ajuda para mehorar iluminação


Recommended Posts

Tenho um aquario de agua salgada á quase um ano, para começar, comprei um sera biocube de 130 litros, a minha dificuldade é na iluminação, tenho só corais moles, ñ tenho duros, mas vejo que preciso de mais iluminação, o aquario vem com 2 lampadas t5 de 24 volts, ñ quero retirar a tampa do aquario, apenas acrescentar mais iluminação, mas está a ser dificil encontar calhas pequenas para colocar outra lampada, e já agora, se eu coloca-se uma calha com lampadas t5, de 6400 kelvins, dá para agua salgada, ou ñ, agradecia muito, alguma solução ou ideia, mais para o barato, obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aquários tapados é lixado, mas já que tens isso, vamos ver.

Lâmpada de 6400k é para plantados, é muito amarela.

Para aumentares iluminação nessa tampa não vejo muito mais que leds, senão alteras totalmente a tampa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons leds para isso são os Cree XP-g - brancos e os Cree XRE Royal Blue numa proporção de 1-1 , mas tens de ter em atenção que esse led's precisam de um led driver para não queimar e de uma boa dissipação de calor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho um aquario de agua salgada á quase um ano, para começar, comprei um sera biocube de 130 litros, a minha dificuldade é na iluminação, tenho só corais moles, ñ tenho duros, mas vejo que preciso de mais iluminação, o aquario vem com 2 lampadas t5 de 24 volts, ñ quero retirar a tampa do aquario, apenas acrescentar mais iluminação, mas está a ser dificil encontar calhas pequenas para colocar outra lampada, e já agora, se eu coloca-se uma calha com lampadas t5, de 6400 kelvins, dá para agua salgada, ou ñ, agradecia muito, alguma solução ou ideia, mais para o barato, obg.

 

Deve haver algum engano, são lampadas de 24 volts ou de 24 watts ?

 

se queres ter corais no aquario deves aumentar a quantidade de luz/litro normalmente usa-se a regra de 1W por litro ou seja, um aquario de 130 litros deveria ter no mínimo 130watts!

 

Existem lampadas expecificas para aquarios salgados, lampadas actinicas e com temperatura de cor adequada para corais, basta procurares nas lojas.

 

Quanto a aumentar a quantidade de luz sem retirar a tampa, ou consegues lampadas com maior potencia (refazendo a instalação) , ou terás que adapar a tampa para ter mais lampadas com outra instalação!

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Bons leds para isso são os Cree XP-g - brancos e os Cree XRE Royal Blue numa proporção de 1-1 , mas tens de ter em atenção que esse led's precisam de um led driver para não queimar e de uma boa dissipação de calor.

 

Boas

 

Estou com o mesmo problema num Red Sea 130D.

 

Podes colocar alguns links para ajudar?

 

Cmps

 

Nelsongas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais