Plantas a morrer e não percebo o que estou a fazer mal ...


MarinaLuzia

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho este aquário:

 

http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_kit/eco/kit_eco_50cm_agua_quente.html

 

Esta é a 2ª semana que tenho o aquário a trabalhar sem peixes, com td ligado e já com plantas.

 

Meti o subtracto da SERA antes do areão e há 1 semana comprei as plantas: 1 anubia e outra que n descubro qual é ( Folhas verdes por cima e roxas por baixo,folhas rugosas, se algém souber agradeço :P)

 

A planta verde e roxa está a morrer, já li que é mto dificil manter este tipo de plantas, necessitam de mta luz, a minha luz do aquário está ligada 8 horas/dia.

 

A anubia está a ficar com algumas folhas amareladas!

 

N percebo o que estou a fazer mal, preciso de ajuda!!!

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esta é a 2ª semana que tenho o aquário a trabalhar sem peixes, com td ligado e já com plantas.

 

Meti o subtracto da SERA antes do areão e há 1 semana comprei as plantas: 1 anubia e outra que n descubro qual é ( Folhas verdes por cima e roxas por baixo,folhas rugosas, se algém souber agradeço :P)

 

A planta verde e roxa está a morrer, já li que é mto dificil manter este tipo de plantas, necessitam de mta luz, a minha luz do aquário está ligada 8 horas/dia.

Leste onde? Se calhar também não te disseram que essa planta não é própria para se manter debaixo de água por tempo indeterminado.

Quase que aposto que é uma Hemigraphis colorata. Se assim for, o que te aconselho é a tirares a planta do aquário e a colocá-la num vaso... sempre se dará melhor.

 

A anubia está a ficar com algumas folhas amareladas!

 

N percebo o que estou a fazer mal, preciso de ajuda!!!

Folhas amareladas é um bocado vago. O que acho estranho é teres as plantas há uma semana e começares já a ver carências principalmente num planta de crescimento lento. Cá para mim, essa planta já estava a passar um mau bocado... e agora sujeita a uma mudança brusca, fez com que os sinais se agravassem...

 

Sabes mais dados sobre o teu aquário? PO4, dureza, Amónia, Nitratos... regime de fertilização.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Neste momento n tenho nenhuma maquina para tirar fotos ao aquário :/

 

Tenho o filtro ligado 24h dia, tenho a bomba de ar ligada maior parte do dia, só desligo quando vou dormir ...A anubia está na parte de trás do aquário,meio, e a outra planta esta dividida em 2 no meio do aquário ... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Leste onde? Se calhar também não te disseram que essa planta não é própria para se manter debaixo de água por tempo indeterminado.

Quase que aposto que é uma Hemigraphis colorata. Se assim for, o que te aconselho é a tirares a planta do aquário e a colocá-la num vaso... sempre se dará melhor.

 

 

Folhas amareladas é um bocado vago. O que acho estranho é teres as plantas há uma semana e começares já a ver carências principalmente num planta de crescimento lento. Cá para mim, essa planta já estava a passar um mau bocado... e agora sujeita a uma mudança brusca, fez com que os sinais se agravassem...

 

Sabes mais dados sobre o teu aquário? PO4, dureza, Amónia, Nitratos... regime de fertilização.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Acertaste! A planta é mesmo essa! Tenho o aquario há pouco tempo e n percebo mto dele ainda . Ainda só medi o PH da água (7) e não tenho mais testes neste momento.

 

Alguma coisa imediata que dê para salvar as plantas?Principalmente a Hemigraphis colorata que esta a morrer aos poucos... :( Explica melhor a situação de pô-la num vaso sff ... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Acertaste! A planta é mesmo essa! Tenho o aquario há pouco tempo e n percebo mto dele ainda . Ainda só medi o PH da água (7) e não tenho mais testes neste momento.

 

Alguma coisa imediata que dê para salvar as plantas?Principalmente a Hemigraphis colorata que esta a morrer aos poucos... :( Explica melhor a situação de pô-la num vaso sff ... :)

Tiras do aquário... metes num vaso de plástico com terra... e vais regando de vez em quando.

 

Quanto ao restante... é um bocado contraproducente estar a opinar sem saber mais. Podem ser mil e uma coisas... e por isso, haver mil e uma respostas :?

Sem termos mais dados em concreto, é praticamente impossível dizer-te alguma coisa "imediata que salve as plantas".

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Oi.

 

Neste momento n tenho nenhuma maquina para tirar fotos ao aquário :/

 

Tenho o filtro ligado 24h dia, tenho a bomba de ar ligada maior parte do dia, só desligo quando vou dormir ...A anubia está na parte de trás do aquário,meio, e a outra planta esta dividida em 2 no meio do aquário ... :/

 

penso que nao devias desligar a bomba de ar a noite que e quando as plantas mais precisam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,boa tarde

 

é assim,quanto a bomba de ar axo k nao te deves preocupar(ligar,desligar)o meu aqua nunca teve bomba de ar.

agora o mais importante para as plantas é a iluminaçao,que é onde vejo k tens problemas.

tu apenas tens 7 watts.

se nao aumentares essa iluminaçao,quase de certeza que nao vais conseguir ter plantas naturais nesse aqua.

eu no meu de 96 litros tenho 2x34 watts e tenho um plantado lindo(saudavel)

 

espero ter ajudado

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marina!

 

O problema do tipo de aquários que compraste é que invariavelmente não trazem luz suficiente para manter plantas. Mesmo aquelas plantas de crescimento lento e que precisam de menos luz (como essa Anúbia que tens ai), muito dificilmente conseguem sobreviver com essa quantidade de luz.

 

Uma solução para ti, passa por retirares a tampa do teu aquário, e comprares um candeeiro daqueles de secretária. Depois vai a uma loja "chinesa" e compras uma lâmpada de casquilho grosso ou fino (consoante o que o candeeiro necessite) com cerca de 40W.

 

Depois arranja um fertilizante para as plantas, daqueles em que fertilizas semanalmente e outro de potássio.

 

Seguidamente podes arranjar mais plantas, mas escolhe plantas como Anúbias, Valisnérias, musgo de java, Feto de Java ou Feto "Windelov", ou seja, plantas que vivem com menos luz e que não necessitam de um sistema de CO2.

 

E coloca os peixes apenas quando a Amónia estiver a zero e os Nitratos acima de zero, para isso compra testes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais