Duvidas Filtro + Iluminação


cephas

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um Aquário de +- 150 Litros, onde já tive diversos peixes, mas por falta de tempo descuidei-me um pouco dele.

Este fim-de-semana meti mãos à obra e fiz uma limpeza geral, neste momento o aquário está limpo, apenas com areão, Pedras e outros ornamentos, com agua claro.

Tem um filtro EHEIM CLASSIC e Iluminação a acesa entre as 19h e as 0h

 

Os peixes sobreviventes estão noutro aquário mais pequeno. Pretendo passa-los para este aqua no próximo fim de semana aumentando a população brevemente e colocar algumas plantas.

 

As minhas duvidas são:

Que materiais devo utilizar no filtro para uma boa filtragem?

Qual a temperatura adequada da agua? Neste momento estão +- 22º

O tempo de iluminação é o adequado?

O filtro deve ser limpo de quanto em quanto tempo?

 

Grato pela atenção

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas duvidas são:

Que materiais devo utilizar no filtro para uma boa filtragem? Esponjas azuis, "lã branca", cerâmicas.

Qual a temperatura adequada da agua? Neste momento estão +- 22º - Dependa da fauna mas apontaria para os 27ºC

O tempo de iluminação é o adequado? Para veres os peixes sim é, para plantas deverás alargar até 8h.

O filtro deve ser limpo de quanto em quanto tempo? Quando começa a perder caudal ou a deixar de fazer correctamente a sua função, varia de caso para caso, pois depende da quantidade de comida que se dá, da frequência, do tipo e quantidade de fauna...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado,

 

Neste momento o filtro está da seguinte maneira:

- Filtro Carvão (disco preto)

- Filtro Lâ branco

- Disco Azul

- Cerâmicas

- Disco Azul

- Disco Azul

 

O filtro de carvão segundo o que me disseram é para tirar ao fim da primeira semana.

 

Estava a pensar em aumentar a temperatura da água para os 25º / 26º

E o tempo de ilumação para mais 1 hora, ou seja das 18h as 0h.

 

Quando colocar umas plantas estava a pensar em colocar tipo 1 vaso (daqueles dos arranjos de flores verdes baixos) o que acham?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão dura sensivelmente um mês, há quem utilize há quem não utilize (eu não utilizo a não ser quando preciso retirar restos de medicamentos da água).

 

O teu esquema é a água a passar pela ordem que colocaste certo?

 

Eu colocaria assim: esponja azul, esponja azul, lã branca, cerâmicas,

 

Não entendi do vaso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o esquema está conforme descrevi. Segundo entendo a cerâmica fica no fim do cesto.

 

Sobre o vaso é uma alternativa em vez de colocar as plantas no fundo do areão. Um Amigo meu tem as plantas assim, só não me lembro como estão as plantas presas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a melhor maneira de perceber o funcionamento é pensar numa porcaria qualquer a percorrer as matérias filtrantes,

 

A porcaria vai seguindo o curso da água, não deve apanhar no inicio as cerâmicas pois vai entupi-las, logo cerâmicas para o final...

Esponja azul retêm partículas maiores enquanto a lã branca retêm as menores....

 

logo maiores (esponja azul) - Menores (lã branca) - sem partículas (cerâmicas).

 

A única questão é se o vaso se fica a ver, se for pequeno pode atrofiar o normal crescimento das raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.