Ser estranho nas rochas


natx

Recommended Posts

Boas, meu nome é Natacha e espanto-me com a vida que por vezes encontro no meu aqua de agua salgada.

Na muda do meu aqua da cozinha para o hall de entrada reparei que a areia do aqua estava cheia de bichos tipo minhocas.

Deitei a areia no lixo e fui à praia buscar areia à borlix e por acaso é muito bonita, mais que a anterior.

 

Para meu espanto as rochas têm esses bichos, são minhocas, fazem tubos de areia e depois soltam umas "antenas" e devem absorver nutrientes da agua, whatever. Hoje quando dei artemia congelada aos meus puffers reparei que essas "antenas", tipo fius de linha, vieram todas para fora para agarrar a comida. Fiquei enojada e resolvi tirar fotos. Não sei se são algum tipo de aptasia, só sei que são pragas e adorava que alguém me desvendasse a identidade destes bichos.

Não tenho nenhum video, era melhor para os verem, porem as fotos mostram bem.

 

DSCF1889.jpg

DSCF1888.jpg

DSCF1887.jpg

DSCF1886.jpg

DSCF1884.jpg

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Natx

 

São vermes tubículas,cujo mal ao reef,só peca por inestético,em tudo mais são benéficos,pois filtram imensas partículas,que de outro modo se depositaríam na cama e nas rochas,levando ao acúmulo de de NO3 e PO4.

Sem serem agressivos,podem stressar alguns corais,quando a linha está em contacto com os mesmos,assim a permanência deles no àqua,è uma questão pessoal.

Fica bem

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescento que a areia que tens vai dar-te problema a curto/médio prazo. Essa areia é rica em sílica, que provoca o aparecimento de algas. É também pouco rica em material calcário, o que poderá provocar uma baixa de pH. Cometeste a asneira de deitar fora o que tinhas e colocares o pior.

Para corrigir o erro deves retirar essa areia do aqua e colocares uma correcta. Vais ter também de contar com a maturação da areia nova...vais ter um pequeno reset à estabilidade da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Natx

 

São vermes tubículas,cujo mal ao reef,só peca por inestético,em tudo mais são benéficos,pois filtram imensas partículas,que de outro modo se depositaríam na cama e nas rochas,levando ao acúmulo de de NO3 e PO4.

Sem serem agressivos,podem stressar alguns corais,quando a linha está em contacto com os mesmos,assim a permanência deles no àqua,è uma questão pessoal.

Fica bem

 

Cjorgene

 

Houve uma altura que deixei o aqua acuular algas por ter que o mudar para outro compartimento da casa, e de momento só tinha luz azul. Foi nesta altura que estes bichos apareceram e as rochas tinham na mesma uma manta de alga castanha avermelhada tipo veludo. Quando o mudei é que inseri a luz total com calha nova.

Eu não percebi a 1ª frase, e concluindo eles fazem mal ao aqua ou nao? Não são um tipo de aptasias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescento que a areia que tens vai dar-te problema a curto/médio prazo. Essa areia é rica em sílica, que provoca o aparecimento de algas. É também pouco rica em material calcário, o que poderá provocar uma baixa de pH. Cometeste a asneira de deitar fora o que tinhas e colocares o pior.

Para corrigir o erro deves retirar essa areia do aqua e colocares uma correcta. Vais ter também de contar com a maturação da areia nova...vais ter um pequeno reset à estabilidade da água.

 

Eu não entendo isto. O meu aqua sempre teve algas, se calhar por não meter agua de osmose, apenas meto agua da torneira com o sal próprio. O ponto alto do meu aqua foi quando fui ao cabo raso (guincho) buscar 8 garrafoes de agua. Fiz tpa com essa agua e o aqua esteve muito bem.

Se esta areia veio desta agua, e se esta é impropria para o meu aqua como é que a agua do mar é boa? Se a areia é má, também a agua é má, devera conter muita silica(areia) e pouco calcario, ou seja impropria para o meu aqua.

EU vou ao guincho buscar muita coisa para o aqua, a agua, camaroes, caranguejos, gobis e desta vez areia. A unica coisa impropria é a agua da torneira que deve estar cheia de tudo que é mau para o meu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira é um erro, pois estás a colocar no aquário metais pesados, nitratos, fosfatos, silicatos........

Além de compostos que não são bons para o aquário, estás a dar alimento às algas.

 

Em relação à água do mar, areia...Essa areia é uma excelente base para as algas, pois é um ambiente bom para elas se depositarem e crescerem. A água do mar pode ser ou não boa, depende de muitos factores. O local onde apanhas não é mau, mas os factores climatéricos variam a qualidade da água, existindo sempre um maior risco, além do existente sempre, de transportares algas para o mesmo, além de outros males.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira é um erro, pois estás a colocar no aquário metais pesados, nitratos, fosfatos, silicatos........

Além de compostos que não são bons para o aquário, estás a dar alimento às algas.

 

Em relação à água do mar, areia...Essa areia é uma excelente base para as algas, pois é um ambiente bom para elas se depositarem e crescerem. A água do mar pode ser ou não boa, depende de muitos factores. O local onde apanhas não é mau, mas os factores climatéricos variam a qualidade da água, existindo sempre um maior risco, além do existente sempre, de transportares algas para o mesmo, além de outros males.

 

 

Eu para retirar a areia tenho que esvaziar o aqua todo e comprar areia viva. A outra era coral esmagado e havia sempre algas agarradas a essa areia, para não falar dos bichos que encontrei, minhocas. Esses que estão nas rochas, por acaso não me sabe dizer o que são?

Percebe? O que me está a dizer desta areia da praia aconteceu-me com a areia de coral que eu tinha antes.

A agua não se pode ir buscar se no dia anterior estiver a chover ou principalmente em época balnear.

Obrigada pela informação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os seres são os que o membro cjorgene disse. Já os tive e não me preocuparam nada. Alguns acabaram por morrer/desaparecer.

A razão para o coral moido ter algas é que o mesmo tinha de ser maturado, como tudo num aquário. Quando montamos um salgado, nos primeiros meses é normal aparecerem algas. O tempo que levam a desaparecer depende da forma como montamos (se cometemos muitas ou poucas asneiras).

Depois para ajudar a água que estavas a usar (torneira) ajudava ao aparecimento das algas. O problema aqui não era da areia, era dos erros cometidos na montagem e utilização de água com compostos que servem de alimento às algas.

Deves evitar apanhar água nos dias seguintes a grandes chuvadas e em alturas de marés vivas (inverno). Não quer dizer que a água esteja sempre má, mas a probabilidade de ter matéria orgânica a mais é maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os seres são os que o membro cjorgene disse. Já os tive e não me preocuparam nada. Alguns acabaram por morrer/desaparecer.

A razão para o coral moido ter algas é que o mesmo tinha de ser maturado, como tudo num aquário. Quando montamos um salgado, nos primeiros meses é normal aparecerem algas. O tempo que levam a desaparecer depende da forma como montamos (se cometemos muitas ou poucas asneiras).

Depois para ajudar a água que estavas a usar (torneira) ajudava ao aparecimento das algas. O problema aqui não era da areia, era dos erros cometidos na montagem e utilização de água com compostos que servem de alimento às algas.

Deves evitar apanhar água nos dias seguintes a grandes chuvadas e em alturas de marés vivas (inverno). Não quer dizer que a água esteja sempre má, mas a probabilidade de ter matéria orgânica a mais é maior.

 

 

Mas eu não consigo agora, está muito frio. Tem que ser mesmo da torneira. Conhece algum filtro que torne a agua da torneira em agua de osmose sem ser o da tunze que é 90 euros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem outros sem ser da Tunze a um preço mais baixo e melhores. Procura nos patrocinadores por preços. Muitos deles são da zona de Lisboa e arredores e outros enviam por correio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem outros sem ser da Tunze a um preço mais baixo e melhores. Procura nos patrocinadores por preços. Muitos deles são da zona de Lisboa e arredores e outros enviam por correio.

 

Consegui um da Aquili a 60 euros. è mais acessivel o preço.

Obrigada e vou mudar a areia, se possivel vou comprar ja areia viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais