iluminação de led


Recommended Posts

Olá a todos!

Estou a pensar mudar a iluminação do meu aqua para LED's para reduzir o consumo de energia.

Alguém me pode ajudar para saber se o seguinte artigo é suficiente para um aqua de 54L (60x30x30).

 

http://cgi.ebay.com/Submerged-Aquarium-Fluorescent-Light-White-4W-Lighting-/170578321673?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27b742a109

 

Voltage :220V~240V

Frequency :50~60Hz

Wattage :4W

Colour :white

Length : 30mm

 

Obrigado desde já a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sinceramente acho que não, para iluminação a leds o melhor é recorrer ao DIY, ou seja procura fita de leds smd 5050 a prova de agua (led strip 5050 waterproof) com uns 2m de fita ou seja 4 tiras de 50cm consegues uma iluminação porreira e suficiente para plantas de baixa e média necessidade...

 

Outra solução são as lampadas de leds T8 de 30cm (2feets) com duas lampadas consegues obter também uma boa iluminação e como são de ligação directa a corrente de 220v torna-se mais facil o DIY...

 

Se quiseres e tiveres "unhas para isso" é apostares em leds cree ou ultra bright leds mas isso envolve um esquema de ligações e placas de dissipação de calor que torna a sua montagem mais complexa...

 

A lampada que apresentas parece-me muito fraca e ainda deve ser de leds convencionais o que não vai iluminar grande coisa...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu também fiquei com a ideia de que seria fraquinha...

A minha ideia inicial era optar por iluminação LED DIY, o problema é que não percebo nada de electrónica, e do que andei à procura aqui no fórum e no youtube, não encontrei nada que me tornasse apto a fazê-lo eu...

 

Será que conhecem algum vídeo ou site que explique em pormenor como se pode montar uma iluminação por LED? Ou em contrapartida uma solução boa em termos de custo, de iluminação para manutenção de plantas de baixa media necessidade para um aqua de 54L?

 

Obrigado mais uma vez!

 

Pedro

 

PS: Encontrei este artigo seguindo o teu conselho:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/White-5050-SMD-LED-50cm-5M-Waterproof-STRIP-Flexible-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem5642105557QQitemZ370475554135QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

 

Mas não faço a minima ideia de como montar...

Editado por pbizarro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso e facil, basta ligares os 2 fios que saem da fita de LED's directamente a um transformador de 12V encontras isso no chines, vou fazer as ligações do meu esta semana depois posto umas fotos ;)

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As fitas de leds normalmente veem já com dois fios soldados um para neutro outro para positivo, no caso de comprares como eu rolos de 5m ai tens de cortar e soldar novos fios mas isso até que é simples basta um ferro de soldar e solda do chineses...

 

Se quiseres no topico side by side em aquas low-tech tem alguma informação sobre leds as suas ligações e diferentes opções...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho ninguém ter sequer visto o link que ele deu e começou a hipotetizar sem ter nada a ver. A lampada não é led, é uma lampada fluorescente normal que gasta apenas 4 W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho ninguém ter sequer visto o link que ele deu e começou a hipotetizar sem ter nada a ver. A lampada não é led, é uma lampada fluorescente normal que gasta apenas 4 W.

 

nos estamos a responder ao ultimo post dele que e uma tira de LED's

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Obrigado a todos pelas respostas e pela ajuda!

Pedro, se fizesses isso era mesmo espectacular, ia-me dar uma grande ajuda :D

Devo investir já numa fita de 50cm de Leds 5050 SMD, ou mais do que uma (link abaixo)? Ou será melhor comprar uma fita de 5M como o barman faz?

 

Como vos disse o meu aqua é um 60x30x30, e o objectivo é que fique bem iluminado, mas apenas o suficiente para manter plantas de baixa e média necessidade!

 

Mais uma vez obrigado a todos!

 

Cumps

Pedro

 

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/White-5050-SMD-LED-50cm-5M-Waterproof-STRIP-Flexible-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem5642105557QQitemZ370475554135QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

Editado por pbizarro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya eu façote isso na boa, ate um video :P o mais simples e comprares varias tiras da medida que queres pois normalmente o fio ja vem soldado, se fores tu a cortar tens de soldar os fios o que para pessoas sem esperiencia não e facil

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois cada fio vai ligar-se a um transformador?

Presumo que sejam necessários uns 3 de 50cms ou uns 4/5 de 30cms, conforme se ponha na perpendicular ou no sentido da frente do aquario... Estou a ver vários no ebay...

Será que me podes aconselhar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois cada fio vai ligar-se a um transformador?

Presumo que sejam necessários uns 3 de 50cms ou uns 4/5 de 30cms, conforme se ponha na perpendicular ou no sentido da frente do aquario... Estou a ver vários no ebay...

Será que me podes aconselhar?

 

Obrigado

 

Não os 2 fios ao mesmo transformador

isso e melhor falares com o "barman_dani" que ele esta mais dentro do assunto.

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Relativamente a ligações é simples fio positivo com positivo fio neutro com neutro, fio terra não entra ao barulho...

 

Soldar fios caso se queira cortar fitas a medida, não é assim tão complicado, só é necessário um pouco de paciência, se a fita for de leds 3582 é so soldar um fio a cada ponto, se for fitas de leds 5050 existe 4 conectores 3 positivos e 1 neutro solda-se um fio ao neutro e une-se os 3 positivos e solda-se um fio... como disse um pouco de paciência e consegue-se...

 

Relativamente a disposição das mesmas, eu prefiro as fitas ao comprido do aquario, evitando assim, caso haja ponto mortos de luz que estes fiquem visiveis... no que concerna a quantidade de fitas depende da qualidade de leds se 3525 ou 5050 e do gosto pessoal em termos de luminusidade do aquario, mas acredito que num aquario com 50cm de frente umas 4 ou 5 fitas de 50cm de leds 5050 cheguem e sobrem...

 

Cumps

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Obrigado barman por mais uma explicação!

Estou a pensar comprar 4 fitas de 50cms led 5050 do ebay.

 

http://cgi.ebay.com/50cm-15-SMD-LED-5050-Waterproof-Strip-Flexible-White-/130466351876?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1e60668b04

 

Aconselhas este artigo?

Desculpa insistir na pergunta, mas como nao tenho experiencia em iluminaçao em leds gostava de saber o que estou a comprar.

 

Em relação aos fios o que queria perguntar no outro post era se cada fita se liga a um transformador ou se se ligam as 4 a um transformador? E como se faz essa ligaçao?

 

Obrigado!

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os leds que apresentas são somente de 30leds/m aconcelho-te a procurar com 60leds/m ou seja para 50cm 30leds o preço não é muito diferente e ficas com o dobro da luz...

 

Em relação à ligação ao transformador, eu tenho ligado sensivelmente 13metros de fitas de leds a um unico transformador, dai não há problema em ligar 4 fitas de 50cm, as ligações são simples ligas todos os fios positivos ao positivo do transformador e todos os neutros ao neutro do transformador...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Fiquei bastante interessado neste tópico porque também queria por leds e até agora não tinha encontrado nenhum impermeável, mas não sei mesmo como soldar os fios. Isso tem que ser soldado aos cabos do transformador? Não é preciso um aparelho qq para soldar?

 

Agradeço já em avanço as respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.