Opiniões a um iniciante


Stuck

Recommended Posts

Ora boa tarde, chamo-me Ivan e moro na zona centro do país, mais propriamente em Viseu. Desde pequeno que tive pequenos aquas com peixes, e tambem algumas tartarugas, e sempre tive aquele sonho de um dia vir a ter um aqua grande. Ora, este ano foi-me oferecido a geito de prenda de natal atrasada um aqua de 120 Lt, fiquei radiante, e cai no erro de ir a correr comprar material para o por a funcionar. Comprei dois filtros internos um com uma capacidade de 400 l/h e outro de 150 l/h, um termo-estrato de 150W, um produto para eliminar o cloro da agua, 2 peixes de agua fria, um Betta e um peixe dourado dos comuns e tambem uma planta, a qual não sei o nome :bs_quesexclaim:

Infelizmente já tenho tudo montado e a trabalhar, já a 4 dias, agora precisava de ajuda, queria meter uma flora viva no aqua, de maneira a tentar criar um mini eco-sistema, sempre foi um fascino da minha parte, e contava com isso da vossa ajuda.

 

Gostaria de saber, que tipo de sub-estrato devo adquirir, se bem como o areão e plantas.

 

Desde já muito obrigado e cumprimentos a toda a comunidade :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim gosto desse tipo de peixes, agora eu queria era saber que tipo de flora deveria comprar, a minha ideia era criar algumas plantas para darem um pouco mais de vida e cor ao meu aqua, e que tambem ajuda-se a eleminar as toxinas, mas como não quero correr o risco de ir a uma loja e ser enganado (porque quem não sabe é como quem não vê) queria a vossa opinião visto terem uma experiência no minimo mais vasta que a minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é leres o forum. fazes pesquisas usando o search. vais a uma loja especializada de aquariofilia q tem tb gente seria disposta a ensinar. e so preciso sabes escolhe las.

 

nao ponhas grande vejetaçao os golden fish comem isso tudo! ou mudas de fauna (peixes do aqua) ou entao... nao te vale a pena pores flora.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar o Betta é peixe de água quente, incompatível nesse cenário. Depois, os dois filtros em termos de cadência até nem estão mal vistos, tenho um aquário de água fria para cometas de 125 litros com um de cascata de 700 l/h e um externo de 150 l/h que funciona bem, o único reparo que tenho a fazer é o facto de serem os dois internos no teu set-up, peixes de água fria sujam muito, os filtros internos vão estar sempre congestionados, vais ter um trabalhão todas as semanas para manteres os dois a funcionar correctamente, troca por dois externos que façam por menos 600 l/h em conjunto, e sempre podes acrescentar um filtro de esponja que fique no fundo com uma bomba de ar para ajudar. Quanto a plantas: Anúbias e fetos de Java são as mais indicadas para aquários de água fria com peixes grandes, porque eles não gostam dessas plantas, sendo bem presas a rochas ou troncos fica descansado que eles não ligam a essas plantas e podes lá meter à vontade. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o problema dos filtros é que foram os que me indicaram na loja, como não sabia se eram bons ou maus acabei por os comprar, mas o meu aqua é de agua quente, tenho uma temperatura de 26 graus, tenho um termo-estrato, e o Betta como o peixe dourado deram-se muito bem com a agua quente. Tenho tambem uma T5 mas só de 25W, mas dá muita luz, provavelmente vou adquirir outra igual, agora gostava de saber se é necessário o uso de substrato fertil para plantar o fetos de java, anubius e alguma daquela planta tipo musgo para encher um pouco o fundo do aqua.

 

Mais uma duvida, segundo li aqui no forum, a luz do aqua deve estar acesa entre 8 a 12 horas certo? há diferença entre estarem ligadas de dia ou de noite?

 

Cumps

Editado por Stuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

problema não há desde que no sitio onde o aquário tá não esteja na luz directa do dia (tipo janelas ou outro tipo de claridade) pois convém teres dia e noite no aquário. mas o aconselhável é mesmo 8 horas de luz.

 

se tiveres o aquario ao pé de muita claridade pode surgir um "boom" de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está mais ou menos a uns 5 metros de 2 janelas, mas mesmo assim o sol não incide directamente nas mesmas, logo não tem muita claridade natural, é claro que se vê os peixes la dentro, mas fica relativamente escuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema de teres peixes de água fria muito tempo a temperaturas mais elevadas que 22 graus é que eles vivem menos, e vão morrer mais cedo. Os peixes de água fria resistem de 5 a 35 graus mas por curtos espaços de tempo, acima ou abaixo da faixa entre os 18 e os 24 graus eles não vivem, sobrevivem. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é na boa.

 

se quiseres ter o aquario ligado durante a noite, arranja um temporizador numa loja dos chineses ou então numa loja de componentes de electricidade e temporiza desde as 16horas até por volta 23horas que deve de chegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo, obrigado pelas dicas, agora só gostava mesmo de saber se necessito de algum tipo de sub-estrato para planta os fetos de java, umas Anúbias e aquele musgo para cobrir o fundo do aqua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro, o problema é mesmo o musgo, pois se dá na cabeça aos peixes em começarem a comer tenho medo que morram, porque sempre me disseram que eles comem até rebentarem... Ha alguma alternativa ao musgo para decorar o fundo do aqua? Assim algo rasteiro... de preferencia sem ser necessário sub-estrato fértil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

FSaldanha aleluia tava a ver que ninguem falava sobre isso

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, era mesmo sobre isso que gostava de ter umas ideias, sobre o ciclo de azoto, amónio e afins, é como disse no inicio do tópico, a minha experiencia é 0, tenho andado a pesquisar pelo forum, mas é sempre mais fácil alguem me explicar as minhas duvidas do que andar a apanhar aqui e ali bocados de informação, porque depois posso não a saber compilar e pode dar problemas, desde já um muito obrigado a que se predespos a ajudar-me.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

queres um conselho????

 

devolve os peixes a loja, dizes que preferes outro tipo de peixes mais pequenos e que se possivel trocar esses 2 peixes por plantas, compras umas plantas de baixa manutenção, tipo uma anubia, feto java e afins.

deixas fazer o ciclo de azoto até ao fim, mas podes comprar uma corydora assim que tiveres 2 semana com as plantas no aqua, depois mais umas semanitas que vejas que ja ta tudo e ordem começas a comprar uns peixitos aos poucos (tipo 3 ou 4), pois não convem comprar logo á duzia que pode ficar caro, pois se colocares bastantes peixes no aqua a amonia, nitratos e nitritos aumenta drasticamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o que vou fazer é colocar os peixes num aqua que tenho mais pequeno (40L +/-), deixar fazer o ciclo com plantas e depois volto a coloca-los no aqua grande.

 

De qualquer maneira um muito obrigado a todos os que ajudaram

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por toda a ajuda, e em relação ao Hobbie, eu sou um tipo cheio de paciencia, não sou daqueles que passa o tempo livre a ver TV, ou muito me engano ou vou passar longas horas de volta do meu aqua e da futura comunidade todo contente, e ainda nem fiz o primeiro e já ando com algumas ideias para o segundo.

 

Um muito obrigado, e prometo que assim que possa coloco algumas fotos, no tópico devido é claro :thumbup3:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora boas, ora ando a fazer umas medições da água, mas ando com um problemazinho, vou por aqui os valores...

 

pH-6.8

kH-6ºd

gH->2 - ora este é o meu problema....

N02- 10

No3- 0

 

vou comprar hoje um teste para os NH3/NH4 para ver os niveis de amonia... a questão é, em prencipio vou optar por uns quimicos da JBL para o efeito, que acham?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.