Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

O Rui começou não com peixes, mas com plantas, e depois plantas aquaticas, e depois Aquariofilia :D

 

Por isso, para plantas, é difícil ultrapassar a nível de conhecimento/experiência :D

 

A não ser que sejas "info esponja" como o Tony :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás a crer dizer que o Tony o ultrapassa em conhecimento? Do tema em questão obviamente.

 

Do meu ponto de vista absorver informação é sinal de conhecimento, obviamente diria um disparate se dissesse o contrario, mas cuidado, há muito informação que não presta.

 

Experiência é.... experiência, e não há nada como ser portador dela para falar acertivamente e com conhecimento de causa, ou seja, muitas vezes dizemos ai e tal...eu já li isso e é assim, mas depois quando elaboramos um projecto e pomos a teoria em pratica constatamos que afinal não é bem assim.

 

PS:Não é nada contra o Tony, é um pessoa que admiro e que me dá imenso prazer dialogar, independentemente de por vezes termos opiniões distintas, não façamos confusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a dizer bem nem mal de um do outro. Estou a dizer que uma pessoa se juntar muita informação mais muita experiência poderá relatar e jurar de pés juntos que uma determinada informação está correcta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiii, já andam a falar atrás das minhas costas... espera, o tópico é meu! :P

 

Esclarecendo as coisas.

 

A absorção de conhecimentos tem as suas vantagens e desvantagens. Sim, eu sou uma "esponja" e aprofundo um assunto como ninguém... seja através de livros, internet, etc. Isso permite-me confrontar N opiniões diferentes, analisar os pros e contras e formular uma teoria que eu considero correta. No entanto, em muitas coisas, falta-me a experiência prática.

 

Reconheço que a experiência vale muito e não pode ser simplesmente substituída por acumulação de conhecimentos de outros mas quantas vezes não vemos pessoas a cometerem os mesmos erros anos a fio? Imaginemos o caso de um soldador que há 40 anos trabalha na solda e tem uma técnica que, apesar de funcionar, fragiliza em algum aspeto o material. Agora imaginem que chega um novato que tem 2 anos de soldadura mas que revirou meio mundo em busca de técnicas de soldagem (muitas delas transmitidas por outros veteranos) e diz ao soldador de 40 anos de serviço que a técnica que ele utiliza fragiliza o metal em algum aspecto... o soldador velho diz que não e que sempre fez assim e nunca teve problema.... quem estará certo? Devemos dar todo o crédito ao veterano e devemos descartar todo o conhecimento "adquirido" do novato? Julgo que não.

 

Também o contrário é verdade e há coisas que só a experiência nos ensina e por muitos livros que leias e que partas a cabeça sobre um assunto, um veterano chega ao pé de ti e diz que não vai resultar (porque tem experiência no assunto) e tu aceitas ou tentar por ti e provavelmente falhas....

 

Acho sinceramente que ambos os tipos de pessoas são valiosas e o ideal é o que resulta da discussão entre ambos os tipos.

 

Por exemplo, quando falei no tópico do Eli sobre a aplicação do Excel para tratar BBA, não foi apenas aquilo que "li" mas também aquilo que testei "in loco" no meu aquário e funcionou... claro que a ideia fui buscar ao conhecimento de outros e não acho mal nenhum nisso.

 

Se todos aceitássemos verdades absolutas, não haveria evolução :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto disto!! So it's new school vs. old school :D (o caso do soldador).

 

Velho experiente só tinha que aceitar e tentar e testar e comparar resultados e pagar ao rapaz umas mins... (Haaai ai... Pedro, és tão ingénuo) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e para esclarecer a situação... não, não considero T5 superiores a PLL. O que me faz aflição (e tenho direito a opinião) é que as PLL são tradicionalmente mais curtas e mais pequenas que as T5 (pelo menos as que vi) o que quer dizer que toda a potência (40, 55, 100W) sai de um único ponto e que, diretamente por baixo da PLL pode gerar crescimentos fenomenais MAS a 20cm ao lado já não porque o feixe de luz sai do mesmo sítio... num precorre 50cm para chegar ao fundo e, no sítio ao lado, já tem que precorrer 70cm ou até 1 metro.

 

Isto é a minha opinião e não quer dizer que esteja certo. Nem sequer é uma coisa que tenha lido em lado algum. É a minha percepção empírica que me diz que uma T5 mantém uma distância linear e constante do fundo que ilumina e que uma PL, pela sua dimensão, transmite níveis de luz diferentes a distâncias laterais diferentes.

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PLL mais concentrado, menos expandido! T5 menos concentrado, mais expandido.

 

Mas calculando o racio de perda a nível concentração / expansão, iria exisitir uma maior perda na taxa de expansão nas PLL do que maior perda de taxa de concentração nas T5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boa noite para si também,

 

1o Não falei nas tuas costa,

 

2o Nao tenho pachorra para fazer um testamento com teorias de pll e t5, simplesmente dei a minha opinião e pelos vistos á gente bem capacitada com experiencia ou teoria que opina da mesma maneira,

 

3o Respondi a uma pergunta que me colocaram, não quis dizer que tu só te baseies em teoria ou tentar de alguma forma fazer juízo de valores,

 

4o Has-de dizer-me quantos soldadores de 2 anos ensinam os de 40 a soldar, pode haver, mas é para aí um em cem,

 

5o Tens razão, o tópico é teu, desde já as minhas sinceras desculpas por qualquer inconveniente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naz, "chillax" homem! Relaxa, por exemplo, trabalho no ramo gráfico, e existe sempre conflitos entre "new school vs. old school".

 

Antigas técnicas vs. Técnicas actuais... Isso é mais que normal, o Soldador de 40 anos pode estar sempre na rotina de fazer da mesma forma, e o novo com técnicas mais sofisticadas... .... You know what? Isto não nos leva a lado nenhum... LOOL!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hu?

 

Alguém mal disposto esta noite? Estamos a brincar homem!

 

Que bicho lhe mordeu???

 

 

Quanto as plls vs T5, pah, tanto me faz desde que iluminem e as plantas cresçam. Ora se tu me dizes que as tuas plantas parece que tem falta de luz mais junto ao fundo e apartir de determinada altura é que parecem bem e que achas que são as luzes, então a única coisa que sugeri foi que aumentasses as luzes... isso é razão para discussão? Não tenho experiência com PLL portanto só posso recomendar o que já vi que funciona aqui e para são T5 que é o que conheço. Até eu próprio reconheci que se fosse hoje não voltava a meter leds que acho que não compensa a trabalheira e manutenção... mais nada. Alias, se bem me lembro, até disse que 2 ppl de 55W deveriam ser mais que suficientes para o teu aquário e até te perguntei se já as tinhas há muito tempo porque não encontrava explicação... nunca disse para te livrares das pll em detrimento das T5.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver,

 

Apesar de ter mau acordar, á noite costumo estar bem disposto, não estou zangado ou algo do genero, simplesmente fiquei com uma ligeira sensação de estar a ser inconveniente.

 

Eu coloquei os linkes porque como tínhamos "discutido/dialogado/trocado opiniões" em relação a esse assunto á pouco tempo, certamente recordas-te, como sei que vais avançar com um novo projecto achei bem colocar a informação acima mencionada, se fosse eu gostava que me fizesses o mesmo.

 

Quanto a isso da velha escola, faz me muita confusão o pessoal que sai de uma licenciatura e pensa que sabe tudo, nao quero com isto crer minimizar ninguém, sou eng. da nova escola e vejo muitos colegas a sair cá para fora a crer fazer de burros pessoal com menos habilitações e quando vou a ver nao vêem um boi daquilo, é triste.

 

Quantas ás minhas pll como já te tinha dito penso que seja das lâmpadas, tu ate referiste que as lâmpadas dos chinos....lembras-te? Primeiro vou troca-las, a ver, nao me apetece gastar uma nota preta nos leds, apesar de reconhecer que o material indicado por ti parece me excelente.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso expliquei me mal. O que queria dizer é que ha lampadas e lâmpadas. No próprio site da aquaeden fazem publicidade a uma calha feita por eles onde dizem que dois tubos deles valem por 4 dos chineses.

 

Ora se tu me dizes que 110W te estão a parecer pouco, eu acredito em ti e tento ajudar pensando nas lâmpadas... Plls para mim Sao desconhecidas mas se tem cada uma 55W e cobrem o aquário todo, deveriam ser suficientes e pelos vistos não Sao portanto:

 

A) não tens falta de luz mas se tu dizes que parece que sim então descarto esta hipótese.

 

B) lâmpadas Sao velhas e ja não dão potencia mas tu ja disseste que Sao novas. Descarto essa hipótese

 

C) não estão a produzir verádeiramente os 55W, perguntei se eram chinocas. Dizes que não, descarto também.

 

Como estavas a pensar em aumentar a luz, porque não uma T5? Queres ir para leds, tudo bem desde que lhe des forte e feio porque poucos leds é pior do que uma ma lâmpada.

 

Acho que não houve propriamente discussão sobre o assunto. Limitei a dar te opiniões.

 

Quanto a este ou aquele dizer que pll Sao boas. Eu não duvido. Tu é que não estas satisfeito portanto algo se passa.

 

Ja agora aproveito para voltar a dizer que a Cuba não é boa indicadora porque se fizeres uma busca aqui no fórum vais encontrar fulanos que a fazem crescer quase as escuras e outros que não a conseguem fazer vingar po nada deste mundo (eu incluindo)

 

Não é azao para nos andarmos a chatear pois não?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora, não digo que os novos tem razão ou que os velhos é que sabem tudo. Os preconceitos é que destroem tudo. Vamos aceitar cegamente as opiniões dos velhos e ignorar os novos? Vamos esquecer a experiência de anos em detrimento de conhecimentos de escola? Claro que não.

 

Eu ja disse que percebo menos do que muita gente. A única coisa que abona a meu favor é eu andar sempre em busca de novas informações e mais experiências e formo as minhas opiniões baseado nisso e na minha experiência pessoal. Qualquer um é livre de aceitar ou ignorar.

 

Antes de te meterés na aventura dos leds, lembra-te que eu desisti deles e vou meter T5 no novo projeto por todas as razões que mencionei no entanto eles funcionam so não como eu pessoalmente desejo.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony, por favor,

 

Sempre aceitei as tuas opiniões de bom grado, a prova disso é que tas peço frequentemente, e se discordo contigo nalguma matéria tento criar bases aos meus fundamentos, só isso.

 

Mas algum dia me vou chatear por tonterias, isso é que era bonito, estava eu bem lixado no meu dia a dia com aquilo que me aparece á frente.

 

Eu não vejo discussão nenhuma, simplesmente me parece que houve um mal entendido/distorção das duas partes.

 

Agora falando de coisas serias,

 

Sendo a minha calha da boyu e tendo as lâmpadas que vinham com ela, é quase garantido que são dos xinos incluindo os balastros, não disse que não eram, por isso é que vou trocar lâmpadas e balastros, e se mesmo assim não bomba, paciência, dedico me a pesca.

 

Permite-me discordar num ponto, pelas fotos que vi a tua Cuba estava fantástica, parece me que o fracasso deveu se á fauna, mas isto é a minha opinião, vale o que vale.

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois faz isso então. Não ha razão para não funcionar.

 

Quanto à Cuba, ja vi outras muito mais saudáveis que as minhas e talvez o crescimento de 1cm por mês me tenha esgotado a paciêncian não sei.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....Vamos vêr!

 

Só te digo uma coisa, se fizer outra montagem cuba não terá de certeza.

 

Também não sei se a minha água com um ph de 8 a cair para 8,5 não ajudará á festa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 notificações á vossa conta!!!! Deixem-me dar a minha humilde opinião de maçarico.... :character0050:

 

PLL's para mim são mais úteis, comparando qualidade/preço!!!!!

 

As pll's têm um desgaste menos em termos de lâmpadas, principalmente as T8.... notei grandes desenvolvimentos a nível da flora.... principalmente as algas!!!!! :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde que chegue ao fundo e as plantas cresçam, qualquer coisa serve. O problema é fazer a luz chegar ao fundo.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.