Ajuda na montagem - Amazónico


Recommended Posts

depois de uns tempos nos salgados regresso aos doces e penso montar um aquário amazónico num aquário de 128 litros (80x40x40).

Ando a pesquisar sobre o tema e as necessidades deste biótopo, assim como do material necessário (lowtech) para não ter problemas no futuro, mas sem gastar muito dinheiro. Não dispenso os conselhos dos conhecedores e experientes amigos do forum.

Agradeço que enviem sugestões.

Abraço

ÑunoJF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de uns tempos nos salgados regresso aos doces e penso montar um aquário amazónico num aquário de 128 litros (80x40x40).

Ando a pesquisar sobre o tema e as necessidades deste biótopo, assim como do material necessário (lowtech) para não ter problemas no futuro, mas sem gastar muito dinheiro. Não dispenso os conselhos dos conhecedores e experientes amigos do forum.

Agradeço que enviem sugestões.

Abraço

ÑunoJF

 

Na pagina seguinte tens informação valiosa e sugestões muito boas para a montagem de um biotopo amazonico:

My link

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado tat, mais um bom site para pesquisar.

 

Podes sempre pesquisar sobre biotopos amazónicos do forum, apenas tens de usar a barra de pesquisa do forum na parte superior!!!! :bs_quesexclaim:

 

É muito fácil. :thumbup3:

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou a pensar colocar este setup:

Dimensões: 80x40x40 cm ou talvez adquirir um de 200-240 litros.

Volume: 128 litros

Filtragem: JBL CristalProfi 250 - o que me dizem deste filtro?.

Iluminação: HQI 150 W – 20000 KELVINS.

Aquecimento: 300 W - ELITE.

Substrato: Areia de silica com cerca de 5-8 cm (QUANTOS LITROS KG),.AKADAMA (MARCAS E KILOS?)

Decoração: Principalmente tronco e algumas pedras (QUE TIPOS SÃO OS INDICADOS?).

Água: Temp 26°C, pH 6.8-7.

Manutenção: Troca d'água semanal de cerca de 15%, filtro limpo mensalmente.

Fauna: Hemigrammus bleheri (8); Nannostomus trifasciatus (6); Corydoras elegans (2); Pterophyllum scalare (2); Symphysodon aequifasciatus – 2 discos azuis; Corydoras sterbai (2) E Paracheirodon innesi (15)

 

Flora: Salvinia auriculata; cabomba aquática; Ceratopteris thalictroides; Echinodorus tenellus (5 OU 6)

 

Comentários: Agradeço a vossa colaboração acerca deste setup que estou a pensar fazer. Será fácil de manter?

A Fauna está adequada?

A flora?

Tipos de substrato mais adequados?

 

 

Agradeço a vossa colaboração.

Cumps

Editado por nunojf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a impressão que 130 litros para um casal de escalares e um casal de discos, é muito apertado.

Mas gostava de ouvir mais opiniões.

 

Tenho um aquario de 120Litros, e excluí logo a possibilidade de ter escalares ou discos, mas gostaria de ouvir mais opiniões sobre este assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente torna-se pequeno podes ter ou o casal de discus ou o casal de escalares os 2 não, um termostato de 250w chega, areia de filtro de piscina apenas, a iluminação é muita reduz para uns 100w pois os sul americanos não gostam de muita luz mas podes sempre reduzir a luz em alguns locais com flutuantes, troncos eu uso dos mangrove e jati wood mas também se usa os red moor wood.

Espero ter ajudado, Gonçalo Pereira

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a impressão que 130 litros para um casal de escalares e um casal de discos, é muito apertado.

Mas gostava de ouvir mais opiniões.

 

Tenho um aquario de 120Litros, e excluí logo a possibilidade de ter escalares ou discos, mas gostaria de ouvir mais opiniões sobre este assunto

 

Pois, também ando a avaliar isso, se calhar tenho de abdicar de um dos casais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado actiplus

 

Ajudaste concerteza. talvez enverede pelo casal de discos para dar mais cor.

A ideia da hqi´surgiu pelo facto de me estar a desfazer de um salgado e de assim aproveitar a hqi que tenho com estas lampadas que dão excelente luminosidad. a ideia era essa mesmo de colocar algumas plantas de superficie e por isso escolhi as plantas que necessitam de forte luminosidade.

em relação à areia de silica será suficiente para aguentar as plantas?

que quantidade aconselhas para este tamanho de aquário?

essa dos filtros de piscina tenm de ser fervida primeiro?

Obrigado

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

Se quiseres tirar algumas ideias de amazónicos, vê na minha assinatura, todos os meus aquarios são amazónicos ;)

Excelente escolha, só acho é que devias optar por apenas um cardume, muitos cardumes dá um aspecto estranho e não tão harmonioso.

Boa sorte agora com isso!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

Se quiseres tirar algumas ideias de amazónicos, vê na minha assinatura, todos os meus aquarios são amazónicos ;)

Excelente escolha, só acho é que devias optar por apenas um cardume, muitos cardumes dá um aspecto estranho e não tão harmonioso.

Boa sorte agora com isso!

Obrigado daniel,

Já agora dá-me uma opinião acerca do filtro da jbl cristalprof 250, consideras que é bom para esta litragem e tipo de aqua?

abraço,

vou ver os teus aquários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.