E se..


  

31 votos

  1. 1. Será mais interessante e benéfico um grupo especializado em apistogrammas apenas, ou um que abranja todos os ciclideos anões?

    • Apistogrammas apenas
    • Todos os ciclideos anões
  2. 2. Quanto ao nome:

    • Associação Portuguesa de Apistogrammas
      0
    • Associação Portuguesa de Ciclideos Anões
    • Núcleo Português de Apistogrammas
    • Núcleo Português de Ciclideos Anões
    • Núcleo Português de Divulgação de Apistogrammas
      0
    • Núcleo Português de Divulgação de Ciclideos Anões
    • Amigos dos Apistos


Recommended Posts

  • Replies 162
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal,

 

Bom fim de semanda a todos

Obrigado pela adesão e apoio, espero conseguir com a vossa ajuda levar isto para a frente, e criar um grupo sólido e experiente com muito para ensinar. A ideia é criar uma espécie de 'sociedade', apenas para pessoas já com alguma experiência, e não convidar iniciantes, porque esses serão depois o 'alvo' do nosso trabalho, é para eles que iremos fazer o que faremos. Concordam? Quanto a alargar-se a todos os ciclideos anões, perde-se um pouco a especificidade do grupo na minha opinião, e perdia-se a noção de grupo que tenho em mente, um grupo de pessoas que teem e criam apistogramas, e passavam a ser vários grupos, uns com apistos, outros com ram's, etc., percebem? Não ponho de parte, conto com as vossas ideias, mas gostava que vissem do ponto de vista que expliquei.

Vou pensando nuns logótipos, e aceito sugestões de nomes.

 

Um abraço

 

Não se deve limitar, para já a abrangência, do Grupo no que toca a Espécies. Nem muito menos reunir um grupo de membros "experientes". O que é Experiência? Quem define o patamar apartir do qual se é "experiente"? é um assunto muito subjectivo, e a relatividade do termo pode gerar confusões e desentendimentos desnecessários. Acho que deve ser aberto a quem mantenha ciclideos e tenha intresse em participar/aprender.

É igualmente errado, restringir o grupo ás espécies que temos ou que gostamos, se querem que o Grupo tenha alguma actividade deve ser o máximo abrangente possivel, incluindo os Anões tal como todo os outros Ciclideos Sul-Americanos de médio e grande porte, ora o conhecimento não ocupa lugar.

 

O nome também não parece adequado, já que Associação tem um peso Legal ou Jurídico que este projecto não procura. Não tenho nenhuma ideia melhor, mas também não sei se nomes em Inglês, ou científicos são permitidos como "Cichlidae" e afins.

 

 

 

Era isto:

dsc05202p.jpg

EStá mesmo muito Engraçado e o teu esforço é admirável, mas não preferem feito em Photoshop?

 

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

A ideia é criar, como já disse atrás, um grupo de pessoas que já perceba algo de apistos, para contribuir para o grupo com informações especificas da espécie, que não é o mesmo de alguém que mantém esta espécie num aquário comunitário, onde os apistos não são a espécie principal, percebes? Tem a ver com a dedicação à espécie. E quanto a abranger já os ciclideos de médio e grande porte, bem, para isso já há a APC e o resto do fórum. Se for ciclideos anões, por mim tudo bem!

Tens razão quanto ao nome, sobre Associação ser 'pesado' para o que o grupo será. Nunca disse que era apenas para as espécies que temos, porque quanto a ser para as que gostamos, claro que é, ou então não nos dávamos ao trabalho. A ideia é transmitir a maxima informação sobre este grupo aos membros que se querem iniciar. Tudo seria feito na secçao do grupo, e depois publicado nos CA's. O grupo também podia ser aberto, mas acho que se der, também devia ter zonas fechada, onde colocamos as coisas ainda em bruto, para serem tratadas e publicadas.

Esta é a minha visão do grupo...

O logotipo claro que será em photoshop, mas tive de desenhar primeiro, para depois digitalizar e tratar no PC, para não ficar com as marcas dos lápis e algumas imperfeições. Só o posso fazer durante a semana porque só tenho o programa na escola. Alguma alteração que aches que melhorava o logotipo?

 

Abraço

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É igualmente errado, restringir o grupo ás espécies que temos ou que gostamos, se querem que o Grupo tenha alguma actividade deve ser o máximo abrangente possivel, incluindo os Anões tal como todo os outros Ciclideos Sul-Americanos de médio e grande porte, ora o conhecimento não ocupa lugar.

 

O nome também não parece adequado, já que Associação tem um peso Legal ou Jurídico que este projecto não procura. Não tenho nenhuma ideia melhor, mas também não sei se nomes em Inglês, ou científicos são permitidos como "Cichlidae" e afins.

 

 

Peço desculpa mas tenho que discordar com o que foi dito.

 

1 - Obviamente que o saber não ocupa espaço, no entanto se o objectivo é desenvolver algo não tão especifico, então podemos desenvolver pelos sub-fóruns que o fórum tem e para isso não era necessário criar um grupo. A ideia é desenvolver algo mais especifico e mais aprofundado, não algo superficial, já que para superficial temos "n" tópicos abertos e até interessantes. Aliás, o tópico que mostras-te à malta é esclarecedor quanto a isso, não criar um "fórum" dentro do fórum.

 

2 - Quando sugeri o nome, fiz questão de frisar que, para já, não passava disso mesmo, um nome! Quanto a ter um peso Legal ou Jurídico, a meu ver e no ponto em que estamos actualmente, acho excessivo.. Ninguém está aqui a criar uma empresa ou algo do género. Contudo e como esta iniciativa foi abordada de forma séria, pensei num nome minimamente sério, e que, caso haja bases e vontade para tal, aí sim, poderá ter o seu peso Legal, porque mesmo assim Jurídico continuo achar excessivo.

 

De qualquer das formas foi apenas uma sugestão. Como grupo que possivelmente seremos, acho que todos a deviam dar, eu fiz apenas o meu papel.

 

 

Não me levem a mal as minhas observações, eu também não levo a mal as de ninguém, mas já que isto é mesmo um fórum, estamos cá para "discutir" e desenvolver ideias, entre outras coisas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A.D.A. - Aqua Design Amano

A.P.A. - Amigos Portugueses dos Ananbatídeos

 

Contém comigo para o que for preciso, mas atenção com as siglas!

O APA, para além de já existir, existe neste fórum!

A propósito, não sei se já foi referido, mas para para ser algo como: "Associação Portguesa dos Apistogrammas", precisam de ser uma associação, pois uma associação não se trata própriamente de um sinónimo de Grupo...

Abraço, ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixo aqui fica uma 'beta' daquilo que tinha pensado fazer

 

testezi.pngUploaded with ImageShack.us

 

sinceramente acho que a proposta do Daniel tem muito mais potencial, o meu registo é mais abstracto.

 

entretanto do que se falou, sendo muito sincero:

 

Concordo que nos devamos cingir aos Ciclideos Anões, para se criar alguma especificidade... se generalizarmos muito mais vale ir pro sub-fórum dos Ciclideos Sul-Americanos.

 

Também concordo que devam existir zonas publicas, tipo área de duvidas, uma zona onde possamos standarizar alguns princípios gerais para a manutenção/criação de Anões, entre outras coisas e depois sim ter também algumas zonas privadas que sejam plausíveis.

 

 

Cumps pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos

 

Hugo, obrigado pela tua disponibilidade :)

 

Ricardo, obrigado pela tua contribuição do logótipo, fizeste com que programa?

Acho que podias melhorar, o peixe (que me parece um ramirezi) está muito geométrico. Podias arranjar uma foto de um e seleccionar a forma e depois preencher a preto, penso que ficaria melhor! A cor azul podia ser diferente, algo mais ligado as cores dos apistos, ou do seu habitat, tipo amarelo e assim, e as letras podias também dar um aspecto mais simples e com outra cor. É a minha opinião! Acho que tem potencial, a forma geral, mas se trabalhares um pouquinho mais acho que consegues por isso noutro nível :)

 

Entretanto vou pensar em outras opções para o logotipo, com outro ciclideo.

Em relação ao que o Fábio disse acerca do nome- o assunto teve uma abordagem séria, é verdade, mas se o nome tivesse 'Grupo' não nos iria prejudicar ou 'rebaixar' em nada...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel,

 

A minha intenção era dar mesmo um aspecto geométrico, é uma questão de gosto pessoal, quanto as cores concordo plenamente contigo poderiam ser outras…e vão ser porque eu próprio não gostei muito daquelas, foi feito a pressa mas vou melhorar, já agora quanto a um grupo de cores a usar aceito sugestões, se bem que o preto do peixe devo mantê-lo, quero dar a ideia que é um ciclideo anão mas não quero especificar com padrões de cores ou assim. Vou passar o conceito a outro nível, hoje ainda se conseguir.

Daniel podias ajudar ai a seleccionar umas cores porreiras… já que entendes disto das artes.

 

Entretanto e ainda em relação ao nome, deixo outras sugestões:

 

N.P.C.A. – Núcleo Português Ciclideos Anões

G.P.C.A. – Grupo Português Cicledeos Anões

 

Coisas simples,

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi a tua ideia quanto ao peixe ficar preto, e gosto disso!

Quanto a cores.. experimenta os circulos com cores diferentes, talvez o maior amarelo torrado, para contrastar com o preto, e o da frente castanho... É uma questão de experimentares. As letras podem ser mais simples, sem o 'reflexo' verde.

Gostei do nome NPCA, mas pensando bem, assim como APA ou APCA, fica estranho porque o grupo não é composto por ciclideos anoes ou apistogrammas, se fosse Núcleo Português de Divulgação dos Ciclideos Anões fazia mais sentido, apesar de ficar um pouco comprido. O que acham?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Parabéns Daniel e Ric.Gomes pelas vossas propostas e criatividade.

 

Ric.Gomes como o Daniel já te tinha dito, além de num modo geral gostar do teu desenho, podias jogar um pouco mais com as cores de forma a dar mais vida ao mesmo. Mas a ideia é boa, eu gostei.

 

Daniel, entre os dois últimos modelos que fizeste, além de achar este ultimo interessante parece-me que o 1º estava muito mais composto, com mais cor, mais dentro do âmbito dos Apistogrammas.

 

Relativamente à questão do nome, acho que está na altura e tomar-mos uma decisão importante. Mais importante ainda do que o próprio nome. Precisamos de esclarecer se avançamos para um grupo de Ciclideos Anões, ou um Grupo de Apistogrammas. Depois disto escolhido será mais fácil escolher o nome definitivo. E até para quem está a desenvolver os logótipos será mais fácil focar-se numa coisa em definitivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fábio

Tens razão, é necessário tomar essa decisão. A ideia inicial era mesmo ser só para Apistogrammas. Isto porquê? Para além de gostar, e de ter notado ao longo do tempo que muitas pessoas mantinham e reproduziam diversas espécies de apistos, reparei que é um grupo com muitas espécies diferentes, e isso é muito interessante, não há muita coisa assim na aquariofilia. Há muita informação ai pela internet, é certo, mas em Portugal poucas pessoas conhecem muitas das espécies de apistogrammas existentes. Acho que podiamos comecar a levar isto para outro nivel, tentar introduzir espécies novas, porque muita gente só conhece os cacatuoides ou agassizii (que não tem nada de mal, eu próprio manteno um casal de agassiziis), e há muito mais para descobrir. É um bocado como os discos e as inumeras estirpes existentes. Acho que os apistogrammas também merecem atenção especial, é isso. Quanto a ser para todos os ciclideos anões... A maioria dos outros grupos têm apenas de uma a 5 espécies. Por exemplo, os dicrossus 2 espécies, microgeophagus também. Que mais? Acho que não é nada limitado ser apenas para apistogrammas, é mais especifico sim, mas isso só vai resultar em informação mais especializada! Não pondo de fora o ser para ciclideos anões, dou preferência a ser apenas para apistogrammas.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem cá para mim terá que se levar isto para votos...

E o meu vai para..... Apistogrammas só.

 

Há muita variedade de Apistogrammas e não podem ser todos criados, mantidos ou reproduzidos da mesma maneira, há muito que saber dentro de cada espécie.

Alargar o grupo a novas espécies alem das de cada um mantém? Excelente, desde que hajam condições para tal claro. Eu se pudesse tinha grande parte da "colecção" de Apistogrammas, o seriam bastantes mesmo...

 

Bem venham daí as vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de concordar contigo Fábio, ainda hoje andei a ver uns apistos que já tinha pesquisado antes, e tirado informações, e hoje, ao procurar noutros sitios, reparei num pormenor que não tinha antes visto : que apenas se reproduziam com pH de 3.5. Eu nem sabia que isto era possivel, notem. E como eu, se calhar há mais. Isto para quê? Para mostrar que há muita variedade no grupo, como referiste, e que há muito para saber, muito mesmo.

Portanto estou a favor de um grupo de 'Apistogrammófilos'

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo sincero, também concordo que se crie um grupo específico para apistos apenas, mas tenho de concordar que é um pouco 'exclusivo', no entanto tirando o interesse pelos apistos só mesmo os Ramirezi, é que me despertam interesse (falando de ciclideos apenas obviamente).

 

definam lá o que querem...

 

para mim nível da nomenclatura ou seria:

 

NPCA - Núcleo Português de Ciclideos Anões

ou

NPA - Núcleo Português de Apistogrammas

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pessoal.

Já dei o meu parecer e não me vou repetir, quando chegar a hora de tomar decisões aqui ficam os meus votos:

 

-NPCA - Núcleo Português de Ciclideos Anões

 

Logo:

dsc05203l.jpg

 

 

reparei num pormenor que não tinha antes visto : que apenas se reproduziam com pH de 3.5.

Nunca tinhas visto pois nenhum peixe do nosso Planeta sobrevive abaixo de 4.

 

 

Abraço

Spaar

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se alguém tiver apistos e nannacaras e se quiser aprofundar os dois? vai ter de esperar ate ao grupo das nannacaras surgir?

 

Eu de momento não possuo nenhuma das espécies, mas estão nos meus planos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que devemos debruçar-nos sobre os apistogrammas, pois os ciclideos anões é um grupo muito extenso e nunca iriamos conseguir o tipo de expecificidade e informação que pretendemos. Acho por isso que devemos apostar nos apistogrammas no inicio e se correr bem mais tarde alargar-mos aos restantes CA. Começam a aparecer muitas especies de cicilideos anões no hobby (e ainda bem) pelo que sera praticamente impossivel manter informações fidignas sobre todos.

Em relação aos logos gostei de ambos, se bem que penso que o do Ricardo bem desenvolvido sera mais viavel quem sabe com uma foto real de um apistogramma em vez da silhueta.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos,

 

Sobre o tema do nome gostaria de referir que apoio apenas grupo e não associação, pelo menos nesta fase de lançamento.

 

Sobre as espécies a estudar, acho que apistogrammas será o fundamental para desenvolver um grupo forte e dinâmico.

 

Existem mais de 40 espécies de apistogrammas e ainda continuam a surguir novas espécies no amazonas, portanto, acho que temos muito para pesquisar e desenvolver, até porque, neste forum apenas temos apresentadas menos de 1 dezena de apistogrammas...

 

Grupo Português de Apistogrammas ou outro parecido é o mais concensual, para mim...

 

Cumps

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais