Os meus Oscars


Recommended Posts

  • 4 meses depois...

Ola a todos.

Depois de algum tempo sem atualizar o post, ca estou eu para vos mostrar fotos fresquinhas.

Mudei de casa no final de Janeiro. Desmontei o aqua por completo. Sim, vidros e tudo. Era muito pesado para o tirar de um terceiro andar.

Tive de meter os meninos no antigo aqua durante todo o processo. Devem imaginar o espalhafato que eles fizeram quando sairam da agua. Principalmente o Pangasius. O gajo stressa muito e espalhou agua por todo o lado. E digo-vos que os Oscars mandam mesmo muita força.

Ao montar o novo layout, queria fazer algo diferente. Imaginei o fundo dividido em 3. Nos 2/3 laterais meti o areao juntamente com os troncos e pedras. No meio deixei sem nada. Apenas vidro. Como eles gostam de escavar ate ao vidro, pensei que fossem gostar. Mas enganei-me. No dia seguite estava tudo a meneira deles.

Bem, vamos ver as fotos:

 

105_0637.jpg

105_0638.jpg

105_0639.jpg

105_0643.jpg

105_0644.jpg

105_0645.jpg

 

Um novo membro (estava no meu comunitario)

105_0646.jpg

 

105_0647.jpg

105_0648.jpg

105_0649.jpg

105_0650-1.jpg

105_0651.jpg

105_0652.jpg

105_0653.jpg

105_0654.jpg

105_0655.jpg

 

No fundo tudo se mantem, apenas com algumas alterações.

Espero que gostem e comentem.

 

Cump

Bruno Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico!

 

Gostei do aquário e do bala, já vi uns bem grandes (50cm).

Continuo a achar que o Pangasius vai ficar muito grande e que o pleco só suja. Porque não arranjar umas raridades para nadar essas aguas? Geophagus?

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Bala sempre foi a minha sardinha do meu comunitário... hehe Já o tenho há bastante tempo. Mas de há uns tempos para cá começou a stressar um pouco os meus escalares. Então decido mete-lo com os Oscars. Quanto ao Pangasius, comprei-o estupidamente também para o comunitário. Lá nunca cresceu muito. Quando o meti neste aqua, o gajo deu um pinote. Mas acho que abrandou no crescimento. Acho um peixe brutal e queria ver se não o tirava. Mas se crescer em demasia, não terei outra hipotese.

Quanto às raridades que falas, as poucas lojas que conheço não costumam ter peixes do género. Além disso teria de arranjar um já grandito. Acho que tenho aqua para meter 1 ou 2 do género do Geophagus. Fui ver no Google o peixe e realmente é bonito. O problema é arranja-lo.

Este Pleco até não suja muito. Antes deste tive um ligeiramente maior e em menos de 24h tinha o areão todo castanho.... lol No dia seguite fui à loja e troquei por este. Já o tenho há quase 3 anos e não tenho razões de queixa.

Ainda bem que gostaste. É sinal que estou a trabalhar bem. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha estas pedras aqui em casa. Meti-as para ser diferente e de forma a segurar os troncos para prevenir acidentes.

O aqua se fosse mais largo não se perdia nada, mas é o que tenho e a patroa não deixa substui-lo... lolol

 

Ainda bem que gostaste. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estao peixes excelentes, com um aqua de dimensoes apropriadas.

Nao gosto contudo das pedras anguladas, de tipos diferentes, substitui-las-ia por calhaus rolados bem grandes, brancos ou pretos.

Continua o excelente trabalho.

 

Já me estava a esquecer de te perguntar. Sempre vais continuar com o teu projecto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me estava a esquecer de te perguntar. Sempre vais continuar com o teu projecto?

 

Nao. A morte do Bocas acabou com toda a vontade de continuar um projeto deste tipo. Foi um evento que afetou toda a familia, porque a ligacao a um peixe grande, centro absoluto do aqua, e mto diferente.

Isto apesar de tudo, incluindo a iluminacao, ter sido pensada so em funcao de peixes de medio porte.

Vou continuando a seguir os topicos dos animais a serio, mas por agora vou-me dedicar so a peixitos, nada maior que 8cm.

E nao, nao vou substituir o Bocas. Tive pessoal, inclusive aqui do forum, que amavelmente me propuseram alternativas muito generosas e tentadoras, mas nao, o Bocas para nos nao e substituivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, se arranjasses outro Oscar, não seria certamente com o intuito de substituires o Bocas. Todos os animais têm o seu fim. De uma forma ou de outra. Mas temos que seguir em frente com o que gostamos. Respeito a tua decisão. Eu próprio tenho 2 Oscars, e um dia que eles partam, se mudar de fauna, será apenas para experimentar outro tipo de peixes. Mas como adoro Oscars, provavelmente continuarei.

Se realmente gostas da espécie, continua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Deixo te um link fantástico

Passa por lá e pergunta qual a melhor espécie para o teu aquário e eu tento ajudar.

 

http://www.ciclideos.com/forum/genero-geophagus-t16072.html#p228026

 

Depois podes comprar em enumeras lojas como a Aquafish, Aquoporto etc..

 

Abraço

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Deixo te um link fantástico

 

http://www.ciclideos.com/forum/genero-geophagus-t16072.html#p228026

 

Depois podes comprar em enumeras lojas como a Aquafish, Aquoporto etc..

 

 

Mas que artigo brutal sobre Geos, embora nesta fase so tenha pequenitos e esteja a tentar apistos basicos, um projeto destes esta sempre no subconsciente.

Nao conhecia a Aquafish, vou ver o que e, uma boa loja online da sempre jeito e a experiencia que tive nao foi das melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que artigo brutal sobre Geos, embora nesta fase so tenha pequenitos e esteja a tentar apistos basicos, um projeto destes esta sempre no subconsciente.

Nao conhecia a Aquafish, vou ver o que e, uma boa loja online da sempre jeito e a experiencia que tive nao foi das melhores.

 

O artigo é óptimo, tens razão de momento tenho um aquário com 240L para Geophagus Steindachneri assim que estiver minimamente apresentável mostro-vos.

 

Infelizmente a Aquafish não funciona online, mas é uma loja em São Domingos de Rana/Carcavelos que arranja bons peixes ;)

O site é este: http://aquafish.pt/

Entra em contacto com o dono se procurares alguma coisa.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei com o resto da população mas sei que teria apenas de ser um casal. Pergunta ao dono da Aquoporto o Sr. Vasconcelos percebe muito e ajudaria te.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho receio. Recentemente juntei o Bala. Não se passou nada. Antes disso já tinha juntado o Pangasius e o Bicolor. Também não se passou nada. Acho que se eu juntar 2 Geos que ainda não sejam muito grandes, não deve de haver problema ( também não convém que sejam demasiado pequenos se não servem de jantar lolol). Mas vou ver isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não sei com o resto da população mas sei que teria apenas de ser um casal. Pergunta ao dono da Aquoporto o Sr. Vasconcelos percebe muito e ajudaria te.

Nao estou a ser aconselhado a meter Geos. Para alem de ter de mudar o layout, pode haver estrilho com os Oscars. Mas pode ser que os meta no antigo aqua dos Oscars. E de 240L. Ofereci-o ao namorado da minha enteada. Se ele gostar dos peixes, talvez meta um casal.

Este aqua, para ja, fica como esta. Nao devo arriscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao estou a ser aconselhado a meter Geos. Para alem de ter de mudar o layout, pode haver estrilho com os Oscars. Mas pode ser que os meta no antigo aqua dos Oscars. E de 240L. Ofereci-o ao namorado da minha enteada. Se ele gostar dos peixes, talvez meta um casal.

Este aqua, para ja, fica como esta. Nao devo arriscar.

 

O Sr. Vasconcelos percebe BASTANTE mais do que eu! Pessoalmente fazes bem em ouvir ele. Para o de 240L optaria por algo não tão agressivo nem grande com os Geophagus Iporangensis que ele tem lá, são raros e lindos! Precisam de um pouco de atenção mas com um layout cheio de troncos e uma areia, juntas com uns tetras e fica magnifico. Nesta ou na próxima semana quando acabar o meu aquário mostro te como ficou o meu que também tem 240L ;)

 

Mas pensando bem o Gabriel e o Sr. Vasconcelos tinham razão, seriam peixes muito grandes para uma litragem demasiado pequena, penso ser essa a razão até porque os Oscares se tiverem espaço dão se bem com Geophagus.

 

Um abraço aos dois!

Antonio MA

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O Sr. Vasconcelos percebe BASTANTE mais do que eu! Pessoalmente fazes bem em ouvir ele. Para o de 240L optaria por algo não tão agressivo nem grande com os Geophagus Iporangensis que ele tem lá, são raros e lindos! Precisam de um pouco de atenção mas com um layout cheio de troncos e uma areia, juntas com uns tetras e fica magnifico. Nesta ou na próxima semana quando acabar o meu aquário mostro te como ficou o meu que também tem 240L ;)

 

Mas pensando bem o Gabriel e o Sr. Vasconcelos tinham razão, seriam peixes muito grandes para uma litragem demasiado pequena, penso ser essa a razão até porque os Oscares se tiverem espaço dão se bem com Geophagus.

 

Um abraço aos dois!

Antonio MA

Eu ainda nao cheguei a falar com o Sr. Vasconcelos. Como estou a ajudar um amigo amontar um aqua de 60L e ele e do Porto, quando chegar a altura de ele comprar peixes, levo-o a Aquoporto e ate falo com ele pessoalmente. Ja vi, (no outro lado lolol) que tas a montar um novo aqua. Depois quero ver essas fotos.

Quanto ao meu aqua, na volta deixo-o assim. Gostava de meter mais alguma coisa. Ja vi uns Silver Dollars mas achei demasiado pequenos.

 

Vai dando noticias.

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas,Travianer,

 

Finalmente encontrei os teus peixões!!

Belo trabalho! Muito carinho investido!! Gosto dos bichos. Lindíssimos!!!

Continuo a achar que, um dia, hei-te ter Astronotus Ocelatus.

 

Quem sou eu para te criticar, mas se eu tivesse esse aqua, tentaria várias coisas:

Mudava o fundo de preto para azul clarinho..., é esse fundo que vemos num rio (a não ser que seja de noite), e talvez assim reduzisse o efeito espelho.

Mudava as pedras com arestas vivas para calhau rolado... e um areão muito mais escuro misturado com o que tens. Parece-me pouquinho e demasiado claro.

Arranjava muitas plantas, muita selva. Plantas de raízes fortes e resistentes, claro!...

Os oscar são ciclídeos sul-americanos, dos rios Orinoco e Paraguay .Os ciclídeos africanos é que estão habituados a lagos(Tanganica e Malawi) pobres em plantas.

Já tive outros ciclídeos e o escavar dos teus oscars, fez-me lembrar os kribensis(Pelvicachromis pulcher), e esses desovam em tocas que escavam por baixo de rochas. Os escalares preferem folhas largas e verticais. Os meus desovaram em valisnérias gigantes. Não sei como é que desovam os oscars, apenas ouço falar em superfícies lisas, não sei se serão vertcais ou não, se serão superfícies escondidas ou em tocas...teria de investigar mais...

 

Mas os teus gostos não têm de ser iguais aos meus, claro.

Tens os meus parabéns.

 

Abraxus,

capagebe

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais fico contente por teres gostado.

Quanto ao fundo, como é pano, facilmente troco e vejo se gosto.

Plantas, esqueçe pois eles dão cabo delas todas. Já experimentei e se sucesso. Quanto ao areão, já tive muito mais, mas eles estranfonam tudo, por isso meti só um bocado. Pedras, foram as que consegui arranjar. Preferi as grandes por causa do peso, mas mesmo assim estes bichinhos têm força suficiente para move-las.

Do que já vi, eles desovam em superficies planas. Daí ter optado por colocar pouco areão. Assim eles facilmente chegam ao vidro do fundo. Andavam com sintomas de acasalamento, mas até agora nada (por um lado ainda bem).

 

Mas acho que o que é mais importante é a saude e o bem estar deles, e em 3 anos e tal que os tenho, nunca tiveram nada e parecem estar muito bem ambientados ao aquário. Não é um aquário que esteja bonito (porque eles não deixam), mas está funcional e respeita o bem estar dos peixes.

 

Obrigado pelo teu comentário e ainda bem que gostas-te.

 

Fico a aguardar pelas fotos do teu.

 

Bons ataques :)

 

Abraço

Bruno

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais