Filtragem em Lago sem fauna


Recommended Posts

Vivam!

 

Que género de filtragem seria necessária num lago que não tivesse fauna?

Bastaria oxigenar/movimentar a água ou para não ter algas teria sempre de ou filtrar ou adicionar produtos que "matassem" a vida (leia-se algas)?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!

 

Que género de filtragem seria necessária num lago que não tivesse fauna?

Bastaria oxigenar/movimentar a água ou para não ter algas teria sempre de ou filtrar ou adicionar produtos que "matassem" a vida (leia-se algas)?

 

Olá Hugo!

Bem pela pouca experiência que tenho, primeiro preciso de saber se você vai colocar alguma espécie de Plantas,e se o lago vai ficar exposto ao sol?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom, pois claro...

 

Eu é mais água doce e salgada dentro de casa, de lagos não percebo um boi... :sign_google:

 

O lago apanharia sol sim, seria para colocarn o jardim (nada de muito grande). A ideia é fazer um jardim japonês mas sem fauna, apenas flora, portanto sim seria para ter plantas aquáticas.

 

Também deve ajudar a questão do tamanho do bicho. Eu não o queria muito grande, até estava a pensar daqueles de ficbra pré-fabricados, mas desses também ainda não vi suficientemente grandes (compridos sobretudo) para colocar uma ponte entre os 2 lados...

 

Se calhar o melhor seria lona, não?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OU tens um lago com um optimo equilibrio entre as plantas e os nutrientes ou então tens algas e para as eliminar ou colocas os anti algas ou então usas os UV-C ou o I-tronic para as filamentosas.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um filtro biológico aliado a plantas boas para filtragem não seria suficiente? Precisaria sempre de filtragem mecânica/esterilizadora?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto melhor for a tua filtragem mecânica menos "trabalho " tem a filtragem biologica porque reduzes a quantidade de detritros e de materia para as bacterias processarem.

 

A esterelização só serve para clarear a água para que possas admirar os teus peixes e dar um aspectolimpo á agua.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já experimentei e resulta desde que se use um equipamento com uma potencia um pouco superior ao volume do nosso lago.

 

Os preço são +- iguais ao de um equipameto de UV-C.

 

Quanto aos invertebrados não sei se realmente os mata porque tenho casos em que eles continuam por lá.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Água, plantas e mais nada.

 

Abaixo as bombas. :)

 

Dá uma vista de olhos a http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=163101

 

 

Miguel

 

Vivam!

 

Que género de filtragem seria necessária num lago que não tivesse fauna?

Bastaria oxigenar/movimentar a água ou para não ter algas teria sempre de ou filtrar ou adicionar produtos que "matassem" a vida (leia-se algas)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bom dia a todos!

 

queia colocar uma questao aos Defensores de que um lago nao precisa de filtragem apenas plantas!

 

que plantas coloco eu numlago com 2 koi de 60 cm e que pesam mais de 2 kilos cada uma?

 

E que uma delas até um vaso com nenufares arrastou para o outro lado do tanque partindo a planta toda!

 

Eu gostava muito de ter o fundo do lago plantado e todo verdinho a transbordar oxigénio mas asssim vai ser difici!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

que plantas coloco eu numlago com 2 koi de 60 cm e que pesam mais de 2 kilos cada uma?

 

David, isso é quase como teres um manatim no lago.

 

Em lagos até 20000 litros de capacidade eu não colocaria peixes superiores a 20 cm, se pretenderes uma manutenção natural, sem aparelhos electricos.

 

As kois ficam realmente GRANDES com os anos, podem ultrapassar um metro.

 

Ou seja, precisam de mesmo muito espaço, na minha opinião não são compatíveis com as dimensões da maior parte dos lagos de jardim.

 

Claro que podes comprar na loja um koi minúsculo e colocá-lo num lago pequeno.

 

E depois? É o mesmo que plantares um imbondeiro num vaso de manjericos...

 

O imbondeiro ainda é capaz de se tornar num bonsai mas koi ficará simplesmente atrofiado, é mau para ele e é mau para o equilibrio do lago em que vive.

 

Tens um milhão de outras opções de fauna para lagos mas se quiseres mesmo manter kois em espaços que não sejam realmente grandes, a presença de tanta biomassa animal obriga a uma filtragem artificial correspondente, à semelhança de um aquário.

 

Poderás continuar a apostar nas plantas como ajuda biológica mas precisarás de as proteger fortemente desses monstros, com redes.

 

Boas opções serão também plantas marginais bastante rijas, parcialmente submersas, como os juncos.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais