Meu primeiro aquario plantado


PedroLourenço

Recommended Posts

Antes de mais deixem-me apresentar, o meu nome é Pedro tenho 19 anos e moro em Castelo Branco...

 

Quando era mais novo tive um aquario de agua quente já não sei de quantos litros mas cerca de 100L mas não era nada de especial agora a cerca de 1 mes comeceime a interessar de novo pelos peixes e arranjei um globo com 2 peixes mas passado uma semana decidi que aquilo não era para mim e queria algo mais serio, entao tenho andado a aprender ai pelos foruns e a ver em lojas corri 4 cidades e não encontrava nada que me despertasse interesse até hoje...

 

Bom acabei de comprar um aquario de 100L daqueles com filtro incorporado(não era bem o meu plano mas pronto), quando a senhora da loja me disse que vinha com um aquecedor de 50W achei pouco e pedi para ela me colocar um de 100W, resumindo Aquario de 100L + Filtro + Aquecedor + Plano de fundo + Movel vaime ficar em 210€ assim que vi o preço fiquei :o pois o que tinha andado a ver rondava os 400, 500€ sendo assim a senhora vai limpalo e arrumalo e passso lá a tarde para ir buscar...

 

Também a tarde vou passar em um rio ou dois por perto de Castelo Branco para ver se me agrada areia, rochas e talvez um tronco, mas isto e pa ir fazendo com calma...

 

 

 

Obrigado, Pedro

 

EDIT: Retiradas partes sem interesse(limpeza do post)

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

sugiro o seguinte:

 

1. não compres esse aqua com filtro interno. Se puderes compra outro, com maior ou igual litragem mas com filtro externo

2. não uses areão de rio se que antes o tenhas lavado MUITO bem e fervido!

3. dois discus em 100L parece-me excessivo. São animais que crescem muito, ainda para mais quando pretendes colocar mais espécies com eles.

4. plantas de fácil manutenção podes ver AQUI. Já pensaste em iluminação?

5. não te esqueças de que antes de meteres peixes deves ciclar o aquário.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sugiro o seguinte:

 

1. não compres esse aqua com filtro interno. Se puderes compra outro, com maior ou igual litragem mas com filtro externo

2. não uses areão de rio se que antes o tenhas lavado MUITO bem e fervido!

3. dois discus em 100L parece-me excessivo. São animais que crescem muito, ainda para mais quando pretendes colocar mais espécies com eles.

4. plantas de fácil manutenção podes ver AQUI. Já pensaste em iluminação?

5. não te esqueças de que antes de meteres peixes deves ciclar o aquário.

 

Boa sorte.

 

Boas, muito obrigado pela resposta vou tentar responder a tudo...

 

1- Sim eu sei era o que procurava mas de momento não consigo financeiramente, inda por cima com movel é muito dificil mesmo por isso vou ter de optar por este...futuramente talvez o retire e coleque um externo...

2-sim eu isso vou ter muito cuidado lavar bem e tratar antes de colocar no aquario

3- pois era o meu medo, e se for 1 acha possivél? pois e um peixe que eu gosto muito

4- Obrigado pela dica, sim já estive a pensar vou ver que lampada traz o aquario e depois posto aqui para saber se é adequada mas provalvelmente vou comprar nova...

5-Sim vou ter o aquario a funcionar muito tempo sem peixes para ver os niveis de pH, etc assim que a agua estabilizar

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Discus são animais de cardume.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esquece os discus nesse aquario não e ainda por cima és muto verdinho nisto dos aquarios, o maisprovavel era o discu morrer em pouco tempo porque sao bastante sensiveis. No entanto tens muitos peixes por onde escolheres, olha podes por uns escalares, ramirezis, um cardumezinho de neons ou peixes nariz de bebado, umas corydoras etc.

 

Cumprimentos

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom já fui buscar o aquario, fiquei um tanto ou quanto surprendido quando vi a caixa e dizia 84L mas estive a ver pelas medias 80© x 30(L) x 49(A) estive a fazer os calculos e dame esse valor dos 100L mas talvez devido ao filtro que ocupa muito espaco la dentro tenha esses 84L :S Bom agora também já não ha nada a fazer também ainda bem que não optei por um maior pois os espaço que tinha para ele também era a conta deste...

 

Vou aqui deixar umas foto com ele acabado de tirar da caixa:

 

dsc02030bo.jpg

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para aqui deixa a lista de plantas que vou por, gostaria que me ajudasem na quantidade sff

 

Na parte de tras quero por: Hydrilla verticillata e Vallisneira spiralis marmor e Limnophila ambulia sensiflora

 

Para o musgo estou indeciso entre dois, Christmas moss ou Musgo de Java?

 

Vou também comprar um tronco, areia e substracto

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao e querer assustar-te mas acho que esses peixes crescem um pouco =X

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu axo que para quem já teve aquário antes há erros que já não se deviam cometer. Um deles era teres esses peixes num globo e agora compras-te o novo aquário e enches-te de agua e metes-te os lá dentro. Tudo bem que são peixes resistentes mas o aquário deve fazer o seu ciclo para todos os peixes. espero que ao menos tenhas aproveitado a pouca agua do globo sempre é uma ajuda apesar de minima.

 

 

Depois tens de decidir que espécies vais manter se da chamada agua fria "kinguios" ou de agua quente. Deves apenas manter uma delas e não misturalas apesar de ser possivel se houver termoestato. Isto porque os peixes que chamamos de agua fria , gostam de agua amena portanto com isso regulado a 24º dava apesar de o meu concelho e não o fazer.

 

Discos tambem sou da opinião que não. Sao peixes de cardume e ai não dava, alem de serem peixes mt sensiveis e o filtro interno não ia ajudar neste aspecto.

 

Quanto há fauna se fores para a agua (quente penso que esse será o objectivo) Opta pois escolher primeiro a chamada "equipa de limpeza" e depois vem o resto. Deixar o aquário ciclar primeiro e usar anto cloro e bactérias para acelarar o ciclo.

 

Quanto ás plantas escolhe de baixa manutenção , até porque a luz e pouco para outras. Valisnérias, anubias, fetos de java... na minha opinião sao todas boas para o setup.

 

Ps : outra das coisas que começaram ao contrario primeior o areão de depois e que era a agua. Qaunto tiveres a fazer esse processo tira os peixes que tens no aquário para o globo e aproveita essa agua para encheres o globo; depois então e que colocas o areao sem ter vivos no aquário.

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu axo que para quem já teve aquário antes há erros que já não se deviam cometer. Um deles era teres esses peixes num globo e agora compras-te o novo aquário e enches-te de agua e metes-te os lá dentro. Tudo bem que são peixes resistentes mas o aquário deve fazer o seu ciclo para todos os peixes. espero que ao menos tenhas aproveitado a pouca agua do globo sempre é uma ajuda apesar de minima.

 

 

Depois tens de decidir que espécies vais manter se da chamada agua fria "kinguios" ou de agua quente. Deves apenas manter uma delas e não misturalas apesar de ser possivel se houver termoestato. Isto porque os peixes que chamamos de agua fria , gostam de agua amena portanto com isso regulado a 24º dava apesar de o meu concelho e não o fazer.

 

Discos tambem sou da opinião que não. Sao peixes de cardume e ai não dava, alem de serem peixes mt sensiveis e o filtro interno não ia ajudar neste aspecto.

 

Quanto há fauna se fores para a agua (quente penso que esse será o objectivo) Opta pois escolher primeiro a chamada "equipa de limpeza" e depois vem o resto. Deixar o aquário ciclar primeiro e usar anto cloro e bactérias para acelarar o ciclo.

 

Quanto ás plantas escolhe de baixa manutenção , até porque a luz e pouco para outras. Valisnérias, anubias, fetos de java... na minha opinião sao todas boas para o setup.

 

Ps : outra das coisas que começaram ao contrario primeior o areão de depois e que era a agua. Qaunto tiveres a fazer esse processo tira os peixes que tens no aquário para o globo e aproveita essa agua para encheres o globo; depois então e que colocas o areao sem ter vivos no aquário.

 

Sim vou ter o aquario a funcionar cerca de 1 mes para fazer o ciclo e deixar que as plantas crescem, como referi apenas la coloquei os peixes ate ter todo o material para comecar a montar, assim que tiver esvazio tudo e dou uma limpaza aos vidros...

 

Não eu vou retirar os meus peixes de agua fria e vou oferecelos a um primo, so estou mesmo a espera da areia, substracto, plantas e o tronco...

 

Em relação as plantas eu esttive a informarme e escolhi ja as mais faceis, apesar de querer trocar de lampada.

 

EDIT: Retiradas partes sem interesse(limpeza do post)

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou ter o aquario a funcionar cerca de 1 mes para fazer o ciclo e deixar que as plantas crescem, como referi apenas la coloquei os peixes ate ter todo o material para comecar a montar, assim que tiver esvazio tudo e dou uma limpaza aos vidros...

 

Não eu vou retirar os meus peixes de agua fria e vou oferecelos a um primo, so estou mesmo a espera da areia, substracto, plantas e o tronco...

 

Em relação as plantas eu esttive a informarme e escolhi ja as mais faceis, apesar de querer trocar de lampada. Preciso apenas de saber se alguem puder ajudar qual tipo devo escolher para ir cobrindo o fundo e o tronco do aquario, se Musgo de Java ou Cristmas Moss tal como a sua quantidade :S

 

 

A quantidade vai depender do que queres, não consigo dizer ao certo e penso que ninguem o concegue fazer. Plantas de tapete com ( para cobrir o fundo) com 18w de luz e puco provavel que vinguem. Se andas-te a ver aqueles aquários relvados muito bonitos vou te ja dizer que sao pessoas com experiencia e que possuem outro tipo de conhecimentos mais avançado bem como material diferente.

 

abraço e boa continuação :)

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quantidadevai depender do que queres, não csigo dizer ao certo e penso que ninguem o concegue fazer. Plantas de tapete com ( para cobrir o fundo) com 18w de luz e puco provavel que vinguem. Se andas-te a ver aqueles aquários relvados muito bonitos vou te ja dizer que sao pessoas com experiencia e que possuem outro tipo de conhecimentos mais avançado bem como material diferente.

 

abraço e boa continuação :)

 

 

Ok, obrigado, sim eu em relação a luz estava a pensar mudar para uma mais forte, gostava de ter algum musgo a cobrir o tronco :s

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo é das plantas de mais fácil manutenção é só atares ao tronco com fio de costura e ele cresce mesmo sem substrato e sem luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, hoje comprei mais umas cenas, Kit de substracto, 2 troncos e encomendei as plantas. Também me ofereceram 2 caldeiros de areão, estive a passar por agua para tirar eventual terra mas percebi que um dos caldeiros tinha pequenas pedras de alcatrão e pelo que sei devido aos productos toxicos n pode ser usado, mas ainda aproveito o outro com a chamada brita..

 

dsc02049jw.jpg

 

EDIT: Retiradas partes sem interesse(limpeza do post)

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação as TPA encontrei ISTO hoje, sera viavel?

 

sempre o que tenho lido e TPA semanalmente ou de 2 em 2 semanas:S eu ao meu aqua estava a pensar fazer 15L semanalmente

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação as TPA encontrei ISTO hoje, sera viavel?

 

sempre o que tenho lido e TPA semanalmente ou de 2 em 2 semanas:S eu ao meu aqua estava a pensar fazer 15L semanalmente

 

 

15 litros para 100 litros?

Deves mudar semanalmente 30% em média do total logo deves mudar 30 litros e não 15 litros;)

Eu não entendi muito bem a razão pela qual inseriste os peixes de água fria no aquário sem meteres substracto e afins.

O que te digo é para procurares informação sobre ciclo de azoto, caso queiras fazer as coisas como elas devem ser feitas e iniciar tudo direitinho.

COm esse aquário podes fazer se quiseres coisas bem engraçadas por isso mãos a obra;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 litros para 100 litros?

Deves mudar semanalmente 30% em média do total logo deves mudar 30 litros e não 15 litros;)

Eu não entendi muito bem a razão pela qual inseriste os peixes de água fria no aquário sem meteres substracto e afins.

O que te digo é para procurares informação sobre ciclo de azoto, caso queiras fazer as coisas como elas devem ser feitas e iniciar tudo direitinho.

COm esse aquário podes fazer se quiseres coisas bem engraçadas por isso mãos a obra;)

 

Sim, eu estava a pensar nos 15L visto que penso que aquario não seja bem de 100L mas sim de uns 85L pelo que diz na caixa o que me leva a pensar que seja do espaço ocupado pelo filtro, que para já não tenho meio para investir num filtro externo, mas futuramente vou retirar este filtro e colocar um externo...

 

Eu sinceramente gostava de ver como ficava com os peixes, mas so la estiveram 2 dias, ja retirei tudo

 

Em relação ao ciclo do azoto penso que ja o percebi e tal como referi vou deixar o aquario cerca de 1 mes sem peixes não so para fazer o ciclo mas tambem para as plantas irem crescendo

 

EDIT: Erros ortograficos

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, tenho o material quase todo, estou de momento a fazer o tratamento dos troncos, tenho os troncos numa mini banheira com agua e muito sal e liguei também um filtro que tinha ja antigo pra a agua ir circulando termostato do aqua para os 30º pois li em alguns sitos que se podia fazer com agua quente, mudo a agua a cada 3 dias ainda so fiz uma e a agua saiu castanha. agora ja esta a comecar a escurecer vamos a ver se no final do mes ja posso montar o aqua pois as plantas chegam para a semana em principio :s

 

Em relação a isto como e que eu posso conservar as plantas ate por dentro do aqua?

 

Em relação ao areão tenho aquelas pedras brancas que mostrei no post anterior, posso colocar logo esse por cima do substracto? ou devo por uma areão mais fino? ha relembro que tenho umas pedras pretas mais grossas que vou por por cima desse branco

 

Estou também a contruir a tampa de madeira, dado a falta de orcamento em principio vou ter colocar a luz que vinha de origem na tampa de origem, mais uma barra de LED's brancos e 2 de LED's Azuis para MoonLight, em relação as lampadas vou ver o que posso fazer ate ao final do mes :s

 

Agora começei a pensar na questão dos peixes, o que acham de devo colocar? Gosto de guppies, neon, botia palhaco, escalares tambem quero por 2 limpa-vidros para limpar o fundo sei que os botia costumam limpar mas sinceramente adoro as kuhli :drool3: o problema e que e população a mais por isso gostava que me aconselhassem dado o meu aquario, e estes peixes quais se dão bem uns com os outros, quero saber quais por e que quantidade, gostava de ter criação de guppies

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, grandes mudanças de planos.. na tampa vou colocar uma regua de 70cm com 2x28w, isto ja me da muito iluminação comparando a que vinha de origem...

 

Filtro em principio vou comprar um SERA externo na proxima semana...

 

Tampa espero concluir la pa 2º ou terça-feira...

 

Paltas chegam sexta:S e continuo com o problema de não sabe ro que fazer com elas ate ter o material todo...

 

também tenho um areão que por mais que lave esta sempre a sujar a agua, apesar de ser muito menos ainda é mas ao fim de algum tempo a agua fica limpinha, será que depois de fervido e se colocar no aqua não haverá problema?

 

Aguardo dicas pois tou meio :wacko:

 

Obrigado, Pedro Lourenço

Editado por PedroLourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje estive a tratar do layout, la pus o substracto e tal, algum areão, troncos e pedras.

 

Estava a pensar por as plantas mas como a Regua de iluminação ainda não chegou, nem todas as plantas vou esperar mais um pouco, mas caso não tenha todo o material para já vou comecar a colocar as plantas pois de momento tenho dentro de um caldeiro com agua:S

 

Aguardo opiniões sobre o layout:D

5390247622_6358702871_z.jpg

 

5390247904_ebe4c6f956_z.jpg

 

5390248372_5d51cd2c47_z.jpg

 

5390248676_f40f39366e_z.jpg

 

5389642665_24e9f2afcc_z.jpg

 

5390249384_9ce96d6202_z.jpg

 

5389643397_192ff6ac3f_z.jpg

 

5390249982_d59405cb0a_z.jpg

 

Vou comprar mais um pouco de areia branca da parte da tarde...

 

O que me aconselham a fazer em relação as plantas? coloco já o que tenho com a iluminação que tenho?

 

Para a flora tenho Valisnerias Spiralis, Musgo de Java e uma HEMIOGRAPHIS COLORATA

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.