Cubo de 100 litros


PST

Recommended Posts

Boas tardes pessoal,

 

Aqui ficam as primeiras imagens da minha segunda tentativa nos salgados. O projecto arrancou há cerca de dois meses e está a andar devagarinho...

 

 

No dia em que levou a água...

 

Reef_inicial.jpg

 

Este fim-de-semana.Estou a tentar ir pelo visual "escarpa", para esconder a "sump"...

 

reef_janeiro_2011.jpg

 

Detalhe da rv com muita vida :)

 

fotografia-2.jpg

 

 

O rei do aquário (para já).Pormenor curioso: vinha um mexilhão na rv. Pormenor chato: também vinha a &%$### da aiptásia.

 

detalhe_rv_2.jpg

 

 

 

 

Setup resumido:

 

Cubo 50x50x50 com 'sump' incorporada: cerca de 100 litros reais

termostato de 300 w

Bomba de retorno da sump Hydor

Bombas de circulação: uma resun 2000 ltrs, das novas, uma Aquaclear 301 (agora são as 30), uma Eheim mini (para fazer circulação ao nível da base da rv).Pouco, desconfio...

Escumador tmc v2skim 120 compact (comprado no ebay, baratucho, mas a funcionar bem).

Calha Lifetech: 2x36 W. Duas powercompacts de 36w. Uma nova,"white", com 14 mil k. Outra "semi-nova", também white, com 10 mil k, para trocar rapidamente por uma Marine blue nova.

Cerca de 5 KG de rocha viva + 3KG de rocha morta. É pouco, eu sei...

Areão de coral: vários tipos, incluindo sugarzise e areia viva. Não sei a quantidade exacta, mas cheira-me que exagerei :tongue:

Equipa de limpeza: 8/9 eremitas e 10 nassários, ofiúros que vinham com a rv.

Corais: para já só os que vinham com a rv, incluindo um pequeno sarco que está a despontar.

Chaetomorpha na "sump" interna.

Parâmetros: quando fizer a próxima medição ponho aqui. Na última estava tudo dentro dos valores normais, porque optei por fazer a água numa loja. Já levou uma tpa de cerca de 10 litros.

 

incidentes até ao momento: um ameaço de cianobactéria que parece ter ficado controlado com a aspiração, bomba de retorno da sump 'marou' ao introduzir areia :chair:, a primeira aiptásia :angry:

 

Desde já um grande agradecimento ao pessoal aqui do fórum que me vendeu rv, areia, nassarios e eremitas em condições muito boas.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso até que está a andar bem. Agora é ver essa rocha viva a se desenvolver e meter aí alguns corais =)

 

Abraço,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito fixe... parece bem encaminhado , so vejo ai um problema.. lol é esse escumador com o tempo assim que começares a colocar vivos e corais vai te ser insuficiente, isto por experiencia propria com um igual... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, obrigado pelos comentários :wink:

 

Rakiki: eu sei que o escumador é fraquito, mas como surgiu a hipótese de o comprar barato no ebay (ficou-me por uns 20 euros já com portes) achei que era um bom começo. Para já tem se portado razoavelmente (já encheu uns copos de cerveja beer ). Acho é que ainda não acertei com a regulação certa.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou de volta às lides do fórum e tinha de começar por algum lado! Como o PST me pediu por várias vezes para dar uma olhadela aqui, começo já aqui! :D

 

O aquário está engraçado, mas pode melhorar um pouco mais no que toca ao layout. Tira aí uma foto geral da outro lado para ver melhor a sump. Deve dar para fazer um layout com um plate e ao mesmo tempo ficar tapado.

 

Vamos ao setup, onde acho que poderá ser melhorado:

Cubo 50x50x50 com 'sump' incorporada: cerca de 100 litros reais

Pode ser maior....eu sei, fica mais para a frente...era só para brincar um bocado! :D

 

Bomba de retorno da sump Hydor

Qual é o modelo/litragem?

 

Bombas de circulação: uma resun 2000 ltrs, das novas, uma Aquaclear 301 (agora são as 30), uma Eheim mini (para fazer circulação ao nível da base da rv).Pouco, desconfio...

Não vejo que seja pouco, também não podes colocar muito mais, senão levanta a areia.

 

Escumador tmc v2skim 120 compact (comprado no ebay, baratucho, mas a funcionar bem).

Aqui sim, podia ser melhor! Se optares pelo barato, sendo de mochila, podias optar pelo V2Skim 300

 

Calha Lifetech: 2x36 W. Duas powercompacts de 36w. Uma nova,"white", com 14 mil k. Outra "semi-nova", também white, com 10 mil k, para trocar rapidamente por uma Marine blue nova.

Eu não colocava uma branca e outra azul...ficas com pouca luz branca. Eu deixava mesmo ficar as 2 brancas e colocava uns leds azuis ou comprar uma calha com 3x36w.

 

Cerca de 5 KG de rocha viva + 3KG de rocha morta. É pouco, eu sei...

Pois...convém colocar um pouco mais.

 

Areão de coral: vários tipos, incluindo sugarzise e areia viva. Não sei a quantidade exacta, mas cheira-me que exagerei tongue.gif

Pelo menos 5kg de viva tens! :D

incidentes até ao momento: um ameaço de cianobactéria que parece ter ficado controlado com a aspiração, bomba de retorno da sump 'marou' ao introduzir areia chair.gif, a primeira aiptásia angry.gif

Ciano é normal aparecer, tal como algas. A Aiptasia...trata dela, vai na volta foi na rocha que te vendi. Sei que havia 3 em todo o aqua, mas nem reparei em qual pedra era, quando separei a tua estava tudo a monte. Se foi...sorry.

 

Mais fotos! :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Desde já obrigado pela RV e pela areia. Impecáveis!

 

 

Em relação às tuas dicas e perguntas, o ponto de situação é este:

 

A aiptásia vinha mesmo naquela pedra, que tenho a fazer de "ilha", mas não há problema. Está isolada do resto da rv e um bocadinho de joe's juice dá conta do recado. E aquela pedra é um espectáculo: tem um mexilhão e uns pólipos que não identifiquei porque ainda não abriram.

 

O aquário vai levar pelo menos mais dois quilos de rv no futuro próximo e conto ir acrescentando aos poucos. Em relação ao layout a ideia será ir por aquele visual de escarpa, eventualmente com umas plates pelo meio, como sugeres. Reconheço que é ainda um trabalho em progressão. A única coisa em que estou decidido é manter uma boa zona livre, só com areia, porque acho que melhora a perspectiva do aquário.

 

A bomba de retorno é uma Hydor Picco. Não estou em casa neste momento e não me recordo da litragem exacta (lembro-me que tinha uma capacidade de elevação de cerca de 1,1 metros), mas como deu o "berro" isso também já não importa. Terei de arranjar outra. Para já desenrasquei com a Eheim mini que tinha a fazer circulação junto à base da rv, mas é muito fraquita para esse fim.

 

Em relação ao escumador tens razão, claro. Mas foi uma oportunidade que surgiu e aproveitei, para desenrascar.Acho que, pelo que me custou, valeu a pena, mesmo tendo de fazer um upgrade a médio prazo.

 

Vou seguir o teu conselho nas luzes. Não sei é como monto/arranjo os leds azuis :mellow:

 

Quanto à circulação: achas que mantenha o esquema actual. Estava a pensar trocar a Aquaclear por outra Resun 2000. Até agora parece-me uma boa bomba para o preço.

 

Desculpa a bateria de perguntas, mas já que escolheste este tópico para o "regresso às aulas" da malta, tenho de aproveitar biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PST,

 

A aiptásia vinha mesmo naquela pedra, que tenho a fazer de "ilha", mas não há problema. Está isolada do resto da rv e um bocadinho de joe's juice dá conta do recado. E aquela pedra é um espectáculo: tem um mexilhão e uns pólipos que não identifiquei porque ainda não abriram.

Ainda bem que está isolada e podes atacar sem problemas. Os polipos que falas de certeza que são zoanthus.

 

O aquário vai levar pelo menos mais dois quilos de rv no futuro próximo e conto ir acrescentando aos poucos. Em relação ao layout a ideia será ir por aquele visual de escarpa, eventualmente com umas plates pelo meio, como sugeres. Reconheço que é ainda um trabalho em progressão. A única coisa em que estou decidido é manter uma boa zona livre, só com areia, porque acho que melhora a perspectiva do aquário.

É sempre um trabalho em progressão. :D

 

A bomba de retorno é uma Hydor Picco. Não estou em casa neste momento e não me recordo da litragem exacta (lembro-me que tinha uma capacidade de elevação de cerca de 1,1 metros), mas como deu o "berro" isso também já não importa. Terei de arranjar outra. Para já desenrasquei com a Eheim mini que tinha a fazer circulação junto à base da rv, mas é muito fraquita para esse fim.

Olha, as Picco costumam ser boas, acho estranho ter marado.

 

Em relação ao escumador tens razão, claro. Mas foi uma oportunidade que surgiu e aproveitei, para desenrascar.Acho que, pelo que me custou, valeu a pena, mesmo tendo de fazer um upgrade a médio prazo.

Quando isso acontecer podes contar comigo para ajudar na escolha, é só perguntares aqui. Vai juntando dinheiro ara depois comprares um bom.

 

Vou seguir o teu conselho nas luzes. Não sei é como monto/arranjo os leds azuis :mellow:

Tens várias opções. As mais reconhecidas são as da AquaRay, mas são um pouco caras.

 

Quanto à circulação: achas que mantenha o esquema actual. Estava a pensar trocar a Aquaclear por outra Resun 2000. Até agora parece-me uma boa bomba para o preço.

PAra o teu aquário, deves ter pelo menos cerca de 2500lts/h. Ao colocares essa bomba ficas com um pouco mais, mas não é necessariamente mau. Eu tinha bastante no meu reef de 300lts.

 

Desculpa a bateria de perguntas, mas já que escolheste este tópico para o "regresso às aulas" da malta, tenho de aproveitar

Estou cá para ajudar! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual tem sido a sua impressão dessa bomba da Resun?

Estou pensando em colocar uma no nano q estou montando, mas queria algum atraente além do preço baixo...

Já tem ela trabalhando a quanto tempo?

Ela travou alguma vez?

Quando falta luz ela volta normalmente com o retorno da luz?

 

Abraços,

GX.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual tem sido a sua impressão dessa bomba da Resun?

Estou pensando em colocar uma no nano q estou montando, mas queria algum atraente além do preço baixo...

Já tem ela trabalhando a quanto tempo?

Ela travou alguma vez?

Quando falta luz ela volta normalmente com o retorno da luz?

 

Abraços,

GX.

 

Boas Gustavo, até agora estou a gostar bastante da bomba. É certo que se trata de um aquário cubo, com apenas 50 centímetros de largura, mas praticamente não tenho zonas mortas. Nunca tive uma falha de luz, mas tenho um interruptor em que que ligo e desligo todas as tomadas quando faço manutenção do aquário e a bomba não se ressente. Está a trabalhar há cerca de um mês.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É só para acrescentar que entretanto introduzi no aquário um belo frag de green star polyps adquirido ao membro JCBF.

Ainda não juntei fotos porque estou à espera que abram. No primeiro dia abriram cinco pólipos mas desde então andam recolhidos. Já li que é normal os GSP passarem por isso quando mudam de ambiente, por isso não estou muito preocupado. Limitei-me a pô-los um pouco mais para baixo, mais perto do areão. Mas se alguém tiver dicas dão-se alvíssaras :smile2:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É só para acrescentar que entretanto introduzi no aquário um belo frag de green star polyps adquirido ao membro JCBF.

Ainda não juntei fotos porque estou à espera que abram. No primeiro dia abriram cinco pólipos mas desde então andam recolhidos. Já li que é normal os GSP passarem por isso quando mudam de ambiente, por isso não estou muito preocupado. Limitei-me a pô-los um pouco mais para baixo, mais perto do areão. Mas se alguém tiver dicas dão-se alvíssaras :smile2:

 

depois coloca fotos... lol parace esta no bom caminho..

daqui a uma semana ou assim vou ter disponivel umas frags de sarcophinton e uns actinodiscos vermelhos se estiveres interessado depois diz..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois coloca fotos... lol parace esta no bom caminho..

daqui a uma semana ou assim vou ter disponivel umas frags de sarcophinton e uns actinodiscos vermelhos se estiveres interessado depois diz..

 

Boas,

 

se fores adepto dos preços "cartão jovem" inscreve-me já para um sarco e 2 actinodiscus :multi:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

Então e novidades desse GSP? Já se adaptou à nova casa?

 

Cumprimentos.

 

JCBF

 

Boas, já começa a mostrar uns pólipos, mas ainda com alguma timidez. Ah...e vinha uma xénia lá no meio :smile2:.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais