troncos


majo

Recommended Posts

Olá, boas,

 

Já coloquei esta questão noutro fórum, mas ninguém me respondeu....

Gostava de saber se os troncos perdem as suas capacidades e se ao fim de algum tempo temos que os substituir, ou, pelo contrário, se com o tempo ficam mais ricos.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a resposta.

Mas não era bem esse o sentido da pergunta.

Era mais para saber se o tronco mantém para sempre (ou por quanto tempo)um efeito benéfico no aquário ou se a partir de uma altura perde qualidades e pode até estragar a água.(se aprodrecer, como disseste, vai contaminar a água naturalmente)

Mas os taninos e a capacidade de ajudar a estabilizar o Ph, isso mantém-se ou ao fim de algum tempo deixa de funcionar?

Era essa a minha questão.

Cumprimentos, majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os taninos perdem-se passado pouco tempo, penso eu.

Assim que pare de dar cor à água.

 

Quanto à influência no pH, penso que se manterá enquanto for apodrecendo.

Não sou expert em troncos mas, pelo conhecimento que tenho de metabolismo, penso que o abaixamento de pH providenciado pelos troncos deverá resultar do próprio apodrecimento. O metabolismo anaeróbio das bactérias que vão decompondo o tronco dá origem a compostos ácidos.

 

Penso ser isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a resposta.

Tenho procurado informação sobre isto, mas não encontro.

Apenas a referência aos troncos no início do processo e para resolver problemas no início do ciclo, ou meramente como uma questão decorativa, mas depois disso....esquecem os troncos. Nunca mais se falam neles.

Mais opiniões????

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um tronco com cerca de 40 cm... uma raíz de mangrove, já está a apodrecer. Começou a desfazer-se por dentro e já fez um buraco de um lado ao outro, no entanto continua a dar cor à água.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boas,

 

Os meus nunca deram gande cor e agora não dão cor absolutamente nenhuma.

Mas será que têm alguma outra função para além dessa e que não se veja?

E se têm, como calculo que sim, eles estão activos durante quanto tempo????

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora bem, há aqui algumas confusões e equivocos... Os taninos são um produto, presente em todas as plantas, mas com maior preponderancia nas angiospérmicas e nas gimnospérmicas. Os taninos são polimeros de defesa empregues pelas plantas na sua defesa contra a depredação por parte dos herbivoros assim como promotores e reguladores do metabolismo da célula vegetal e seu desenvolvimento. Estes polimeros são armazenados nos vacuolos da célula vegetal, que não raramente ocupam até 90% do espaço celular reduzindo a um minimo o espaço para o citosol. Aquando da morte da planta, e da falencia da célula há uma ruptura do vacuolo, e por vezes de outros organelos, sendo as reservas de moleculas presentes no vacuolo, libertadas para o citosol. Ora devido ás paredes celulares fortalecidas com lenhina, e outros polimeros vegetais, como a celulose etc, a célula não se decompõe tão rápidamente como as células animais em grande parte pela existencia de taninos, que têm propriedades anti bacterianas e anti fungicas, razão pela qual, quando posto em meio aquoso um pedaço de matéria vegetal irá lexiviar taninos e outros ácidos para o local de menor concentração, a água. De todos os compostos vegetais, é a madeira, e algumas nozes, as partes mais densas, tendo por isso maior quantidade de celulas, e assim maior quantidade de taninos.

 

A libertação dos Taninos é algo que irá acontecer mais ou menos rápidamente através de fenómenos de osmose celular, e de transporte passivo através da membrana celular onde a pressão osmótica deste polimero é maior, para o meio aquoso circundante onde a pressão ósmótica deste polimero e outros semelhantes é 0, sendo a sua libertação regida por uma função exponencial negativa com limite > 0 para 0 tende para infinito. Quero com isto dizer que enquanto tiveres o cepo dentro do tanque irá Sempre haver uma libertação de taninos para a água, embora á medida que o tempo passe, esta libertação se aproxime de zero, mas nunca chegue a zero.

 

Quanto ás madeiras para libertar taninos, bem, tens várias, por exemplo o carvalho, a cepa de videira, o mopani (é das melhores a libertar taninos) tens várias madeiras exóticas que a gente cá não vê. Tens ainda partes não lenhosas de várias plantas que são bastante taninicas, como por exemplo a amendoeira da india, a Cattapa sp., as folhas de carvalho, bagos de café( são os taninos que dão a sua cor ao café), entre tantas outras.

 

Os taninos são algo que os gajos dos olhos em bico odeiam, e lutam afincadamente para combater de forma a deixar os seus tanques cristalinos, mas deitar fora a acção dos taninos é um desperdicio de potencial...São fortes anti bacterianos e fortes anti fungicos, retardam a decomposição organica (BASTANTE, ou nós não teriamos corpos de pessoas da idade do bronze e anteriores a serem desenterradas de tempos a tempos nas turfeiras do norte da Europa), e mantêm um estável pH na região dos ácidos no aquário....

 

É só vantagens....Isto é...Se gostarmos de Águas Negras....

Editado por gervas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas

 

Agradeço a tua completa resposta. Estavas inspirado. Seria da hora??? :)

 

 

«Quero com isto dizer que enquanto tiveres o cepo dentro do tanque irá Sempre haver uma libertação de taninos para a água, embora á medida que o tempo passe, esta libertação se aproxime de zero, mas nunca chegue a zero.»

 

Sim, era isso que eu pensava, por comparação com o processo de maturação dos vinhos. Os barris usados para colocar os vinhos em estágio não duram eternamente, ao fim de 3 ou 4 utilizações os barris são destinados a outros fins, porque a madeira perde a capacidade de transmitir para o vinho determinadas particularidades.(taninos, por ex.)

E eu pensei que os troncos mergulhados durante «n» tempo perdessem também essas qualidades, sendo necessário substitui-los, mesmo que eles não estejam propriamente a desfazer-se.

 

Quanto à coloração da água.... gostos são gostos!

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calma lá que na produção não é bem assim, perdem a capacidade de libertar os taninos que dão sabor caracteristico ao vinho por causa da deposição do deposito do vinho aquela coisa purpura cristalina, que por mais que laves e esfregues e limpes nunca consegues tirar totalmente do barril/pipa, isso faz com que o vinho deixe de estar em contacto directo com a madeira. A libertação de taninos por parte da madeira nessa altura deixou já também de ser em quantidade suficiente para ter o efeito esperado sobre o

vinho é só por isso.

 

No caso dos nossos cepos acontece o mesmo, há uma altura em que a libertação é tão baixa que nem dás por ela, mas ela continua...Mas numa quantidade tão baixa que parece que já não ocorre=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu já percebi essa dos taninos...mas a minha dúvida era outra. Li algures por aí, que um tronco quando começa a apodrecer, tem que ser retirado, ou substituido. E eu pergunto..Quanto tempo um tronco (red moor wood) pode aguentar dentro dum aquário, sem por em risco a qualidade da água e a vida dos peixes? Cumps Luis Pinto

Editado por Queimado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito da madeira, do tratamento que lhe dás, e das condições da água...

 

Por exemplo, a madeira de videira, decompõe-se com alguma rapidez, durando para ai, o quê, um ano ou dois submersa, outras madeiras duram mais.

 

Para além disso, o ferver uma madeira antes de a pôr no tanque reduz consideravelmente a sua longevidade, o mesmo acontece com o meter um tanque no microondas, que tem um efeito ainda mais nefasto sobre a madeira.... Podes no entanto cozer a madeira levemente num forno o que a leva a endurecer e a retardar um pouco a decomposição, mas nada de muito grande.

 

Depois águas negras de taninos com alguma acidez retardam também a decomposição da madeira, ao passo que águas mais básicas e duras têm tendencia a acelerar a decomposição da madeira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito da madeira, do tratamento que lhe dás, e das condições da água...

 

Por exemplo, a madeira de videira, decompõe-se com alguma rapidez, durando para ai, o quê, um ano ou dois submersa, outras madeiras duram mais.

 

 

Então quer dizer que um tronco como os red mor wood, dura mais de dois anos sem problemas, certo?

Cumps Luis Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos

 

Espero que vejam este post e me esclareçam uma dúvida.

Hoje retirei um tronco de um aquário de 60 litros. Parecia que estava com lixo agarrado, mas depois verifiquei que estava a apodrecer e retirei-o. Se calhar já há algum tempo que estava ali a fazer monte e não fazia efeito nenhum na água.

 

Quero introduzir um outro no aquário e pergunto:

 

Um tronco novo, ainda que eventualmente pequeno, vai provocar alterações no ph?

Que devo fazer para que não estrague o que está bem?

Como posso prevenir problemas?

 

Se alguém ler isto agradecia uma ajudinha.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um novo tronco significará mais taninos e mais alterações de pH...Tens que actuar em conformidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um novo tronco significará mais taninos e mais alterações de pH...Tens que actuar em conformidade...

 

@ Gervas

Lá isso é, mas não sei como vou fazer isso.....

TEnho nesse aquário um casal de Ramirezi ainda bantante jovens, e cinco corydoras anãs e não queria fazer-lhes já o funeral.

Não sei o que fazer.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Adorei a resposta do Sr. Gervas. Meu aquário de 96 litros tem um tronco de madeira e a água esta sempre amarelada . Sei que não faz mal aos peixes, apesar de inibir um pouco as cores deles...

Já pensei em colocar um produto para filtrar , mas depois desta resposta cheguei a conclusão que ficará assim.

Os rios tb não tem a água cristalina...

Bom fim de semana!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol que querias que eu dissesse isaura? Que lhe explicasse todo o procedimento? Ele não é exactamente um novato...Irá saber o que fazer face a uma baixa de pH, e água cor de chá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.