Problemas com a Sapo adsl


Pedrovsky

Recommended Posts

Boas a todos!

 

Venho aqui contar uma situação que me tem acontecido ao longo de várias semanas....

 

Vivo numa aldeiola nos arredores do concelho de Soure-Coimbra, e encontro-me a +/-8Km da central que imite o sinal ADSL...

 

Como vivo muito longe, fui muitas vezes "enganado" porque pagava um serviço de 4mb, quando nem metade apanhar. A situação é que em Novembro tinha uma velocidade de 1.8Mb de download 0.6Mb de upload com um ping para o servidor em lisboa a rondar os 30-40ms...Perfeito!!! Andava eu todo contente porque nunca pensei que viesse a ter uma velocidade tão boa tendo em conta onde me encontro...Antigamente tinha so 524kbps de down e 100 de up...que grande salto que eles fizeram...

 

Ora em Dezembro isto piorou drasticamente, a velocidade nunca mais foi o que foi, e o tempo de resposta tornou-se miserável... Volta e meia rondava os 766kbps de download, ou seja aproximadamente 0.7Mb de download, mas tinha flutuações de velocidade e de ping, o que mesmo tendo os 0.7Mb de down, quando me metia a ver videos do youtube, começava bem a fazer o download mas depois ficava super lento. Quem diz youtube diz as imagens aqui do forum, ia a um tópico, começava a ver bem as imagens, mas depois a linha ficava toda entupida de tal forma que o ping disparava para os 3000ms, ou seja 3seg! Podia tar 5min sem fazer nada, que o ping nao descia...

 

Mandaram-me trocar de telefone, de router(agora tenho um cagalhoto dum Zyxel que não presta para nada, e dantes tinha um D-link) já ca veio o tecnico umas poucas vezes e diz que ta tudo perfeito. Ontem inclusive ficou agendado ele aparecer entre as 9-13H, e ligou-me as 16H a perguntar: "O que eu vou ai fazer?"...porque como ele já ca tinha vindo umas poucas vezes e nunca conseguiu resolver já estava a recusar-se a cá vir...mas podia ter ligado antes a avisar que não vinha ca fazer nada... Já na sexta feira passada 14Janeiro, fez a mesma porcaria, apareceu cá em casa lá por volta das 15H quando o agendado foi de manhã...

 

O mais supreendente é que fazem testes à linha por o telefone, e os tecnicos de apoio a cliente detectam que realmente não é normal ter estes problemas todos...mas nenhum me diz como apanhava 1.8Mb. no entanto está la registado porque pedi para me verem. Ora como é possivel a equipa tecnica de apoio cliente 707 xxx xxx conseguir ver que há problemas atraves de testes da linha, e chega cá o homem e diz que ta toda boa e que o problema é da distância?! Eles num momento conseguem dar 1.8Mb estaveis, hoje(22Janeiro) tou com 512 e estão instaveis e com flutuações de velocidade.... Se calhar em Novembro quando apanhava aquela velocidade toda a central deu um salto e aproximou-se da minha casa...hoje já não é possível.

 

Esta situação já se arrasta às semanas como é de imaginar, mas quando ontem(dia 21) o tecnico decidiu que não metia cá os pés (por já ca ter vindo varias vezes), mas não me ter avisado, decidi ligar para lá, mais uma vez, e mais uma vez pedir outra equipa tecnica...inclusive disse que ia tirar os serviçoes todos da PT: Meo satelite, SAPO e telefone...

 

Como eles mostraram-se de uma tremenda incompetencia devido ao motivo de um momento conseguirem disponibilizar um bom serviço, e noutro momentro usarem o sub-refugio da distância de eu ter assim a internet, tenho a certeza que o problema não se vai resolver a bem nem na proxima segunda feira que seria quando eles iam ver na central o que se passa.....uma vez mais.

 

Com isto pergunto-vos, quem já foi assim de tal maneira "abusado" por estes gajos da PT, o que fizeram para voltar a ter um serviço de jeito? A DECO? esta entidade tem algum poder realmente? Carta registada com aviso de recepção lá a um pançudo da PT?

 

Agradecia que marcas de telefone+internet fixa aconselham-me, pois eu destes gajos não quero mais nada...atenção que eu no máximo apanho 2Mb por isso ZON e cenas assim é para esquecer...sei que as linhas seriam as da PT, mas ficar com mau serviço prefiro dar o dinheiro a outros.

 

Deixo tambem a um apelo ao pessoal que está a pensar meter internet fixa e que seja de uma aldeira relativamente longe da central, que não meta nada da SAPO porque os gajos vem com falinhas mansas e depois é o "borrifar para o cliente"...

 

ps: as chamadas para o 707 xxx xxx e para o 16209 tem um preço de 12cent por minuto, mas vocês podem exigir esse dinheiro se ligarem para a facturação! Mais uma bela forma de roubar aos clientes...eles isto não contam a ninguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADSL é sempre um bico de obra. Ou funciona bem e toda a gente está contente, ou quando há distâncias envolvidas é esquecer.

 

Mesmo não havendo, há o desgaste ''natural'' do cobre ou a interferência de vários cabos com ADSL na mesma linha PT (isso tem um nome mas está-me a dar uma branca agora...)

 

O facto de já teres tido velocidades altas e estáveis não é sinal que a linha esteja 'cheia de saúde'. Numa comparação 'extrema', imagina mandares um fia 125 por uma ribanceira abaixo. Em queda livre, dá os mesmos 3xxKm/h que um ferrari... mas não é um ferrari ;)

 

Em muitos ISP's é simples: mais de 4Km? Não garantimos que o serviço funcione e pode desligar o serviço sem penalizações.

Diria que essa informação de distância de 8Km não é muito fiável.

 

Agradecia que marcas de telefone+internet fixa aconselham-me

Quais tens 'cobertura'? Qualquer uma com outra tecnologia que não adsl deverá melhorar isso substancialmente (cabovisão ou Zon para cabo coaxial, zon ou meo para satélite, ou mesmo banda larga móvel de uma operadora móvel)

 

 

atenção que eu no máximo apanho 2Mb por isso ZON e cenas assim é para esquecer...sei que as linhas seriam as da PT, mas ficar com mau serviço prefiro dar o dinheiro a outros.

A velocidade que apanhas no ADSL nada tem a ver com outros operadores que usem outra qualquer tecnologia (coaxial, fibra, WiMAX, GPRS/UMTS, etc).

Resumindo, qualquer que seja o ISP de ADSL, vais ter sempre os mesmos problemas. Se puderes mudar de tecnologia, é o ideal (satélite por exemplo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

 

Esse quadro que me mostraste das velocidades está longe de ser real...nas cidades acredito que seja assim, mas nas aldeias acho que eles em cada armário metem uma especie de amplificador para evitar meter centrais a cada 5km como existem nas grandes cidades.

 

Digo isto porque após muito barulho meu e de os técnicos ateimarem comigo que era da distância e eu a dizer que era dos cabos, eles ao fim de 2 meses bateram com a cabeça na parede e chegaram a conclusão que o problema era mesmo dos cabos que saem do armário mais próximo(ou o cabo que faz a distribuição do poste a minha casa).

 

Ontem de manha o armário que me faz a alimentação, a +/- 5Km da central e a 3Km da minha casa, estava a apanhar 3Mb, com o alarido todo que fiz ja a meteram a apanhar 5.3Mb do armário na parte da tarde, no entanto não me resolveram o problema e através disso finalmente viram que está mesmo nos cabos... Porque se estão a dar mais débito para o armário eu deveria ter melhorias...

 

 

Eu agora pergunto, se os problemas estiverem nos cabos, será no cabo que vai do poste à minha casa, ou do cabo mesmo que vai do armário a minha casa? Um amigo meu está 1km mais perto da minha casa e com os 3Mb no armário estaria apanhar na casa dele 1.7Mb e o cabo é o mesmo por isso parto do princípio que não é dos cabos que fazem a distribuição

 

 

A situação parece estar já a resolver-se, após muitos insultos telefónicos e falar com supervisores, mas nós enquanto clientes, só nos levam a sério se fazermos mesmo muito barulho e os tratarmos mal...tive anos a pagar 35€ por 512kbps e fazerem-me de burro nunca mais!

 

Agora é esperar que venham ca ver como está o estado dos cabos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.