Ajuda com o Aquário


Marta Gameiro

Recommended Posts

Olá preciso de ajuda...

 

Tenho o meu aquário à cerca de 6 meses, é um aquário de 1 metro de comprimento.

Tenho alguns guppys neons, 2 discus e 1 corydora. tinha também um peixe fantasma que faleceu hoje.

O que acontece é que mudei o layout do meu aquario (troquei apenas os troncos) lavei muito bem com água a ferver e coloquei no aquário, o que acontece é que passados cerca de 2 dias o tronco começa a ficar com uma estranha camada aveludada em volta (parecem-me algas, retirei o tronco e voltei a lavá-lo ontem (hoje já está novamente a ficar com essa camada estranha. No prazo de 4 dias já me morreram 6 peixes (3 guppys, o peixe fantasma, 2 neons)

 

PH +/-6.5

KH = 0

GH = 17

 

alguém tem alguma sugestão para me fazer??

 

Obrigada

Marta Gameiro

Editado por Marta Gameiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Essa camada aveludada é de cor branca?

 

Qual o tipo de madeira que colocas-te dentro do aquário?

 

Não percebi se acrescentas-te o tronco ou se também o mudaste de sitio apenas.

 

Se o acrescentaste eu pelo sim pelo não retirava o troco de dentro do aquário, até saberes o que se passa.

 

Falta-te os restantes testes da agua, consegues arranjar maneira de colocares os resultados também?

 

Parece-me que o problema esteja na agua e não no tronco, isto porque aos meus troncos aconteceu-me a mesma coisa parecia algodão doce agarrado ao tronco e com TPa's e com o tempo desapareceu. Isto se for umas algas brancas tipo algodão doce.

 

Faz um TPA de 40% da agua, para prevenir.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a camada é de cor branca... confesso que não sei qual o tipo de madeira (mas são aqueles toncos cuper leves que vendem habitualmente nas lojas de animais para decoração). Eu troquei um tronco que tinha por outro.

Não queria retirá-lo pois assim ficarei sem forma de proteger os alevins. Será a única solução?

 

 

Estava a tentar colocar umas fotos mas não estou a conseguir... sim a TPA vou fazer já amanhã

 

Obrigada RACCAR

Editado por Marta Gameiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mais uma vez, se for essa camada tipo algodão branco, não é prejudicial aos vivos do aquário, daí a TPA ser importante ainda hoje e não amanha, pois a meu ver o problema estará num pico qualquer que esteja na agua depois da TPA, tens que tentar perceber o que aumentou esse pico, mas só com a ajuda dos testes consegues saber o que está a acontecer na agua do aquário.

 

Como lavastes as coisas do aquário, e como lavastes as mãos antes de as pores dentro do aquário? Os peixes que morreram retiraste-os do aquário passado quanto tempo?....Existem vários factores que te podem ter alterado o estado da agua.

 

Acho estranho os discos estarem bem sendo um peixe que requer alguns cuidados, por isso o TPA deve ser feito o mais rápido possível, assim que tiveres tempo, amanha podes fazer outro TPA mais pequeno e tentar perceber o que aconteceu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez, sim tem toda a razão... vou fazê-lo ainda hoje. Os discus não estão completamente bem, andam "escondidos" no aquário e um deles está com umas pintinhas pretas junto à boca.

 

quanto à lavagem do tronco, fervi água e com uma escova de dentes escovei todo o tronco. Os peixes que morrerem retirei-os assim que dei conta, 2 deles foram de manhã (morreram durante esta noite)

 

Na TPA posso acrescentar apenas Aquasafe ou recomenda mais alguma coisa??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

 

Já efectuei a TPA que me recomendou e optei também por desparasitar os meus peixes com o Flagyl (2 comprimidos misturados com a comida congelada) mas o que é certo ´que todos os meus peixes se alimentaram do preparado excepto os discus que cada vez mais se escondem e permanecem imóveis num ponto do aquário...

 

Amanhã vou comprar o resto dos testes (nitritos e nitratos) devo efectuar novamente a TPA??

 

devo efectuar novamente hoje a TPA??

Editado por Marta Gameiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de muito tentar consegui finalmente mostrar-vos algumas fotos...

 

Este é o tronco que possuo no meu aquário. Ontem quando efectuei a TPA notei alguma melhoria naquela espécie de "algas" mas hoje estava praticamente tudo na mesma..

Será que fiz bem em colocar o flagyl ontem?? estou preocupada com os meus discus...

 

DSCN4127.jpg

Editado por Marta Gameiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se as algas que falas forem uma espécie de nhanha branca agarrada ao tronco, não te preocupes com isso, na TPA aspiras o que poderes e deixa isso.

 

Preocupa-te mais com os discus, quando eles deixam de comer é complicado. Vai vendo os parâmetros. pode ter sido só por teres mudado a decoração (parece-me que trocaste de tronco).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Sim de facto faz amanhã uma semana que alterei a decoração do aquário. O meu disco mais pequeno não sai do mesmo local do aquário desde ontem, não comeu e está com umas pintas pretas na cabeça especialmente perto da boca (ontem coloquei o flagyl juntamente com a comida congelada mas ele nem sequer lhe tocou). Que cuidados devo ter neste momento para que o estado dele não evolua de forma negativa??

 

Obrigada pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Parece que o problema das algas está-se a resolver com as TPA´a, não consegui ainda reduzir a quantidade de algas mas pelo menos estabilizei-as. Aconselham-me a efectuar as TPA´s de dois em dois dias ou uma vez por semana??

 

Quanto aos discus, continuam sem comer já lá vão 3 dias, já não sei o que fazer, estão a ficar magros e receio que morram brevemente. Alguma sugestão de medicamento?? visto já lhes ter dado o flagyl juntamente com a comida congelada mas eles nem sequer lhe tocaram... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite, eu acho que era melhor separar os discos visto que são peixes muito sensiveis e tentar alimentálos com artémia podem ter entrado em stress por causa da mudança no aquario e com as TPÁS da agua eles são peixes susegados não gostam de agitações ajudo no que posso mais não sei peço desculpa, boa sorte marta eu vou acompanhando.

 

cumps.

 

luis filipe

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a ajuda

 

Tenho más notícias, esta manhã quando acordei reparei que o meu discu não resistiu... agora tenho uma dúvida. Devo adquirir um discu para que o outro não fique sozinho ou acham uma má ideia?? é que eles vieram juntos para o meu aquário...

Editado por Marta Gameiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia marta, desde já tenho imensa pena que esse não tenha resistido :( , agora os discus são peixes de cardume num aqua deve se ter pelo menos 3 ou mais de preferência mas aconselho 1 a ter a certeza que está tudo em ordem com aqua e então depois adquirir outro discu.

 

cumps.

 

luis filipe

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Marta,

 

Antes de Adquirires outro vivo para colocares no aquário certifica-te que esse que te sobrou voltou ao seu estado normal, e só depois de uma semana pensa em colocares mais algum disco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo é isso que irei fazer... vou continuar com as TPA´s duas vezes por semana e se, tudo correr bem com o discu e o resto dos peixes que possuo aí então vou adquirir um outro.

 

Agradeço a todos a ajuda para lidar com estes "problemas" inesperados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

As notícias são boas, o meu discu sobrevivente está de perfeita saúde, come super bem e parece-me bem.

 

Quero agradecer a todos a vossa ajuda, mas sou novata nestas coisas (pelo menos na água quente), mas vou desistir de adquirir guppys morrem com uma frequência assustadora mas pelo que sei é normal..

 

Obrigada a todos mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas marta, ainda bem que assim é, mas olha eu ja tive muitos guppys e não morriam assim, mas pronto o que interessa é que já está tudo bem um abraço.

 

cumps.

 

luis filipe

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais