Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Boas é bom saber que tudo corre bem

 

Só não estou de acordo quando dizes de uma forma perentória que os Nitratos produzidos por um aquário não são suficientes para um crescimento saudável das plantas. POdes aplicar ao teu caso, que tens uma baixa altura de coluna de água e uma grande intensidade de luz em todo o aquário o que faz com que o metabolismo das plantas seja todo sempre bastante elevado, pois sabemos que é a luz o catalisador da velocidade de crescimento das plantas. Se passares para um aquário com uma altura de 50cm ou de 60cm a coisa já não funciona da mesma forma. Por isso a forma como dizes não está incorrecta.

 

Experimenta ter discus, alimentá-los com papa caseira. Discus só por si são uma grandes porcos e uns grandes produtores de Amónia, tal como a comida caseira por mais delicados que sejamos tb a água na altura da alimentação fica uma porcaria, mais amónia. Apesar de a Amónia ser a 1ª fonte de azoto para as plantas muita será convertida em Nitratos. No meu caso por exemplo seguindo o mesmo esquema de fertilização que tu usas e sem fertilizar com Nitratos eles estão sempre nos 20-30ppm.

 

Não há verdades absolutas e cada caso é um caso, tal como cada aquário se comporta de maneira diferente, mesma que tratado pela mesma pessoa

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu baseio os meu comentários em que não existe limitação para as plantas, quer ao nível de luz, quer ao nível de CO2 ou de nutrientes. Se forneceres todos estes elementos, os nitratos produzidos pela fauna não chegam. Eu próprio cheguei à conclusão ontem que estou, de certa maneira, a limitar o crescimento das plantas pois estou a ver que estão a consumir mais do que aquilo que lhes dou. Pelas minhas contas, hoje as 19:00, não haverá nitratos para as plantas consumirem e todo o processo irá parar. No meu caso não é grave pois amanhã é dia de Macros e elas voltarão a trabalhar mas é uma limitação.

 

É mais do que óbvio que se UM dos componentes necessários (seja luz, co2 ou nutrientes) faltar, as plantas irão consumir na proporção do elemento MENOS disponível... Se as tuas plantas estão a ser limitadas pela luz, é claro que não vão consumir a mesma quantidade de nitratos que as minhas.

 

O que tentei dizer é que, fornecendo, níveis ilimitados de tudo às plantas, elas consomem nitratos a um ritmo muito mais alto do que julgava e os nitratos que a fauna fornece simplesmente não são suficientes, mesmo em situações como as minhas em que tenho excesso de população e fauna que suja muito.

 

Dizes que o teu aquário tem sempre nitratos devido ás papas/comida... acredito que sim porque tu estás a limitar o crescimento das plantas por outras vias... elas assim não irão consumir nitratos em grandes quantidades. No entanto, aposto o que quiseres que, dando quantidades ilimitadas de luz, co2 e nutrientes, as tuas plantas vão consumir mais de nitratos do que a tua fauna consegue produzir.

 

Eu próprio não acreditei quando o Tom Barr disse, e passo a citar, "A maior produção de nitratos que conheci, foi num aquário cheio de discos gordos alimentados a papa e, mesmo assim, a produção total, não chegava para além de 50% das necessidades das plantas desse aquário".

 

Espero que isto clarifique a minha explicação.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, só vim aqui dizer qualquer coisa para não acharem que estou desaparecido e moribundo num canto qualquer xD Até Agosto vai ser complicado vir cá tantas vezes, vamos ver o que consigo fazer. abraço à malta

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diverte-te :) Vamos ter saudades tuas e das tuas fotos :)

 

 

Atualização do dia

 

 

Hoje o dia foi dedicado à tecnologia. Fui ter com o Torneiro/fresador que conheço aqui na zona e ele, em 2 horas (1h e 55 a falar e 5 minutos a fazer o serviço) adaptou as roscas NPT macho ao que tenho por cá. Curiosamente, o passo do fio não era diferente. Apenas menos profundo e por isso é que não encaixava nas uniões fêmeas.

 

Uma vez chegado a casa, corri para a minha botija de CO2, desmanchei tudo e montei a nova válvula. Fiz o teste de fuga e descobri uma pequena fuga numa união... toca a desmanchar a união, meter mais fita de teflon e voltar unir. Desta vez passou o teste e toca a ligar... fiquei um pouco desiludido porque esperava que a válvula tivesse mais resolução mas aparentemente continuava sensível. A única coisa que notei é que é muito mais consistente. i.e. quando definimos uma determinada taxa, a mesma mantém-se e não se altera nem um décimo com o passar das horas. Andei a pesquisar um pouco e a partir a cabeça quando, de repente, me lembrei da pressão de entrada. Tinha regulado aquilo para 2 bar ainda do tempo em que usava o difusor inline. Ao utilizar o reator, não há praticamente pressão nenhuma de retorno logo podemos utilizar pressões mais baixas. Reduzi a pressão para 1.2 bar e voltei a testar... muito melhor!

 

De resto, continua tudo igual... infelizmente os meus ramirezis também... a fêmea continua a levar porrada a cada 2 minutos...

 

Abraços a todos

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, esqueci-me de dizer... medi outra vez os nitratos... e claro está... agora está entre o 0 e o 5... tenho que repensar seriamente as quantidades que fertilizo.

 

Aproveitei e medi os fosfatos também pois continuo a ver pontinhos de GSA... 0.5ppm quando adiciono 3ppm por semana... está decidido que vou aumentar a dose de fosfatos em 25%. Quanto aos nitratos, vamos ver o que faço....

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias ;D

quanto aos fosfatos, devido às algas, creio que deves aumentar...quanto aos nitratos...bem ai vario a minha resposta creio que deverias manter tudo igual.

sei que não ligam mt ao que eu digo, mas isto é como na agricultura...as plantas têm um potencial de crescimento elevado, tudo depende da quantidade de nutrientes, ou seja, vais sempre ter falta de algo.

se aumentares os nitratos elas iram consumir de mais de outra coisa, logo terás de aumentar essa que ira produzir um consumo exagerado de outra e assim por diante...

quando deres por ti já estás com falta de luz no aquario :D...

pelo menos essa é a minha opinião, tb não tenho plantas de dificil manutenção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "problema" aí é a intensidade luminosa vs altura do aquário. Eu quando tinha tb um super plantado no de 60L que agora virou Tangaryika acontecia-me a mesma coisa. A luz, catalisador da velocidade do crescimento das plantas chega a qualquer lugar sempre com muita intensidade, eu na altura tinha 2PLL de 36w, ou seja 72w para menos de 50L.

 

Nunca tinha nutrientes no coluna de água e por mais que carregasse aquilo no dia seguinte estava tudo como se não se tivesse passado nada. Tony aqui tens um problema, podes aumentar a fertilização claro, se está dentro do intervalo recomendado carrega nisso sem receios que não faz mal nenhum, mas depois vais ter mais massa vegetal para poder e deitar fora ou vender.

 

Já que tu verificaste que tens excesso de luz pois a Tenellus está a ficar acobreada, é esse o motivo pela qual as tuas plantas consomem nutrientes como se não houvesse amanhã, a minha sugestão seria desligares alguns leds e ver o que acontece, provavelmente o ritmo de crescimento abrandará e as tuas necessidades de fertilizar tb.

 

Em relação ao CO2 tb tenho os manómetros configurados como agora tens, com o ultimo a indicar 1 bar é mais que suficiente pois não existe grande pressão

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso baixar a intensidade dos leds para 60 ou 70%.... mas só depois de fechar a parte da frente do aquário com tenellus HAHAHAHAHHAHA (riso diabólico)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

Bem, como já devem ter lido, entreguei hoje 2 ancistrus ao Rui. Agora, pelas minhas contas, ainda tenho 8 no aquário pequeno. Se alguém de vocês vier passar férias ao algarve e quiser um ancistrus... primeiro a chegar, primeiro a ser servido :P Descobri um ancistrus bebé no aquário principal... deve ser o último sobrevivente mas não consigo apanhá-lo :(

 

Acho que já descobri porque ê que os meus rams, de vez em quando, desaparecem... é quando exagero no CO2.... com a mudança de válvula, passei de 2.2 bps para 2,9 bps e foi o suficiente para os neons virem respirar acima da linha de água e os rams desaparecerem de vista... devem estar escondidos atrás de alguma rocha. Já da última vez, eles desapareceram quando aumentei o CO2.

Com 50ppm de CO2, a tenellus liberta bolhas de oxigénio que é uma coisa do outro mundo. Parece que tenho injeção de ar no aquário lol

 

De resto, tudo na mesma

 

Abraços a todos

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até gostava de ter um desses belos Ancistrus, mas tenho algumas dúvidas, pois no meu aqua de 96 litros tenho 1 verdeman, 2 SAE's e 1 CAE. Assim não sei se já há população a mais para peixes de fundo. No outro de 30 litros tenho 2 corys Juli.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pois não conheço o comportamento dos teus mas o ancistrus posso dizer-te que são equipa de limpeza boa para vidros e fundo. Eles são mais eficiente com os vidros e as corydoras mais com o fundo... complementam-se. Junta Ottos e terás também limpeza folha-a-folha.

 

Estuda o assunto. Se achares que sim, tenho aqui uns quantos :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ancistrus cirrhosus (antigamente chamados dolichopterus)

 

Quanto ao par, dou-te de boa vontade agora se são machos ou fêmeas ou um casal, é impossível de saber até que eles não tenham uns bons meses. Com o rui o que fiz foi apanhar o um dos grandes e um dos de tamanho médio assim as probabilidades aumentam sempre um pouco.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou muito preocupado com isso, o meu aquário é demasiado grande para me preocupar com criações. Além disso tem bastantes esconderijos, e os peixes não são faceis de apanhar para pôr num aquário de criação (que não tenho). Prefiro deixar a "natureza" seguir o seu curso. ;)

 

Se não te importares eu fico te com dois! :)

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem os meus ancistrus são do mesmo "modelo" dos do Tony e digo-te que as fêmeas andam pelos 8cm agora os machos...pois esses andam pelos 12 ou 13cm sem problemas nenhuns, talvez se deva ao tamanho do aquário que com 540L proporcione o crescimento deles...e agora outra coisa, quando tiveres 40 ancistrus espalhados no aqua como eu tive depois de uma criação, cheios de esconderijos onde não os consegues apanhar, não vais dizer que tens um aquário demasiado grande para te preocupar com criações

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.