Ajuda urgente, praga de ictio


nintressa

Recommended Posts

Boas plle,

Peço a vossa ajuda urgente

 

Estou com uma praga de ictio no meu aquario e já não sei o ke fazer

 

Ja fiz tratamento com sHA2000 e sal e não resultou

 

O ke me aconselham?

 

Aki ficam algumas imagens para verem melhor o ke se passa

 

23012011img1451.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

23012011img1455.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Ictio é fácil de tratar, sem quaisquer riscos para a estabilidade biológica do aquário.

Já tratei de Ictio com o Esha EXIT com enorme racio de sucesso. Basta tirares o carvão do Filtro e deixar actuar conforme está nas instruções do producto. Só findados os 3 dias de tratamento é que se notam resultados, e geralmente passados 3 dias do fim do tratamento fica resolvido, já q o parasita continua alojado por uns dias, mesmo depois de morto..

 

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha ignorância,

 

mas sou novo em peixes de água fria, sempre tive ciclideos africanos e nunca tive problemas…

 

ao aumentar a temperatura da água não vai afectar os peixes… visto que são peixes de água fria?

 

Começei hoje um tratamento com costapur da sera

 

espero conseguir resolver este problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

outra coisa que ajuda é teres o aquario sem luz nenhuma, já que faz com o parasita abandone o corpo do peixe para se ir reproduzir, nessa altura é que os medicamentos são eficazes pois o parasita não tem o protecção da mucosa do peixe.

 

tenho ideia que ictio em peixes de agua fria é muito mais complicado de curar que em agua quente pois não existe grande possibilidade de subir a temperatura da agua a um nivel que promove o sistema de imuitario do peixe e o faz com o parasita se queira reproduzir mais rapidamente (abandono do corpo do peixe e nadar livre na agua).

 

Mas mesmo assim deves conseguir resolver isso num instante, dica muito util o tratamente tem de ser feito no aquario todo, a pessoal que tira os peixes afectados para outro aquario e trata lá o que faz com que o problema desse(s) peixe(s) seja resolvido mas não irradica os parasitas que já devem certamente andar pelo aquario principal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava da vossa ajuda mais uma x… desculpem estar a ser chato

 

Mas quando fui comprar o costapur, na loja disseram-me para meter 22 gotas por cada 40 litros de 2 em 2 dias.

 

Mas tenho vindo a ler qui no forum que o tratamento é feito durante 3 dias consecutivos?

 

Afinal… qual a maneira correcta para proceder ao tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a maneira mais correcta de proceder e fazendo o que a marca recomenda.

 

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim… vou fazer como diz no folheto (22 gotas por 40 litros de 2 em 2 dias)

 

Embora não acredite no tratamento, pois não se vêm melhorias e tenho mais um habitante que não deve passar de hoje…

 

Axo que não vou conseguir salvá-los… o tratamento com esha 2000 foi dinheiro deitado fora… não teve nenhum efeito positivo no combate ao ictio, o costapur… parece-me que tb não faz efeito…

 

Não entendo… tive ciclideos africanos durante 8 anos e nunca tive pragas…

Com os peixes de água fria… é o que se vê… uma miséria…

 

Bom… de qualquer maneira, hoje meti o termostato a 22graus… sei que não é o suficiente para impedir o desenvolvimento do virus, mas tenho medo de aumentar mais a temperatura…

Tenho pesquisado na net e a temperatura para peixes de água fria não deve exceder os 24/25 graus.

 

Estou a ficar desesperado… já não sei o que fazer…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia, olha já tive peixes de agua fria com temperaturas de 30 a 32º e não afectou em nada os peixes, podes subir a temp. sem problemas que ajuda o tratamento e sim faz o que a marca recomenda no folheto é o mais correcto e tem paciência que isso resolvesse tambem conta se já estão infectados ha muito tempo sabes que conta mais tempo tiver infectado mais tempo leva o tratamento, espero ter ajudado e boa sorte.

 

cumps.

 

l.f.

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom… parece que há melhorias.

 

Hoje pareceu-me que os bichos tem menos sarampo… não sei se é impressão minha ou se está mesmo a desaparecer…

 

De qualquer maneira vou continuar com o tratamento até não haver nenhuma pinta nos bichos.

 

Espero não perder mais nenhum, pois desde o início da praga já perdi 7 peixes :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumenta a temperatura durante uma semana e mete uma colher de chá com sal grosso no aquário, a temperatura deve ficar durante uma semana acima dos 28 graus para que o vírus deixe de se reproduzir, o sal mata o resto, como são peixes de água fria aguentam bem. O importante é que eles continuem a comer bem, se perderem o apetite é que é muito mau. A única coisa muito importante para não haver íctio é manter a temperatura sempre constante sem grandes variações. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já meti sal grosso no aquário, e liguei o termostato nos 30graus, mas em 2 dias a temperatura da água só subiu 3 graus… para chegar ao 30 vai demorar 1 mês… lol)

 

os peixes que perdi nunca perderam o apetite… mas acabaram por morrer…

Os que restam até se atropelam para comer…

 

Uma coisa é certa… com esta praga aprendi uma lição. nunca mais volto a meter um peixe no aquário sem passar pelo menos uma semana em quarentena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é obrigatório que fique nos 30, acima dos 28 graus o ciclo de reprodução do vírus já está complicado e enfraquece. Logo vi que eram peixes vindos de loja, a maioria delas não têm aquecimento nos aquários de água fria e depois pimba... Para a próxima perde uns minutos a olhar para os peixes que vais adquirir com muita atenção, vê barbatanas se estão bem abertas, atitude do peixe, nado, e manchas, etc... Se eles estão a comer, aumenta um pouco a ração, com intervalos para não poluir a água em demasia, se eles estão debilitados precisam de se alimentar mais um pouco, lógico. Acho que a lição mais importante que devias tirar disso é que aquários de água fria também precisam de um aquecedor, mesmo regulado para temperaturas mais baixas continua a ser necessário. Boa sorte. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite pessoal, pois é acho que um termóstato é sempre útil eu acho que só comprei em lojas uma vez de resto tenho comprado sempre aqui no forum para mim é bem mais seguro, cumps.

 

luis filipe

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas plle… preciso mais uma vez da vossa ajuda.

 

Os meus bichinhos parecem estar a melhorar, inclusive em alguns deles já não se vêm traços de ictio, noutros ainda se vêm alguns pontinhos, e há um que está completamente cheio de pontos brancos, mas está bastante activo e alimenta-se bem…

 

A minha duvida é a seguinte, além de continuar com o tratamento, estou a tentar aumentar a temperatura da água para erradicar a praga, mas como tinha água fria no aquário, o meu termostato não consegue aquecer a água, ou seja… está ligado há 3 dias e a temperatura da água não passa dos 18/19 graus… (são muitos litros para aquecer, 250 litros).

 

Anteriormente com os ciclideos africanos, quando mudava a água do aqua, metia a água à temperatura de 27 graus e o termostato mantinha a água a essa temperatura, mas para a aquecer, não me parece que tenha potência…

 

como faço para elevar a temperatura aos 29/30 graus?… alguma dica?

Será que tenho de comprar um termostato mais potente?, ou se meter a água já quente como fazia com os ciclideos, não vai prejudicar os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas olha em principio esse tremostato deve ser pouco potente para tanta agua ou compras outro igual ou um mais potente normalmente na caixa diz para quantos litros o tremostato serve.

 

cumps.

 

luis filipe

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas… problema de termostato resolvido, comprei um que dá para 300 litros, e a temperatura da água está a aumentar.

 

Todos os meus bixos já não têm traços de ictio excepto um que está cheio de pontos brancos (mas está bem activo)

Continuo com o tratamento até este ficar sem pontos brancos?

 

Outra coisa, hoje deparei-me com uma especie de filamentos brancos a boiar no aquário, com cerca de 3 a 7 cm, será isto o ictio?

Tirei-os de imediato do aquário com ajuda de um copo com medo que seja o tal ictio na gelatina.

Alguém me pode esclarecer sobre o ke serão estes filamentos e a sua proveniência?

Os filamentos em questão parecem fios de cabelo, mas brancos (talvez um bocadinho mais expessos que o cabelo)

 

Cumps

JRocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, desde já quero agradecer por toda a ajuda que deram…

 

não há mais sinais de ictio nos meus pensionários :)

quanto aos "filamentos brancos"… não os voltei a ver, de certo que eram dejectos.

 

Neste momento mantenho a temperatura a 23graus e os peixes estão muito mais activos… parecem felizes :)

 

Vou aguardar umas 2 semanas antes de substituir os que não resistiram à praga de ictio, e vou mantê-los uma semana em quarentena antes de os meter no aquário principal.

 

Estava a pensar comprar umas coridoras para limpesa do fundo, mas axam que vão se dar bem com temperaturas de 20/23 graus?

Aconselharam-me também a meter algum sal a cada mudança de água para evitar o ictio, mas já li que as coridoras não se dão bem com o sal.

 

Existe alguma especie mais resistente?…

O que me aconselham?

 

Cumprimentos

jRocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais