15L Plantado para Betta


lanheses

Recommended Posts

Novo setup na página 3

 

 

 

Ola a todos.

 

Não tenho muitos conhecimentos em aquariofilia mas decidi manter um betta em um aqua de 15L plantado.

 

Pelo que tenho lido na net e bem-haja Aquariofilia.net bowdown o peixe betta é bem fácil de manter

e sem grandes coidados ou conhecimentos.

 

Após ter lido um pouco decidi montar um nano aqua de 15L para por no meu quarto e dentro do

aqua um betta de cauda redonda.. #cool

 

Setup

 

Aqua : 34cm(cmp) 24cm(alt) 19cm(lrg)= 15,5L bruto (nominal 9/10L)

Iluminação : Resun 11w (11h/13h) e (17h/03h)

Termóstato : ELITE SUBMERSIBLE HEATER 10 50W 24h ligado (temptr 23g)

Filtro : Ehim 180L/H (No mínimo) (11h/04h) fins de semana 24h

Temporizador electrónico: Duas entradas

 

Substrato : Argila vermelha

 

Areia granulada 3/7mm

Areia fina branca

 

Decoração

 

Raiz de sepa de pinheiro

 

3 pedras de granito (penso eu :eusathink: )

 

Fauna : Betta seplendens

 

Flora : Anubia anã

: + 2 que agora de repente não sei o nome :?:

 

Ciclo de azoto em uma semana com Sera Bionitrivec (erro! Sim eu sei. Mas... :hit: )

 

Vou postar umas fotos :photo:

 

Espero que gostem e se possivel alguma ajuda vinda da vossa parte seria gratificante. :discuss_gathering:

Não quero que lhe falte nada... #musica

gallery_49016_2668_151975.jpggallery_49016_2668_17453.jpg

As fotos estão uma :horse: em fim, telemoveis ...

Tenho que levar a maquina fotos ao sr doutor para ver o que lhe doí desta vez :bad-words:

Editado por lanheses

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

antes de mais quero dizer-te que tens ai um belo exemplar, agora em relaçao ao ciclo tendo em conta a data de registo devias ter esperado mais uma ou duas semanas para o ciclo estar estabilizado, ao menos fizestes os testes? em relaçao ao filtro deve estar ligado 24H/365 dias por ano

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro : Ehim 180L/H (No mínimo) (11h/04h) fins de semana 24h

Não percebi... o filtro só funciona a certas horas?

É que ele tem que estar sempre ligado! :confused4:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi... o filtro só funciona a certas horas?É que ele tem que estar sempre ligado! :confused4:

Ola Linus.

Sim só.

A resposta que dei ao KillFace é valida também para ti.

Aquelas horas são +/- o meu horário de dormir :sleeping: por isso o filtro só

funciona a essas horas como tambem a iluminação se reparares.

Cpts

 

 

Boas,

antes de mais quero dizer-te que tens ai um belo exemplar, agora em relaçao ao ciclo tendo em conta a data de registo devias ter esperado mais uma ou duas semanas para o ciclo estar estabilizado, ao menos fizestes os testes? em relaçao ao filtro deve estar ligado 24H/365 dias por ano

Antes de mais, obrigado KillFace.

 

Quanto ao filtro eu sei, mas faz muito barulho para estar no quarto :mad:

Já é um filtro com alguma idade e fiquei sem as ventosas, por isso conforme

a vibração junto do vidro é barulho de mais para ter uma noite descansada.

 

Quanto aos testes de água são o seguintes:

 

NH3/NH4 =8.0 PPM (mgl)

NO2 =1.0 PPM (mgl)

NO3 =5.0 PPM (mgl)

 

Da a tua opinião para saber se estes valores estão bem ou se é uma tristeza :?:

De qualquer das maneiras hoje fiz um TPA de 30%...

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora.

Estou a pensar em adquirir um filtro externo tipo canister.

Assim ficava com mais espaço para o meu betta.

 

Alguém sabe onde posso comprar um bem barato :bs_quesexclaim: e será que é boa ideia :bs_quesexclaim: ,

tipo reduzir a saída da água com a torneira para não causar muita turbulência :shocked028: ?

 

 

:sign_welcome:

TODA A AJUDA É BEM VINDA.

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está aí um belo ambiente para o betta, que já agora parece ser bastante bonito ;)

Contudo, há algumas coisas que podes fazer para o melhorar. A primeira é aumentar a temperatura para os 25º ou 26º, fica mais quentinho e confortável. Deves notar melhorias no comportamento (mais actividade) e nas cores.

Depois, esse filtro, da maneira que está, não é bom nem para ti nem para o teu betta. Se está a bater no vidro, então faz bastante barulho e ainda mais vibrações, tudo isso é duplicado dentro de água. Tenta arranjar uma solução, comprar ventosas ou outro filtro, não precisa de ser grande coisa, tipo aquele dos hipermercados, dos mais baratos, fazem o serviço e não fazem muito barulho.

 

Podes tentar tirar uma foto melhor do teu betta? Com as barbatanas abertas?

Utiliza um espelho junto ao vidro (do lado de fora), ele vai abrir as barbatanas e as gelras e esse é o momento ideal para a foto ;)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está aí um belo ambiente para o betta, que já agora parece ser bastante bonito ;)

Contudo, há algumas coisas que podes fazer para o melhorar. A primeira é aumentar a temperatura para os 25º ou 26º, fica mais quentinho e confortável. Deves notar melhorias no comportamento (mais actividade) e nas cores.

Depois, esse filtro, da maneira que está, não é bom nem para ti nem para o teu betta. Se está a bater no vidro, então faz bastante barulho e ainda mais vibrações, tudo isso é duplicado dentro de água. Tenta arranjar uma solução, comprar ventosas ou outro filtro, não precisa de ser grande coisa, tipo aquele dos hipermercados, dos mais baratos, fazem o serviço e não fazem muito barulho.

 

Podes tentar tirar uma foto melhor do teu betta? Com as barbatanas abertas?

Utiliza um espelho junto ao vidro (do lado de fora), ele vai abrir as barbatanas e as gelras e esse é o momento ideal para a foto ;)

 

Antes de mais, obrigado pelas dicas, 29André...

 

Quanto ao filtro já uma vez procurei as ventosas e não encontrei nas lojas da minha área :puppydogeyes: ,

pode ser que actualmente já tenha :confused4: .

Ou ventosas ou a ideia de fazer um filtro Diy canister, para não gastar muitos euro :bad-words:

se não a melhor opeção é comprar um...

Mas, marca chino (canister) :medieval_mace: são do melhor e quase quase baratos..!

A intenção é uma melhor filtragem mecânica e biológica... :angelic008:

Sobre o tema do barulho ser duas vezes superior dentro da água, ainda bem que desligo o filtro quando estou a dormir. Pobre

Betta, ficava com a cabeça em agua durante o sono bang (brincadeira) não fazia ideia, coitado ...

 

A temperatura da agua já está como me sugeriste 25/26...

O comportamento dele é bem mais activo e dizendo assim como quem não quer a coisa, a cor está mais viva, realmente #cool espectáculo!

 

Desculpa a falta da foto, não se proporcionou derivados a variados factores :drinking: .

 

Fica aqui PROMETIDO que assim que a consegui como tu sugeres, eu posto bigsmile

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se desligas o filtro durante a noite, então ele não está a fazer nada. Como o desligas, deixa de haver água a circular, as bactérias não recebem oxigénio e morrem em poucas horas. Os detritos que foram sugados podem voltar à coluna de água facilmente.

Por isso, o período de uma semana para o ciclo do azoto e as bactérias que adicionas-te não servem de nada :(

Tens duas opções, podes tentar arranjar outro filtro que não faça muito barulho e que consigas dormir com ele ligado, ou então até podes retirar esse e optar pelas TPA´s de 3 em 3 dias por exemplo.

 

Espero pela foto, quero ver esse betta com as barbatanas abertas porque parece ser muito bonito, e também para dizer que tipo de cauda é.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu comprei um filtro de mochila nos chineses para o meu nano de camarões e estou estupefacto com aquilo, não faz nenhum barulho para alem de a agua a cair na coluna de agua, deu para colocar lã de vidro e cerâmica na mochila e trabalha 24 horas à cerca de 2 meses mais coisa menos coisa, faz mais barulho o programador de corrente analógico que o filtro.

 

Também havia lá um canister, mas não tenho conhecimentos para falar dele, só deixei aqui o meu conhecimento sobre os produtos dos chineses este que estou a usar deixo-me satisfeito.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se desligas o filtro durante a noite, então ele não está a fazer nada. Como o desligas, deixa de haver água a circular, as bactérias não recebem oxigénio e morrem em poucas horas. Os detritos que foram sugados podem voltar à coluna de água facilmente.

Por isso, o período de uma semana para o ciclo do azoto e as bactérias que adicionas-te não servem de nada :(

Tens duas opções, podes tentar arranjar outro filtro que não faça muito barulho e que consigas dormir com ele ligado, ou então até podes retirar esse e optar pelas TPA´s de 3 em 3 dias por exemplo.

 

Espero pela foto, quero ver esse betta com as barbatanas abertas porque parece ser muito bonito, e também para dizer que tipo de cauda é.

 

:eusathink:

Pergunto me ?! Será que na falta de circulação do filtro por 7h/8H as bactérias morrem mesmo, o que será que

acontece nos campos de arrozais e outros na falta de circulação?

Ok, nos arrozais tem o oxigénio dissolvido na agua :eusathink: em principio através do caule?

E onde não existe vegetação, nem muito ou pouco abundante e com aguas paradas, o que acontece aos bichinhos (bactérias), estão todas mortas ?

 

Para mim é um pouco complicado este tema, custa me entender como elas escapam em

anbientes mais inóspitos que os nossos aquas.

São apenas as minhas teorias e questões pertinentes :surrender:

 

Quanto ao filtro arranjei um EHEIM CLASSIC 2211 que tinha aqui para casa. Faz menos barulho, pelo menos dentro do aqua

e fora também não está muito mal,mas...

Reduzi o caudal para não causar muita turbulência. Não te preocupes... :drinking:

 

As fotos estão prometidas André, quando tiver mais tempo lá para segunda ou terça posto aqui, pelo menos

as fotos do layout que tive de alterar um pouco...

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu comprei um filtro de mochila nos chineses para o meu nano de camarões e estou estupefacto com aquilo, não faz nenhum barulho para alem de a agua a cair na coluna de agua, deu para colocar lã de vidro e cerâmica na mochila e trabalha 24 horas à cerca de 2 meses mais coisa menos coisa, faz mais barulho o programador de corrente analógico que o filtro.

 

Também havia lá um canister, mas não tenho conhecimentos para falar dele, só deixei aqui o meu conhecimento sobre os produtos dos chineses este que estou a usar deixo-me satisfeito.

Obrigado pela intenção RACCAR...

 

Já arranjei um que tinha cá por casa, como comentei com o usuário 29André.

Quanto aos chinos, temos isso em comum, também gosto de poupar uns euros :medieval_mace:

Até os pobres peixes se queixam do IVA :evilbat:

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na altura que fui aos chineses foi numa de desenrasque, pois a loja onde sou cliente já estava fechada e comprei por ser barato e estou satisfeito, mas não confio por exemplo nos termostatos, é que agua e electricidade não é compatível, mas no filtro visto não ter nada eléctrico em contacto com a agua arrisquei e 5*.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos.

 

Como PROMETIDO aqui fica uma foto do novo layout... :doofywave:

gallery_49016_2668_221100.jpg

 

 

E para já o filtro não tem sido uma problema para o sono..

 

Obrigado pelo apoio pessoal :pompomgirl:

 

Agora só falta a foto com as nadadeiras abertas do betta.. :animal_fish:

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha muito bem não são todos os bettas que podem se dar ao luxo de ter um aquario com um layout assim todo fixe e com um filtro jeitoso.

 

Esta muito bem mesmo verifica se a entrada de agua do filtro no tubo que esta dentr do aquario tem a tampa a volta se não as vezes ha bettas que são curiosos e depois vao se

 

E tens ai um betta muito bonito onde o compras te se posso perguntar.

Ja agora com o que alimentas?

Continua mesmo com o filtro a fazer TPAs ai uma vez por semana chega bem com o filtro

Depois investimento futuro é umas corydoras ou uns caracois ai para te ir ajudando a limpar o fundo da comida que cai e tal.

 

Bem agora vais te apaixonando pelo belo exemplar de betta e espero que daqui a uns tempos estejas interessado na reprodução dos bettas que é uma coisa fantastica e ai é só dizeres algo perguntares o que quiseres que ajudo te

 

abraço

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está bem bonito o novo layout ;)

Já deixas o filtro sempre ligado?

Pois é, falta a foto do betta :D

 

Ola Andre.

 

Antes de mais Obrigado. :thumbup3:

 

Sim, finalmente o filtro fica ligado de noite, e o barulho já ñ é nada do que ñ se aguente.

 

A foto do betta vai ter de esperar um pouco, infelizmente ele ganhou ictio e em uma parte das nadadeiras inferiores

esta a ganhar tipo fungo :tapfoot:

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha muito bem não são todos os bettas que podem se dar ao luxo de ter um aquario com um layout assim todo fixe e com um filtro jeitoso.

 

Esta muito bem mesmo verifica se a entrada de agua do filtro no tubo que esta dentr do aquario tem a tampa a volta se não as vezes ha bettas que são curiosos e depois vao se

 

E tens ai um betta muito bonito onde o compras te se posso perguntar.

Ja agora com o que alimentas?

Continua mesmo com o filtro a fazer TPAs ai uma vez por semana chega bem com o filtro

Depois investimento futuro é umas corydoras ou uns caracois ai para te ir ajudando a limpar o fundo da comida que cai e tal.

 

Bem agora vais te apaixonando pelo belo exemplar de betta e espero que daqui a uns tempos estejas interessado na reprodução dos bettas que é uma coisa fantastica e ai é só dizeres algo perguntares o que quiseres que ajudo te

 

abraço

Ola Miguel_A_Reis

 

Sim, realmente para um aqua de +/- 15L brutos com um filtro exterior da marca EHEIM todo XPTO, é muito

luxo, lol... :roflroll2:

Quanto ao layout é inspirado em sítios propícios para fazer emboscadas. Li pela net que o betta é perito

em caçar por, ou através de emboscada. :snipersmile:

Isto é verdade ou eu interpretei mal a leitura que fiz?

 

Quanto ao tubo está bem protegido com uma peça especifica para prevenir esses tipos de situações.

Na saída da água tem a dita flauta. Na extremidade está tapada e tem três furos a fazer a reposição da água. :alberteinstein:

Os TPAs são feitos uma a duas vezes por semana, dependendo da minha disponibilidade.

Claro que tens rezão, uma vez por semana é suficiente com este tipo de filtros.

Já agora o filtro tem capacidade para um litro de matéria filtrante.

Obrigado, nunca é de mais prevenir :sign_welcome:

 

A compra deste patif foi feita em Viana do Castelo.

Só posso dizer que veio doente da loja e também que passando uma semana após a compra a bateria

onde ele se encontrava esteve toda em tratamento..

Claro que isso deixou m triste, mas ele cá por casa aparentava estar óptimo de saúde.

 

Na alimentação estou a usar uns flocos para peixes exóticos MARCA: estabelecimento comercial. :thumbdown2:

Eu sei, também acho má escolha. Como foi oferta e na hora da compra não estava por perto, paciência.

Ele não abana com a cabeça a dizer não :mrgreen:

Também apanho algumas aranhitas e outros insectos (Quando posso). Bichos insectos são a maior alegria que

eu lhe posso oferecer e que ele pode ter, lol.

 

O meu futuro investimento em principio vai ser um ou dois beaufortia leveretti e mais uma planta cujo

o nome não me recordo de momento...

Já agora, podes me dar a tua opinião sobre possíveis prós e contras da espécie em questão? :animal_fish:

 

Quando falas em paixão, compreendo o significado aplicado..

 

Em relação a fazer criação vou me aproveitar da tua boa vontade, assim que tenha essa intenção... :angelic008:

 

Cpts e obrigado por comentares. :thumbup3:

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más novidades. :puppydogeyes:

 

 

O meu beta está a ser atacado por ictio e também esta a ganhar um tipo de fungo na nadadeira

inferior.

 

Tenho lido por aqui várias medidas de tratamento.

Já experimentei algumas que não implicavam gastar euros, mas infelizmente não tive

resultados satisfatórios.

 

Esta semana o mais breve possível vou comprar um remédio especifico para fazer

o tratamento e erradicar de vez chainsaw o maldito ictio :bad-words: que já devia de ter vindo hospedado

no meu pequeno amigo :animal_fish:

 

 

Quero aproveitar para agradecer a todos os leitores e a todos os que

postam aqui no forum com o intuito de ajudar pessoas como eu.

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como esta o ictio?? alguns pontos ou esta coberto deles?? O metodo mais eficaz para o tratamento do ictio e manter a temperatura acima dos 28º preferencialmente 30º durante 18 dias sendo que no principio poderas notar que ira ficar pior mas depois quando o ictio se for reproduzir nao ira conseguir acabando por morrer(o ictio)

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

há cerca de duas semanas também mudei o meu betta do betta kit (coitadinho eu sei) para um aqua de 13L plantado (anúbia,feto java e valisneria). Para ajudar nas limpezas juntei 3 camarões amano e um casal de platys.

 

O betta parece-me mais feliz mas acho que a platy fêmea lhe faz a cabeça em água (estava à espera que fosse ao contrário mas pronto).

 

Normalmente também desligo o filtro durante a noite, têm a certeza que as bactérias morrem por falta de oxigénio? É que se assim fosse os peixes também ficariam muito afectados, não? Também me está a parecer um bocado drástico.

 

Já agora, bonito layout e bonito betta =) Espero que o consigas curar!

Editado por Papoy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como esta o ictio?? alguns pontos ou esta coberto deles?? O metodo mais eficaz para o tratamento do ictio e manter a temperatura acima dos 28º preferencialmente 30º durante 18 dias sendo que no principio poderas notar que ira ficar pior mas depois quando o ictio se for reproduzir nao ira conseguir acabando por morrer(o ictio)

Boas KillFace

 

Antes de mais obrigado pelo contributo!

 

Tenho a temperatura entre os 26/28, dependendo da variação na temperatura exterior, então existe alguma variação

na temperatura do aqua: Não tem tampa por isso ainda se torna mais difícil estabelecer a temperatura (JÁ ESTOU A TRATAR DO TEMA)...

Quando aumentei a temperatura o maldito ICTIO apareceu em forca como tu mesmo referes, e depois também diminuiu como tu mesmo dizes.

INFELIZMENTE ainda continua com o problema o que me faz optar por comprar algum tipo de produto especifico.

Também já experimentei a historia do sal e não deu em nada :flick_tongue:

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Deves tratar o betta com azul de metileno e retirar o carvão activado, caso uses. O contra deste medicamento é que pinta tudo de azul: dedos, areão,... No entanto, quando (re)introduzires o carvão, grande parte do azul vai desaparecendo.

 

Boa sorte para o peixinho!

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lanheses,

 

Ve este link ira ajudar-te imenso talvez o problema com o ictio deve-se as variaçoes de temperatura que tens. Tenta arranjar esferovite ou qualquer isolante termico para nao teres variaçoes de temperatura durante o ciclo do ictio em relaçao ao aqua nao ser tapado penso que podes usar um pano ou algo do genero para evitar a evaporaçao. Convem mesmo manteres a temperatura a 30º pois se mantens a 28 e o clima arrefece baixa-te a temperatura e consequentemente ira aparecer mais ictio. Nao stresses e tentes apressar o tratamento deixa o ciclo completar.

 

As melhoras para o betta

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

há cerca de duas semanas também mudei o meu betta do betta kit (coitadinho eu sei) para um aqua de 13L plantado (anúbia,feto java e valisneria). Para ajudar nas limpezas juntei 3 camarões amano e um casal de platys.

 

O betta parece-me mais feliz mas acho que a platy fêmea lhe faz a cabeça em água (estava à espera que fosse ao contrário mas pronto).

 

Normalmente também desligo o filtro durante a noite, têm a certeza que as bactérias morrem por falta de oxigénio? É que se assim fosse os peixes também ficariam muito afectados, não? Também me está a parecer um bocado drástico.

 

Já agora, bonito layout e bonito betta =) Espero que o consigas curar!

Ola Papoy.

Antes de mais, seja bem vinda ao fórum e ao meu tópico.

 

Quanto ao teres feito a mudança para um aqua maior foi bem jogado, infelizmente acho que

tens excesso de população em 13L.

É só a minha perspectiva...

 

Quanto aos bichos bactérias não sei. Acabei por não fazer testes para ver se morriam no dia seguinte ou não, e optei por um filtro menos ruidoso que fica 24h ligado(Até me fartar) :character0050: .

Mas eu não acredito que morram, a não ser que estejam dias sem circulação alguma.

 

Eu tenho uma perspectiva que vou tentar explicar da maneira mais esclarecedora possível, a questão dos peixes sem oxigénio.

Em primeiro lugar depende do tempo que a agua não circula. Se não circula durante muito tempo a agua vai ficar mais poluída com a decomposição de alimentos, etc, excrementos, etc. Automaticamente vais ficar com uma agua mais acida, mas atenção que

não serve para efeitos de parâmetros do PH, é pura poluição! O oxigénio na agua retarda o seu envelhecimento e a sua degradação para efeitos pretendidos dentro dos possíveis :alberteinstein: . O motor 24h ligado faz a troca de gazes ao movimentar a água.

Quanto mais a água for movimentada na superfície mais troca de gases faz, liberta dióxido de carbono se houver em excesso e mistura o precioso oxigénio.

 

Para o teu betta não tem muito mal, uma vez que ele vem respirar na superfície.

Quanto aos platys e aos camarões convinha ter pelo menos uma bomba de oxigénio ligado, assim podia fazer um pouco o trabalho do filtro em relação a trocas de gases com a movimentação da água, tendo oxigénio para respirarem e também beneficiarias as plantas, elas de noite consomem oxigénio e de dia o dióxido de carbono(CO2)

 

Se desligas de noite para ter descanso como eu fazia e se não ficar muitas horas desligado, acho que não tem assim muito perigo para os peixes, isto se seguires quase que religiosamente os TPAs 2 vezes por semana.

São apenas os meus pontos de vista e perspectivas, os SRs leitores/as entendidos que façam aqui justiça aos seus conhecimentos aprofundados e que nos ajudem neste lobby.

 

Espero ter sido esclarecedor de alguma forma. :bs_quesexclaim:

 

Cpts

Editado por lanheses

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais