Areão a ganhar algas???


Julius

Recommended Posts

Bom dia a todos, após ter perdido um tempito a pesquisar no google e no fórum, acabei por ficar sem entender bem como remediar a situação que aqui apresento.

 

A imagem que aqui posto identifica perfeitamente a cor ferrugenta que o meu areão ganhou e com ele também os vidros que se encontram em contacto com o mesmo.

Entretanto começaram a aparecer também as normais algas no vidro mas em exagero, presumo que será do co2 correcto?

As minhas plantas são de crescimento rápido e tenho inclusive 3 tipos deplantas de superfície.

 

 

Setup do aquário:

 

60 litros

ph 6,5

kh 5

co2 caseiro (apenas durante o dia)

Iluminação 30 wats com 8 horas diárias ligado.

Tpas semanais de 30% do total de água

Ausência total de nitritos e de nitratos.

 

 

21550437.jpg

 

 

 

 

Que me dizem vocês sobre isto? Em que estou eu a falhar?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as algas sao do tipo gelatinoso e cheiram mal ou sao algas tipo filamentosas?isso de nao teres nitratos é mau.convem ter sempre algum para alimentar as plantas.pode ser esse o teu problema.como sao plantas de crescimento rapido estao a esgotar-t os nutrientes todos.as plantas estao a crescer normalmente?

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas forma postas recentemente, mas estão a crescer a olhos vivos com o CO2 caseiro.

Quanto aquelas algas que estão no areão, parecem ferrugem, tipo sujidade, mas não são filamentosas.

Cobrem a superfície das pedras do areão e vão se propagando.

Não tenho ideia sobre o cheiro das mesmas.

Eu tinha reds nesse aquário como tal nunca fertilizei o mesmo, agora que os passei a todos para outro, pensei em adquirir um fertilizante liquido da sera que usei em tempos e que dava bons resultados.

Que acham?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas q estou a falar nao sao algas sao bacterias.ciano bacterias geralmente teem a cor verde azul mas podem tbm ter essa cor acastanhada.

é facil de ver se tens dessas bacterias e se o aqua for tapado ainda mais facil.essas bacterias deixam um cheiro a mofo caracteristico e nota-se bem.se nao tem esse cheiro nao sao ciano.

neste caso sao algas e pelo q tas a dizer sao algas proveniente de fosfatos elevados.geralmente essas algas tbm ficam nos vidros e sao faceis de tirar cum uma espatula.arranja uns otocinclus e estabiliza os nutrientes na coluna de agua.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquario destapado.

Não sinto cheiros estranhos na água.

Fosfatos? Muito bem terei que ver isso então;)

Quanto a ottos já tenho para lá um bom número ehehe.

Obrigado e grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Julius

 

De longe a longe isso acontece no meu aquário, mas não em toda a extensão do areão, mas apenas em determinadas zonas, normalmente no sítio onde deito a comida aos peixes.

Não sei exactamente a causa (se fosse excesso de nitratos apareceriam por todo o aldo, certo?) mas eu sei como resolvo a coisa....

Remexo esse bocado de areão, faço uma tpa conveniente e deito umas gotas de Excel o mais pertinho possível do local afectado.

Nos dias seguintes a «ferrugem» desaparece.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto isso aparece apenas em algumas zonas, neste caso nas zonas frontais onde logicamente a comida pode ficar depositada, embora eu tenha cuidado com o excesso de comida.

Gotas de excel MAJO? Explica me isso sff:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha vou passar na mania dos peixes e ver o que por lá tem.

Thanks friend;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais