Duvida na montagem de aquario plantado.


snake-bit

Recommended Posts

Boas,

 

Estou ainda na fase de construção do meu aquario, que quero que fique bem plantado. Como tal estava a pensar meter um sistema de c02.

 

Tenho no entanto algumas duvidas?

 

Pelo que li aqui (e desde já os meus agradecimentos ao Marc pelo exelente post sobre o assunto) e pelo que me foram indicando nas lojas da especialidade cheguei à conclusão de que o melhor será um sistema com botija de 2Kg, valvula solenoide e com reactor em vez de difusor.

Nas varias lojas o que me têm aconselhado, são sistemas ou da JBL, SERA ou READ SEA, que embora mais caros seram eventualmente melhores e mais seguros.

 

Tambem vi uns da TMC, que são mais baratos, mas toda a gente me diz para fugir daquilo a correr... que depois as botijas e os manometros dão muitos problemas (niveis errados, fugas brutais, etc).

Vi tambem Aquagrow... mas descobri que tambem é TMC...

 

O que acham? quais são as vossas experiencias pessoais/recomendações?

 

è que outra coisa que me causou imensa confusão, é que nas pesquisas que vi a nivel de reactor, recomendavem sempre um externo ligado ao filtro. No entanto quendo abri o kit 602 da JBL (que é tão bem referenciado), reparo que aquilo traz um reactor mas é interno, fica dentro do aquario... ai é que eu fiqueui confuso!

 

Mas afinal aquilo é bom ou não? Optimiza a utilização do CO2, como un reactor deve fazer, ou não?

Tem todo o aspecto de um reactor, com a espiral, mas não se liga ao filtro e fica submerso no aqua, estando ligado a um bublle conter.

 

É que depois foi ver o da REAd SEA e é na mesma interno...

 

Agora é que estou confuso e não sei o que fazer...

 

 

 

Estes kit's que tenhom estado a ver são com botija de 0.5Kg, embora vá depois adquirir uma de 2 Kg, ficando a de 0,5 de backup enquanto a outra vai para encher.

 

O meu aqua:

- 120*50*70 (+/ 400L)

- dois filtros (RENA XP3 mecanico e TETRATEC 1200 biologico)

- Esterilazor UV TETRA de 5W

- Iluminação 4 x 35W

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li aqui (e desde já os meus agradecimentos ao Marc pelo exelente post sobre o assunto) e pelo que me foram indicando nas lojas da especialidade cheguei à conclusão de que o melhor será um sistema com botija de 2Kg, valvula solenoide e com reactor em vez de difusor.

Nas varias lojas o que me têm aconselhado, são sistemas ou da JBL, SERA ou READ SEA, que embora mais caros seram eventualmente melhores e mais seguros.

boas. tenho 1 sistema de CO2 encomendado, como ainda n m chegou, sei apenas o que me disseram na compra. marcas a parte... sim! com valvula selenoide e o melhor! assim podes controlar o tempo em que a difusao de CO2 esta activa - ou seja, apenas qd tiveres as luzes do aqua ligadas.

 

Mas afinal aquilo é bom ou não? Optimiza a utilização do CO2, como un reactor deve fazer, ou não?

Tem todo o aspecto de um reactor, com a espiral, mas não se liga ao filtro e fica submerso no aqua, estando ligado a um bublle conter.

sim e o melhor! mas n e mesmo necessario... mesmo pra 1 super aqua com 1 super plantado, n necessitas mesmo de 1 reactor externo... um BOM difusor e o suficiente. mas isso e 1 decisao pessoal. reactor externo pra alem de melhor (e mais caro) nao t ocupa espaço dentro do aqua...

 

bem espero ter dado alguma ajuda. informaçoes melhores e mais detalhadas, podes obter mesmo com os vendedores, especialmente os de confiança lol.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Tenho estado a ver e já consegui encontrar algumas alternativas à JBL, que me parecem oferecer uma boa qualidade a preços mas baixos... Basicamente comprando á peça (embora tudo na mesma loja) e não em kit's de marca.

No entanto gostava de ter o vosso feedback sobre o JBL. Acham que vale o esforço extra ou nem por isso?

 

Quanto ao reacto... se comprar á peça estava a pensar neste:

http://www.marinedepot.com/Aqua_Medic_CO2_Reactor_1000_CO2_Reactors_for_Aquariums-Aqua_Medic_USA-AQ7531-FICORA-vi.html

 

É do genero dos da ADA, com grande capacidade de disolver bem o Co2, e tem as entradas e saidas largas, o que tambem é importante visto as tubagens do meu filtro serem muito largas (mesmo com este reactor ainda vou ter de meter redutores nas tubagens).

 

Já agora outra questão...

Se optar por meter o redutor mesmo á saida do filtro e meter umas tubagens mais finas. Isso pode danificar o filtro? Acham que o aumento de pressão na saida de agua pode ser demais para a turbina do filtro?

O filtro é o XP3 da RENA

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Tenho estado a ver e já consegui encontrar algumas alternativas à JBL, que me parecem oferecer uma boa qualidade a preços mas baixos... Basicamente comprando á peça (embora tudo na mesma loja) e não em kit's de marca.

No entanto gostava de ter o vosso feedback sobre o JBL. Acham que vale o esforço extra ou nem por isso?

 

Quanto ao reacto... se comprar á peça estava a pensar neste:

http://www.marinedepot.com/Aqua_Medic_CO2_Reactor_1000_CO2_Reactors_for_Aquariums-Aqua_Medic_USA-AQ7531-FICORA-vi.html

 

É do genero dos da ADA, com grande capacidade de disolver bem o Co2, e tem as entradas e saidas largas, o que tambem é importante visto as tubagens do meu filtro serem muito largas (mesmo com este reactor ainda vou ter de meter redutores nas tubagens).

 

Já agora outra questão...

Se optar por meter o redutor mesmo á saida do filtro e meter umas tubagens mais finas. Isso pode danificar o filtro? Acham que o aumento de pressão na saida de agua pode ser demais para a turbina do filtro?

O filtro é o XP3 da RENA

 

Obrigado.

eu vou comprar 1 kit! n t sei dizer a marca... ja estou a espera a 3 semanas. supostamente s n viesse hoje, o vendedor iria encomendar a outro fornecedor. tenho q falar com ele, depois qd o fizer, ponho me a par das marcas;) e digo algo aki.

qto ao reactor externo, tb m apresentaram esse e mais outro semelhante. posso t dizer q e bom. supostamente akilo liga ao tubo q vai do filtro externo ate a flauta dentro do aqua (fica tipo em T). sinceramente n imaginei mto bem a montagem pq n tinhas as peças necessarias (nem experiencia) para o fazer, mas s quisesse mesmo... era akilo q faria.

 

reduzir debitos de filtros... nada aconselhado. n e apenas simplesmente pelo aumento da pressao na turbina. isso n e problema (pelo menos a curto prazo)! no meu ehein externo ja lhe extrangulei 1 vez a saida por causa do barulho e n houve stress nenhum e nem e suposto haver desde q n exageres. simplesmente perdes e caudal e debito de agua por hora. ou seja, tens um bom filtro a funcionar menos do que era suposto pq ta estrangulado. quem perde e o aqua e a qualidade da agua. era a mesma coisa q tivesses 1 filtro mais fraco (em termos de debito)...

por isso nao recomendo

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no teu caso (redução do calibre das mangueiras terminais) vai sair com mais pressao e talvez reduza um pouco o debito (mas isso n sei... depende sempre da redução que fizeres)

 

se dizes q fazes um reduçao pequena... eu acho q podes ir em frente e experimentar

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.