Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

a caca de peixe depois de um tempo torna a areia mais natural e apelativa, começando a ganhar pontos pretos aqui e ali, assemelhando-se a uma praia tropical. com corys é pouco provavel teres mau aspecto na areia. tenho vários ancistrus e não tenho queixa alguma, também tens que ver como estás de filtragem.

 

o aspecto perfeito e artificial nao é algo que se busque na aquariofilia hoje em dia...outra coisa que te faz notar isso, será talvez estares a dar comida a mais...

 

falando em peixes pequenos eu pelos dois primeiros ancistrus dolichopterus dei 6 euros / cada logo 12 euros. O terceiro dei 4 euros. Tinham baixado de preço e já vi mais barato um bocado noutro sitios. Já os ancistrus cf. cirrhosus pequeno dei 3,5 euros e o grande custou-me 5 euros ou 5,5 euros, mas é possivel que o vendedor se tenha enganado e o preço dele seria 10 euros, isto ha um ano e tal atrás.

 

por baryancistrus pequeninos dei 25 euros cada, os dois 50 euros... são bonitos e como são resistentes, a probabilidade de morrerem é baixa, logo não é dinheiro que evapore caso o peixe morra e ao crescer o preço sobe.

 

os m.ramirezi aqui compras entre 4,5 - 5 euros

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não me posso queixar muito. Acho que o ancistrus foi 4€ e tal e a loja tem os ramirezi juvenis a 3.5€. O nome científico que me deram na loja foi "ramirezi amarelo normal" :P

 

Quanto à limpeza... pois as corydoras varrem tudo... quando aparecem. Continuam fugitivas há quase duas semanas. Só ontem é que andavam por todo lado que estavam com um medo maior do Ancistrus do que de mim o que as fez ir para a parte da frente do aquário. Agora voltaram outra vez a esconder-se. Raio dos peixes deram em antisociais :| Os que mais gosto são os que se vem menos agora.

 

Amanhã vou buscar outro ancistro. Pode ser que as corys finalmente ganhem algum juizo e voltem para a frente do aqua.

 

Em termos de comida... provavelmente estou a dar de mais, não sei... as corys parecem porcos, as rasboras nem por isso mas também passam o dia nos seus rituais de acasalamento (que inveja :D). Os otos tem cá umas barrigas e o ancistrus... bem ainda tá magrito... tb só chegou ontem :)

 

De qualquer forma, hoje foi dieta para os meus... não lhes dei nada que também achei que estava a abusar da comida. As rasboras que são do tipo piranhas quando há comida (pelo menos as minhas eram nos primeiros dias) agora, quando lhes dou comida é do tipo..."ah... jantar... boa... nós já vamos...". Não pode ser. Amanhã já devem estar a fazer fila no vidro.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Deixa-me dizer-te que tens aqui um topico memoravel, os meus parabéns por isso.

Em relação ás Corydoras, posso-te dizer que tenho 10 corydoras adultas no meu aquário, e para ver o seu sexo basta ver o seu tamanho, ao contrario da maioria dos animais, as corydoras femeas são as maiores e mais "roliças" e os machos mais esguios e pequenos.

Da última vez que as minhas corydoras andaram tão escondidas como as tuas andam a fazer, passaram-se quase 2 meses sem as ver e de seguida passei de 10 corydoras para 22 corydoras.... :) Tiveram uma ninhada delas e só agora que os "pequenos" estão maiorzinhos as corydoras adultas voltaram á carga por todo o aquario juntamente com os seus descendentes. Os descendentes só sobreviveram porque o aquário esta densamente plantado com anubias, musgo de java e ceratopteris thalictroides, o que deu para a prol sobreviver, senão seria comida pelos ramirezis que tenho, pelos discus, pelos tetras (negros, limão e cardinais). Eu tenho um casal de Discus que tambem esta a fazer posturas no aquario comunitario, mas ainda é muito jovem e provavelmente nenhuma da sua prol irá alguma vez sobreviver num comunitario, mas foi uma alegria para mim que os animais se sentissem tão bem no meu aquario para que tivessem crescido e tentado procriar, mas foi ainda com mais alegria que descobri uma prol de corydoras, ando todo babado, faz-me sentir bem comigo mesmo, sabendo que consegui criar um ambiente propicio para a mãe natureza seguir o seu rumo, ainda que num "espaço pequeno"! :)

Mas continuando com o teu aquário, as tuas corydoras poderão estar a tentar por ovos e talvez seja isso que as faz estarem mais longe dos "olhos". A época de reprodução delas já está a acabar, pelo que tenho lido, só se reproduzem de Setembro a Abril/Maio, que é quando as pressões atmosféricas estão mais baixas. Também são influenciadas para a reprodução pela abundãncia de comida, especialmente se for comida viva (ou congelada) como artémia.

Os ramirezis, eu quando adquiri os meus há cerca de um ano (Ramirezis "long fin"), comprei-os pequenos, mas tive o "azar" de serem 2 machos, e apesar do aquário ser grande (150x50x50), andam sempre ás "turras" pelo melhor território. São animais belissimos e com um comportamento muito engraçado. Mas só lhes arranjo companhia femenina quando arranjar adultas e tendo a certeza que são femeas, pois em tamanho pequeno, são quase "impossiveis" de se saber o sexo. (Se alguém souber como o fazer, agradeço a dica. :) )

De resto Tony, tens tido muita ajuda de pessoas com muita experiência na área e pela tua dedicação e pesquisa penso que estás a ir no caminho certo.

Boa continuação. ;)

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pelas palavras. Apesar de eu não ter planos nenhuns para reprodução da minha fauna, é sempre agradável ver que há animais que se estão a sentir suficientemente bem no espaço em que estão para se tentarem reproduzir.

 

Se me tivesses dito há duas semanas que as corydoras se poderiam estar a tentar reproduzir, não teria acreditado mas depois de ver as rasboras arlequim, passados apenas quatro dias depois da sua introdução, inicarem as suas danças de acasalamento e assistir "ao vivo" à corte, à rotação para debaixo da folha escolhida assim como a fertilização por parte do macho, já acredito em tudo. Li em algum sítio que as rasboras são de difícil reprodução o que tornou a experiência ainda mais fascinante. Claro que tenho a certeza absoluta que não vai haver absolutamente nada pois, apesar de ter montes de ovos por baixo das folhas, as corydoras e os otos estão a apanhar uma barrigada de "ovos estrelados".

 

Em relação às corydoras, tudo começou depois da primeira TPA que fiz ao aquário. Até pensei que as traumatizei no processo pois também aspirei o fundo mas a verdade é que penso que pode ter sido a baixa da temperatura que na altura fez com que entrassem em super actividade para depois se esconderem na parte de trás do aquário. Só aparecem para comer e estão constantemente a dançar umas a volta das outras. As vezes a roçarem-se pelos bigodes e as vezes há um a empurrar o outro por baixo na barriga com o focinho. Segundo li, não tenho as condições ideais para elas procriarem mas pelo menos devem estar a tentar. Doentes não estão é de certeza senão já tinham morrido suponho.

 

 

Por falar em doença, já tinha dito que dos meus 4 otos, 1 morreu logo uns dias depois de ter sido introduzido. No entanto, ontem, tive a rara oportunidade de ver os tres otocinclus juntos, lado a lado, a deliciar-se com a fatia de courgette que pus para o ancistrus e não é que reparei que dois estão com o dobro do tamanho do terceiro? Será que este vai pelo mesmo caminho do outro que não aguentou a viagem? Acho estranho pois os 3 chegaram mesmo pequeninos (1.5cm) e agora dois deles devem ter uns 2.5cm e o outro continua igual como veio... bem... não em tão mal estado que já lhe cresceram as barbatanas da cauda que todos tinham semiratadas mas mesmo assim... ainda pensei em que talvez o pequeno fosse um macho e os otros fêmeas mas a diferença é muito notória... até faz impressão que esse mais pequeno cabe duas vezes no maior...

 

Esta tarde vou buscar outro Ancistrus.

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Êm relaçâo aos otos, tive varios anos sem otos, pois tinha a infelicidade de eles nunca se darem bem nos meus aquários, mas tambem adquiri 4 a semana passada com mais ou menos o mesmo tamanho que compraste os teus e devo dizer que tambem cresceram bastante, é fascinante a rapidez que esta especie cresce, é de dia para dia, e os meus ainda nao conheceram outro alimento a nâo ser algas. Um dos otos é um "pseudo" tetra negro, pois anda sempre com o cardume dos tetra negros, como sâo semelhantes a nivel de cor, deve andar atras deles a pensar que é um "gangue" de otos! :)

Mas raramente consigo ver os 4, já que o aquario é grande e muito plantado, mas hoje durante a TPA, vi-os e continuam a crescer a olhos vistos, um deles esta realmente maior que os outros 3, uma diferença bastante notória. Eu só tive foi um problema com os meus e tive de adaptar o meu aquario a eles, eu tenho uma sump com uma box overflow e os otos deviam achar que aquilo era um escorrega, passavam a vida a ir para a sump, tive que aplicar uma "rede" na saida para evitar que os meninos um dia se aleijassem a sério no "escorrega". :)

Em relação ás corydoras, sei que a reprodução começa exactamente com uma grande mudança de água e bastante comida disponivel, é o "botão" para os activar a se reproduzirem, depois com algumas "combinações" mais especificas os pequenos nascem e sobrevivem alimentando-se (no meu caso) de vermes e outros "bicharocos" que se encontravam pelo musgo de java, no meu caso tudo se encaixou, sem eu ter dado conta.

cumprimentos,

Ricardo

 

P.S.: Depois posta fotos do novo ancistrus!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Pois os meus já devem andar por cá há quase 1 mes julgo eu. Tenho realmente um oto que está mais quadrado do que qualquer outro e um miudinho. Por enquanto todos comem. Ora algas, ora courgette ou pepino :)

 

Eu agora não tenho aqui a máquina (tive que emprestá-la hoje) mas já tenho o segundo ancistro. Estou desconfiado que tenho dois machos pois mal entrou este novo, o de ontem foi cumprimentá-lo com uma palmada de cauda... Agora sempre que o maior ve o mais pequeno (tem uma ligeira diferença de porte) faz uma corrida na direcção dele abanando as barbatanas peitorais ou como lá se chamam... enfim, já abri as hostilidades. Vamos ver daqui a uns dias como é.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Olá. É só para reportar que os dois Ancistrus estão a lamber o vidro de trás do aquário. O mais engraçado é que o pequeno (o novo), vai-se aproximando do velho e, quando está a dois centímetros, põe-se feito maluco aos saltinhos e depois foge. O maiorzinho (o velho) lá parte em perseguição durante uns segundos e depois pára. Passados 1 ou 2 minutos, o filme repete-se todo. Não sei se isto vai escalar em algo mais grave mas por enquanto é bastante divertido. Eles não se tocam sequer nestas "brincadeiras" mas é muito giro ver a "provocação" e consequente "reação"... não tem nada a ver com aquele terrorismo inicial que as minhas corydoras fizeram aos otos nem com aquela fase em que os otos organizavam esperas às corydoras. O oto mais gordo agora deu uma "lambada" no ancistro maior... isto é mesmo hilariante.

 

 

Por falar nisso... as minhas corys estão todas outra vez entrelaçadas e esfregarem-se ora na areia, ora umas nas outras :P

 

Hmmmm... será que já bebi cerveja a mais ou as corydoras são capazes de emitir sons??? É que enquanto estava a escrever isto, uma das corydoras colocou-se na parte da frente do aquário e fez aquela dança muito gira que consiste em saltar na vertical apoiando-se com a cauda na areia e depois torcendo-se para o lado aterrando outra vez na areia... umas 3 vezes e cada vez que dava o pulo e levantava a areia toda ouvia-se claramente um "zip" tipo quando a água passa muito depressa por um canal estreito... estou a imaginar coisas?!?! Isto da aquariofilia está a fazer-me mal...

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Nunca presenciei "essa dança com música", mas vou experimentar estar sentado á 1h30 da manha frente ao aquário a beber cerveja....para ver se "alguem" dança e canta para mim.... deve ser hilariante!!! lol

:)

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Realmente já devia estar um pouco "tocado" heheh...

 

enfim, está tudo a correr bem. Os ancistrus até estão a conviver bastante bem e hoje até partilharam uma fatia de pepino. De vez em quando brincam um com o outro mas não vejo sinais agressivos.

 

Estou um pouco preocupado com um dos otos. Estão muito grandes mas este parece um quadrado... também está constantemente a enfardar... sei lá. Como li em algum sítio que era mau os otos terem uma barriga que parece uma ervilha, fiquei preocupado mas não consigo encontrar o artigo outra vez.

 

Quando tiver a minha máquina de volta, tiro uma foto. Ele já está assim há algum tempo portanto não me parece ser doença mas que está gordo lá isso está.

 

As minhas corys já começaram a aparecer na parte da frente do aquário mas só mais à noitinha. De manhã roncam.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Sou um novato nestas andanças dos peixitos. Já sigo o fórum há algum tempo mas só agora coloco a primeira mensagem. Mais vale tarde que nunca. :smile2:

Tenho um aquário de água fria de 32 litros com 3 peixes. Mais logo irei tirar umas fotos para colocar aqui no fórum.

 

A minha dúvida reside se o caro Tony permite que utilize o seu post ou se criarei um novo. :smile2:

 

Esta mês foi complicado, perdi no total 4 peixes. O 1.º ficou com as barbatanas enroladas e a cauda começou a esfarrapar. Ao consultar aqui o fórum percebi que teria que dar-lhe antibiótico, mas infelismente já fui muito tarde. Apesar das barabtanas "laterais" terem recuperado a cauda já estava muito danificada e ele acabou por morrer.

Os outros morreram ser razão aparente, estando um com a barriga preta, mas todos com as barbatanas em condições. :(

Tenho que aprender a tratar melhor deles...

 

Cumprimentos do Algarve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva

 

Não tenho nada contra de comentares o meu tópico. No entanto, já deves ter reparado que, devido à extensão do tópico, já são poucos os resistentes que aguentam passar pelas páginas todas ou até consultar novos comentários. Caso tenhas perguntas/dúvidas (e deves ter algumas), receio que as mesmas não terão o mesmo público aqui do que terias se abrisses um novo tópico com as questões em causa.

 

Volto a dizer, não me importo que uses este espaço à tua vontade.

 

Voltando para a minha experiência, hoje fui buscar um ramirezi juvenil. Seguindo os conselhos e comentários deste fórum, fui apenas buscar um (ou uma) de forma a que, quando for comprar o(a) companheiro(a), não faça da mesma loja para que não haja grandes riscos de consanguinidade.

 

Nesta loja, os ramirezis disponíveis são todos muito juvenis o que dificultou a altura de escolher um. Trouxe-o para casa, aclimatizei-o e já está no aquário.

 

Agora entendo porque é que "ciclideos" são diferentes.... este aqui portou-se como "realeza"... quando o fui apanhar com a rede, não tive que fazer nada. Foi só mostrar a rede e ele é que entrou lá para dentro sozinho. Quando o coloquei no aquário, saiu devagarainho e começou a investigar o ambiente. Esteve a analisar as corys, falar com os ancistrus, dar um passeio com os otos e dar uns empurrões às rasboras. Realmente incrível o comportamento.

 

Tenho é algumas dúvidas acerca da alimentação. Tenho dado granulado da Aquatic Nature (Tropical Excel Food - M) e todos adoram. Até os otos e ancistrus se jogam mas o ramirezi nem por isso. Mete um grau na boca, chupa um bocado e cospe para fora... que raios como ele? o viformo (para as corys) excitaram-no um pouco mas, mais uma vez... mete na boca e depois cospe. Alias, agora que olho, ele anda por todo o aquário e mete coisas à boca e cospe... o que lhe dou de comer?

 

Algumas ideias?

 

Já agora, será que me conseguem ajudar na identificação do sexo?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Possivelmente, a ração que lhe dás não é a mesma que ele comia, e ainda deve andar um pouco estranho, geralmente levam uns dias a habituarem-se completamente á nova ração.

Se quiseres por o teu aquário em ALVOROÇO, compra aquelas "paletes" pequenas de 100gr de Artémia congelada e derrete um bocadinho e põe no teu aquário, ai sim, até as corys dançam para ti que nem umas "malucas"! :)

Em relação a dizer o sexo do ramirezi, tenho ouvido dizer de 2 maneiras de se verem, mas penso que só quando adultos, uma, é o ponto negro que tem no dorso, as femeas "costumam" ter dentro desse ponto negro, pintas azuis, ou claras dentro, enquanto que nos machos, não pode haver mais nenhuma cor dentro. A outra maneira é a barriga, as femeas costumam ter a barriga rosada enquanto que a dos machos é amarelada. Mas penso que isto so ocorra em idade adulta quando a femea está pronta para criar.

P.S: Se por acaso vieres a ter 2 femeas num dia futuro, fala comigo, pois eu tenho 2 machos ramirezi "long fin" adultos. ;)

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Boa sorte com o Ramirezzi.

Também comecei como tu, um par de cada vez e não tive sorte nenhuma.

Agora experimentei com meia dúzia, muito juvenis, que estão a crescer a olhos vistos e a ganhar cor. São tão engraçados!

Os meus também passam a vida «a pastar» no chão, por vezes comem e cospem, como dizes.

Adoram artémia, vermes de sangue, spirulina, flocos, granulados, tudo! Morre tudo.

Quanto à diferenças entre macho e fêmea.... não sei que te diga.

Há machos que também têm a barriga rosada. Isso da pinta preta sem azul também acho que é verdade.

E ainda o segundo raio da barbatana dorsal deve ser maior que os outros, no macho.

Para te dizer a verdade, estou a aguentar pacientemente que se forme um casal para depois os observar melhor, com uma lupa.

Espero que já tenhas uma lupa.

Vais adorar ver as cory à lupa.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez!

 

Em primeiro lugar quero agradecer às respostas super rápidas que me deram. Espero que o ramirezi se adapte rapidamente à nova ração senão amanhã terei que comprar artémia para "excitar" a malta.

 

Infelizmente, o que me leva a escrever esta mensagem não é apenas isto... tenho um problema com o ramirezi. Ia agora para a cama e fui "despedir-me" dos peixinhos. Quando olhei mais atentamente para o ramirezi, notei que apareceram uns pontos brancos nas extremidades das barbatanas! Lembrei-me logo de ictio mas pelo que me lembro, deveria haver pontos pelo corpo todo? É que neste momento é um ponto por cada barbatana excepto as maiores (dorsal e cauda) que tem dois pontos. A simetria dos pontos é um pouco estranha e curiosa mas parece ictio ou fungo... sei la... é a minha primeira experiencia com doenças... coloco uma foto (mal tirada com o telemovel que o raio da máquina continua emprestada grrr) e a mesma outra vez com circulos a assinalar onde estão os pontos... que faço agora? Subir temperatura do aqua? (esta a 26-27 agora) usar medicamento de largo espectro? Esha 2000? Esha exit? Sal não posso adicionar que as minhas corys e otos não aguentam isso.

 

Como é que no espaço de 12 horas aparece isto? Todos os outros peixes parecem bem... agora que o ramirezi perdeu aquela cor palida e voltou a mostrar as riscas e os tons azulados e verdes, aparecem esses pontos estranhos...

 

rami-01.jpg

 

rami-02.jpg

 

 

Obrigado por qualquer ajuda

 

Abraços

 

Tony

 

PS - apesar de não parecer, esse ramirezi é pequenino. Não deve ter mais de 3 ou 4cm e é bem mais bonito do que na foto. Tem reflexos azuis/roxos e verdes/amarelos. não há foto que lhe faça justiça.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

À anos que não tenho tido um caso de ictio nos meus aquarios. Nas fotos não se tem a certeza se é ictio ou algum outro fungo. Vê se hoje o ram continua a ter essas "pintas" ou se ja desapareceram. Se for ictio tem tendencia a aparecer mais por todo o corpo do animal. SE for ictio, o aumento da temperatura para perto dos 30º é suficiente para matar o fungo. Se for outro tipo de fungo, o Esha2000 costuma ter bons resultados. Mas vamos esperar para ver, pode não ser nada. Pelo sim, pela não aumenta já a temperatura do aquário.

 

P.S.: Nos ramirezis, são poucas as fotos que lhe fazem justiça. ;)

 

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pela resposta rápida. Por precaução comecei a subir a temperatura do aqua. Hoje de manhã quando sai de casa estava nos 28 e qualquer coisa. Esta noite a ver se aumento mais um pouco até chegar aos 30. Espero é que as rasboras aguentem que, de todas as espécies que tenho, são aquelas cujo índice de temperatura é o mais baixo (em alguns sítios referem 22-25, noutros 23-28 e apenas num 23-30). Vou comprar o esha 2000 e o esha exit. Mesmo que isto acabe por não ser nada, mais vale ter estes medicamentos à mão que podem fazer falta de um dia para outro.

 

O que me levanta dúvidas sobre ser ictio é o facto das pintas estarem apenas nas pontas das barbatanas e serem relativamente grandes. Todas as fotos que vi de ictio são diferentes. Ontem à noite ainda examinei com olho de falcão o corpo do ramirezi mas não vi pintas nenhumas aí. Vamos ver como ele está esta noite.

 

Obrigado mais uma vez.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Bem, hoje o aquário já está a 29,5C e amanhã subo mais um bocado. O ramirezi continua igual mas as pintas brancas aumentaram ligeiramente de tamanho. Não apareceram novas pintas. Apesar de já ter lido que com um aumento de temperatura as coisas poderiam resolver-se, decidi iniciar o tratamento com o Esha. Ao inicio os peixes estranharam e agruparam-se em cardumes. Foi um pouco aflitivo de ver as corydoras todas amontoadas umas em cima das outras, os rasboras em cardume cerrado e até os otos que não têm muito o hábito, se juntarem em grupo. Enquanto que isto aconteceia, os ancistrus la continuaram nas brincadeiras deles e o ramirezi continuou como se nada fosse. Agora, passadas umas quantas horas, os animais retomaram as suas actividades normais apesar de me parecerem mais activos. Coisa estranha pois julgava que com o aumento de temperatura se tornassem menos activos. O ramirezi está super activo, aterroriza as rasboras, persegue a corydora favorita dele que, de vez em quando, se farta e começa a perseguir o ramirezi... enfim parecem todos bem por enquanto. Espero que o tratamento resolva o problema do ramirezi e que as rasboras não comecem a resentir-se da alta temperatura.

 

Enquanto observo o aquário reparei que o meu oto obeso, continua obeso... isto nem me parece normal ter uma barriga desse tamanho. Por enquanto não me quero preocupar com isso que ja tenho o problema dos pontos brancos no outro animal e o oto aparenta estar de boa saude... continua a comer que nem um alarve e nem dá tréguas para brincar (ao contrário dos companheiros) mas vou ter que me dedicar a esse assunto mais cedo ou mais tarde. Será obstipação ou problema intestinal? É que ele já há mais de duas semanas que está assim. Logo vejo o que se passa.

 

Uma boa noticia no meio disto tudo é que aquela corydora pequena que trouxe da loja sem barbilhos nenhuns, finalmente apresenta sinais de crescimento dos mesmos. Ainda não biforcaram mas já tem duas pontas de 2mm em cada lado. No meio destas preocupações todas, fiquei mesmo contente por ela ter começado a recuperar. Já estava a ver que nunca iria ter os seus barbilhos como já tinha lido em alguns sítios.

 

 

Já agora, alguém me sabe dizer se só dois ancistrus macho é que andam à luta? Duas femeas nunca disputam entre si? e casais também não? É que os meus ancistrus (que não sei que sexo são), de vez em quando lá embirram um com o outro. No outro dia puseram-se lado a lado a dar "bofetadas" com as caudas um no outro a disputar uma pastilha da Sera e agora estão embirrados um com o outro por causa de uma fatia de pepino... cada um come do seu lado mas se um tiver o azar de querer comer do mesmo lado, há logo disputa. O engraçado é que o mais pequeno é quem ganha sempre e não sei se é bem azar... olhando atentamente, um deles vai de propósito mostrar-se ao outro e depois foge na esperança que o outro o persiga. Quando não consegue, passado 1 minuto, a cena repete-se até que o outro lá parte em perseguição... muito interessante.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

O aumento de temperatura, normalmente induz a uma maior actividade da parte dos peixes, e nalguns casos agressividade.

Em relação ao "oto obeso", se fosse uma obstipação intestinal com 2 semanas, provavelmente já não o tinhas...!

Em relação aos ancistrus, pouco te posso dizer, só tenho 1 no aquario, tenho-o há cerca de 4 meses, e é a primeira vez que tenho um ancistrus, não conheço a sua "relação social" com outros da mesma espécie, apesar de que estou a pensar adquirir mais um, para ver se tenho a sorte de me calhar um casal e ver a sua relação.

Vai tando de olho no progresso do ramirezi...já agora diz-me uma coisa...as "pintas brancas" estão a ganhar "volume" do genero um pequeno tufo?, ou é mesmo só uma marca, como que se fosse "pintado"? Eu não tenho tido muita experiência com fungos na pele dos peixes (FELIZMENTE), mas geralmente um fungo deveria criar uma colonia e a colonia é "volumosa", criando um "efeito tridimensional", quero com isto dizer, que cria pequenos altos na zona da "pinta" ou "mancha". As barbatanas são das zonas mais sensiveis dos peixes á qualidade e parametros da água, tive casos em que me descuidava nas tpa'a e a água que entrava no aquario, entrava a uma maior velocidade, alterando drasticamente a temperatura, fazendo com que as barbatanas criassem "manchas esbranquiçadas" no extremo das mesmas e ao seu redor (Já não cometo esse erro, mas aprendi com ele, são pequenas coisas que se vão vendo ao longo do tempo que cuidamos do aquário). O Cloro presente na água da torneira tambem produz esse efeito nas barbatanas.

Vamos ver...for da água e tiver sido algo ocasional nos parametros da mesma, as manchas vão diminuir a sua intensidade nos proximos dias, e com o aumento da temperatura, o metabolismo do peixe é maior, "curando-se" mais rapidamente. Se for ictio a temperatura resolve, se for outro fungo o esha resolve, se for um problema a ver com os parametros da água, tens de ver o que poderá ter acontecido para esse efeito e evita-lo.

 

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já agora, alguém me sabe dizer se só dois ancistrus macho é que andam à luta? Duas femeas nunca disputam entre si? e casais também não? É que os meus ancistrus (que não sei que sexo são), de vez em quando lá embirram um com o outro. No outro dia puseram-se lado a lado a dar "bofetadas" com as caudas um no outro a disputar uma pastilha da Sera e agora estão embirrados um com o outro por causa de uma fatia de pepino... cada um come do seu lado mas se um tiver o azar de querer comer do mesmo lado, há logo disputa. O engraçado é que o mais pequeno é quem ganha sempre e não sei se é bem azar... olhando atentamente, um deles vai de propósito mostrar-se ao outro e depois foge na esperança que o outro o persiga. Quando não consegue, passado 1 minuto, a cena repete-se até que o outro lá parte em perseguição... muito interessante.

 

não tires conclusões precipitadas. pode ser tudo e mais alguma coisa e pode não ser nada. Os ancistrus dolichopterus (pelo menos penso que é esta espécie que temos em comum) também reparei que têm muito o habito de mexer as caudas mais que os cf. cirrhosus. Quanto à "agressividade" pode ser muita coisa. Nota que num casal de ancistrus o macho tende a perseguir a femea, logo seria bom sinal, mas como os teus são muitos novos, não dá concluir nada.

 

 

quanto ao esha 2000, penso que deves fazer por prevenção. ictio não parece ser, logo dispensas o esha exit. 30C e esha 2000 (durante 3 dias) penso serem suficientes para fazer despistagens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

@maxxedison

 

Em relação ao oto obeso, espero que tenhas razão e também acho que se fosse alguma doença que o bicho já teria "batido as botas" pois há muito tempo que está assim e parece feliz da vida só que, comparando com os seus dois companheiros não tem nada a ver. Está mais parecido a um girino do que a um otocinclus. Logo vos mostro uma foto do barrigudo :)

 

O ramirezi lá continua divertido. Ontem as 4 da manhã pensei que ia desta para melhor que começou a nadar ligeiramente inclinado para um lado mas de manhãzinha já estava bem e agora passadas mais 12 horas continua bem. Já começa a mostrar o espectro das suas cores e reflexos apesar da áqua verde do tratamento. Quanto às pintas... é como dizes, quando o vejo de frente, são tufos sem contorno muito bem definido. Quase parecem bolinhas de algodão e são tridimensionais... deve ser fungo.

 

Quanto à qualidade da água... bem, não me parece que esteja mal (pelo menos os parâmetros clássicos) mas esse fungo apareceu logo depois da introdução do animal no aquário. Penso que deve ter sido do stress do transporte e mudança de ambiente pois os "irmãos" dele na loja estão limpos (fui ontem verificar). Como ainda por cima anda casmurro para comer logo devia ter as defesas em baixo. É o único peixe em 17 que está assim, não pode ser um mal geral julgo eu?

 

Em relação às TPAs. Obrigado pela dica. Acho que tive sorte porque ainda no domingo passado fiz uma TPA maior do que o costume (30%) e quando meti a água nova, como usei um regador, foi mais depressa do que normalmente... a temperatura desceu 1C talvez. De futuro vou ter mais cuidado com isso.

 

@Quo

 

Obrigado pelas tuas palavras. Quanto aos ancistrus, é o que dizes. Não dá para tirar conclusões. Eles realmente estão sempre a abanar-se e a picar-se mas não me parecem ser combates à sério. Pelo menos nada como se vê em alguns videos pelo youtube. É mais brincadeira do que outra coisa. Quando crescerem logo se vê. Queria era ver se descobria o sexo mais cedo mas estou a ver que não me vou safar e vou ter que esperar como todos os outros :)

 

Já iniciei o tratamento com o esha 2000. Aquilo realmente não parece ictio mas eu nunca tive nada disso portanto não sei mas pelo facto de serem poucas pintas, terem o tal aspecto 3D já mencionado e não se espalharem acho que vocês têm mesmo razão em aquilo ser um fungo. O ramirezi não parece queixoso nem fecha as barbatanas. O resto do Zoo anda em actividades normais, as corydoras só pensam em sexo independentemente da cor e temperatura da água, os rasboras estão super activos e agora fazem cardume com o ramirezi. Vou cruzar os dedos e esperar que tudo corra bem.

 

Entretanto comecei a envervar-me com a temperatura. Quando as luzes do aquário estão apagadas, o termostato funciona perfeitamente e o aquário está exactamente à temperatura que eu defino. Quando as luzes começam a trabalhar, a água começa a aquecer e fica mais quente do que quero e o termostato lá continua a acender de vez em quando piorando a situação.

 

Acho que é uma bela desculpa para, depois deste stress do fungo, começar a estudar um sistema de iluminação por Leds que isto de flutuações de temperatura não da com nada (e é outro factor que influencia a resistencia dos peixes à doença). Já nem falo no susto que os animais apanham cada vez que a luz se acende ou apaga com o temporizador.

 

Obrigado por tudo, eu depois já reporto como ficaram as coisas após o tratamento.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Concordo plenamente com o Quo, faz o tratamento com o esha 2000 e mantem a temperatura alta. Isso é algum fungo (que não ictio), mas que com o esha 2000 se resolve sem problemas de maior.

Em relação á luz e á temperatura da água...bem..as lampadas produzem imenso calor o que ajuda no aquecimento da água. Não acho é que precisas de ficar preocupado quanto a isso, a não ser que as oscilações sejam superiores a 1 ou 2ºC, "penso" que não seja preocupante, já que isso acontece praticamente a 90% (estimativa minha) dos aquários. em pleno verão vais notar diferença, se a tua casa tem tendência a aquecer e não tenhas ar condicionado na area onde tens o aquário, o meu aquario que é de quase 500L, sem termostatos ligados, só com as luzes acesas chega aos 30ºC e oscila cerca de 0.5ºC da noite para o dia (sendo as noites de verão quentes por natureza, a oscilação era das lampadas acessas). De Inverno, se a casa for muito fria, e o termostato não conseguir acompanhar o aquecimento da água, notas e bem as diferenças de quando as lampadas estão acessas e ajudam no aquecimento da água e com as lampadas apagadas, onde é só o termostato a trabalhar, no meu aquário que é destapado e com sump, em pleno inverno, além de o ter de reforçar com mais aquecedores (2 de 300W), a oscilação da noite para o dia é de cerca de 1 a 1.5ºC especialmente se eu tentar manter o aquário a 29 ou 30ºC. As percas por evaporação também são enormes, chego a perder 7 Litros por DIA em pleno inverno, contra uns "confortaveis" 5 Litros no verão. Curioso, não é? Perde mais água no inverno que no verão, quando o montei pela primeira vez sabia que iria ter perdas de agua por evaporação, mas nunca pensei que iria perder mais no inverno que no verão, mas tem a sua logica, a diferença de temperaturas no inverno é maior entre a água do aquario e o ar que o rodeia, fazendo com que evapore mais água. E para que fique registado, não uso nem tenho desumificador em casa e tambem não tenho problemas de humidades nas paredes no inverno, na divisão onde está o aquário nem em qualquer outra divisão da casa, simplesmente a janela da divisão onde se encontra o aquário fica encharcada de água, mas mesmo sem o aquário, acontece o mesmo noutras divisões, basta haver fontes de calor e humidade(como as pessoas por exemplo), para isso basta abrir ligeiramente a janela. Mas continuando.... Eu não acredito que na natureza, um lago ou um rio tenha uma temperatura constante de "26.1ºC", deverá concerteza oscilar pelo menos 0.5ºC entre o dia e a noite (se não mais! Se alguém tiver dados reais, agradecia que comentassem, gostava de saber se a temperatura num rio ou lago oscila da noite para o dia mais de 1ºC ou menos).

Em relação ás TPA's, 1ºC de oscilação, nem me parece mau...o meu erro, foi em pleno inverno encher o aquario de mangueira e a temperatura oscilar mais de 3ºC (passar de 28ºC para 25ºC)!

 

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Pois o ramirezi parece uma arvore de natal neste momento :( Parece que andou à guerra com bolas de neve e umas quantas ficaram "espetadas" nas barbatanas. Espero mesmo que isto se resolva. Comecei o tratamento com Esha 2000 ontem à noite ou seja, faz agora 24h. Sei que é cedo demais mas no fundo desejava que já tivessem desaparecido ou diminuido algumas pintas. Enfim... vou continuar a cruzar os dedos. De qualquer das maneiras, se ele sobreviver a isto, vou chamá-lo "pintas" que bem merece o nome hehehe :)

 

É verdade, agora que estou sempre em cima do ramirezi, reparei que ele tem um padrão de pintas azuis na barbatana da cauda. Já tinha visto isso em algumas fotos mas ver ao vivo não tem nada a ver :) muito giro. Esses peixes deviam ser de cardume que isso embelezava um aquário 1000x!

 

Vou continuar a esperar. O Aquário já está nos 30C. Vou manter a vigilância nas coisas.

 

Obrigado a todos pelas ideias e sugestões!

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Descobri porque é que o ramirezi cospe a comida que lhe dou... porque havia de comer ração se tem caracois physa no aquário? Apanhei-o em flagrante delito enquanto estava agarrado a um e a chupá-lo vigorosamente para fora para depois comê-lo. Tem mais habilidade do que muitas pessoas com palitos :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Junto umas fotos de má qualidade do ramirezi e de dois otos (incluindo o que parece um girino) para verem do que falo.

 

Aqui o ramirezi, notem as "bolas":

 

rami-03.jpg

 

 

Aqui um oto "normal":

 

oto-02.jpg

 

E aqui o "girino":

 

oto-01.jpg

 

Já agora, o mesmo mas noutra posição:

 

oto-03.jpg

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

 

Olá a todos. Mais uma vez não tenho boas noticias. Vou no quinto e último dia do tratamento com o esha 2000 (decidi ir pelo tratamento alongado que não via resultados) e tudo continua igual. Não sei que porcaria de doença é esta mas o esha 2000 não está a resultar. A única coisa que me consigo lembrar é tratar-se de uma batéria gram-negativa que não é muito afectada pelo esha 2000 cujos principais componentes são mais especializadas em combater as batérias gram-positivas. A única melhoria/diferença que notei foi que o tufo que estava na parte de cima da barbatana de cauda ter desaparecido mas o que estava na parte inferior, espalhou-se. Também já começou a comer mas de resto, tudo igual. Isto quase que parece "finrot" mas mesmo assim o esha 2000 deveria ter solucionado o problema. Já não sei que faça mais para salvar o pequeno. Só sei que não posso prolongar o tratamento por causa dos outros habitantes do aquário.

 

Alguma ideia?

 

Aqui as fotos mais recentes do desastre:

 

sick-01a.jpg

 

sick-01b.jpg

 

sick-02a.jpg

 

sick-02b.jpg

 

sick-03a.jpg

 

sick-03b.jpg

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.