato, demorou ao todo cerca de 5 horas.

 

O resultado de tudo

 

Antes:

 

gallery_15556_2679_5981.jpg

 

Depois:

 

gallery_15556_2679_10852.jpg

 

Ainda estou a pensar colocar mais uma anubia nana, e 2 Echinodorus bleheri no espaço que está vazio entre as pedras e a valisnérias nanas, e uma planta mais rasteira por baixo desta, ainda não me decidi, mas tenho que ter atenção que vai ficar á sombra da Echinodorus e que o objectivo é ser Low Tech.

 

 

Deixo aqui também um vídeo para os mais experientes me tirarem umas dúvidas sobre os Escalares.

 

Vídeo:

 

 

De á uns bons 5 meses para cá que assisto a este comportamento diariamente (podem ver o fime), penso que o casal esteja formado (escalar branco e escalar preto), mas nunca vi nenhuma postura.

 

Acham que devo tirar os outros dois escalares do aquário deixando só o casal? É que por experiencias de familiares que também tinham 5 escalares num aquário só depois de ficarem apenas dois é que começaram a fazer posturas, os outros 3 apareceram mortos no aquário, não todos ao mesmo tempo mas 1 a 1. Eu desconfio que tenha sido o casal a matar os outros de modo a ficarem com um aquário de 200 litros só para eles, neste momento metem ovos de 20 em 20 dias mais ou menos.

 

Bom, agora quero comentário, críticas e sugestões.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostei da tua montagem da um ar tranquilo ao aqua ;) continua assim

 

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado pelos comentários.

 

O Aquário tem dois dias com esta nova montagem, e ainda esta muito longe do que foi idealizado.

 

A fauna que pretendo será composta por dois escalares, um cardume de 22 cardinais, as Coridoras, e preciso de arranjar uma equipa de limpeza para as algas que se instalam nos vidros, pedras e folhas da Anubia.

 

Tenho escovado as folhas da Anubia e alguns pontos das pedras com uma escova de dentes macia, faz muito bem esse serviço, mas uma equipa de limpeza era melhor, pois iria ter menos intervenção com as mãos dentro do aquário. As folhas da Anubia costumavam ganhar umas algas castanhas, devido á fraca iluminação onde estava anteriormente, deste modo posso jogar com a altura a que a Anubia fica do foco de luz de modo a não andar a “castigar” a Anubia com a escova.

 

A ideia do aquário é ser Low Tech com um bom espaço livre para os escalares poderem andar e deixando o lado esquerdo para os peixes de pequeno porte neste caso os cardinais.

 

Já tive um aquário semi-plantado, mas assim que deixo de ter muito tempo para me dedicar a ele, aquilo começa a descambar, este aquário foi pensado em função da minha profissão, que tanto posso estar 2 meses com o tempo todo do mundo e mais algum, como posso ter que estar 1 mês ou mais sem ir a casa, e aí a manutenção tem que ser feita pelos que estão em casa e para alem de TPA e lhes dar comida, pouco sabem.

 

Já agora deixo aqui para me darem sugestões de uma planta que poderia ficar por baixo das 2 Echinodorus bleheri que já estão encomendadas.

 

A zona onde vai ficar essa planta é uma zona que ira ficas com sombras por causa das Echinodorus, e é tambem a zona com menos iluminação do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a equipa d elimpeza pode passar por ancistrus ou ampulárias, de modo a poderem resistir aos escalares.

não sugiro camarõe spois eram comidos ao pequeno-almoço e os plecostomus crescem muito.

os ottocinclusão uma hipótese, mas tambem um risco por serem relativamente pequenos.

tens outros caracois, mas sugeri estes pois é o que tenho conhecimento.

até já

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A escolha vai mesmo passar por 4 Ottocinclus. Não sou grande adepto de caracóis.

 

Estou a pensar em arranjar uns dois fetos de java para posteriormente colocar por baixo das Echinodorus bleheri, mas para isso tenho que as deixar crescer um bocado para depois ter espaço por baixo destas para colocar os fetos.

 

O cardume de cardinais só irá começar a entrar depois de ter o Casal de escalares formado. Volto aqui a pedir ajuda a quem perceba de escalares para me esclarecer as dúvidas que coloquei anteriormente.

 

A próxima coisa a entrar no aquário irá ser a outra anubia para colocar na queda de pedras. Chegaram hoje as Echinodorus mas, não tinham o tamanho que eu tinha pedido, fico a aguardar umas novas na próxima remessa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia a todos,

 

Como já não actualizo este tópico a algum tempo venho aqui deixar um relato do que foi feito.

 

O Antigo layout foi para fazer uma experiencia de tentativa de reprodução dos meus escalares. Ou seja pensava eu que com o monte de pedras que tinha que os dois escalares que não formam o casal se escondessem atrás das pedras e deixassem o casal em paz, para poderem realizar a postura. Mas estava enganado, o que aconteceu foi que passaram a estar os 4 em menos de metade do aquário e as guerras eram ainda mais constantes.

 

Como também não gostava muito do layout, e como a intenção é ser um aquário Low Tech, fiz uma remodelação ao aquário.

 

Neste momento o aquário não tem nenhum tipo de adição de fertilizantes, nem CO2, está a funcionar assim a 3 semanas.

 

As plantas têm-se aguentado, e até parece que estão a gostar, o sinal disso penso que seja a anubia que está a dar flor.

 

gallery_15556_2679_384040.jpg

 

O Aquário não tem substrato fértil, até porque com o tipo de flora seria um

gastar de dinheiro desnecessário, isto porque tirando as valisnérias nenhumas das outras plantas está enterrada no substracto.

Ainda não está completo mas para lá caminha.

Falta ainda mais umas quatro plantas para dar a flora por concluída, mas vamos com calma.

 

Deixo aqui duas fotos:

 

gallery_15556_2679_219756.jpg

 

gallery_15556_2679_34129.jpg

 

Estou a pensar em adicionar uma Lotus Tiger, ao aquário a minha dúvida está em saber se ela se aguentará sem fertilização, co2 e pouca luz?, Alguém mantém uma Lotus num aquário Low Tech?

 

Dicas e Criticas são bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Fui a casa dos meus pais e após alguma discussão retirei-lhe os peixes do aquário dele, pois quando lá cheguei tinha um escalar adulto morto, 2 nariz de bêbados mortos também, e os restantes peixes todos eles à superfície, onde o casal de escales já estava de lado e a respirar também à superfície, um deles tinha uma especie de pelicula nos olhos. Isto deveu-se à avaria do filtro e ao muito descuido do meu pai com o aquário. Depois de muita conversa lá trouxe os bixos para minha casa, com a promessa de que se não vir aquele aquário decente, lho retiro também, não sei é onde vou por mais um tanque com 240 litros em casa, mas depois logo vejo.

 

Resultado, os 11 peixes sobreviventes tiveram um tratamento de choque, ao qual eu não fiquei contente, mas pensei, pior do que já estão, não podem ficar, retirei os peixes para um balde com agua tépida da torneira - 1º choque, pois aproveitar aquela agua estava fora de questão, a agua estava toda suja, os vidros cheios de algas, de tal modo que eu para apanhar os peixes pequenos tive que sujar ainda mais a agua, ao limpar o vidro da frente para conseguir ver os peixes e o areao parecia ter lodo em cima.

 

2º choque - tratamento dos peixes dentro do balde com azul de metileno, e fluvermal.

 

3º choque - climatização de 1 hora com a nova agua, e pulos dentro do meu aquário

 

Os peixes sobreviventes foram:

 

um casal de escalares adultos que faziam posturas de 20 em 20 dias

7 nariz de bebados

1 coridora

2 rasboras arlequim

 

Com isto passei a ter uma fauna composta por:

 

6 escalares adultos

9 nariz de bebados

2 rasboras arlequim

5 coridoras

 

deixo aqui uma foto apenas do casal que resgatei e que está com um aspecto de novo fantástico, os olhos do escalar estão quase sem a tal película.

 

gallery_15556_2679_295233.jpg

 

Todos os peixes estão de boa saúde e contentes.

 

Esta noite irei tirar umas novas fotos com melhor qualidade para verem.

 

O meu problema agora é que pela lei de 1cm de peixe por cada litro de agua não está ainda em excesso, mas eu olhando melhor vejo que não tenho aquário para 6 escalares adultos, que ainda por cima 4 deles formaram 2 casais e os outros dois passam a vida a ser empurrados dos cantos para o meio do aquário.

 

Uma solução a resolver rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Como tinha dito venho aqui deixar umas fotos com um bocadinho de melhor qualidade para puderem ver a beleza dos escalares.

 

Pela primeira vez desde á muito tempo que tenho anúbias que é a primeira vez que tenho flor na planta, e isto logo num aquário low tech.

 

Bom deixo aqui as fotos.

 

gallery_15556_2679_48690.jpg

 

gallery_15556_2679_566062.jpg

 

Gerais

 

gallery_15556_2679_285290.jpg

 

gallery_15556_2679_104177.jpg

 

gallery_15556_2679_71391.jpg

 

E agora un video, que vale pela banda sonora ehehe.

 

Será viável ter 6 escalares adultos neste aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao tentar identificar os escalares que tenho fiquei com uma dúvida.

 

Eu pensava que tinha adquirido um escalar Silver, mas depois de ler muito, fiquei com impressão que o que tenho é um Halfblack Locus, ou será Zebra Halfblack.

 

Poderiam-me confirmar?

 

A foto está no tópico de cima.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom mesmo as fotos não sendo as melhores vou colocar aqui algumas.

 

Os vidros estão manchados porque as fotos foram tiradas apos a TPA e uma pequena poda, o que depois tive que limpar os vidros por fora por causa dos escorridos da agua.

 

gallery_15556_2679_116506.jpg

 

gallery_15556_2679_30808.jpg

 

A coridora que se ve na foto, foi uma das que resgatei, neste momento tem metado da barriga inchada do que tinha, aparentemente está bem de saúde, a ver se a mantenho com pouco regime.

 

gallery_15556_2679_144085.jpg

 

Bom digam alguma coisa, criticas, sugestões etc....

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então ninguem comenta?

 

Já agora uma ajuda a planta do lado direito por causa da ricia que derivado a corrente do filtro está sempre daquele lado, esta a bloquear a iluminação da valisnéria, e esta esta a começar a ir abaixo, que planta poderei por naquele lugar? uma lotus?

 

Uma lotus tiger ou uma lotus de folhas verdes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que uma Lotus é capaz de ser uma planta de folha muito grande para o teu aquário. Optava por algo mais pequeno...

De resto, está com bom aspecto. Replicava essas valisnerias pelo plano de fundo todo, pois gosto da forma como isso resulta, formando uma parede.

 

Já agora, parece que os amigos da Sony não gostaram do teu vídeo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

venho aqui so deixar a fora que tenho actualmente e a que ainda pretendo experimentar neste low tech:

 

Neste momento tenho esta flora:

 

- Microsorum pteropus (Feto Java)

- Microsorum pteropus (Feto java windlow)

- Anubias barteri var. nana

- Anubias barteri var. angustifolia

- Riccia fluitans

- Vesicularia ferriei 'Weeping' (Musgo de Java)

- Vallisneria americana (gigantea)

- Vallisneria nana

- Echinodorus parviflorus 'Tropica'

- Cladophora aegagrophila (Bola de Alga)

- Egeria densa (esta é que requer mais podas)

- Echinodorus cordifolius

 

 

Estas são as que ainda quero ver se se aguentam no meu aquário,

 

- Cryptocoryne undulata ''broad leaves''

- Cryptocoryne wendtii ''brown''

- Cryptocoryne wendtii ''green''

- Nymphaea lotus tigre e a verde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

De resto, está com bom aspecto. Replicava essas valisnerias pelo plano de fundo todo, pois gosto da forma como isso resulta, formando uma parede.

 

 

Boas,

Eu já tive uma parede de valisnérias nesse aquário é a foto que está no avatar.

 

Bem mais difícil de manter que agora porque tinha areia da praia como fundo no aquário, as valisnérias vão voltar um dia destes mas primeiro quero deixar as outras plantas crescer e só no fim voltar a por valisnérias.

 

As valisnérias a todo o comprimento do aquário dá muito trabalho, porque temos que passar a vida com a mão no aquário para cortar os runners que nascem onde não queremos e retirar as folhas que apodrecem e ficam pressas no amarfanhado de valisnérias e raízes. Mas fica um espectáculo sim senhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Depois de algum esforço e planeamento do novo layout deste aquário para escalares, eis que consegui chegar ao ponto que queria, a reprodução da espécie. Se repararem tive a preocupação de ter plantas altas e de folhas largas em ambos os lados do aquário, entre outras preocupações.

 

Para isso tive que vender dois escalares mármores adultos que estavam no meio de dois casais de escalares.

 

Depois de os dois escalares mármores terem ido embora deste aquário, e após a TPA semanal, no dia a seguir surgiu-me duas prendas deste aquário, duas desovas, uma das coridoras, e outra dos escalares.

 

Ora das coridoras só duraram algumas horas pois os escalares trataram de fazer a limpeza aos vidros, mas também vos digo que tiveram que limpar quase todos os vidros, pois a coridora espalhou-os bem.

 

Do casal de escalares, da postura já vejo uns rabitos a abanar, como não sou um grande entendido em criação de escalares fiz o que tenho lido por aí, pus azul de metileno no aquário, isto só no segundo dia, montei uma lâmpada por cima dos ovos ligada 24 horas por dia, e dei comida aos peixes do comunitário 5 vezes por dia.

 

O primeiro problema com que me deparo foi com a quantidade de ovos dos escalares brancos, é que da imensa quantidade de ovos que o casal colocou só 16 é que sobreviveram (até agora).

 

Aos ovos brancos é o que chamam ovos fungados ou são ovos que não chegaram a ser fertilizados? O que poderei fazer para na próxima postura, para tentar que cheguem mais alvins de escalares a esta fase?

 

Deixo aqui umas fotos para verem o resultado daquilo que falei em cima.

 

Só puder admirar o trabalho dos pais a cuidar dos ovos, já foi gratificante. Espero que veja ainda desta postura os pais a cuidar dos filhotes. Nas fotos dá para ver tanto a fêmea, como o macho a cuidar dos ovos.

 

 

gallery_15556_2679_193884.jpg

 

gallery_15556_2679_25061.jpg

 

gallery_15556_2679_116277.jpg

 

gallery_15556_2679_33596.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Começo a achar que o pessoal tem alguma coisa contra mim, pois é difícil arrancar respostas ao pessoal.

 

Alguém me consegue responder à minha dúvida no post acima?

 

Aproveito também para disser que hoje ao olhar para a folha, agora vejo as caudas a abanar mas está a começar a criar um tipo de algodão muito fino por cima das caudas, já estão no 4 dia, penso que quando chegar a casa se ainda houver vivos que eles já não estejam agarrados à folha, vamos ver.

 

Agora sim penso que o algodão seja dos ovos fungados, ou é normal ao 4 dia isto acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal não respondeu pq não sabe ou não viu ;)

 

Ovos brancos são ovos não fecundados, e como tal não vão dar nada.

 

Ovos com algodão são ovos fungados, ou não foram devidamente arejados pelos progenitores e/ou o azul de metileno que colocaste não foi suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo,

 

Já agora mais uma pequena dúvida, os ovos brancos (não fecundados) no primeiro dia eram uns 7 ou 8, no segundo dia passaram a metade, , no terceiro dia mais de 80% estavam brancos e até hoje manteve-se assim, isto é normal acontecer? A fecundação dos ovos não decorre toda ao mesmo tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, estou com uma duvida que é a seguinte:

 

Já aqui tinha dito que tive uma postura de escalares, isto aconteceu no sábado à noite dia 26/03/2011. Ora hoje dia 01/04/2011, os alvins continuam agarrados a folha onde foi feita a desova, eu li por ai que eles ao 5 dia já estariam a nadar ,os meus passados 5 dias ainda estão agarrados à folha, se bem que já não vejo o saco. É normal isto acontecer ou estive a ler alguma coisa com informações erradas?

 

Quantos dias demoram a começar a nadar livremente, e a comer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se continuam a aparecer ovos brancos são ovos fungados se não forem retirados podem passar para outros.

 

 

Penso que ao fim de 7 dias os pequenos começam a nadar, por isso o que relatas parece-me normal.

 

Não sei se lá leste isto, se não leste força

 

Escalares

 

Está neste tópico Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas tardes,

 

Como tinha dito uns tópicos acima, estive a espera até agora para arranjar uns otocinclus affinis.

 

Lá consegui arranjar dois e lá os levei para casa.

 

Os otos são muito pequenos (cerca de 2 cm cada) já no processo de aclimatização, os escalares pareciam piranhas de volta do saco.

 

Pensei eu que depois de os colocar no aquário o interesse daqueles predadores, fosse diferente, mas enganei-me assim que os coitados dos otos, se colaram aos vidros, de novo os escalares pareciam piranhas a tentar comer os otos, eles esconderam-se e nunca mais os vi.

 

Ontem no dia da TPA lá encontrei os otos muito escondidos, e assim que os assustei e eles subiram na coluna de agua, mais uma vez os escalares tentaram come-los.

 

Retirei os otos e coloquei no nano de camarões.

 

Li por vários tópicos quem tenha otos e escalares, a minha intenção e deixar os otos no nano de camarões para crescerem e depois os tentar passar de novo para o aquário low, tech. Será uma boa ideia juntar otos e Escalares? É que ainda por cima como é sabido os otos nadam mal pa caraças.

 

Outro problema que me surgiu foi:

 

Otos em aquário de camarões, não deve sobrar muitas algas para eles. Com que frequência devo alimentar os otos com legumes sendo assim?

 

Cmpts,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.