Dicrossus Filamentosus


paulosaints

Recommended Posts

Olá a todos. Venho aqui deixar testemunho da minha tentativa de criação de Dicrossus Filamentosos ou Ciclideo Xadrez ou Cauda de Lira.

 

Para quem não conhece, é um pequeno ciclideo sul-americano oriundo do Rio Negro e Rio Orinoco, Brasil, Venezuela e Colômbia, onde habita águas muito moles e ácidas, exigindo o mesmo no aquário.

Toleram alguma dureza, mas para efeitos de criação nada acima de ph 5.5º servirá, segundo vários sites. Aparte da exigência com as condições da água, portam-se como ciclideos que são, sendo por vezes agressivos para com outros peixes. O ideal para os manter em aquário será com outros peixes pacíficos, pois o Dicrossus mesmo em adulto é pequeno, cerca de 7cm. Costumam viver em colónias de poucos machos e muitas fêmeas.

 

É fácil distinguir um macho de uma fêmea. O macho tem a cauda em forma de lira e é mais colorido e comprido. A fêmea já não.

 

Macho:

D_fil_M_2_A.jpg

 

Fêmea:

D-filamentosus-ken-fem.jpg

 

Para a sua postura, o típico côco ou uma folha comprida serve.

 

Para manter este pequeno peixe contente basta água amarela, folhas e água mole. A temperatura poderá ser entre os 24 e 26º.

 

Eu já mantenho 1 casal á 1 ano e meio num aquário de 60L. Convive com outras espécies em água mole, acida e bem amarela. Agora decidi apostar neles e tentar o mais dificil que é criá-los.

 

Para isso arranjei um pequeno áquario de 40x20x25cm, alguma areia e folhas com fartura.

Aqui vai:

 

Setup:

Aquario: +-18L

Temp: 26º

Filtro: Eheim Liberty 100

Luz: 11W

Substracto: Areia inerte (filtro piscina).

 

O filtro já estava ciclado, e a água veio do aquario de onde estavam para facilitar a mudança dos Dicrossus.

 

Aproveito para mostrar a areia. É usada nos filtros de piscina. Tem a vantagem de ser barata, 1 saco 25Kg 9€, estética e inerte. Testei a areia em água de osmose e não ouve variação de parâmetros num espaço de 15 dias.

areia.jpg

areia1.jpg

 

Tive este cuidado com o intake do filtro:

filtro.jpg

Consigo manter o fluxo desejado e protejo eventuais crias.

 

Coloquei 1 vaso de barro, 1 côco inteiro e metade de outro. Alguma há-de ser escolhido.

aquaagua.jpg

 

Apesar de a água já estar amarela e carrega de taninos e ácido húmicos, temos que tratar de colocar folhas no leito. Pois eles adoram procurar comida por baixo delas. Portanto agarrei várias folhas e cortei umas aos pedaços e deixei outras inteiras. Em 48h já deverão estar todas embaixo.

folhas.jpg

 

Por agora está assim:

aquafolhas.jpg

 

 

O casal já está colocado no aquário. A mudança não foi pacífica e isso reflectiu-se na habituação ao local novo. Realmente não são fáceis de apanhar... Levaram algumas horas escondidos, mas ao fim da noite já andavam a passear e bicar em busca de comida.

O aquário apesar de pequeno é suficiente para tentar reprodução de 1 casal desta espécie. Mas apreciá-los, recomenda nada menos de 60cm e vários indivíduos. Depois desta experiência com eles, irão voltar para o aquário de origem, onde irei juntar a este casal mais 3 individuos.

 

Hoje não foi possível fotos deles, mas amanhã espero cá colocar.

 

Espero em 10 dias ter resultados.

 

Abraço

Paulo

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente tópico, exactamente o tipo de informação e detalhe que queremos no grupo! :)

É uma espécie que também não se vê muito por aqui no fórum, devo ter visto uma vez ou assim, portanto é muito bom haver pessoas como tu que lançam experiencias com espécies 'novas', porde ser que motive outras pessoas!

Como é que vais proceder agora para a reprodução?

Eu tenho andado a experimentar, mas isto se calhar só dá em selvagens: aumentar a temperatura até os 28 ou 29, e baixar o nivel da água, como se fosse o nivel do rio a baixar devido ao calor da estação, juntamente com alimentação mais escassa. Depois ao fim de uma semana repor a água, simular a chuva e misturar na água bloodworms, é possível que leve À postura! Não teho a certeza porque nunca experimentei.

Bem, boa sorte com eles, continua com esses detalhes todos ;)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Paulo.

 

Está aqui um belo tópico com informação detalhada que é o que a malta precisa.

Não tinha conhecimento desta especie porque como já o disse antes só mantenho Apistos. Mas acho bastante interessante. Vai dando noticias deles e claro, boa sorte com a reprodução :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Também estou a planear o meu projecto do alto amazonas.

Em relação à areia de silica, deste-lhe algum tratamento antes de a colocar no aquário ou foi directa.

No meu projecto irei ter mais plantas, consideras apropriado colocar um substrato fertil debaixo da silica? aqua soil, acadama, humus?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Também estou a planear o meu projecto do alto amazonas.

Em relação à areia de silica, deste-lhe algum tratamento antes de a colocar no aquário ou foi directa.

No meu projecto irei ter mais plantas, consideras apropriado colocar um substrato fertil debaixo da silica? aqua soil, acadama, humus?

abraço

 

Oi! Passei a areia por água algumas vezes. E antes que alguém use um coador ou algo do tipo, levando a perder a areia, eu fiz da seguinte forma: como era pouca areia fui colocando esta aos poucos num garrafão de 5 litros aberto em cima. Depois ia colocando água. Existe alguma poeira ao inicio, e á terceira vez já a agua fica limpida.

Tudo depende das plantas e da duração que lhes vais dar no aquario.

Se é para ser passageiro, nao metas substrato fértil. Se vais pôr substracto fértil usa ou humus ou o substracto da tropica, seachem, jbl, sera, etcss..

Já agora, akadama NÃO É FÉRTIL!! É INERTE!

Abraço

 

Em relação aos dicrossus. Vai no quarto dia e os peixes ainda não se ambientaram ao aquário, acho eu :P fogem quando apareço, e quando apareço com a máquina fotográfica mais rápido fogem. Pelo menos comem bem. Só os consigo ver a passear pelo aquário quando estou afastado. Hoje vou fazer um pequena TPA com água fria para testar reacções e clarear um pouco a agua pois está castanha demais. Parece água de bateria.

 

Para este mini projecto dei-lhe uma timing, pois o meu horário de trabalho não me permite grandes alonganços. E até sexta feira se os peixes não estiverem minimamente ambientados voltam á casa mãe e retorno a este projecto noutro molde, já num aquário de maior e de permanência constante.

 

Entretanto vou começar uma mudança radical num de 200L, que envolve vazar, tirar tudo, e colocar outra vez. Coisa para 5 dias.

 

Abraço

Paulo

 

A

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi! As novidades não são das melhores. O casal continua com sinais de algum stress dentro do aquário. O macho tem uma enorme lista preta ao longo do corpo e a fêmea tem o padrão "checker" bastante esbatido.

O comportamento deles também não é o que esperava. Sempre escondidos, apenas saindo para comer.

 

A temperatura esta a 26º, ph a 6,5º, dH e gH <2º. A filtragem é calma, não havendo muita turbulência na água, mas suficiente para manter N e NO2 no zero.

Eles estão sozinhos no aquário, com algumas folhas, a agua amarela. Não mudei rotina nenhuma em relação ao aquário anterior.

 

Sinceramente não sei o que falha. Hoje mesmo vou colocá-los de novo no antigo aquário para ver se acalmam e ficam mais "saudáveis" e mais tarde fazer outra tentativa, mas noutro aquário maior.

 

Dou por aqui encerrada esta tentativa.

A próxima será dentro de 2 meses, talvez nem tanto.

 

Obrigado

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma pena não teres conseguido a reprodução.

Tens aí um excelente casal, dois belos exemplares.

Mais sorte para a proxima tentativa!

Já agora, visto que eles não estão a 100%, cuidado com a nova alteração, mesmo sendo para o aquário antigo, faz-lhes uma boa ambientação, pouca luz ou de preferência nenhuma.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não devias desistir tão facilmente.

 

Adquiri um trio de Dicrossus à cerca de 8 dias, portanto , a minha experiência com a espécie é reduzida.Dentro de uma semana irei adquirir pelo menos mais uma fêmea.

Os meus ambientaram-se muito bem, não param quietos e nunca se escondem, são uns descarados...

 

Acho que devias fazer algumas coisas:

 

- Arranjar uns cardinais ou uns peixes lápis, bastam 3 ou 4;

- alimenta-los com larvas de mosquito e artémia congelada (caso não o faças);

- Arranjar uma plantas de folhas carnudas e largas, por exemplo Anúbias;

- arranjar pelo menos 1 fêmea mais.

 

É um peixe de harém, como tal os machos gostam de ter por onde escolher e as fêmeas concorrem umas com as outras pelo macho.

 

Ficam os meus humildes conselhos.

Cumprimentos,

 

Pedro Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta tentativa eles estavam isolados. Alimentava-os com flocos (JBL Gala Premium) e artemia.

 

Na proxima tentativa irao estar com uns 4 neons, anubias qb e vou arranjar mais 2 femeas. Vamos ver o que vai dar. Vai dando noticias dos teus!

 

Abraco

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus ainda são juvenis. Gosto de adquirir Apistogrammas e neste caso dicrossus bastante pequenos.

Julgo que são mais fáceis de aclimatar e de se adaptarem ás condições que lhes dou. Nem sempre as melhores, segundo os puristas...

 

Uma boa alimentação, sobrealimentação se preferires é mais de meio caminho andado para a indução de desova em todas as espécies de peixe.

No meio natural todas as espécies de animais escolhem épocas de fartura para se reproduzirem ou fazer nascer as suas crias.

 

Vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Uma boa alimentação, sobrealimentação se preferires é mais de meio caminho andado para a indução de desova em todas as espécies de peixe.

 

 

Boas Pedro.

 

Se me permites deixa-me só fazer um reparo... É que a sobrealimentação (pelo conhecimento que tenho) não é método para induzir desovas. É certo que antes das desovas existirem, deves alimentar os peixes com comida rica, como as papas caseiras, a artémia, comidas vivas etc. Mas tudo isto em doses apropriadas. A sobrealimentação, o que pode causar é a sua decomposição dentro do aquário, e se a filtragem não for suficientemente boa, pode ser meio caminho andado para a intoxicação dos seus residentes.

Há metodos mais eficazes de induzir as desovas, como por exemplo ficares algum tempo sem fazeres TPA, depois fazeres uma TPA de maior percentagem que o normal com água mais ácida e mole e com uma determinada diferença de temperatura, +/- 2 graus penso ser o suficiente. :)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

 

Se me permites deixa-me só fazer um reparo... É que a sobrealimentação (pelo conhecimento que tenho) não é método para induzir desovas. É certo que antes das desovas existirem, deves alimentar os peixes com comida rica, como as papas caseiras, a artémia, comidas vivas etc. Mas tudo isto em doses apropriadas. A sobrealimentação, o que pode causar é a sua decomposição dentro do aquário, e se a filtragem não for suficientemente boa, pode ser meio caminho andado para a intoxicação dos seus residentes.

Há metodos mais eficazes de induzir as desovas, como por exemplo ficares algum tempo sem fazeres TPA, depois fazeres uma TPA de maior percentagem que o normal com água mais ácida e mole e com uma determinada diferença de temperatura, +/- 2 graus penso ser o suficiente. :)

 

Abraço.

 

Subscrevo! Acho que o que Pedro quis dizer foi "vitaminá-los" antes das desovas! E os dicrossus são vulneráveis a parasitas intestinais, apesar de nunca me aconteceu :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fabio,

 

Por sobrealimentação quis dizer dar-lhes mais de comer do que aquilo que eles precisam. Nunca pôr comida a mais no aquário.

Eu dou comida congelada(artémia, larvas de mosquito vermelhas e negras e por vezes dáfnias) a todos os meus peixes. Mas dou à boca dos peixes.

Nunca atiro comida para o aquário, dar-lhes de comer pode implicar 20 minutos de cada vez.

Não estou a dizer que é o melhor a fazer, mas é a minha experiência, é assim que eu induzo todos os meus casais à desova.

Passado 3 ou 4 dias quase todos os peixes recém chegados vêm comer a minha mão. E esfomeados como vêm da maior parte das lojas, não é raro ter desovas ao fim de 6 a 8 dias.

 

Quanto aos parasitas...tem muito que se lhe diga.

Editado por Pedro Pinheiro Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Por sobrealimentação quis dizer dar-lhes mais de comer do que aquilo que eles precisam. Nunca pôr comida a mais no aquário.

 

...........................

 

Nunca atiro comida para o aquário, dar-lhes de comer pode implicar 20 minutos de cada vez.

 

.......................

 

Quanto aos parasitas...tem muito que se lhe diga.

 

Boas Pedro.

 

Quanto ao cuidado que falei da sobrealimentação, estava-me a referir ao excesso de comida no aquário, logo, estamos a falar na mesma lingua, não o explicas-te foi no 1º tópico.

 

Quando aos 20 minutos para dar comida à boca... Bem haja paciência :D mas parabéns pela dedicação!

 

Quanto aos parasitas internos, o que foi dito pelo paulosaints não está errado. É preciso ter atenção ao excesso de larvas, pois provocam com facilidade parasitas internos nos peixes, felizmente a ti nunca te aconteceu pelo visto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Durante esses 20 minutos faço manutenção aos aquários, não trato só da alimentação.

 

Quanto aos parasitas não tenho muita experiência no assunto, nunca me preocupei. É preferível que morram da doença e não da cura...e os meus nem da doença têm morrido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais