Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Eles não têm formação amigo, o mais certo é nem saberem sobre o que falas e mesmo aqueles que parecem ser entendidos 90% fica pelo parecer.

Uma das minhas manias de matar o tempo é ir para lojas que não conheço bem e ir testando os vendedores a ver até onde é que entendem, as vezes é cada buracada que me controlo para não me rir das asneiras que dizem.

 

Por exemplo, sabias que para teres peixes de água fria basta encheres o aquário, meteres uma mão de sal e umas gotinhas de anti cloro e dar de comer de 3 em 3 dias????

 

Pois eu também não sabia;)

 

 

Sabias que um escalar pode estar num aquário de 30 litros cheios de guppies com alevins?

 

também não fazia a mínima ideia

 

E sabias tu que os camarões só existem para aquários de água salgada???

 

 

Pois é, um dia escrevo um livro intitulado "piadas de vendedores de aquariofilia".

 

 

Grande abraço

 

 

Bom, podemos ir juntando tudo neste topico e escrevemos um livro :P

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Julius

 

Pois neste momento nem sequer tenho capacidade para ter outra coisa qualquer que não sejam plantas fáceis de manter e de baixos requisitos... e mesmo assim tenho certas dúvidas mas estou só a pensar no futuro...

 

@PedroLourenço

 

Pelo menos o vendedor de ontem preferiu ficar calado do que dizer asneiras (em relação às medidas do aquário e o porquê da litragem muito diferente).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Bem, fui hoje à loja e trouxe o aquário mais simples que consegui encontrar. Estava na dúvida entre um de 80L e outro de 60L mas o de 80L era muito mais comprido e, uma vez que não tenho ainda autorização para colocar o aquário na sala, o de 80L não me caberia no escritório. Teve que ser o de 60L brutos. (600 x 300 x 350). Tenho ainda um pouco de pena em não ter conseguido arranjar um de cantos curvos mas o maior que tinham era de 43L e vinha em kit. Outro interessante era um com frente curva mas o maior que tinham era de 40L e a medida a seguir era de 200L... paciencia. Pelo menos não trouxe coisas à mais.

 

Agora fase 2... já reporto.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fase 2

 

Olá de novo. Bem, agora que já tenho o aquário, já comecei a investigar o restante equipamento que provavelmente irei precisar. Vou começar pelo filtro penso eu. Estive a ler diversos artigos e centenas de comentários e parece-me que a grande maioria prefere os filtros externos da Eheim. Parece-me que, provavelmente, será mesmo a melhor escolha em termos de capacidade e durabilidade. Acontece que a Eheim tem diversas familias de filtros e estou um pouco (alias... muito) à nora em relação ao modelo. O Vendedor hoje de manhã aconselhou-me um Eheim Classic 2213 mas... era o que ele tinha em stock, dai a minha dúvida se realmente será a melhor escolha. Li que o ideal, em termos de capacidade, seriam 5 vezes a capacidade do aquário ou seja, no meu caso, 300ltr/hora. A questão é... maior nem sempre é melhor pois não? Pelo que vi, os filtros não são reguláveis logo não posso colocar um muito mais potente ou posso? Mais uma vez, queria adquirir um filtro que pudesse "reutilizar", se um dia decidisse ter um de 80,100 ou 120 Litros... Qual será a melhor escolha?

 

1. Eheim Classic 2213 (versão 020-PLUS com as torneiras e esponjas todas - 440L/h) Dizem que é para até aquários até 200L... estranho... só se fossem 2?

 

3. Eheim Ecco 130 (2032) - também com as esponjas e torneiras - 500L/h para aquários até 130L

 

4. Eheim Ecco 200 (2034) - 600L/h para aquários até 200L

 

 

Lí num fórum alemão que o Ecco era mais silencioso e tinha um botão qualquer para facilitar o arranque do filtro? Pelo que percebi o arranque a seco costuma ser problemático? Como podem ver... cá estou eu cheio de dúvidas outra vez... alguma ajuda preciosa disponível?

 

Obrigado e Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Não venho aqui mandar os meus palpites, porque não precisas deles (Tony), porque me parece que estás em boas mãos (a avaliar pelas respostas dadas pelos colegas)

 

O que aqui me traz (e aqui vou juntar-me em coro ao Julius) é manifestar o meu apreço por teres escrito numa linguagem correcta, abundante e clara. Na verdade, isso é cada vez mais raro e nesse aspecto concordo inteiramente com o Julius.

 

Para além de se perceber melhor a questão colocada, dá mais gosto responder.

 

Boa sorte para o teu projecto e aproveita a sorte que tens ... por teres pessoas que não se chateiam de ler os testamentos que escreves e que ainda por cima...GOSTAM!!!!! :):) :dance:

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes e apenas venho aqui dizer que li agora mesmo o tópico do inicio ao fim e gostei do que vi. Força com esse projecto de certeza que vai ficar um belo aquário com toda esta ajuda preciosa. Abraços para todos vós.

Marco Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

@majo

 

Obrigado pelas palavras. Em relação aos meus "testamentos"... ainda bem que alguém tem paciência para lê-los, a sério! Às vezes tenho alguma renitência em escrever textos alongados porque receio que a maioria das pessoas percam a "pachorra" a ler parágrafo atrás de parágrafo quanto mais responderem ao meu comentário. Pelos vistos, és um dos sobreviventes :)

 

@marcopaiva

 

Espero bem que sim apesar de que os meus maiores receios serem relacionados com a fase da decoração do aquário. Não tenho praticamente sentido estético apesar de saber reconhecer o que é bonito. Não me custa nada devorar toneladas de informação sobre determinado assunto (desde que não me disperse, daí a necessidade de separar as coisas por fases) no entanto, criar qualquer coisa que pode ser entendida como uma "arte", já é um assunto completamente diferente. Creio que vou precisar de MUITA ajuda quando chegar essa fase.

 

Abraços a todos

 

Tony

 

PS - Já ando a investigar luminárias e termostatos ;)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fase 2

 

Olá de novo. Bem, agora que já tenho o aquário, já comecei a investigar o restante equipamento que provavelmente irei precisar. Vou começar pelo filtro penso eu. Estive a ler diversos artigos e centenas de comentários e parece-me que a grande maioria prefere os filtros externos da Eheim. Parece-me que, provavelmente, será mesmo a melhor escolha em termos de capacidade e durabilidade. Acontece que a Eheim tem diversas familias de filtros e estou um pouco (alias... muito) à nora em relação ao modelo. O Vendedor hoje de manhã aconselhou-me um Eheim Classic 2213 mas... era o que ele tinha em stock, dai a minha dúvida se realmente será a melhor escolha. Li que o ideal, em termos de capacidade, seriam 5 vezes a capacidade do aquário ou seja, no meu caso, 300ltr/hora. A questão é... maior nem sempre é melhor pois não? Pelo que vi, os filtros não são reguláveis logo não posso colocar um muito mais potente ou posso? Mais uma vez, queria adquirir um filtro que pudesse "reutilizar", se um dia decidisse ter um de 80,100 ou 120 Litros... Qual será a melhor escolha?

 

1. Eheim Classic 2213 (versão 020-PLUS com as torneiras e esponjas todas - 440L/h) Dizem que é para até aquários até 200L... estranho... só se fossem 2?

 

3. Eheim Ecco 130 (2032) - também com as esponjas e torneiras - 500L/h para aquários até 130L

 

4. Eheim Ecco 200 (2034) - 600L/h para aquários até 200L

 

 

Lí num fórum alemão que o Ecco era mais silencioso e tinha um botão qualquer para facilitar o arranque do filtro? Pelo que percebi o arranque a seco costuma ser problemático? Como podem ver... cá estou eu cheio de dúvidas outra vez... alguma ajuda preciosa disponível?

 

Obrigado e Abraços

 

Tony

 

Boas!

A historia do filtro ter que fazer 5x/hora o tamanho do aqua é relativa. também tens que equacionar a capacidade que este alberga de massas filtrantes. um filtro interno, pequeno que faça 300l/h não é o mesmo que um externo que faça 300l/h...

Adiante.

Na minha opinião para um aqua de 60 litros até um 2211 chegava. Mas se quiseres ir um pouco acima (2213) já ficas com um filtro para um aqua maior. Se fores para o 2213, compra já com as torneiras duplas. Acredita que facilita muito.

Os ecco, acho-os overpriced em comparação com os classic; Não te esqueças que ainda te falta mais equipamento!... Certamente que será mais silencioso e tem mais umas features. Agora nunca tive problemas a ferrar um classic!...É apenas tirares o ar dos tubos antes de o pores a trabalhar; com as torneiras duplas é facil retirar o filtro sem que entre ar para os tubos.

Eventualmente poderás ter excesso de fluxo da agua com um 2213 em 60l, mas ha maneiras de o reduzir. Eu tive problemas com o excesso (em 96L) e acabei por resolver trocando a entrada e a saida por lily pipes.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

Aproveito também, juntando à onda de elogios sobre a escrita deste post, para dar os Parabéns ao TonyCh. :thumbup3:

 

Voltando ao tema...

Em relação à Fase2, tenho um Tetratec ex-400 (com cerca de 2 meses) e posso dizer que é super silencioso, tem 2 torneiras e o tal botão para ferrar a água.

Já agora deixo-te o link http://www.tetra.de/tetra/go/D342E820219BFB922FE4DE78F5655775/?lang_id=2&bestellnr=174269 a fim de teres uma ideia do custo das peças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convém alertar para quando dizes:

 

Olá de novo. Bem, agora que já tenho o aquário, já comecei a investigar o restante equipamento que provavelmente irei precisar. Vou começar pelo filtro penso eu. Estive a ler diversos artigos e centenas de comentários e parece-me que a grande maioria prefere os filtros externos da Eheim. Parece-me que, provavelmente, será mesmo a melhor escolha em termos de capacidade e durabilidade. Acontece que a Eheim tem diversas familias de filtros e estou um pouco (alias... muito) à nora em relação ao modelo. O Vendedor hoje de manhã aconselhou-me um Eheim Classic 2213 mas... era o que ele tinha em stock, dai a minha dúvida se realmente será a melhor escolha. Li que o ideal, em termos de capacidade, seriam 5 vezes a capacidade do aquário ou seja, no meu caso, 300ltr/hora. A questão é... maior nem sempre é melhor pois não? Pelo que vi, os filtros não são reguláveis logo não posso colocar um muito mais potente ou posso? Mais uma vez, queria adquirir um filtro que pudesse "reutilizar", se um dia decidisse ter um de 80,100 ou 120 Litros... Qual será a melhor escolha?

 

1. Eheim Classic 2213 (versão 020-PLUS com as torneiras e esponjas todas - 440L/h) Dizem que é para até aquários até 200L... estranho... só se fossem 2?

  • a popularidade dos Eheim no forum, pouco tem a ver com o produto em si, mas com marcas.
  • os litro/hora é MUITO IMPORTANTE, não é algo secundário, é algo importante para teres uma boa colonia de bacterias, nem depende do filtro interno ou externo. Pois as bacterias alojam-se em todo o aquario e a sua prosperidade depende da filtragem, pois é o que garante melhor circulação de água e oxigenação. os externos são melhores pelo que foi dito anteriormente (comodidade, estética, volume e mais agua no sistema) e não por este motivo.
  • falaste nas esponjas dos Eheim, essas esponjas é para embaretecer o filtro, tu não ficas com uma filtragem boa com o comprares o Eheim classic e manteres com o que ele vem... tens que comprar as matérias filtrantes à parte. aconselho-te a comprares cerâmicas, isso vende em caixinhas nas lojas e no filtro retirares algumas esponjas, que guardas e por lá as ceramicas.
  • Os filtros classic da Eheim são aborrecidos para ferrar e a sua manutenção é mais complicada que os filtros de balde como os ecco, além de terem menos capacidade para a colocação de matérias filtrantes. não tenho ecco, mas tenho outros de balde e um eheim classic 2213 (com as torneiras duplas e tudo) e o eheim é bastante aborrecido, nos outros a manutenção é bem mais simples e rápida. Agora não te sei dizer se os ecco ou os classic... tens que ver ambos os filtros e comparar: o preço, os litros/hora (quantos mais melhor), os watts gastos (quanto menos melhor), a litragem para colocação de materias filtrantes(volume do filtro, quanto mais melhor).
  • Os eheim 2213 não são filtros muito potentes, logo podes ter nesse aquário.O ecco com 600L/H é claro que é muito superior ao 2213, mas é bem mais caro... e muita areia para esse camiãozinho (aquário)... se no futuro vais comprar um aquário maior, podes manter nesse aquário durante um tempo. eu, num nano de 40L, estou com um filtro de cascata com 567 L/H e ninguém anda a esvoaçar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

@bbranco

 

Agora fiquei preocupado... Um 2213 é excessivo para o teu aquário de 96L? Então no meu de 60L, os peixes certamente irão começar a nadar para trás...? Pelo preço que vi lily pipes à venda cá em Portugal (50++€), mais vale comprar um filtro mais pequeno e, mais tarde, comprar um maior e vender o mais pequeno que sempre acabar por ter algum valor de revenda. Estou a fazer algum sentido aqui?

Quanto ao preço dos ecco, bem... depende... eu há 25 anos que pratico aeromodelismo (desde dos 9 anos) e há muito tempo há uma regra de ouro que transmito quando os novatos se dirigem a mim e me perguntam o que devem comprar como primeiro modelo (avião/planador, helicópteros é diferente): "compra o pior avião que encontrares e o melhor rádio que a tua carteira aguentar porque aviões vão e vêm, os radios são para toda a vida...". Agora neste hobby, eu é que sou o novato :P e não sei se o filtro é "avião" ou "rádio". Se for "rádio", é dinheiro investido e vou poupar a longo prazo, se for "avião", mais vale ajustar perfeitamente ao aquário que, no futuro, poderá vir outro. Além disso, pelo que me apercebi hoje em Faro a diferença de preços é uma loucura.

 

@porthos

 

Obrigado pela dica, vou considerar esse também. :)

 

@Quo

 

Bem, verdade seja dita que neste forum aparecem muitas referências à Eheim mas eu também me fartei de andar por fórums estrangeiros e, sobretudo na Alemanha, os Eheim são muito populares (talvez por ser uma marca alemã). De qualquer forma, que outras marcas sugeres para eu dar poder procurar referências? Quanto aos elementos filtrantes, eu julgava que vinham as esponjas e também o material cerâmico (não consegui perceber se o "EHEIM substrat pro" que parece ter umas bolinhas para nidificação das batérias e que vêm incluídas nos Ecco pro são, ou não, cerâmicas). Pelos vistos teria que adquirir esse material separadamente. Eu dei mais ênfase pelas torneiras que já me disseram que davam imenso jeito e, compradas à parte, custavam uma fortuna em comparação com o Kit Plus.

 

Quanto ao preço. Não sei lá muito bem o que consideram "caro". Não tenho experiências passadas em filtros. A minha única referência neste momento é o facto que na Alemanha, consigo comprar o Eheim ecco comfort 130 por 55.30€ + 6€ de portes. o Classic 2213, também na Alemanha, custa 37,90€ + 6€ de portes Não faço ideia se isto é caro ou não comparado com outras marcas (que não investiguei) mas tendo em conta que, esta manhã, me tentaram vender um Classic 2213 por 79,90€, em Faro...

 

Pensando bem, consigo comprar um ecco pro 200 com todos os acessórios no estrangeiro por menos do que me tentaram levar esta manhã pelo 2213.

 

 

 

Mais uma vez obrigado por todo apoio que me têm prestado :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm

 

Acabei de ler que a linha de Ecco Pro (que substitui a linha comfort) tem a particularidade de permitir o ajuste do fluxo através da regulação da torneira de saída... se isto é realmente verdade (sujeito a confirmação claro), poderia comprar o Ecco PRO 130 e ajustá-lo um pouco às necessidades do meu "pequeno camião". Se mais tarde quisesse um aquário de 120L, poderia usar o mesmo filtro e apenas abrir completamente a torneira de saida... o que acham?

 

Obrigado, abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem dúvida um óptimo começo. Os meus sinceros parabéns!

 

Praticamente já te responderam às perguntas que colocas-te, mas mais virão. De certeza!

 

 

Só vou dar o meu contributo em relação à filtragem, e aqueles que me conhecem, quer pessoalmente ou apenas de me "ler" no monitor, já sabem qual é a minha resposta: Eheim! Estou mais que satisfeito com os que tenho, e não são assim tão poucos! Doze no total, desde a série Classic, Ecco, e Pro.

 

Para um aquário deve-se utilizar o filtro que melhor se adequa ao tipo de fauna que temos, ou desejamos. A regra das 5 vezes a capacidade do aquário é muito relativa! Tudo depende da carga biológica que ele tem que suportar.

 

Uma das minhas "regras" é: quanto mais melhor, não caindo no exagero. Mas há excepções! Exemplo: tenho um aquário de apenas 200Lts, com 2 filtros 2217 e um 2229. Total de circulação de água, segundo o fabricante: cerca de 3000Lts/hora. Muito acima do é "recomendado". Motivo? É um aquário com Cíclideos Africanos!

 

No caso do teu aquário, ficas bem servido com um Eheim ecco pro 120 - 2032, para aquários desde 60 a 130Lts. Vantagem desta série: baixo consumo energético! São realmente muito poupadinhos!

 

Qualquer filtro da Eheim é fácil de ferrar, e extremamente silencioso. A série ecco pro mal se ouve! Tenho um no meu quarto, e sei que está a funcionar porque vejo o movimento da água na superfície. É praticamente inaudível!

 

Limpeza ou manutenção: rápida e simples, desde que estejam equipados com torneiras.

 

Acessórios? Os sufientes.

 

Peças de reposição: encontram-se sempre, mas não vais precisar de praticamente nenhuma. Sei onde estão dois filtros Eheim a funcionar há mais de 15 anos, sem um único problema! Isso quer dizer alguma coisa.

 

Não quero de modo algum dizer que as outras marcas não "prestem", mas Eheim é Eheim! Sei que alguém vai discordar de mim, mas é a minha opinião, e cada um tem direito à sua.

 

 

 

Agora queremos é ver esse projecto ir para a frente!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Quo

 

Bem, verdade seja dita que neste forum aparecem muitas referências à Eheim mas eu também me fartei de andar por fórums estrangeiros e, sobretudo na Alemanha, os Eheim são muito populares (talvez por ser uma marca alemã). De qualquer forma, que outras marcas sugeres para eu dar poder procurar referências? Quanto aos elementos filtrantes, eu julgava que vinham as esponjas e também o material cerâmico (não consegui perceber se o "EHEIM substrat pro" que parece ter umas bolinhas para nidificação das batérias e que vêm incluídas nos Ecco pro são, ou não, cerâmicas). Pelos vistos teria que adquirir esse material separadamente. Eu dei mais ênfase pelas torneiras que já me disseram que davam imenso jeito e, compradas à parte, custavam uma fortuna em comparação com o Kit Plus.

 

Quanto ao preço. Não sei lá muito bem o que consideram "caro". Não tenho experiências passadas em filtros. A minha única referência neste momento é o facto que na Alemanha, consigo comprar o Eheim ecco comfort 130 por 55.30€ + 6€ de portes. o Classic 2213, também na Alemanha, custa 37,90€ + 6€ de portes Não faço ideia se isto é caro ou não comparado com outras marcas (que não investiguei) mas tendo em conta que, esta manhã, me tentaram vender um Classic 2213 por 79,90€, em Faro...

 

Pensando bem, consigo comprar um ecco pro 200 com todos os acessórios no estrangeiro por menos do que me tentaram levar esta manhã pelo 2213.

bom até tenho vergonha de te dizer quanto custou o meu eheim 2213 lol. claro que a esse preço é muito barato e honestamente deveria ser o preço deles. São vendidos a preços demasiado altos por cá. que vai de duas, a quase tres vezes esse preço

 

Quanto a essas materias filtrantes que substituem as ceramicas, é mesmo esse o objectivo, têm um problema grave, têm pequena duranção. Se bem que no momento também estou a usar da BioMax da Fluval, umas ceramicas semelhantes a essas.

 

se puderes mistura: esponjas (que nao deves tirar todas, pois limpam impurezas), ceramicas e essas ceramicas "pro", eu alem desses tres modos de filtragem ainda uso pequenos areões. mas tal como disse, ao garantires uma boa oxigenação e movimentação de água, consegues que as bacterias boas prosperem pelo teu aquário e usas todo o aquário como um filtro.

 

claro que com as torneiras duplas é mais facil, mas mantenho que a manutenção é mais complicada que nos de balde. isto porque no balde basta fechar as duas torneiras, levantar o motor, retirar um dos cestos para a lavagem.. depois tens que nivelar a água dentro do cesto, que basta abrir uma das torneiras e fechar assim que atinge o nivel. Nos eheim classic, tens que fechar as torneiras duplas (4), desenroscar as torneiras de uma das outras, retirar o filtro, abrir a torneira que bloqueia o ar, limpar o filtro, tirando esponjas individualmente, retirar a água do tubo de saida para o aquário... é só salpicos e depois demora a arrancar.

 

Ao contrário da aviação, nos aquários para iniciados, é quanto maior o aquário melhor, já que os filtros são tão baratos, era investir num aquário a sério. que a meu ver são aquas de 80 cm para cima. Isto porque quanto maior o aquario, melhor este suposta os erros dos iniciados.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@David Cabete

 

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta :) Tenho a ligeira impressão de que gostas de Eheim... :D :D

 

Claro, compreendo perfeitamente a tua posição. Eu próprio sou defensor de algumas marcas dentro dos meus outros hobbies. Não se mexe em equipa que ganha e ter plena confiança em determinado produto é muito satisfatório. Quanto à potência, bem eu realmente ainda não faço bem ideia dos peixes que irei ter no aquário. Já andei a espreitar um pouco as compatibilidades das várias espécies mas nada de definitivo ainda. Só sei que realmente gostava de ter um conjunto de Corydoras duplicareus,Julii ou Adolfo... a partir daí terei que arranjar espécies compatíveis à nível de condições ambientais e sociais. Quando chegar à essa fase, logo estudo isso :)

Estou praticamente convencido a comprar um Eheim Ecco Pro 130. De qualquer forma, vou aguardar até amanhã à noite para fazer a encomenda pois, por um lado, não iria adiantar nada fazer a encomenda já e, por outro, pode ser que surjam ainda mais opiniões que sempre me deixariam o espírito mais descansado.

 

 

@Quo

 

Obrigado pelas dicas em relação ao material filtrante. Irei certamente aproveitá-las. Quanto aos preços, eu já estou acostumado a essas disparidades, em certa medida, devido aos meus outros hobbies. Qualquer motor, servo ou bateria é sempre, no mínimo, 30% mais caro cá. Não estava era à espera que a diferença fosse 100%. De qualquer forma, só "espreitei" nos meus sites do costume onde encontrei os preços já anteriormente referidos. Tenho a certeza que tu, que já conhece estas andanças, fizeste um negócio ainda melhor. Quanto ao aquário... é como no aeromodelismo... quanto maior, melhor mas isso também depende das disponibilidades financeiras e mesmo da facilidade de transporte, condições da pista etc. Há naturalmente um tamanho mínimo abaixo do qual mais vale estar quieto (refiro-me à aqueles brinquedos giros vendidos no supermercado... blah). Pelo que me apercebi aqui no fórum, é certamente viável ter um aquário muito pequeno e ter sucesso em manter diversas espécies mas, ao contrário do que parece, não é o caminho mais simples nem o caminho mais indicado para um iniciado. Fiquei com a ideia de que o mínimo para se começar com algum conforto neste passatempo, seriam exactamente os tais 60L para se conseguir manter um eco sistema estável (sobretudo nas mãos de um principiante). Claro que um de 200L é melhor mas, neste momento, não tenho espaço adequado para manter um aquário de 200L e, além disso, ainda não sei se terei "estofo" para manter um aquário bonito. Por isso prefiro começar com a medida mínima aceitável para ter alguma possibilidade de sucesso e depois logo se verá. 60L até consigo manter no escritório sem grandes problemas. 200L é que infelizmente não.

 

 

Tenho que começar a estudar os termostatos e as luminárias.

 

 

Abraços a todos e obrigado mais uma vez

 

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Bem, como os membros deste fórum andam muito atarefados a cuidar dos seus pequenotes, aproveito para lançar aqui mais uma dúvida :) Pensem positivo... Quando a resolver, é menos uma das mil que faltam ;)

 

Estive a vasculhar (mais uma vez) os diferentes tipos de aquecedores/Termostatos assim como as marcas mais populares. Pelo que percebi, existem Termostatos de fundo cuja função é, como a própria palavra revela, aquecerem o substrato do aquário. Ao que parece isso fomenta o crescimento das plantas, elimina situações onde há zonas mais quentes que outras e, na generalidade, necessita de menos Watts. Obviamente também li muitos comentários contra este tipo de sistemas e de algumas desvantagens importantes. A maioria dos termostatos são, no entanto, de imersão. Li e reli vários artigos e, em resumo, parece que estamos a falar de três factores: potência, fiabilidade, digital ou analógico. Depois ainda temos os chamados Termo-reguladores que, aparentemente, são capazes de activar uma função quando a temperatura está abaixo de um determinado valor (termostato) e, por outro lado, conseguem activar outra função quando a temperatura está acima do valor definido (ventoinhas).

 

Após essa leitura, estive a pesquisar vários modelos e o que mais me agradou, à primeira vista, foi o Hagen Fluval E. Naturalmente fiz ainda mais pesquisas e também encontrei pessoas insatisfeitas com o aparelho mas a larga maioria parece estar contente com essa linha de produtos e daí estou inclinado para essa solução. Para o meu Aquariozinho de 60L, suponho que bastará a versão de 100W (A-772)?

 

Andei igualmente a investigar um pouco mais a questão dos Termo-reguladores (é o bicho tecnológico dentro de mim a funcionar) e sinceramente, agradou-me essa possibilidade de poder "aquecer" e "arrefecer", dentro de certa medida, o aquário. Certamente a opção de arrefecimento não será suficiente para as temperaturas que sentimos, cá no Algarve, no pico do Verão(pelo que li, só uma garrafa gelada introduzida no aquário é que poderá ajudar), mas poderia servir para épocas como a primavera e Outono. O problema é que além de mais dispendiosos, só encontrei dois modelos e pouco se fala sobre eles. Ainda por cima, um deles tem origem na china o que me leva a duvidar seriamente da calibração e dos próprios modelos de programação PID. O outro é bem mais caro mas é fabricado na Polónia e vendido pela Europa fora.

 

Voltando à aviação, temos um princípio interessante que é o KISS (Keep It Simple, Stupid) que já dei como provado em inúmeras situações onde realmente o excesso de tecnologia acaba por levar a resultados indesejados por causa da probabilidade de falha (ainda há meses perdi um planador de 4 metros devido a isso...). Esta história dos Termo-reguladores também é um caso de excesso ou é um sistema que realmente funciona? Alguém tem algum feedback sobre isso?

 

Obrigado mais uma vez e abraços a todos

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

@bbranco

 

Agora fiquei preocupado... Um 2213 é excessivo para o teu aquário de 96L? Então no meu de 60L, os peixes certamente irão começar a nadar para trás...? Pelo preço que vi lily pipes à venda cá em Portugal (50++€), mais vale comprar um filtro mais pequeno e, mais tarde, comprar um maior e vender o mais pequeno que sempre acabar por ter algum valor de revenda. Estou a fazer algum sentido aqui?

Quanto ao preço dos ecco, bem... depende... eu há 25 anos que pratico aeromodelismo (desde dos 9 anos) e há muito tempo há uma regra de ouro que transmito quando os novatos se dirigem a mim e me perguntam o que devem comprar como primeiro modelo (avião/planador, helicópteros é diferente): "compra o pior avião que encontrares e o melhor rádio que a tua carteira aguentar porque aviões vão e vêm, os radios são para toda a vida...". Agora neste hobby, eu é que sou o novato :P e não sei se o filtro é "avião" ou "rádio". Se for "rádio", é dinheiro investido e vou poupar a longo prazo, se for "avião", mais vale ajustar perfeitamente ao aquário que, no futuro, poderá vir outro. Além disso, pelo que me apercebi hoje em Faro a diferença de preços é uma loucura.

 

 

Pensando bem, consigo comprar um ecco pro 200 com todos os acessórios no estrangeiro por menos do que me tentaram levar esta manhã pelo 2213.

 

 

 

Mais uma vez obrigado por todo apoio que me têm prestado :)

 

Abraços

 

Tony

 

 

Boas

 

Expliquei-me mal; o meu tinha fluxo excessivo numa situação pontual que se prendia com injecção de Co2 vs. agitação superficial (fica para outro episodio). Se não fosse isso não é nada alarmante. Os classic teoricamente podes reduzir o fluxo fechando parcialmente a torneira de saida, mas comigo isso gera uma vibração excessiva no rotor.

 

Faz uma pesquisa no google (se é que não fizeste já) por eheim ecco vs classic e apanhas logo as principais vantagens/desvantagens de cada um.

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

@bbranco

 

Sim, fiz diversas pesquisas. Penso que o Ecco Pro tem algumas vantagens que aprecio, daí estar praticamente convencido de o comprar. Obrigado pelas dicas.

 

Agora estou a volta da iluminação... receio que isso vai ser bem mais complicado do que julgava.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta :) Tenho a ligeira impressão de que gostas de Eheim... :D :D

 

 

Estamos aqui para nos ajudar mutuamente.

 

De onde tiraste a impressão de que gosto de Eheim eusathink.gif?

 

 

 

 

 

Em relação ao aquecedor, só tenho uma sugestão: Jager!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jager aka eheim. E, mais uma vez não vejo motivos para tal popularidade. acho que em termos de aquecedores/termoestatos, o normal é aquele que se coloca no canto do aquario na vertical, hoje em dia muitos são em vidro, logo não ferem a vista.

 

Quanto aos 60L sim é o minimo aceitavel. Mas tal como disse quanto maior melhor, até porque não há muitas espécies para aquários de 60L. Mas pelo que vejo estás mais interessado num aquario plantado, logo essas medidas são boas, pois permite-te poupar em iluminação, fertilizantes, co2, etc.

 

P.S. eu diria que um Eheim classic 2213 é optimo para um aquario de 90L, dizer que é excessivo... é um pouco... mas é a tal coisa, colocam as plantas à frente do bem estar animal.Além do que é perfeitamente possivel manter essas plantas e os peixes vivos, com uma filtragem em condições.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

@David Cabete

 

Bem, estive a ver os Termostatos da Jäger e realmente há muitos que os utilizam mas parece-me que têm dimensões físicas maiores do que os "outros" aparelhos. Num aquário de 60L as coisas vão ficar apertadas muito rapidamente. O que me levou a considerar em primeiro lugar o Fluval é o facto de muitos mencionarem o quão preciso é....sim, sei que nem sempre as "modernisses" são melhores mas sinceramente sentiria-me mais descansado. Hoje tive uma conversa com um amigo dos "aviões" que durante muitos anos tinha um aquário grande e contou-me que um dia, quando chegou a casa, a população de peixes que tinha, ficou reduzida a zero porque, de alguma forma, a placas tinham "colado" (nem sei muito bem o que isso quer dizer) e o termostato elevou a temperatura do aquário dele para cima de 40 graus. Diz que foi um dos dias mais tristes que já teve e que foi o dia em que desistiu da aquariofilia.

 

Tenho a certeza que hoje em dia já não é bem assim mas coisas como o corte de energia em caso de avaria ou corte de energia em caso de falha do filtro (como a água pára de circular, a temperatura à volta do termostato eleva-se rapidamente) são tudo coisas que me atraem... ok, admito... o ecrã digital a indicar a temperatura e as várias luzes que indicam o estado também são muito apelativas ;)

 

@Quo

 

Sim... adoro ver escalares mas se não tenho condições para os ter, paciência. Pode ser que a minha mulher se entusiasme e, mais tarde, me deixe ter um maior mas a verdade é que, neste momento, nem eu sei se este hobby é para mim. Pelo menos o meu miúdo mais velho está aos saltos e aos pulos para ter um aquário... pode ser que lhe consiga ensinar alguma responsabilidade com esta experiência (tipo encarrega-lo de alimentar os bichos).

 

@todos

 

Já agora, ninguém de vocês já teve alguma experiência com os fluval E? Gostava de ter algum input pois como já referi, apenas me estou a basear em Artigos e comentários espalhados pela Internet... não substitui experiências vividas por quem por cá anda... e já agora... sim o fluval tem corpo em plástico negro... isso fere a vista... a não ser que se consiga esconder.

 

 

Mais uma vez, obrigado

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bom dia de madrugada new_gmorning.gif.

 

 

"Aconselhei" Jäger porque com escreveu o Quo: "jager aka eheim". E como referi numa resposta minha, mais abaixo: ".../...e aqueles que me conhecem, quer pessoalmente ou apenas de me "ler" no monitor, já sabem qual é a minha resposta: Eheim!.../...". Ando a ponderar a hipótese de lhes pedir patrocínio, pela publicidade que lhes tenho feito.

Os Jäger podem ser realmente um pouco maiores, ou mais volumosos, mas não é assim tanto. Primeiro estranha-se, depois entranha-se! Já tive dois aquecedores da Fluval/Hagen, e ambos entregaram a alma ao criador. Um deixou de aquecer, outro não parava de aquecer. E foram os únicos dois que comprei, sem ser da Jäger, e ambos estão arrumados aqui por casa algures, a ocupar espaço.

Actualmente, nas boas marcas, o controle da temperatura e claro está o respectivo controle do ligar/desligar do aquecedor, é feito electronicamente. O que aconteceu ao teu colega: "placas tinham "colado" (nem sei muito bem o que isso quer dizer)", hoje em dia já não se põe em causa. Podes ver aqui uma explicação detalhada do que são essas ditas "placas". A precisão de um aquecedor, no meu entender, é a capacidade deste manter a temperatura da água coincidentes com a apresentada num termómetro, com a a regulada no próprio aquecedor. A isso dá-se o nome de "calibração de um aquecedor", vulgarmente chamado de termostato. Neste caso, os Jäger são facilmente calibrados pelo utilizador. Podes consultar no mesmo tópico que te indiquei acima, numa resposta mais abaixo, como se efectua essa dita calibração. Tenho mais marcas de aquecedores cá por casa, que "sobraram" da altura em que ainda não tinha aberto os olhos para o que é bom ( Jäger/Eheim ) icon_twisted.gif, e nenhum deles dá para calibrar, excepto aquele que está documentado no tópico que te indiquei acima.

 

( Não quero de modo algum retirar o prestigio/qualidade às outras marcas de aquecedores, porque não tenho nenhum interesse nisso, mas mais uma vez estou plenamente satisfeito com os aquecedores da Jäger que tenho cá por casa. Assim de repente, acho que são uns oito ao todo. )

 

 

 

 

Tenho a certeza que hoje em dia já não é bem assim mas coisas como o corte de energia em caso de avaria ou corte de energia em caso de falha do filtro (como a água pára de circular, a temperatura à volta do termostato eleva-se rapidamente) são tudo coisas que me atraem... ok, admito... o ecrã digital a indicar a temperatura e as várias luzes que indicam o estado também são muito apelativas

Hoje em dia é uma realidade, ou pelo menos devia ser! A segurança dos aquecedores é muito melhor do que há uns anos atrás. No caso de ficarem a aquecer "a seco", ou por qualquer motivo esse controle não actuar, e para aqueles que dispõe de controle electrónico, desligam o fornecimento de corrente à resistência, evitando assim a sua avaria. Isso acontece quando se atingem os 32ºC sensivelmente, se não estou em erro. Sei que li isso algures, mas não tenho dados concretos para poder comprovar. Voltando ao caso do meu Fluval que tenho avariado, não experimentei se ele desligava por segurança térmica ou não! Fui a tempo de verificar que a temperatura apenas estava elevada demais, por volta dos 29ºC, e que não desligava. Simplesmente retirei-o de serviço.

Também acho "apelativo" ter um ecrã digital a indicar a temperatura e as "luzinhas" a indicar o estado de funcionamento do aquecedor,mas uma coisa é certa: quanto mais "gadgets" pior! Não esquecer que o aquecedor é uma peça que está sujeita a uma temperatura interna elevada para o bom funcionamento dos componentes electrónicos! E quanto mais componentes,mais será o seu aquecimento e hipótese de avarias. No caos dos aquecedores, quanto mais simples melhor! Uma simples lâmpada/led indicativo do seu estado é o suficiente.

 

 

 

 

.../...Pode ser que a minha mulher se entusiasme e, mais tarde, me deixe ter um maior mas a verdade é que, neste momento, nem eu sei se este hobby é para mim. Pelo menos o meu miúdo mais velho está aos saltos e aos pulos para ter um aquário... pode ser que lhe consiga ensinar alguma responsabilidade com esta experiência (tipo encarrega-lo de alimentar os bichos).

Nada melhor que o hobby partilhado por toda a família. Cá por casa, "peguei" o bichinho dos aquários à Maria desde que ela deciciu aturar-me, e agora ela é pior que eu! Em qualquer canto mete um aquário. Nas crianças, e sempre disse isso, é uma forma inteligente de lhes incutirmos responsabilidade e respeito pela natureza. Além disso é uma forma de os "obrigar" a estudar com gosto! Sim, estudar! Na aquariofilia é preciso saber matemática, química, física, biologia e línguas! Muita já me arrependi eu de ter estado distraído, ou menos atento, nestas aulas, no meu tempo de estudante...

 

 

 

 

Já agora, ninguém de vocês já teve alguma experiência com os fluval E? Gostava de ter algum input pois como já referi, apenas me estou a basear em Artigos e comentários espalhados pela Internet... não substitui experiências vividas por quem por cá anda... e já agora... sim o fluval tem corpo em plástico negro... isso fere a vista... a não ser que se consiga esconder.

A minha reacção quando vi pela primeira vez uma foto dum "bicho" desses: Que trambolho!! Pode ser bom, pode ser preciso, pode ser fiável, mas é feio como tudo! Quando o tive nas mãos, ( atenção aos pensamentos menos próprios ), ainda fiquei mais assustado: as fotografias fazem milagres!

O tradicional, redondo e comprido é o melhor. Desempenha o seu serviço e não dá azo a comentários do estilo: " É pá! Tens um coiso esquisito! " ( Atenção de novo aos sorrisos marotos! Não estou a referir-me a isso!" naughty.gif).

 

 

 

 

Agora acho que vou dormir, que já não estou a dizer coisa com coisa. Mas antes vou fazer umas Tpa´s nos aquários cá de casa.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu de termoestatos tenho 4 marcas Sera Precision (o mais caro), um barato que veio num kit da aquapor mas bastante bom, um jager (preço médio) e aquapor normal, já cheguei a ter da elite (low cost da fluval).

 

O Jager não se destaca pela positiva, é um termoestato normal, mas mudar a temperatura é um aborrecimento, parece uma historia parecida com a limpeza dos filtros eheim classic. Os da aquapor é, infelizmente, mesmo problemático. Um entrou agua e avariou há pouco e outro aquece sempre até 30C... são mesmo os piorzinhos, pois já testei 2 e os 2 tiveram problemas. se fosse só um, estaria a ser estupido a falar sobre uma ma experiencia, mas duas más experiencias... além de visualmente serem muito feios.

 

se os outros (onde se inclui o jager) não aquecerem a temperatura que quero, como acontece no inverno, basta pedir temperatura mais alta, tapar o aquario ou aquecer a casa, que está gelada.... De resto nada a acrescentar. é o procedimento normal com os termoestatos. e acho que sim, pareces um vendedor! Mas é normal por estas bandas. Acho que isso tudo é ilusão. Agora podes dizer que o Jager é mais barato que os Sera e faz a mesma coisa... a vantagem dos Sera é que vem com protecção anti-choque (pedras ou peixes malucos), mas é na verdade uma caracteristica desnecessária.

 

O meu favorito é até o baratucho que veio no kit da aquapor, bem mais barato, facil de regular, faz o que lhe é pedido e é apelativo tal como o da Sera e o Jager. Se bem que futuramente terei que comprar um termoestato (ou melhor aquecedor) novo, e não sei o que comprar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

Espero não ter aberto aqui uma guerra de marcas. Da minha posição, só pretendo não cometer nenhuma asneira ao comprar um determinado produto em que a grande maioria concorda que não é adequado ao serviço que deveria desempenhar. É natural que dentro das marcas ditas "boas" haverá sempre adeptos de umas em detrimento de outras. No fim, acaba por ser a experiência pessoal que ao longo do tempo me irá "empurrar" para a Jäger, Sera, Hagen ou ainda outra qualquer. Tenho é que começar em algum lado mas já tenho pelo menos três marcas de termostatos para escolher e, certamente, já não irei comprar um "supercalientador 10W" na loja dos Chineses. Por isso obrigado pelos inputs :)

 

Sim, o Fluval E 100W é um caixote "feio". Aliás, agora que me chamaram atenção para o facto, é capaz de ser tão mau como o Jäger. Pode não ser tão largo mas é um vibr... ups, termostato comprido que se farta (29,5cm). Estou a ver que tenho que pesquisar mais um pouco antes de fazer as encomendas desta noite...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Boa Tarde a todos.

 

Queria apenas dizer que já encomendei o filtro e o termostato. Devem chegar cá no início da próxima semana. Acabei por fazer a encomenda no estrangeiro porque, em termos de filtros, as lojas locais exageram no preço. Pedem quase o dobro para qualquer um dos produtos.

 

Ontem já iniciei as buscas por uma iluminação adequada para o meu aquário mas cheguei a um beco sem saída. O problema é que, quando fui comprar um meu aquariozinho, vi lá na loja um aquário iluminado por Leds. Fiquei apaixonado pelo brilho das cores e pelos reflexos que podemos observar. Acontece que, neste momento, existem milhares de sistemas diferentes e a controvérsia sobre os mesmos está instalada. Há quem defenda o sistema, há quem pense que não é a solução. Pior ainda, muitos dos sistemas apresentados não nos dão garantias nenhumas em termos de luminosidade ou mesmo outros detalhes técnicos importantes como o espectro da cor, a adequação à vegetação, luminosidade real, etc.

 

A ideia que tenho actualmente é comprar uma luminária simples como as da sunsun com duas lâmpadas 24W T5 e utilizar isso durante uns tempos para poder avançar com a construção, decoração e população do aquário. Paralelamente, estava a considerar a hipótese de adquirir uns 10 ou 12 Leds da Cree (241 lumens por Led) e, aproveitando a luminária da sunsun, modificar a instalação de origem. A vantagem é que teria sempre uma base de refúgio (a luminária) caso as coisas corressem mal e a evolução do aquário não iria depender da montagem dos Leds.

 

Fartei-me de estudar diferentes soluções nesta área (Aquabeams, Grobeams, Marineland, lightfoxx, Aquawave, Aquacave, etc) e não consigo encontrar unanimidade por parte dos compradores. Alguns adoram, outros odeiam... enfim, não me consigo basear nas experiências dos outros...

 

O que acham da minha ideia? Tem algum jeito ou será melhor pensar noutra coisa?

 

Alguém aqui dos "Experts" já trabalhou com leds nos seus aquários?

 

 

Abraços e obrigado

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.