KH da água da torneira muito baixo


joao_martins

Recommended Posts

Boa Tarde a todos, e antes de mais um bom 2011 a todos, com muitas plantas verdes e muitos alevins! :)

 

bom, finalmente tenho o meu aqua satisfatoriamente plantado e sem stress's de maior... para já nada de algas e já la vão uns mesitos, umas quantas podas nas plantas de crescimento mais rápido... espero conseguir por umas fotos brevemente.

 

mas agora que tenho o CO2 a bombar (finalmente decidi comprar a garrafa de 500gr da TMC com manometros duplos e valvula solenoide e estou a injectar 1-2 bolha(s) por segundo. Para verificar a quantidade de CO2 ia realizar o teste de KH (estou a usar o da ELOS) e verifiquei que o KH do aqua é mais ou menos 1º - 1,5º, e já era assim antes da injecção de CO2. ISto não é extremamente baixo?!

 

fiz também o teste com água da torneira e o valor é precisamente o mesmo, quanto a PH está estável nos 6,8.

 

O que hei-de fazer? Bicarbonato de sódio para dentro do aqua para subir estes valores? em que quantidades? o meu aqua tem aprox. 220 litros uteis.

 

venha daí a vossa preciosa ajuda.

 

thanks a lot

e um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bicarbonato de sódio aumenta o KH e o pH. Mas, se decidires usar, tem cuidado. Uma colher a mais pode fazer subir muito os valores. Experimenta primeiro para perceberes a quantidade ideal.

 

Na minha humilde opinião, não devias usar nada para alterar a química da água. Os peixes e plantas não se importam com o KH. Se o teu pH está bem para a fauna e flora que tens (6,8 é geralmente OK), então não precisas de fazer nada, só te iria dar trabalho e criar instabilidade.

 

Se por algum motivo queres ter um pH alcalino e dureza alta (ciclídeos africanos, invertebrados, etc.) podes usar um buffer caseiro, há várias receitas aqui no fórum.

Editado por anabantidae
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu também concordo que se deve tentar ao máximo evitar alterar a quimica da água do aqua... mas a minha questão tem a ver com o facto de determinar a concetração de CO2 que estou a injectar ser ou não suficiente.

 

como é que a posso medir se o meu KH é determinado baixo e sai fora das escalas de todos os graficos e tabelaS? até mesmo o teste da JBL que comprei o "CO2 permanent" a escala KH começa no intervalo 4-6.

 

posso estar a analisar mal a questão e se estiver please help me! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou acompanhar este tópico com todo o interesse.

Sou de Tercena e o meu teste aponta para um kH de 3.

No meu caso guio-me pela cor do reagente que tenho no indicador de nível de CO2.

Já agora, o meu teste de kH é da SERA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois plisboa digamos que a nossa água deve ser exactamente igual, eu sou de Massamá por isso é só subir a rua! :)

 

no entanto que indicador de nivel estás a falar? guias-te pela cor, mas que escala estás a considerar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o indicador de nível de CO2 que tenho é uma peça de vidro com um líquido lá dentro.

Se estiver azul, tem CO2 a menos. Verde, ok. Amarelo, CO2 em demasia.

O formato é diferente mas é igual a este:

Dennerleco2indicator.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem bom aspecto este... eu acabei por comprar o da JBL. No entanto e após o que disseste acho que devo estar a analisar mal tudo isto e porquê? porque o meu teste da JBL na prática funciona da mesma forma, isto é: também tem uma zona transparente com um indicador que na pratica assume os mesmo valores que o teu. o que me induziu em erro (ao que me parece) é o facto de ter várias escalas. ou seja, para um KH entre 4-6 o verde é CO2-OK, mas para um KH acho que de 7-9 o amarelo é que é o CO2-OK. Ou seja na prática se o meu KH é inferior a 4 posso continuar a considerar o verde como CO2-OK. Certo???? será isto?

 

nada como colocar estas questões neste forum... de uma forma ou de outra obtemos sempre resolução! LOL

 

mas continuo a espera da opiniões sobre se devemos ou não subir o KH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

honestamente não te sei responder. Em parte porque não estou a ver as escalas que vieram com o teu indicador JBL.

Já googlei mas não encontrei nenhuma img que me permitisse ver o que referes...

A melhorzita foi esta, mas não se consegue ler o que tem escrito:

9ed4c61385fc351a340b9f18937d51ae.image.466x550.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

co2detaliu.jpeg

 

pesquisei pelo nome do ficheiro e encontrei-o ;)

Não podes disponibilizar aqui uma img do teu pc.

 

Eu diria que sim. A cor que deves ter será a verde. Cuidado é com o amarelo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem bom aspecto este... eu acabei por comprar o da JBL. No entanto e após o que disseste acho que devo estar a analisar mal tudo isto e porquê? porque o meu teste da JBL na prática funciona da mesma forma, isto é: também tem uma zona transparente com um indicador que na pratica assume os mesmo valores que o teu. o que me induziu em erro (ao que me parece) é o facto de ter várias escalas. ou seja, para um KH entre 4-6 o verde é CO2-OK, mas para um KH acho que de 7-9 o amarelo é que é o CO2-OK. Ou seja na prática se o meu KH é inferior a 4 posso continuar a considerar o verde como CO2-OK. Certo???? será isto?

 

nada como colocar estas questões neste forum... de uma forma ou de outra obtemos sempre resolução! LOL

 

mas continuo a espera da opiniões sobre se devemos ou não subir o KH.

 

Já usei um teste permanente de CO2. O meu pH é 6,8 e o meu KH é aproximadamente 3. As cores sempre corresponderam ao valor de CO2 correcto. Quando ficava amarelo notava-se que o CO2 era demasiado porque os peixes mudavam o comportamento. Nessa altura abria a tampa para desanuviar. Quando o CO2 estava a falhar, o teste ficava azul. Já não uso teste. Na minha opinião não é necessário num aquário lo-tec, há vários sinais que te permitem avaliar o nível de CO2 no aquário, sendo o principal a frequência das bolhas no difusor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.