Condensação excessiva no aqua


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho uma aqua de 350 litros e estou c um problema!!! Tenho uma condensação excessiva da agua! Volta e meia tenho o aqua com menos uns valentes litros de agua, o facto de ter menos agua é o mal menor, pois aquando dos tpa's volto a encher, no entanto como tenho o aqua no quarto, estou a ficar com o tecto do quarto todo cheio d pontos d humidade.......... alguem me sabe dizer se isto é normal???? Ou se não é o k devo fazer??????

 

Obrigado desde ja pela ajuda

Jesus Alexandre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não és o único com esse problema, eu com 3 aquários em casa 1 de 540l, outro de 60 e outro de 100, a água escorre-me pelas janelas e chega a pingar no chão. A unica ideia é um desumidificador ou então deixar as janelas abertas quando não fizer muito frio.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tens o aqua tapado ou destapado ..

eu tenho um aqua com 600lts, e como estava destapado acontecia isso.....pus uma tampa em vidro e pronto ...o problema ficou resolvido..

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Tenho uma aqua de 350 litros e estou c um problema!!! Tenho uma condensação excessiva da agua! Volta e meia tenho o aqua com menos uns valentes litros de agua, o facto de ter menos agua é o mal menor, pois aquando dos tpa's volto a encher, no entanto como tenho o aqua no quarto, estou a ficar com o tecto do quarto todo cheio d pontos d humidade.......... alguem me sabe dizer se isto é normal???? Ou se não é o k devo fazer??????

 

Obrigado desde ja pela ajuda

 

Poseidon, penso que a melhor solução passa mesmo por deixares a tampa posta e ventilares o quarto. Também me estava a acontecer isso na sala no inicio do inverno, mas nada como deixar um pouco a janela aberta para o problema se resolver... Durante o dia desligava o termostato, para diminuir a temperatura do aqua, logo baixava também a condensação. Tinha variações de 2-3ºC.

 

cumps

Editado por macabra87
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poseidon, penso que a melhor solução passa mesmo por deixares a tampa posta e ventilares o quarto. Também me estava a acontecer isso na sala no inicio do inverno, mas nada como deixar um pouco a janela aberta para o problema se resolver... Durante o dia desligava o termostato, para diminuir a temperatura do aqua, logo baixava também a condensação. Tinha variações de 2-3ºC.

 

cumps

Obrigado pela ajuda pessoal, vou ver se resolvo este problema!!!!

Jesus Alexandre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É tudo uma questão da diferença de temperatura entre a água do aquário, e a temperatura média do teu quarto. Quanto maior essa diferença, mais água vai evaporar. E obviamente, quanto maior a massa de água, mais água evapora. Porquê?

 

Porque todos os corpos em contacto tendem a igualar as suas temperatura, trocando calor entre si. Da fonte quente para a fonte fria, respectivamente. Ou seja, o que está mais quente arrefece, e o que está mais frio, aquece... óbvio.

 

A melhor maneira que um aquário tem para baixar a sua temperatura... é evaporando água. Ora se temos uma massa de água muito grande, e bastante mais quente que o ar do quarto... para a arrefecermos, temos de evaporar bastante água.

 

Então qual é a maneira de evitar que evapore tanta água? Podemos aquecer o quarto... com um radiador, ou um aquecedor a óleo. Mas energeticamente não é uma solução muito rentável.

O que mais podemos fazer? Isolar o aquário... ou baixar a temperatura do mesmo. Se por um lado não pudermos baixar muito mais a temperatura da água, podemos sempre arranjar umas placas de esferovite e forrar os lados e traseira do aquário, e na medida do possível, o topo, permitindo que a luz passe. Isto faz com que o arrefecimento do aquário por parte do ar do quarto seja menor (menor condução de calor) e consequentemente, haja menor evaporação de água.

 

Estas duas solução são as mais "amigas do ambiente", uma vez que evitam gastos de energia. Seja com um desumidificador+água de reposição ou aquecimento na divisão.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

boas,

aonde esta o aquario se tiveres uma janela deixa aberta 1cm durante o dia vais ver que vai reduzir o excesso de agua nos vidros

 

 

cumps.paulo vieira aquarios

Exacto... e depois ficas com uma conta choruda para pagar de electricidade porque estás a "aquecer a rua"

 

Atenção ao que sugerem...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.