Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

largura x altura x profundidade (em cm). Depois divide o resultado por 1000 e dá te a litragem "bruta". Claro que se quiseres ser mais picuinhas, descontas a espessura do vidro para calcular a litragem interior. Depois ainda poderias descontar o areão e o hardscape mas depressa ias ter uma desilusão lol.

 

Por várias contas que fiz, cheguei a conclusão que se calculares tudo muito perfeitinho, acaba por bater tudo no mesmo se tivesses calculado apenas pela litragem bruta. I.e. se descontas areão, vidro, hardscape também tens que descontar a eficência do filtro (tipo 30%) e se calculares a relação vai dar ao mesmo do que se tivesses apenas usado a litragem bruta e a potencia nominal do filtro... não sei se me fiz entender :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol

 

Isso depende de como é o triângulo... é triangular no sentido de ser maior na base e mais estreito em cima? é no sentido de ter uma frente lisa e atrás é que faz o bico? É um triângulo retângulo? um triângulo equilátero?... Se soubéssemos as medidas exactas, dava para calcular a litragem (uma foto ajudava claro para ver o formato)

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Seja como for, o objetivo é sempre calcular a área (triângulo, retângulo, quadrado) e depois multiplicar pela altura. Isto claro se a parte de baixo tiver a mesma medida que a parte superior senão já se torna mais complicado calcular.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Última Actualização do Dia

 

Bem, as coisas estão a tomar um rumo que não me agradam.. Há bocado estava eu a olhar para o aquário (não tenho feito outra coisa ultimamente lol) quando reparo que não vejo nenhuma das minhas helenas... olhei e olhei e lá encontrei uma agarrada na parte escura de uma rocha. Depois continuei a olhar e a olhar quando vejo uma, de "patas para o ar" no meio da tenellus. Achei estranho estar virada do avesso e meio saída, apanhei-a, não me cheirou mal e então coloquei-a numa pequena clareira que tenho ao pé da entrada do filtro. Continuando a minha pesquisa, encontrei outras 3 exatamente no mesmo estado.... patas para o ar e imóveis. Coloquei-as todas juntas ao pé da entrada do filtro e lá permanecem... imóveis... só a quinta (aquela que estava agarrada à rocha) é que, há coisa de 1 hora, decidiu arrancar e lá foi ela em busca de comida. As outras 4 lá continuam... deitadas.... imóveis... meio saídas...

 

Agora, eu sei que as helenas as vezes passam muito tempo enterradas no substrato e imóveis mas assim deitadas no substrato? Nunca vi tal coisa e muito menos durante pelo menos 6 horas... será que as matei com CO2? Ou aquele traço de nitritos? Não sei. Se cheirassem mal, tinha a certeza que estavam mortas mas não cheiram (pelo menos não ainda). Será que estão anestesiadas/desmaiadas pelas quantidades de CO2 injetadas? Os peixes não mostram sinais de falta de ar e as duas physas que encontrei lá andam pelas rochas... não entendo... serei um assassino de búzios? :( :(

 

Se amanhã estiverem no mesmo sítio. Terei a certeza que morreram... mas 4 duma só rajada?

 

Abraços

 

Inté

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apenas vim aqui injectar ou "injetar" uma dose de calma e paciência...

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol... paciencia tenho... Pelo menos sei que a "maior" delas todas não está morta. Fechou-se em "copas" há bocado mas movimento, nem vê-lo... letargia completa...

 

Agora vejo dois "raminhos" de cuba a flutuar... malditas corydoras GRR lol isto vai ser mais dificil do que imaginava...

 

tenho que estudar o método EI... volto mais tarde.

 

Araços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Nenhuma novidade. As 4 continuam deitadas no sitio em que as deixei ontem. Definitivamente mortas ou a definhar. Vou esperar até esta noite, depois retiro-as.

 

Causa da morte desconhecida...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aguarda até ao fim do dia, visto que, não seriam as primeiras a ressuscitarem neste dia lol.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tony. Antes de tudo mais, MUITOS PARABENS...

Li o teu topico desde o inicio, o que demorou algumas horas, pois lia e ia pesquisar acerca dos farios asuntos e passos atras referidos.

Fascinou-me especialmente a paixão com que te referes ao teu lindo e bem estruturado aqua bem como aos seus habitantes. Eu estou neste momento a montar o meu novo aqua tambem. Fica aqui um muito obrigado a ti e a todos os que "opinaram" neste topico pois ajudaram-me e muito nao idealização do meu aquario. Queria apenas pedir-te se podias fazer um passo a passo com imagens e referentes materiais utilizados tanto da tua injecção de Co2 bem como da tua iluminaria via leds alias de toda a parte electrica por detras do teu lindo aqua. isto se nao for pedir muito. :o::D: :grin: Fico na espectativa.

 

Abraços e boa continuaçao.

 

Diogo Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Obrigado pelas palavras :) Epa, em relação à luminária, eu bem gostava mas depois de meses com o material em cima da mesa, de repente, um dia, tive a inspiração (e vontade) de realizar o projeto. O entusiasmo foi de tal ordem que quando acabei, é que me lembrei que deveria ter tirado fotografias passo-a-passo. Foi uma noite divertida a cortar a placa de alumínio, fazer os furos, desbastar as arestas, colar as lentes, soldar os fios, etc etc.

 

Pode ser que faça uma nova luminária daqui a uns tempos (com mais potência) e nessa altura prometo fotografias :)

 

Quanto ao CO2 em botija... não há muito a dizer... é só montar o regulador, válvula solenóide, válvula anti-retorno, conta bolhas e reator :)

 

Voltando ao meu aquário... tenho 4 mortes confirmadas das clea helenas... tudo repentino e sem aviso. Só sobrou uma para contar a história. Não sei o que se passou. Tenho duas teorias mas nenhuma agradável.

 

Acho que posso excluir os parâmetros da água visto que já tinha aqui uma helena quando estavam bem piores do que estão hoje (aquela que "alguém" colocou logo no início). A injeção de CO2 também já foi bastante mais alta do que agora e nenhum animal se queixou. No início sim, as helenas fugiam para fora da água por causa do CO2 mas agora nem por isso.

 

Portanto só sobra envenenamento por metais pesados (cobre) ou algum pesticida.

 

Não fiz nada de especial desde do início desta segunda montagem. A única alteração foi que decidi iniciar a fertilização líquida ante-ontem. Mandei vir os "pózinhos" mas até estes chegarem, pensei comigo que mais valia gastar aqui o elos planta 1 e 2 que não foram baratos e que já tenho aqui há muitos meses. Introduzi uma dose generosa ante-ontem. Se, por acaso, um desses frascos, tenha altos níveis de cobre, isso explicaria a morte súbita dos invertebrados. Talvez as cleas helena sejam menos resistentes do que as physas o que explicaria que essas tenham sobrevivido enquanto que a maioria das helenas tenha morrido de um dia para outro.

 

A segunda hipótese é mais improvável mas possível... as physas que aqui estão (em bastante menor número do que eram antes de introduzir as helenas) não vieram do meu antigo aquário. Vieram com as plantas. Será que algum dos produtores usou herbicida nas plantas ao qual as physas eram resistentes mas que acabaram por transportar consigo a toxina e quando as helenas começaram a comer as physas, ficaram envenenadas? Estas physas são diferentes das minhas antigas. As do aquário antigo eram amarelas/douradas e estas são quase negras...

 

 

Não sei... o facto é que perdi 4 helenas de um dia para outro e sinto-me culpado e deprimido. :(

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

eu sou mais a favor da primeira hipotese visto ter sido a unica alteração que fizes-te...se fosse pela ingestão terião morrido em dias diferentes (diferentes massas diferentes registencias e materia absorvida) é impossivel ter sido num só dia... verifica a composição dos fertelizantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois aí é que está... é dos poucos que não dá a composição dos elementos que compõem o fertilizante... dão os traços mas não as quantidades. No entanto, não esperaria que uma marca como essa tivesse excesso de cobre senão estaria o fórum cheio de relatos de mortes de invertebrados.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... veremos no futuro. Eu agora vou-me por quieto durante uns tempos. Se houver necessidade, logo volto a introduzir os animais daqui a dois ou três meses. Neste momento ainda tenho que estabilizar o aquário e começar a fertilizar forte e feio que estou a começar a notar deficiências nas plantas (presumo que principalmente ferro) mas podem ser outros. Daí eu ter começado com o elos planta. Como tenho K2SO4, KH2PO4 e Micros a caminho, para a semana já começo segundo o método de EI.

 

Uma coisa que me tem assombrado um pouco é a iluminação. Se fossem lâmpadas normais, não tinha dúvida sobre se eram suficientes mas como são leds, não sei. Em teoria devia ser mais do que suficiente pois tenho aqui mais luminosidade do que se fossem duas TMC grobeam 500 juntas e tenho visto pessoal a dar-se bem com essas mas no fundo existe sempre aquela "duvidazinha".... já ando a magicar em comprar uma luminária T5 com 48W ou até 72W só para ter a certeza que há luz suficiente. Pelo menos para a semana, todos os nutrientes deverão estar colmatados. Se depois disto não tiver um verde mais verde não há, vou ter que passar para a luzes.

 

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

Boa Tarde a todos (se é que há alguém à espreita ainda lol)

 

Ontem recebi a minha válvula solenóide que foi trocada em garantia (a anterior avariou-se ao fim de 4 dias). Montei-a logo durante a noite e fiz o teste de pressão. Aguentou 14 horas sem perca de pressão... acho que está aprovada. Finalmente um pouco de descanso! Andei durante quase duas semanas a ligar e desligar o CO2 à mão! Claro que nem sempre conseguia estar em casa à hora certa o que originou várias flutuações não desejadas na quantidade de CO2 injetado. Agora acabou :)

 

Quanto ao aquário em si... pois bem... fauna aparenta estar bem, flora nem por isso. Tenho notado deficiências nos últimos dias (quase de certeza em K e Fe). Pensei que o substrato me aguentasse mais tempo ou que providenciasse mais recursos mas parece que não. Como já tinha dito, encomendei uma data de "pós" para começar a fertilizar à força mas ainda não me apareceu nada. Pior ainda, acho que o K2SO4 está esgotado logo não faço ideia onde poderei arranjar sulfato de potássio nesta terra miserável. Vai ter que ser com KNO3 o que eu não queria mas enfim... quem não tem cão, caça com gato não é?

Até que os pós não cheguem, comecei a despejar os fertilizantes da Elos que ainda tenho aqui na esperança que as plantas arrebitem um bocado. A tenellus, apesar das carências, tem se espalhado por todo o lado e tenho que redirecionar os "runners" para a parte de trás do aquário senão abafava me já o que resta da cuba. Um runner em particular já "despejou" 6 "filhotes" em cadeia e já deu três quartos de volta à rocha do lado direito. Ontem também consegui visualizar vários novos rebentos da minha lilaeopsis apesar do crescimento ser muito mais lento do que o da tenellus. Admira-me como é que as plantas, apesar de amareladas e com cores pouco saudáveis, ainda arranjam energia para continuar a espalhar-se.

A cuba já teve melhores dias. Não sei se é a tal adaptação ao meio imerso ou se são as corydoras a darem cabo dela. Cada vez que olho para o aquário, lá estão elas com o focinho no meio da cuba. Agora a planta parece o mapa mundi com áreas verdes, áreas amarelas, enfim... um padrão interessante mas pouco apelativo ou saudável.

 

Quanto aos nitritos, acho que já cheguei a uma conclusão interessante (com um empurrãozinho do membro gmmartins):

 

1. Faço uma TPA de 50% (adicionando água tratada com seachem prime claro)

2. Nitritos ficam em 0.25ppm

3. Durante a noite e com o PH a subir os nitritos começam a cair até que na tarde seguinte eu fico com um nível de nitritos quase impercetível (menos de 0.12ppm).

4. O sistema de CO2 entra em funcionamento às 16:00 e com o progresso do dia, o PH vai caindo e os nitritos começam a acumular outra vez.

5. À noite fico com 0.5ppm e no dia seguinte à tarde (antes da injeção de CO2) baixa outra vez a 0.25ppm

 

Em resumo, penso que a explicação está ligada às bactérias nitrificantes. Ao que parece, abaixo de um PH de 6.6, não trabalham i.e. não transformam nitritos em nitratos e por isso os nitritos vão acumulando. À noite, a medida que o pH começa a subir, as bactérias acordam e começam a processar os nitritos outra vez e por isso os meus valores começam a cair. Se não tivesse CO2, já não tinha nitritos há muito tempo mas por outro lado também não tinha plantas de jeito... lol... é um circulo vicioso!

 

Finalmente, não há nem vai haver fotos do aquário antes do dia 1 de Maio. Isto agora não está em condições de ser mostrado a ninguém. Quem quiser imaginar a desgraça, pense em todas as cores desde o verde normal a um amarelo translúcido... depois é só imaginar essa salada de cores em cima de uma fotografia da semana passada e ficará com uma ideia bastante concreta do estado atual do meu aquário. Recuso-me a publicar essa desgraça lol.

 

Vou procurar a minha última helena que não sei dela... espero que ainda esteja "agarrada" a qualquer sítio :)

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, pronto... não vou colocar foto do aquário mas sim da minha ancistrus a tomar um banho de sol :)

 

ancistrus-femea-sol.jpg

 

Não há mais fotos. :P

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma atualização

 

 

Há 48 horas que não há deteção de nitritos! YUPI

 

Finalmente:

 

Amónia 0 ppm (confirmado com teste direto à água da rede que nunca teve amónia e comparação visual entre ambas as amostras)

Nitritos 0 ppm (confirmado com teste direto à água da rede também sem nitritos e comparação visual entre ambas as amostras)

Nitratos: 15ppm (estável desde a semana passada o que significa que a flora está a consumir nitratos ao ritmo da produção da fauna... Lei do mínimos implica que existe uma limitação de nutrientes noutro sitio).

 

Face a estes valores vou me dar por contente a ajustar os parâmetros da fertilização caseira (quando disponível). Vou criar uma solução de macros em que os nitratos representem 75% do potássio (sendo que os restantes 25% irão ser colmatados, à vontade, pela fauna existente), fosfatos abaixo de 2.8ppm, magnésio num rácio de 1ppm semanal (tenho águas moles com GH6 e KH5). As micros vou meter ferro, zinco, cobre, manganês e boro. Cálcio vou dispensar por enquanto que parece ser uma faca de dois gumes (aumenta o consumo de magnésio o que se tem que depois fertilizar em grandes quantidades visto a pureza ser baixa).

 

E "prontos"... plano de combate à "amarelidade" está delineado...

 

Estive a analisar com mais cuidado a situação e talvez não haja deficiências... não sei. Reparei nas novas folhas que a cuba está a formar rente ao chão e são de um verde profundo e lindo. As que estão meio "ratadas" e amareladas são as da plantação original... um caso de adaptação do estado emerso para imerso?

Em relação a lilaeopsis é a mesma coisa... os novos rebentes têm um rebento verdinho lindo mas as folhas originais estão a definhar.

 

A única que foge do esquema é a tenellus porque os primeiros runners são amarelados/translúcidos mas agora o novos runners já são verdinhos. Talvez por ser uma planta mais "voraz", foi onde apareceram as deficiências em primeiro lugar (que foi na altura que comecei a despejar o fertilizante da elos). Vamos ver com o tempo :)

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Por enquanto, nem um sinal de algas... milagre? Na anterior montagem apareceram me toneladas de diátomos logo passadas duas semanas (bater na madeira!!!!)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já passei umas quantas bonitas horas à volta dos métodos de fertilização e acho que já deliniei um plano. Claro que isto podera sofrer ajustes conforme a evolução mas espero que as minhas contas batam bem com os meus propósitos. Deixo aqui o plano para se alguém quiser ter um ponto de partida para utilizar. Notem que existe um ligeiro desequilibro entre o N e o K mas este é propositado visto já termos N dos nossos peixinhos (assumindo uma carga de 100% de utilização... a minha já vai em 118%... :P )

 

fertilizacao-001.png

Abraços a todos

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Tony, deixa-me dizer que ando a ler este post deste que o iniciaste o ano passado, deste a altura que eras uma nabiço até a altura atual que de nabiço não tens nada, demorei cerca de 2h e 30!! Os aquários (falo de 2 pelas 2 montagens) estavam ambas espectaculares e para alguém que diz não ter sentido estético estavam formidáveis. Tb se nota que evoluíste incrivelmente, aliás temos tido a oportunidade de falarmos no meu tópico sobre as fertilizações de Macros através dos pozinhos que comprámos.

 

Parabéns pela evolução!! Vou continuar a seguir este tópico atentamente!

 

Abraço!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário :)

 

Eu as vezes sou um pouco obsessivo-compulsivo, daí eu estudar tudo até a exaustão. No entanto, o meu "pouco" tempo neste hobby, às vezes vem ao de cima e faço figura de urso.

 

Por exemplo, conforme leste, eu há alguns dias, tenho insistido no "aparecimento" de deficiências nas minhas plantas e que até podia justificar isso com a adaptação mas a tenellus é que se estava a portar de forma estranha. Também me tens "lido" dizer que talvez fosse por causa dos meus leds etc?

 

Pois bem... hoje, quando cheguei a casa, dei outra olhada no aquário e verifiquei que os novos rebentos da cuba e da lilaeopsis continuam verdinhos mas que a tenellus está cada vez mais estranha. Olho, Olho... ponho os óculos, olho, olho e não é que de repente me apercebo que a tenellus não está a ficar amarelada mas sim avermelhada?? Primeiro pensei que estava "chéché", depois olhei outra vez e sim... as folhas estão a ficar com o rebordo completamente vermelho. Fui à Internet procurar e procurar e descubro que a tenellus, sobre condições de luz "muito fortes" pode ficar vermelha...

 

Por uns segundos fiquei contente pois tenho leds capazes de tornar a tenellus "vermelha" mas depois pus me a pensar.... sou mesmo urso... então o objetivo era fazer um tapete verdinho verdinho com cuba à frente e tenellus atrás e agora vai me sair na rifa vermelho!??! Está tudo estragado! Quando começar a fertilizar à sério então não sei... tapete vermelho atrás? :( :( Eu devia ter desconfiado quando reparei que os runners junto às rochas (à sombra) eram super verdes e os diretamente expostas aos Leds não...

 

Se não fosse tão novato tinha estudado as coisas como deve ser e não teria posto nunca a tenellus.... Agora tenho que "engolir o sapo". Outra burrice foi aquela pedra central. Devia ter tentado parti-la para sair uma coisa mais aguçada e de base menos larga... erros de principiante...

 

Enfim...

 

Abraços e mais uma vez obrigado :)

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso a pedra central que até tiveste que a enterrar mai do que o normal, devias ter colocado por baixo dela qualquer coisa para não estar em contacto directo com o vidro, é de facto desaconselhável a forma como montaste, pois a pressão exercida no vidro estará apenas assente em alguns pontos que contacto entre a pedra e o vidro.

 

Se inicialmente, concordava ctg que ao pedragulho seria grande demais após ver acabei por me habituar e visualmente não me parece nada mal e perfeitamente enquadrada no ambiente, apenas cortando um pouco a corrente do filtro que tu resolveste perfeitamente. Como se dizia num dos 1ºs posts alguém dizia que ao fim de 1 ano, ano e meio estarias um pró e estás!!

 

No que diz respeito a seres apanhado desprevenido, qual seria a graça deste hobby ou de qualquer outro, se de vez enquando isso não acontecesse? É sinal que estamos a aprender e a conhecer coisas novas, basicamente a evoluir!

 

PS: Tal como a tua esposa embruxou a areia branca azucrinando-te a cachimónia diariamente, acho que ela tb embruxou a Cuba estás tramado!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso a pedra central que até tiveste que a enterrar mai do que o normal, devias ter colocado por baixo dela qualquer coisa para não estar em contacto directo com o vidro, é de facto desaconselhável a forma como montaste, pois a pressão exercida no vidro estará apenas assente em alguns pontos que contacto entre a pedra e o vidro

 

Pois... sei que fiz mal mas tinha que esconder aquela pedra. Além disso, penso que tinha um desejo secreto que a pedra partisse o vidro e eu tivesse que comprar um aquário maior :P

 

A cuba acho que vai ficar boa daqui a uns tempos. A tenellus é que é aquela... cores bronze e tons avermelhados são apelativos para alguns mas eu queria "VERDE MAIS VERDE NÃO HÁ"... enfim... j

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.