Recommended Posts

A minha duvida, é se posso utilizar um projector normal, daqueles pequenos, e colocar uma lampada hqi, para aquarios, sem ser preciso fazer nenhuma alteração, é que o meu aquario é tapado, e a abertura que tem á frente, dá para colocar um projector pequeno, e preciso de mais luz, vi um projector, que o custo dele era cerca de 6euros, e já agora, existem vários tamanhos de lampadas hqi, ou são todas do mesmo tamanho?!! :baned: , o meu aquario é um sera de 130 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não. Como já foi dito é preciso alterar o projector. As lâmpadas HQI de 70W e 150W tem o mesmo tamanho e penso que encaixam bem nos projectores de halogéneo de 500W (esses de que falas). Necessitas de comparar um balastro electrónico e fazes mais o menos isto:

 

Colocas a Lâmpada HQI escolhida no lugar da original de halogéneo.

Ligas esse projector à saída do balastro electrónico.

Ligas o balastro à rede eléctrica.

 

Nos balastros está normalmente impresso um esquema de ligações. Podes usar sistema ferromagnético mas as ligações complicam um bocado e ao preço que os electrónicos estão acho que não compensa.

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que com leds vás lá. Um bom sistema é mais caro e mais complicado do que uma HQI de 70W + Balastro electrónico.

Não conheço o teu sistema de maneira que não te posso ajudar mais, poderão existir outras soluções...

 

Nos classificados de água doce tens um projector desses modificados colocado à venda recentemente. Vê a foto para perceberes o que tens de fazer, o sistema implementado parece-me ferromagnético.

 

Cumprimentos.

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que com leds vás lá. Um bom sistema é mais caro e mais complicado do que uma HQI de 70W + Balastro electrónico.

Não conheço o teu sistema de maneira que não te posso ajudar mais, poderão existir outras soluções...

Então basta ligar o projector a um balastro ñ é, e depois á corrente electrica, já agora, uma lampada de 70w, fica porque preço, ñ me sabes dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais ou menos isso. Cuidado com as ligações, com a electricidade não se brinca. Como és cá do norte se avançares com isso e quiseres, posso dar-te uma ajuda.

 

Há um patrocinador aqui do fórum que as vende à volta dos 25€ mais portes. Conheço um site estrangeiro que as vende por 12€ portes incluídos mas não são da mesma qualidade e não tem de 70W com temperatura de cor que possa ser usada em água doce. Também vou adquirir lâmpadas HQI brevemente para um projecto de 390l e tenho alguns pedidos de cotação pendentes, espero obter esses preços na próxima semana. Mas tudo indica que as vou comprar ao patrocinador referido anteriormente.

 

Os balastros electrónicos devem andar à volta dos 40 ou 50€. O mesmo participador também os vende. Vai para o electrónico, é mais fácil, tem melhor rendimento e aumenta a longevidade das lâmpadas quando comparado com os outros.

 

Mas diz-me não consegues modificar a tampa para colocar uma solução fluorescente, existem lâmpadas do tipo PLL que são bem compactas. As PLL de 36W por exemplo tem cerca de 42cm por 4cm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais ou menos isso. Cuidado com as ligações, com a electricidade não se brinca. Como és cá do norte se avançares com isso e quiseres, posso dar-te uma ajuda.

 

Há um patrocinador aqui do fórum que as vende à volta dos 25€ mais portes. Conheço um site estrangeiro que as vende por 12€ portes incluídos mas não são da mesma qualidade e não tem de 70W com temperatura de cor que possa ser usada em água doce. Também vou adquirir lâmpadas HQI brevemente para um projecto de 390l e tenho alguns pedidos de cotação pendentes, espero obter esses preços na próxima semana. Mas tudo indica que as vou comprar ao patrocinador referido anteriormente.

 

Os balastros electrónicos devem andar à volta dos 40 ou 50€. O mesmo participador também os vende. Vai para o electrónico, é mais fácil, tem melhor rendimento e aumenta a longevidade das lâmpadas quando comparado com os outros.

 

Mas diz-me não consegues modificar a tampa para colocar uma solução fluorescente, existem lâmpadas do tipo PLL que são bem compactas. As PLL de 36W por exemplo tem cerca de 42cm por 4cm...

As que tenho são 2 pl de 24w, penso que essas que dizes são maiores, e ñ cabem dentro da tampa, já agora eu trabalho em Gaia, em Avintes. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As que tenho são 2 pl de 24w, penso que essas que dizes são maiores, e ñ cabem dentro da tampa, já agora eu trabalho em Gaia, em Avintes. :thumbup3:

 

Quais são as dimensões do aquário? Quais sãos as dimensões da abertura frontal? Está a querer parecer-me que a HQI começa a fazer sentido... Fazes injecção de co2 e fertilizas, é que com tanta luz as plantas tem acompanhar...

 

Tenho algum material HQI excedente mas é tudo para 150W.

Editado por jcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as dimensões do aquário? Quais sãos as dimensões da abertura frontal? Está a querer parecer-me que a HQI começa a fazer sentido... Fazes injecção de co2 e fertilizas, é que com tanta luz as plantas tem acompanhar...

 

Tenho algum material HQI excedente mas é tudo para 150W.

Tenho também um plantado, mas a minha dificuldade é no outro aquario, o de agua salgada, é um sera biotipo de 130 litros, noto que os corais necessitam de mais luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho também um plantado, mas a minha dificuldade é no outro aquario, o de agua salgada, é um sera biotipo de 130 litros, noto que os corais necessitam de mais luz.

 

Pahhh. Sou mesmo tótó... Só agora é que reparei que o tópico está em água salgada... O preço das HQI com temperaturas de cor adequadas a água salgada é maior. Em compensação aquele site que te falei anteriormente tem lâmpadas HQI 70W a bom preço para salgados.

Agora os leds fazem sentido... Desculpa...

 

Vou mandar-te uns sites por mp. Se quiseres ajuda para montar tanto um sistema como outro, sou técnico de electrónica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pahhh. Sou mesmo tótó... Só agora é que reparei que o tópico está em água salgada... O preço das HQI com temperaturas de cor adequadas a água salgada é maior. Em compensação aquele site que te falei anteriormente tem lâmpadas HQI 70W a bom preço para salgados.

Agora os leds fazem sentido... Desculpa...

 

Vou mandar-te uns sites por mp. Se quiseres ajuda para montar tanto um sistema como outro, sou técnico de electrónica.

Obrigado, agradecia mesmo, electronica e electricidade, ñ é o meu forte mesmo. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, agradecia mesmo, electronica e electricidade, ñ é o meu forte mesmo. :thumbup3:

 

Boas. Enviei mp com o que te tinha dito anteriormente. Talvez fosse boa ideia colocares um foto da área da tampa onde queres colocar a HQI para tentar-mos magicar algo que seja funcional em ternos luminosos mas que não fique inestético...

 

Se calhar um post na área dos DIY não fosse má ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As lâmpadas HQI de 70W e 150W tem o mesmo tamanho e penso que encaixam bem nos projectores de halogéneo de 500W

Não é correcto. As lâmpadas de 150w são maiores que as de 70w. No entanto, desmontando o projector, a distância entre os terminais tem afinação.

No caso citado do Tópico venda, o sistema é ferromagnético; balastro + ignítor. No caso, trata-se de um 70w.

 

PICT0004-2.jpg

 

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

É verdade. São mesmo diferentes. À primeira vista parecem iguais mas não são.

 

Estive a consultar o catálogo da Philips e verifiquei que as de 70W medem 119.63x21mm e as 150W medem 137.43x24mm.

Estas medidas devem ser standard, não acredito que marcas diferentes tenham medidas diferentes.

 

Os meus suportes tem afinação, não sei se são todos iguais...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha duvida, é se posso utilizar um projector normal, daqueles pequenos, e colocar uma lampada hqi, para aquarios, sem ser preciso fazer nenhuma alteração, é que o meu aquario é tapado, e a abertura que tem á frente, dá para colocar um projector pequeno, e preciso de mais luz, vi um projector, que o custo dele era cerca de 6euros, e já agora, existem vários tamanhos de lampadas hqi, ou são todas do mesmo tamanho?!! :baned: , o meu aquario é um sera de 130 litros.

Boas pela experiência que tenho não aconselho a fazeres isso, pela seguinte razão as HQI têm que ter obrigatoriamente um vidro protector aos UV excepto algumas, se montares uma lâmpada HQI sem vidro protector tudo o que estiver por baixo fica queimado,e se não tiver o respectivo balastro e ignitor ela faz PUM são dois equipamentos fundamentais para ela funcionar ou então um balastro electrónico.

Quanto ao tamanho existem 3 tamanhos de lâmpadas HQI.

 

António Barros

Um abraço

 

António Barros

 

Visite o meu blog - http://barrosreef.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais