Fermento Co2


Julius

Recommended Posts

Boas malta

 

Hoje decidi experimentar pela primeira vez cozinhar um co2 caseiro, seguindo as inúmeras receitas que por este fórum se espalham.

A minha única dúvida passa por não saber o que é fermento biológico.

O fermento que usamos na cozinha para bolos e afins será a mesma coisa ou também serve?

Sinto me um bocado parvo em fazer esta pergunta mas tem mesmo que ser pois não faço a mínima ideia do que é fermento biológico e onde se pode comprar disso.

Thanks malta e bom fim de semana.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Julius,

 

Fermento biologico e o habitualmente chamado fermento de padeiro e existe em padarias e as vezes em supermercados com fabrico de pao proprio

 

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muito simples, em qualquer supermercado ou minimercado tens fermento.. basta leres os ingredientes, e se estiver lá algo referindo 'química' não pegues nesse outro haverá de dizer o mesmo mas não refer químico.. :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok malta, thanks a lot, vamos lá ver como me saio a cozinhar eheheheh.

Grande abraço a todos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

Amigo no pingo doce existe esse dito fermento,são uns quadrados 5x5 amarelos

que normalmente estão junto aos bolos de aniversário que estão refrijerádos,esse

fermento é o que eu uso,espéro que tenha ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia malta, já tenho o CO2 a bombar:)

Uma dúvida, já li muito sobre este assunto aqui no fórum, uns dizem para se tirar durante a noite a pedra difusora, outros dizem para se deixar.

Eu não tenho tampa no meu aquário o que pode ajudar bastante mas devo ou não retirar durante a noite o co2??

Abraços

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa... dever devias mas, sinceramente eu acho q isso sao limitaçoes do CO2 caseiro... e visto q n podes tapar a garrafa... a nao ser que queiras q o co2 fike a bombar pro ar do local onde tenhas o aqua.

 

eu nao tiro o CO2 e nada de mal tem acontecido. tb a minha fonte de CO2 caseira nao e mto potente e o meu aqua e de 90l.

o meu aqua e tapado mas tem agitaçao superficial

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa... dever devias mas, sinceramente eu acho q isso sao limitaçoes do CO2 caseiro... e visto q n podes tapar a garrafa... a nao ser que queiras q o co2 fike a bombar pro ar do local onde tenhas o aqua.

 

eu nao tiro o CO2 e nada de mal tem acontecido. tb a minha fonte de CO2 caseira nao e mto potente e o meu aqua e de 90l.

o meu aqua e tapado mas tem agitaçao superficial

 

Eu prendi a garrafa na parte de trás do aquário que fica tapada pela parede e meti outra garrafa com aguas apenas.

Quando as luzes se apagam tiro a pedra difuso e coloco-a na outra garrafa de forma a não libertar cheiros.

O meu receio é que desça demasiado o PH durante a noite ou que haja uma intoxicação para os peixes.

Tenho o KH a 5 e o ph deve rondar os 6,8 neste momento.

Acham seguro deixar ficar 24h a bombar dentro do aquário????

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

O que eu faço é assim que as luzes se apagam e o CO2 deixa de ser consumido liga automaticamente uma bomba de ar durante a noite e nunca mexo no CO2.

 

 

Também já pensei nisso, mas também me passou pela cabeça que bombas de ar podem provocar algas filamentosas...

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas julius

 

Também uso o sistema caseiro e não o desligo à noite nem recorro a bombas de ar. Não tenho oscilações significativas visiveis nos testes de co2 e de ph da noite para o dia. Tenho uma bomba de circulação ligada 24h por cima do difusor. Com o sistema caseiro tens que ter disciplina e assim que começar a produzir menos co2 (arranja um drop check, vais ver que facilita) tens que fazer logo uma recarga para evitar oscilações de co2. De qualquer maneira vê o comportamento dos peixes; se eles andarem à noite junto à superficie a respirar é sinal de co2 a mais. Os de maior porte são os primeiros a dar sinal.

Devias improvisar também uma segunda garrafa vedada apenas com 2 tubos (entrada e saida de co2) com metade de agua para o co2 que é produzido seja forçado a passar pela agua e só depois para o aqua. Assim vai limpinho e evitas que restos da fermentação possam ir para o aqua. evita também que se forme uma massa/pasta gelatinosa branca à saida do difusor.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Editado por bbranco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas julius

 

Também uso o sistema caseiro e não o desligo à noite nem recorro a bombas de ar. Não tenho oscilações significativas visiveis nos testes de co2 e de ph da noite para o dia. Tenho uma bomba de circulação ligada 24h por cima do difusor. Com o sistema caseiro tens que ter disciplina e assim que começar a produzir menos co2 (arranja um drop check, vais ver que facilita) tens que fazer logo uma recarga para evitar oscilações de co2. De qualquer maneira vê o comportamento dos peixes; se eles andarem à noite junto à superficie a respirar é sinal de co2 a mais. Os de maior porte são os primeiros a dar sinal.

Devias improvisar também uma segunda garrafa vedada apenas com 2 tubos (entrada e saida de co2) com metade de agua para o co2 que é produzido seja forçado a passar pela agua e só depois para o aqua. Assim vai limpinho e evitas que restos da fermentação possam ir para o aqua. evita também que se forme uma massa/pasta gelatinosa branca à saida do difusor.

 

Abraço

 

Bruno Branco

 

 

Hum essa da segunda garrafa tem bastante lógica:)

Tu usas isso? Amanha vou improvisar algo e testar:)

 

Com isto tudo tinha o KH a 5 e o ph a 7,2 e agora mantenho o KH a 5 e o Ph desceu para 6,5.

Para guppies parece me pouco.

Adicionei meia colher de café de bicabornato para subir um pouco o Ph, é por esta descida de PH que temo deixar o difusor lá dentro durante a noite pois ainda iria descer mais.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

neste link tens um esquema do tal separador de gas que falei no outro post.

DIY co2

 

é normal que te desca o ph com o co2. é sinal que estás a diluir o co2 na agua. a solução é mesmo subires o kh (com o bicarbonato de sodio) para que o ph suba também. Se tal não acontecesse é porque estavas a injectar pouco co2 ou este estava-se a escapar (ja tive uma guerra com isto; equilibrar a saida de co2 com o agitamento superficial).

Consulta uma das famosas tabelas de co2 para teres uma ideia de que kh deverás ter para te manter o ph mais elevado juntamente com o co2 diluido em valores aceitaveis.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado malta, vou dar uma vista de olhos na tabela e ver a melhor forma:)

Daqui a uns tempos ainda começo a ficar perito em quimicas e produtos derivados ehehehehe.

Grande abraço a todos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.