Opiniao sobre LED


Recommended Posts

Ora boas,

Estou a construir o meu aquario, andei a ver algumas coisas sobre iluminacao sobre leds, e ao pesquisar, encontrei este led:

Gostaria que os entendidos na materia dessem uma ajuda sobre se este LED sera indicado ou nao para os nossos aquarios.

http://www.dealextre...hite-6500k-5876

Como e dito no site:

- Input voltage: 11V~12V

-Total power consumption: 10W

-Output: 500~600 Lumens Total (manufacturer rated)

- Color temperature: 6500K White Depois tambem existe este:

http://www.dealextre...lb-dc-12v-51141

- Rated voltage: DC12V / 1.2W

- Luminous flux: 108-lumen

- Color temperature: 6000~6500K white

Um conjunto destes tambem parece boa opcao. Sendo que estes aquecem um bocado, entao tem de levar um heatsink.Tendo em conta que neste site praticamente nao se pagam portes, e ja tenho encomendado coisas de la com sucesso, ate esta a um bom preco.Sera que 65000K chegam? O aquario ira ser plantado, nao penso meter plantas com grau de dificuldade muito elevado, alguns peixes e camaroes tambem.

Editado por electriko

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que ninguem responde...

 

Sim, da perfeitamente. Tens e que comprar varios o que nao vai ficar nada barato.

Plantados com leds e possivel mas acho que nao estas ciente do custos implicitos, fica mesmo muito caro, isto para nao falar tambem da falta de informacao em relacao ao espectro dos leds, irc, etc... Acho melhor comecares com um aquario com plantas e deixares os plantados para quando estiveres mais a vontade no assunto. Se optares pelos leds coloca plantas de facil manutencao, como as anubias , feto java, etc...

Quanto aos kelvin, nao percebi muito bem a tua duvida. A partir de 5.000k esta apto plantas. Sucintamente, os kelvin apenas indicam a temperatura de luz, ou seja, o tom da luz. Ter mais graus kelvin nao e iluminar melhor, pelo contrario. Uma boa iluminacao depende das caracteristicas proprias de cada lampada, da combinacao entre lampadas, das plantas em causa, etc...

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta.

Pensei em utilizar estes leds, pois sei que dao mesmo muita luz, tenho uma lanterna que tambem encomendei deste site, com 1 led CREE de 1W, e aquilo da uma luz brutal, consegue fazer um foco de luz enorme a 100m de distancia. por isso pensei que fosse boa hipotese

Sim este aquario vai ter plantas, mas nada de muito dificil manutencao.

Em relacao aos Kelvin, sei que isso tem a ver com a temperatura da cor, e nao quer dizer que da mais ou menos luz. So tinha era a duvida, pois ha quem utilize lampadas com 6500K, ou 10000k.

Em principio irei encomendar alguns destes leds, mesmo que nao de, nao se perdem, pois servem pra outros projectos. Em relacao ao espectro dos leds e comprimentos de onda, ja andei a procurar e so aparecem informacoes sobre comprimento de onda quando sao leds de cor, luz branca apenas vem info em Kelvin.

Editado por electriko

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tambem ando a pensar montar uma calha de leds so que nao percebo de nada disto...

 

Nas minhas pesquisas encontrei um relato de um que conseguiu fazer um tapete de HC "Cuba" com

13 Leds Cree XR-E Q2

 

Vou fazer uma pergunta de "noob" há muita diferença da Iluminação de "Salgados" para de "Doces" em relação a fotossíntese?

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada de salgado mas as plantas tem exigencias unicas que vao para além da iluminação.

È possivel ter cuba com leds, tudo depende do aquario em causa. Além disso os leds têm uma grande vantagem que ao mesmo tempo é uma desvantagem, concentram toda a sua luz num foco obtendo grande alcance de profundidade. Por outro lado a luz também não parece muito natural. Esses leds cree são muito melhores que os "vulgares". O ideal era ter toda a superficie do aquario iluminada com leds, o problema são os custos...

 

Elektriko, podes complementar os leds com uma lampada fluorescente, compras leds a 6000k, outros a 10000k, e colocas fluorescentes a 8.000 ou 12000k, assim tens já um bom alcance de espectro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz essa pergunta relação aos salgados porque a maior parte das calhas de Led DIY que encontro é para salgados.

 

Eles so fazem conta aos Lumens, Lux e ao PAR e para isso usam Led Brancos e Azuis ha quem meta tambem 1 ou 2 leds vermelhos na calha.

 

Eu estou a pensar fazer uma calha com 8 ou 10 leds (CreeCree XR-E Cool White e CreeCree XR-E Royal Blue)

 

Electriko - Essa loja é fora da Europa, nunca tiveste stress com as encomenda por causa da alfandega?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz essa pergunta relação aos salgados porque a maior parte das calhas de Led DIY que encontro é para salgados.

 

Eles so fazem conta aos Lumens, Lux e ao PAR e para isso usam Led Brancos e Azuis ha quem meta tambem 1 ou 2 leds vermelhos na calha.

 

Eu estou a pensar fazer uma calha com 8 ou 10 leds (CreeCree XR-E Cool White e CreeCree XR-E Royal Blue)

 

Electriko - Essa loja é fora da Europa, nunca tiveste stress com as encomenda por causa da alfandega?

 

Estás a falar do efeito da luz da lua, conhecido como moonlight?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não,

 

Estas a perguntar isso por causa do Azul?

 

Tu a olho não notas o Azul porque o Branco "anula" o azul...o azul so serve para as plantas fazerem melhor a fotossintese como o vermelho mas eu nao vou meter o vermelho.

 

Isto é teoria porque na pratica nao tenho nenhuma...mas quero testar, a minha duvida ainda é fazer as contas para saber qual a distancia que tenho de dar de um led para o outro para nao ficar com spots sem iluminação.

Editado por Rio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz essa pergunta relação aos salgados porque a maior parte das calhas de Led DIY que encontro é para salgados.

 

Eles so fazem conta aos Lumens, Lux e ao PAR e para isso usam Led Brancos e Azuis ha quem meta tambem 1 ou 2 leds vermelhos na calha.

 

Eu estou a pensar fazer uma calha com 8 ou 10 leds (CreeCree XR-E Cool White e CreeCree XR-E Royal Blue)

 

Electriko - Essa loja é fora da Europa, nunca tiveste stress com as encomenda por causa da alfandega?

 

O truque é encomendar pouco material de cada vez.

Ja encomendei montes de coisas, so uma vez e que parou na alfandega e tive de pagar as taxas habituais, pk veio uma caixa grande (umas camaras de vigilancia, placas para pc, baterias, etc)

Se forem embalagens pequenas, por norma passa. =) e como os portes sao baratissimos, nao me importo de encomendar 10 encomendas separadas..

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um aqua de 18 L (A: 20 CM, L: 40 cm, P: 20cm) e pretendo fazer uma iluminação a Led´s.

Os led´s que pretendo utilizar são aqueles led´s normais, de 12 v.

 

Que cálculos +e que tenho que fazer para saber quantos led´s deve ter na iluminação?

 

Pretendo fazer um aqua para bettas, com musgo de java e cabomba!

 

abrcs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos, eu tambem estou a pensar por uma calha de led. ja procurei no site e no google mas nao encontro nada, falam no assunto, aldam la as voltas mas nunca encontro o que procuro...

eu neste momento tenho um aquario de 33L mas futuramento penso ter um por volta de 300L por isso não vou falar só em relação ao meu aquario..

eu queria por faixas led tipo estas:

 

http://shop.ebay.com/?_kw=led%20strip%205050%20waterproof&_fcid=164&_jgr=1&_localstpos=&_stpos=&gbr=1

 

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/5m-White-SMD-5050-Waterproof-Flexible-LED-Strip-150-NW-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem2eb2437d62QQitemZ200559263074QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

 

mas eu queria saber o que preciso de por. la especificações diz que é +/- 7w por metro mas como sei que os w nao interessam mas sim os lumens, não sei o que devo por...

e ja agora, sei que o ideal é 1w por litro, mas quantos lumens são por litro? porque assim penso que seria mais facil fazer as contas não é?

não sei se estou a pensar bem ou não, queria que me ajudassem.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos, eu tambem estou a pensar por uma calha de led. ja procurei no site e no google mas nao encontro nada, falam no assunto, aldam la as voltas mas nunca encontro o que procuro...

eu neste momento tenho um aquario de 33L mas futuramento penso ter um por volta de 300L por isso não vou falar só em relação ao meu aquario..

eu queria por faixas led tipo estas:

 

http://shop.ebay.com/?_kw=led%20strip%205050%20waterproof&_fcid=164&_jgr=1&_localstpos=&_stpos=&gbr=1

 

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/5m-White-SMD-5050-Waterproof-Flexible-LED-Strip-150-NW-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem2eb2437d62QQitemZ200559263074QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

 

mas eu queria saber o que preciso de por. la especificações diz que é +/- 7w por metro mas como sei que os w nao interessam mas sim os lumens, não sei o que devo por...

e ja agora, sei que o ideal é 1w por litro, mas quantos lumens são por litro? porque assim penso que seria mais facil fazer as contas não é?

não sei se estou a pensar bem ou não, queria que me ajudassem.

 

obrigado

 

ja encontrei este site:

http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php

fala dos luments por watt

 

Iluminação (lm/L)

Baixa/Fraca <25

Média/Moderada 25-55

Forte/Clara 55-90

Muito Forte/Intensa >90

 

agora é necessário é que as leds tenham a referencia dos luments, o que por exemplo estas penso nao ter:

 

http://shop.ebay.com/?_kw=led%20strip%205050%20waterproof&_fcid=164&_jgr=1&_localstpos=&_stpos=&gbr=1

 

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/5m-White-SMD-5050-Waterproof-Flexible-LED-Strip-150-NW-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem2eb2437d62QQitemZ200559263074QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ve estes aqui

 

São mais caros mas são muito melhores, o problema é que levam dissipador e penso que a montagem nao seja para qualquer um.

 

eles aconselham a usar tambem os azuis

 

hummpenso que ja vi diy's ai dessas lampadas nao foi? mas então devo por metade azul, metade brancas? o meu aquario é de aqgua doce...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, andei a peskisar nesse site Ledrise, e de facto tem alguns leds que me parecem boa opcao, ja repararam neste: LedRise

 

Color temperature (typ) 6500 k

Luminous Flux (range) 113-267 lm

Luminous Efficacy 47 lm/W

Forward Current (recom.) 750 mA

Power consumption 2.4 W

Viewing angle 170 deg

 

Com um angulo deste, provavelmente vai perder um pouco de potencia de iluminacao uma vez que ira dispersar a luz, no entanto nao devem dar tanto aquele efeito de foco no fundo do aquario, distribuindo a luz de maneira mais uniforme.

 

Em principio vou encomendar 2 ou 3 destes pra testar.

Tem leds azuis tambem com comprimento de onda =470nm, que penso que seja o indicado para os aquarios. Devo encomendar tb 2 ou 3.

 

O dissipador, nao deve ser muito dificil adaptar a montagem da tampa.basta um pedaco de aluminio, com 3 ou 4 cm, deve dar pra aparafusar a tampa.

Cumprimentos

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual a dimensão do aquario que vais fazer o teste?

 

Eu estou a pensar usar estes: Azuis Brancos

 

60x30x40

 

Tambem parecem ser potentes, agr o branco tem um angulo de 90º, por isso provavelmente ira fazer mais foco.

e o azul tem um comprimento de onda ligeiramente mais baixo.

Mas tb nao sou expert nenhum nisso .

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem pensei nisso do foco mas tambem nao quero que a luz "saia" do aquario, ja vi aquarios com leds com um angulo de abertura grande e nao gostei fica muita luz fora do aquario quero que quando a luz da sala esteja apagada so se veja dentro do aquario (nao sei se me fiz entender)

 

Se achar que nao esta como gosto uso lentes de 120º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.