Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Boa Noite a todos.

 

Antes de mais, gostaria de apresentar-me aqui neste fórum. Sou do Algarve, nunca tive um aquário mas já há muitos anos que vou pensando nessa possibilidade. Há alguns dias atrás andei à procura de um aquário para um projecto informático e claro que através de pesquisas acabei por cair neste fórum. Quanto mais lia, mais a minha atenção se desviava do meu projecto inicial e mais recordações surgiam na minha mente quando há muitos anos atrás passava horas sentado nà frente do Aquário de uma namorada minha a apreciar as voltas e brincadeiras incessantes de um cory (penso que era um Corydoras Affinis mas já não me recordo bem). Enfim, voltando ao presente, ontem acabei de encomendar um aquário para o meu projecto informático mas comecei a pensar e a verdade é que o projecto acaba por ser apenas um capricho, uma curiosidade interessante mas sem benefícios práticos reais... então porque não esquecer o assunto e comprar um aquário maior e experimentar este interessante hobby?

 

Bem, agora que já estão explicadas as razões que me levaram aqui, tenho a certeza que já sabem porque estou a escrever este tópico. Quanto mais leio, com mais dúvidas fico. Já li informações contraditórias, já vi centenas de opiniões diferentes. Muita informação muito útil mas nesta fase já começa a ser um pouco demasiado para a minha "carroça" e já não sei o que estudar para levar este novo projecto a bom termo. Não sou propriamente Obsessivo/Compulsivo mas quando me dedico a alguma coisa, costumo aprofundar o assunto até a exaustão. O problema neste caso é que são tantos os aspectos envolvidos que receio ter 20 anos de estudos pela frente até me sentir confiante em construir/montar um aquário e gostava de reduzir este tempo um pouco.

 

Tenho fundos limitados mas sigo muito a teoria do "mais vale comprar certo logo à primeira do que andar a poupar para comprar três vezes". Por isso estou aqui a pedir conselhos de quem já tem mais experiência e sabedoria e evitar o máximo de erros de principiante.

 

O que quero:

 

um aquário de água doce, quente e com algumas plantas naturais (não diria mesmo plantado que não tenho experiência suficiente para isso... não me quero meter em CO2 para já), com cerca de 60-70L de capacidade e onde gostaria de albergar algumas espécies pequenas de peixe. Não tenho bem a certeza de quais os peixes porque ainda ando a estudar as compatibilidades das diferentes espécies tanto a nível comportamental como a nível ambiental. Só tenho a certeza que terá pelo menos um casal de Corydoras. Reparei que muitas pessoas também recomendavam Otos como animais de limpeza mas também já li que poderia haver competição pela comida entre estas duas espécies.

 

Quanto ao aquário, gostei particularmente aqueles que têm cantos arrendodados como por exemplo o Jebo R206 (610x310x490mm) com 72L de capacidade. O que acham desse aquário? Suponho que venha com iluminação insuficiente (2 x 15W) mas penso que isso já é costume portanto será uma coisa a alterar.

 

Quanto ao equipamento, que bomba/filtro me recomendam? Pelo que li, os melhores são os externos (de balde)? Qual é que me deixaria completamente descansado? Devo precisar pelo menos de um termoestato de 100W suponho, mais uma vez, qual o mais fiável e funcional?

 

Em relação aos testes básicos que irei precisar, recomendam aqueles medidores de PH electrónicos que se vendem por aí? Qual a marca de testes de nitratos que recomendam? Suponho que não haja aparelhos electrónicos para isso (pelo menos só encontrei sondas industriais capazes de medir nitratos em frutas). As tiras simples devem bastar?

 

Gostaria de montar o aquario com um fundo claro e fino (tipo areia branca), algumas rochas e um tronco. Isso será compatível com plantas naturais? que substrato fértil recomendam e claro... quais as plantas com maior probabilidade de sobreviverem nas mãos de um novato?

 

Não irei fazer perguntas em relação à fauna que para isso ainda tenho um mês de estudo (montar, decorar e preparar o aquário, fazer o cíclo do azoto, etc) mas gostava de adquirir e começar de montar as bases do aquário o quanto antes :)

 

Caso alguém tenha tido a paciência de sequer ler este meu tópico comprido... obrigado desde já. Se até decidirem responder... fantástico :)

 

Abraços a todos

 

Tony

 

 

PS - Obviamente não quero apressar ninguém nem parecer impaciente mas ontem enquanto ainda não estava decidido em relação a este projecto, acabei por encomendar um aquário para o projecto informático (um Jebo R205 de 47L). Gostaria de saber a Vossa opinião sobre o R206 para poder telefonar à loja e alterar a minha encomenda pois para um computador o R205 é perfeito mas demasiado pequeno para um novato como eu manter um ambiente estável de fauna e flora).

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

O teu post é enorme mas bem elaborado e acima de tudo bem escrito em português, coisa que começa a ser raro neste fórum.

Ora vamos lá ver como te responder;)

Quanto maior for o teu aquário, melhor para ti e para os teus peixes, na verdade quanto maior for mais fácil para ti será de o equilibrar e ter um sistema estabilizado.

Não te vou falar de modelo "A" ou modelo " B", nunca liguei a isso nem pesquisei, quando quero um aquário, vou a um fornecedor e dou as medidas que quero e ponto final.

Para te iniciares um aquário de 60 a 70 litros parece me perfeito.

Presumo que já tenhas lido sobre ciclo de azoto, tem em mente que isso é muito importante e que as pressas de meter animais a correr só dão asneiras e mortes.

A nível de corydoras, elas são um peixe de grupo, logo no mínimo terás que meter umas 4, tal como com os Ottos, e não te preocupes que são animais diferentes, uns andam no fundo, outros andam nos vidros e nas folhas das plantas.

Poderás meter qualquer tipo de areão, seja escuro ou claro é igual, desde que seja próprio para água doce claro.

A nível de plantas, para um iniciado poderás optar por anubias, fetos de java, musgo de java e elodeas, são resistentes e fáceis de manter sem necessitarem de grandes cuidados.

Depois no layout em si é veres o que gostas, e meteres pedras e/ou troncos ao teu gosto.

Testes?

Muito bem, PH, KH, Nitritos e Nitratos, eu uso material da SERA, mas podes usar daquelas tiras de papel que te dão logo os valores todos;)

Compra, monta e faz o ciclo bem feito, de seguida faz os testes e fala com a malta para vermos o que podes meter ai ok?

Qualquer duvida apita ou manda me uma pm caso eu não responda no teu post.

CUmprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, Muitas das coisas o nosso amigo Julius já respondeu. Mas já pensas-te em criar um biótopo? Tens aqui a definição de Biótopo. Sempre nos enriquecemos de informação sobre os peixes e sobre o mundo que os rodeia. Nesse mesmo site podes ver muita informação sobre alguns biótopo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

Obrigado pela prontidão na resposta. Entretanto já consegui cancelar a minha encomenda feita durante o fim de semana portanto já não me encontro sob pressão. Pensando melhor sobre o assunto, tanto o R205 ou o R206 apresentam uma relação largura/altura um pouco fora do normal para um aquário e deverei investigar um pouco mais antes de efectuar a dita compra. Quanto às medidas e consultar um fornecedor, estás a falar de mandar fazer um por medida ou encontrar um que se encaixe nas nossas necessidades? É que gostava ter um com uma tampa decente e isso não resulta lá bem com um feito por medida. Vou investigar mais um pouco para encontrar um que se encaixe nos meus gostos. Preferencialmente um que não venha com filtros e/ou iluminação para poder adequar isso logo de forma correcta.

 

Obrigado pela dica nas plantas. Vou investigar também mais um pouco. Já estive a procurar pelos testes da marca que me falas. Vou ver se compro um conjunto desses.

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas. Esta tarde depois do trabalho vou aqui a uma loja local a ver se encontro qualquer coisa entre 60-70L

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Lupper

 

Esqueces-te que sou um potencial novato... se eu conseguir manter vivo e feliz um guppy será um grande feito. Não estou a ver ter capacidades neste momento em criar um Biótopo específico tipo aqueles do Lago Malawi ou outros. Não sei, seria interessante mas talvez num futuro mais distante quando tiver mais experiência. No entanto, obrigado pela sugestão. Será que há biótopos mais simples do que aqueles africanos?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que tal um biotopo de ciclideos da america do sul, sao peixes faceis de manter , tenho mais sucesso a criar esses ciclideos do que guppies. mas e so a minha opiniao. tens muita variedade por onde escolher, mas o ideal seria montares primeiro o aquario e depois veres qual o ph que te da, e ai veres quais sao as especies compativeis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Obrigado pela sugestão. Realmente o primeiro passo será adquirir e equipar o aquário mas para chegar a um PH definitivo teria que incluir já todos os elementos inertes pois creio que os mesmos podem influenciar o PH (tipo pedras, troncos, etc). Isto levanta logo o problema de ter que escolher o Biótopo antes de decorar o aquário mas ao mesmo tempo não sabemos se o PH será o adequado... uma pescada de rabo na boca...

 

Estou a pesquisar tipos de aquários neste momento... já desisti dos de cantos redondos que são muito difíceis de arranjar e tenho a certeza que daqui a mais duas horas de pesquisas também vou desistir dos com tampas completas... já agora, neste tipo de aquários ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=69938 ) a lampada de iluminação é adquirida à parte não é?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais, é bom ler alguém que se procurou informar, torna tudo muito mais fácil, é obvio que se nota que começaste agora. Penso que para seres mestre nisto precisas de 1 ano e alguns aquario, isto porque notaste e bem há informação, desinformação e palavras ocas a circular.

 

 

Tenho fundos limitados mas sigo muito a teoria do "mais vale comprar certo logo à primeira do que andar a poupar para comprar três vezes". Por isso estou aqui a pedir conselhos de quem já tem mais experiência e sabedoria e evitar o máximo de erros de principiante.

um sinal de inteligencia e poupas dinheiro.

 

Só tenho a certeza que terá pelo menos um casal de Corydoras. Reparei que muitas pessoas também recomendavam Otos como animais de limpeza mas também já li que poderia haver competição pela comida entre estas duas espécies.

tal como já fizeram referencia corys não são peixes de casal. peixes de casal normalmente são os ciclideos.

 

Quanto ao aquário, gostei particularmente aqueles que têm cantos arrendodados como por exemplo o Jebo R206 (610x310x490mm) com 72L de capacidade. O que acham desse aquário? Suponho que venha com iluminação insuficiente (2 x 15W) mas penso que isso já é costume portanto será uma coisa a alterar.

A iluminação não é muita mas é suficiente para manter algumas plantas mais comuns e que não necessitam de CO2 adicional.

 

Quanto ao equipamento, que bomba/filtro me recomendam? Pelo que li, os melhores são os externos (de balde)? Qual é que me deixaria completamente descansado? Devo precisar pelo menos de um termoestato de 100W suponho, mais uma vez, qual o mais fiável e funcional?

Não se usam bombas, mas sim filtros. Os externos são melhores apenas porque têm mais capacidade de filtragem e não ocupam o espaço dentro do aquário. Logo sim, é o ideal, o que não significa que não consigas outros filtros competentes, mas terão desvantagens.

 

Em relação aos testes básicos que irei precisar, recomendam aqueles medidores de PH electrónicos que se vendem por aí? Qual a marca de testes de nitratos que recomendam? Suponho que não haja aparelhos electrónicos para isso (pelo menos só encontrei sondas industriais capazes de medir nitratos em frutas). As tiras simples devem bastar?

penso que antes de dares importancia ao pH algo que podes dar atenção futuramente, não é tão relevante para a sobrevivencia da espécie. Importante é focar:

-no ciclo (amónia, nitritos e nitratos),

-teoria/utilidade das TPAS

-compreender a oxigenação do meio aquático.

 

sem compreender integralmente estes 3 pontos, o pH só te irá complicar a vida.

 

Gostaria de montar o aquario com um fundo claro e fino (tipo areia branca), algumas rochas e um tronco. Isso será compatível com plantas naturais? que substrato fértil recomendam e claro... quais as plantas com maior probabilidade de sobreviverem nas mãos de um novato?

todas as espécies de anubias, vallisneria spiralis, hygrophila polysperma

 

Não irei fazer perguntas em relação à fauna que para isso ainda tenho um mês de estudo (montar, decorar e preparar o aquário, fazer o cíclo do azoto, etc) mas gostava de adquirir e começar de montar as bases do aquário o quanto antes :)

aconselho-te a não fazeres o ciclo da forma clássica. Deves comprar um produto acelerador de ciclo que hoje em dia vende em qualquer supermercado. neste forum aconselham muito seguir o ciclo naturalmente. O que dá barraca. Especialmente nesta fase deves ter atenção ao cloro naturalmente presente na água que podem prejudicar o estabelecimento do ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Quo

 

Muito obrigado pela resposta minuciosa e sistemática :)

 

Realmente em primeiro lugar preciso de arranjar um aquário adequado para ter uma base de partida. Sem isso, acaba tudo por ser um exercício teórico. Quando me referia ao PH, não lhe estava a atribuir maior importância do que aos outros indicadores. Apenas o referi em primeiro lugar porque há aparelhos disponíveis para medir esse valor enquanto o mesmo não se consegue (a nível caseiro) para o NO3 ou NO4 onde os testes são sempre via reagentes.

 

Agora especificamente em relação ao aquário, esta tarde vou ver o que consigo arranjar. Se for um aquário à volta de 60L, que marca/modelo de filtro externo é o mais indicado? Li que deveria ter a volta de 5 vezes a capacidade de fluxo da capacidade do aquário isto é, neste caso, 300L/h correcto? Quais são as desvantagens de comprar um filtro com mais capacidade? Desperdício de energia?

 

Quanto à iluminação, dizes que 30W é pouco mas suficiente... li que a norma seria 1w por litro mas também li que o excesso de luminosidade só da azo a que se desenvolvam mais algas nos vidros e fundos... e agora... num aquário com algumas plantas vou aplicar que regra?... ter luz a mais é mau, ter luz a menos também... a quantidade de luz necessária varia de acordo com a fauna e flora... uma equação de 3 incógnitas... e agora?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Outra vez

 

Bem, andei a ler o que já foi escrito neste tópico (também revi as minhas próprias mensagens) e fiquei com a sensação que até eu próprio não estou lá muito certo do que quero fazer. Desta forma vou tentar adoptar a estratégia de "um passo de cada vez" e delinear o meu plano da seguinte forma:

 

Fase 1 - Aquisição de aquário

Aspectos a considerar: Tamanho, relação altura/largura/profundidade, litragem, formatos especiais (ou não), material.

 

Fase 2 - Aquisição de Equipamento

Aspectos a considerar: Filtros - tipo, capacidade, fiabilidade. Iluminação: tipos (leds, tubos, etc), potência, lumens, adaptabilidade (controlo independente dos elementos ou não). Termostato: Potência, tipo.

 

Fase 3 - Aquisição de outro equipamento

Aspectos a considerar: Testes, utensílios diversos, químicos necessários para tratamento da água, etc

 

Fase 4 - Definição do interior do Aquário

Aspectos a considerar: Definição da flora, substrato fértil, substrato inerte, organização e disposição dos elementos.

 

Fase 5 - Estudo da água (e implementação prática)

Aspectos a considerar: Ciclo do azoto, relações e importância do PH, dureza, Nitritos e Nitratos, TPA's.

 

Fase 6 - Escolha e aquisição da Fauna

Aspectos a considerar: tipos de peixes de acordo com as características resultantes da Fase 4 e 5, compatibilidades, quantidades, adequação dos bichinhos ao meio disponível...

 

Fase 7 - Aprender a rotina de manutenção

Aspectos a considerar: alimentação, cuidados regulares, manutenção da flora, etc

 

 

Ufa... isto parece o projecto de um lunático... estou a pensar demasiado nisto não é? Bem, digam lá se isto faz sentido o que acabei de escrever, se me esqueci de alguma coisa ou se troquei alguma fase.

 

Aquariofilia, aqui vamos nós :D

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá tony!

 

estás no bom caminho! parabéns! Assim atá dá gosto ajudar!...

Alguma opiniões:

 

fase 1: pondera mandar fazer o aquario; dá-te liberdade para teres o tamanho que queres e podes comprar o resto do equipamento à tua escolha sem teres que comer com o que já vem com os kits. Não vás para comprimentos não standard (tudo o que não seja de 10 em 10 cm) senão ves te aflito para arranjar uma luminária que lá sirva. Atenção que quanto mais altos mais luz (tendencialmente) tem que ter. Porém algumas espécies de peixes agradecem a altura extra...

 

fase2: filtros: preferencialmente um externo pelas razões que já aqui foram ditas. Se há equipamento que não vale a pena poupar uns trocos é aqui. um bom filtro dura-te uma vida. Pessoalmente não compro outra coisa que não seja um eheim...

iluminação: se fores para 1w/l sem co2 é algas na certa!... se fores para perto desses racios tenta arranjar uma que de para desligar elementos; no inicio podes não ter as lampadas todas ligadas, mas de futuro, se te apetecer ir para outros voos tens já essa margem de manobra. A luz vai te condicionar o que podes fazer com o aquario. Luzes fortes apenas se tiveres interesse em ter tipos de plantas mais exigentes (agora ou de futuro).

 

fase3: os testes são te mais necessários no inicio quando ainda não conheces o aquário. posteriormente vais deixar de fazer alguns porque já sabes como ele se comporta. Inicialmente e para controlares o ciclo os de tiras dão. Posteriormente e se quiseres ter mais precisão nalgum parametro aí vais ter que ir para os de gotas. actualmente só controlo (no aqua de agua doce) os consumos de ferro e as oscilações de fosfatos que tenho na agua da rede. Deixa lá as sondas de pH que agora de inicio tens outras coisas mais importantes onde gastar dinheiro. Isso é secundário.

 

fase4: é o teu critério. Aqui tens mesmo que ser tu a pesquisar e a veres exactamente o que queres.

 

fase5: estas no bom caminho!...

 

fase6: o mesmo que na fase4

 

fase7: vai com o tempo/experiência

 

Pode parecer, mas isto dos aquarios não é assim tão complicado como isso! O que te aconselho é pesquisares sempre, sempre que tens uma duvida. é claro que as podes sempre postar aqui, mas garanto-te que formas melhor a tua opinião e muito mais rapidamente ao pesquisares; Lembra-te também que o que a malta aqui posta (aqui e por essa internet fora!) são opiniões e experiências vividas e não deves levar nenhuma à letra porque podes inadvertidamente meter uma argolada porque foste na conversa de algum pseudo-iluminado ; isto tudo serve para tu formares a tua opinião e decidires o caminho que tomas; mais tarde vais ver que há mais que um caminho ( e por vezes contraditórios) e ambos com bons resultados!

Importante é teres noção da capacidade dos equipamentos que vais adquirir; desde que não ultrapasses esse limite vais ver que é bastante gratificante e as coisas correm bem; e saberes bem as necessidades das espécies de pexes/plantas que vais adquirir.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Editado por bbranco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a ficar um tópico engraçado...

 

Gosto são gostos mas, não seria melhor optar por um aquário aberto em vez de ser com tampa? Digo porque, vendo o entusiasmo que estás a ter, um aquário com tampa só te vai arreliar no futuro! Vais andar às cabeçadas para "mondar" as plantas, para mudar a paisagem, para limpezas, etc etc.

 

Abraço e bom projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas :)

 

bbranco:

 

Já estive a vasculhar sobre os tamanhos e relações altura/largura e é como dizes, ou vai de 10 em 10 ou então as luminárias já não batem bem com o tamanho... a não ser que penduremos do tecto e fingimos que está "mais ou menos".

Pelas minhas pesquisas, o mais provável é eu ir para um aquário simples e funcional e abandonar a ideia dos aquários ultra-modernos de tamanhos duvidosos onde já está tudo enfiado e pronto para ligar o botão. Vamos ver.

 

 

dias_lm: já estou a considerar essa hipótese também. A tampa parece que acaba por estorvar. Tenho é que treinar depois os miúdos a não atirarem pão ou moedas para dentro do aquário... essa vai ser gira! ;)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais os meus parabéns, és até hoje a pessoa que estou a gostar mais de dar uma ajuda.

Normalmente os pedidos de ajuda neste fórum são do estilo:

 

Exemplo 1

Quero compra um aquaio, quato custa? que peixes poxo meter?

 

Exemplo 2

Comprei um aquario, que filtro meto?

 

 

Nem bom dia, nem boa tarde, nem obrigado nem nada, a malta que responda e pronto.

 

Depois temos também os casos de pessoas que vem pedir ajuda mas que passado um dia afinal já sabem tudo e eles é que nos querem ensinar e depois ainda têm a lata de vir comentar que os peixes morreram e que não sabem o que fazer.

 

 

Meu amigo, tu és educado, humilde, sabes o que queres, és organizado e bastante comunicativo por isso um bem haja para pessoas como tu.

Dá gosto ajudar assim.

 

Pessoalmente acho que o teu ultimo post esta na direcção certa, estas a ir muito bem:)

Quanto a questão das tampas, eu não uso tampas nos meus, se por um lado dá se bem mais evaporação e a superfície ganha uma tonalidade esbranquiçada, por outro acredita que é bem mais natural e mais vantajoso para a tua água.

Assim eu faria desta forma:

 

 

Compra do aquario;

COmpra do material necessario (filtro, termoestato, luz, termometro);

Compra de kits para medir os parametros da água;

Compra de material necessario para o layout (areão, pedras, tronco, plantas);

3 a 4 semanas de ciclo de azoto;

Mediçao da água;

Peixes.

 

Simples?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius:

 

Obrigado pelas palavras amáveis. Pessoalmente considero-me um tagarelas... talvez por isso pareça "comunicativo" mas descansa, logo hás de fartar-te de mim :P.

Quanto a questão da metodologia... eu já cometi muitos erros na minha vida. Tenho um outro hobby que é o aeromodelismo (Planadores e Helicópteros) e acredita que se fosse contabilizar o dinheiro que atirei pela janela por erros de escolha e julgamentos errados, desistia imediatamente.

 

Para mim, as coisas começaram a correr melhor quando finalmente admiti que era um perfeicionista. Comprar uma coisa para "desenrascar" não me serve porque fico a remoer no assunto e depois lá perco a cabeça e vou à loja comprar o que realmente preciso. Resultado: uma oficina cheia de Helis, Rádios, Planadores, Servos, giroscópios etc. Depois nem sequer tenho a lata de vender o material que tenho em excesso porque me parte o coração de vender uma coisa que sei que é marginal e não vale o dinheiro da embalagem... enfim, um desabafo e também a justificação porque é que quero fazer as coisas bem à primeira. Sei que vou cometer erros na mesma (quem é que não os comete?) mas estamos a falar de seres vivos... não é a mesma coisa de comprar um receptor errado e atira-lo para dentro do armário e comprar outro.

 

Já andei a ver e pelo que li, parece que não deva exagerar na altura do aquário por causa da luminosidade que se vai perdendo e a problemática da fotosíntese das plantas se um dia enverdar pelo caminho de utilizar plantas mais exigentes. parece-me que a concordância comum é não ultrapassar os 40cm de altura para um aquário de 60/70cm de comprimento. Existe ainda o problema da largura que deveria ser o maior possível de forma a conseguir uma relação aceitavel de largura x comprimento fomentando assim uma superfície maior para trocas gasosas entre o aquário e o meio envolvente. O problema é que só vejo aquarios com apenas uns 30 cm de largura quando procuro por aquários de 60/70L. Vou agora à uma loja que fica aqui perto ver o que eles têm e já reporto :)

 

 

Pedro Lourenço: não te preocupes, dar apoio também é uma preciosa e necessária ajuda :) Além disso, vendo bem as coisas... mesmo se eu transformar este tópico numa espécie de diário das minhas aprendizagens, os outros novatos também têm mais um sítio para consultar antes de dar o passo em frente não é? ;)

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bbranco:

 

Gostaria em primeiro lugar concluir a fase 1 mas as tuas palavras foram registadas no que respeita às fases seguintes... já andei a pesquisar sobre a questão das algas e o trio dos fosfatos, nutrientes em excesso e a presença de luz. Não me estou a dedicar ainda a 100% de estudar a questão da luminosidade mas já andei a passar por alto as técnicas que são empregues hoje em dia e atraiu-me a utilização de LEDs em vez dos tradicionais "tubos". Penso que seja apenas uma questão de fazer a conversão de ambas as soluções para uma medida comum (lumens) e analisar a questão se vale a pena ou não. Vi algumas soluções caseiras e outras profissionais mas os LEDs neste País ainda estão caros. Quando chegar a essa fase, irei obviamente investigar mais e ver quanto custam esses materias lá fora assim como as suas vantagens e desvantagens.

 

Quanto ao filtro, já encontrei muitas referências à marca que tu referes (eheim). Tenho que ver o que há por aí :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje estou a encher isto de comentários, bolas...

 

Esqueci-me de perguntar se existe alguma diferença (além de estética) entre um aquario simples em vidro e um aquário também em vidro mas com aqueles "reforços" ou traves em metal/plastico à volta dos cantos/topo/laterais? Consegui encontrar algumas referências sobre a inclusão dessas traves por cima dos pontos de colagem mas não referem se é apenas por questões estéticas ou se realmente é benéfico em termos de resistência?

 

Prometo calar-me agora.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu és de onde? Norte, centro ou sul?

Se fores do Norte posso te dizer alguns sitios para veres uns aquários;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Sou do Algarve (zona de Faro e arredores). Aqui só tenho os Aquapicanço, Casa dos Papagaios e pouco mais :(

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje estou a encher isto de comentários, bolas...

 

Esqueci-me de perguntar se existe alguma diferença (além de estética) entre um aquario simples em vidro e um aquário também em vidro mas com aqueles "reforços" ou traves em metal/plastico à volta dos cantos/topo/laterais? Consegui encontrar algumas referências sobre a inclusão dessas traves por cima dos pontos de colagem mas não referem se é apenas por questões estéticas ou se realmente é benéfico em termos de resistência?

 

Prometo calar-me agora.

 

Abraços

 

Tony

 

 

È benéfico :) A questão e que podes comprar o aquário já feito que não há problema nenhum, estéticamete são mais apelativos e já trazem tampas como queres. A questão é esta quanto maior poderes comprar melhor, quanto mais litragem tiver melhor...o sistema vai se manter mais estável e podes introduzir peixes com fartura e descanso e acredito se todos podessem era isso que fariam. para começar como já disseram 80 litros já chega mas se poderes comprar maior mal não faz ;).

 

Qaunto a questão de trazerem iluminação insuficiente isso depende do que se pretende, se fores fazer um aquário plantado não dá. Atenção quando refiro plantado não e com plantas, mas sim com plantas de exigencias de iluminação, co2 e nutrientes elevados. Podes ter plantas de baixa manutenção perfeitamente pois não precisas de nada disso e ao inicio até e melhor começar por estas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sendo de Faro assim já não te posso ajudar porque não conheço nada para esses lados.

Relativamente a iluminação, posso te dizer que o meu aquário esta carregado de fetos de java, elodeas, anubias e musgo e apenas tenho meio watt por litro o que para este caso é suficiente.

Sendo que és novo neste mundo não me parece que queiras entrar para mundos complexos de flora por isso penso que poderás adquirir algo mais simples que te permita ter um aquário bem repleto de plantas mas sem ser algo que te exija muita dedicação e tempo.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez :)

 

@YAKUZA

 

Já me convenceste. Agora vai lá convencer a minha mulher :P Quando lhe falei no aquário, ela sugeriu-me um muito bonito e todo estilizado... de 5L!!

 

@Julius

 

Obrigado pelas informações, se 0.5W por litro te chegam, devem também concerteza chegar para mim e assim já tenho um ponto de referência. A minha pergunta relacionada com a iluminação prendia-se mais com o facto de que eu estou disposto a abdicar de aquários todos XPTO com curvas e designs modernos para ter uma coisa funcional, que seja composta por equipamento que funcione adequadamente e que, ao mesmo tempo, permita ser re-aproveitado para quando, um dia, tiver conhecimentos suficientes para fazer uma coisa mais à serio ou, caso me decida a isso, também servir para biótopos diferentes.

 

Gosto de pensar a longo prazo mas como eu próprio sou imprevisível, gostaria de evitar comprar coisas que depois tenham que ser trocadas porque já não me servem para outras condições (de luz, ambiente, etc). No caso particular das luzes (e ainda não estudei isto a fundo) gostaria de montar um sistema que se adequasse para o presente projecto mas que, no futuro, também poderia ser utilizado para ambientes mais exigentes. tenho andado a ver várias alternativas entre T5 e T8 mas, por enquanto, o sistema de Leds é o que me atrai mais. No entanto, volto a salientar que ainda não olhei bem para isso nem pedi ajuda porque ainda estou "encalhado" na Fase 1.

 

@todos

 

Ontem fui a algumas lojas aqui na zona e realmente é o que dizem... existem aquários "giros" e modernos mas é tudo vendido em kit ou por outras palavras, vou concerteza jogar metade daquilo fora... se não agora, então daqui a um ano ou dois... porquê comprar um aquario todo completo por cento e tal euros quando depois estiver insatisfeito (nem que seja psicologicamente) com o filtro, com as luzes, com a tampa? Lá vou eu a correr a comprar outro filtro, outras luzes e somando tudo lá vai logo uma fortuna. Neste momento estou à procura de um aquário de 60L a 70L que seja o mais simples e básico possível para que possa depois, com a Vossa ajuda, encontrar o equipamento ideal para mim e evitar duplicações e material inadequado para o presente ou para o futuro. Por incrível que pareça, não está fácil... ontem vi montes de aquários, mas ou eram kits ou então eram pequenos ou grandes demais... depois ainda há situações estranhas como por exemplo um Aquapor 60 que é simples e tem as medidas anunciadas de 63 x 32 x 38cm (o que em litragem bruta iria representar 76L menos as paredes) mas o aquário vem anunciado com 54L de capacidade na caixa?!?! Ou eu estou a fazer mal as contas ou então as paredes têm 2cm de expessura o que, certamente, não é o caso. Quando perguntei ao vendedor, este ficou a olhar para mim e só encolheu os ombros... grande ajuda :|

 

E pronto, é este o ponto da situação. Só me falta ver ainda o Aqua Picanço (que é o maior da região) mas ontem já estava estafado... eram os vendedores a tentarem convencer-me que os kits vinham com superfiltros internos e que as "bioboxes" eram indispensáveis e por outro lado a minha cara-metade a insistir com caixas de fósforos a fazerem de aquário... enfim, amanhã também é outro dia. Só tenho a certeza de uma coisa... se não fosse este fórum e os Vossos comentários, a esta hora tinha um kit 123 para iniciação rápida com uma data de peixes a boiar na linha de água ou um espectácular Aquário Design Bambu de 5L com um Betta a dar lentamente em doido...

 

Por isso, mais uma vez, obrigado pelos Vossos comentários.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando perguntei ao vendedor, este ficou a olhar para mim e só encolheu os ombros... grande ajuda :|

 

 

Eles não têm formação amigo, o mais certo é nem saberem sobre o que falas e mesmo aqueles que parecem ser entendidos 90% fica pelo parecer.

Uma das minhas manias de matar o tempo é ir para lojas que não conheço bem e ir testando os vendedores a ver até onde é que entendem, as vezes é cada buracada que me controlo para não me rir das asneiras que dizem.

 

Por exemplo, sabias que para teres peixes de água fria basta encheres o aquário, meteres uma mão de sal e umas gotinhas de anti cloro e dar de comer de 3 em 3 dias????

 

Pois eu também não sabia;)

 

 

Sabias que um escalar pode estar num aquário de 30 litros cheios de guppies com alevins?

 

também não fazia a mínima ideia

 

E sabias tu que os camarões só existem para aquários de água salgada???

 

 

Pois é, um dia escrevo um livro intitulado "piadas de vendedores de aquariofilia".

 

 

Quanto a iluminação, não me entendas mal, eu tenho meio watt por litro mas só tenho plantas fáceis de manter, se quiseres ir para um plantado com outro tipo de fauna já não dá para isso entendes?

 

Qualquer coisa apita ou manda me MP e falamos pelo msn se quiseres.

 

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.