TPA em apartamento


Recommended Posts

Boa noite,

 

Deparai me com a dificuldade de uma TPA num apartamento quando dei de presente de Natal um aquário a minha namorada... Os garrafões não são uma grande solução porque quando os despajamos para o aquário criam uma grande "corrente" acabando por levantar areão e sujidades do fundo, portanto por mãos a obra e aranjei um pequeno deposito que solucionou o problema. Decidi utilizar este tanque por ser mais facil de transportar, tem duas pegas e torna se eficaz!

 

Material

 

1 tanque utilizado normalmente para curtir azeitona - 5.20€

1 troneira de parece 1/2 polgada - 4€

2 oringes de borracha - 0.70€

1 rosca - 1€

 

Tanque

 

dscf2147v.jpg

 

Material

 

dscf2154.jpg

 

Comecei por marcar o local do furo

 

dscf2149s.jpg

 

Abri o buraco com um X-acto

 

dscf2156o.jpg

 

Coloquei a torneira e apertei com a rosca por dentro

 

dscf2158h.jpg

 

Resultado final

 

dscf2159i.jpg

 

Utilização no aquário

 

dscf2160iz.jpg

 

 

Cumprimentos

Salvador c. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É uma boa ideia assim podes controlar o fluxo de agua que sai, mas tenho um conselho a fazer:

 

Parece-me que a tampa do aqua é de plastico e se tiveres esse tanque cheio de agua nao sera aconselhavel pousares em cima da mesma em relaçao a torneira nao sei se sera a mais aconselhada para o mesmo,penso que com um sifao e uma torneira propria terias o mesmo efeito mas tendo em conta que ja cortas-te o tanque ja nao ha volta a dar. mas apenas sou um novato com alguma teoria lida no forum e com pouca experiencia.

 

Mas a mesma Bom DIY

 

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Tampa é de madeira por isso aguenta o peso sem problema! O objectivo é mesmo o de controlar o fluxo de saida e "deixar" o deposito a despejar e fazer outras coisa entretanto! A torneira foi a unica que encontrei hoje, se encontrar outra melhor de 1/2 polgada troco sem grande problema!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então e se arranjares uma bomba submersível que esteja no fundo do deposito juntamente com uma mangueira não será mais fácil?

Quando quiseres fazer uma tpa enches o recipiente, ligas a bomba á electricidade e com a mangueira fazes a tpa na boa... e não precisas sequer de andar a fazer esforços pois pode estar no chão ou se quiseres fazes um carrinho tipo skate para ele ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Isso tambem era uma possibilidade mas a quantidade d água é tão pouca que nem vale apena, até porque ia gastar mais dinheiro numa bomba sem necessiadade, hoje ja fiz uma TPA com este sistema e está a trabalhar perfeitamente!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Hoje testei pela primeira vez o sitema e funciona na perfeição! Ficam umas imagens!

 

 

dscf2181q.jpg

 

 

dscf2175y.jpg

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como este aquário só tem 36 brutos, 10 ltrs por semana chega perfeitamente! A água "descansa de uma semana para a outra no pote para evaporar o cloro e na semana seguinte pimba! Tenho de colocar o produto anti-cloro na mesma certo???

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que tenho algum medo que fique qualquer coisa q acabe por afectar o aquário! Em minha casa não tenho problemas desses pq a água é de furo... Nunca me preocupei!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O principio da ideia é excelente! Mas sendo num apartamento, acaba por pecar o facto de o bidão estar visivel. :P Mas gostei!

 

Bom dia,

 

Claro que tem de estar visivel, senão como pões a água dentro do aquário?!?

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, boa ideia essa... eu aplico-a mas com efeito sifão tanto para tirar como para meter, até uso a mangueira da sinfonagem.

Não temperas a agua para a temperatura de funcionamento?

 

abraço

 

Bom dia,

 

Não tenpero a água porque ele vem a uns 15ºC mais ou menos e como mudo cerca de 10 ltrs faz baixar a temperatura geal do aquário 1/2ºC o que não é nada. Não há problema nenhum nisso.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas!

Ainda não percebi qual adificuldade de uma TPA.

Tenho um aqua de 260L á cerca de 1 ano e meio fáço tpa semanalmente de 20%

directo da torneira sem acondicionadores,bidons,nem esforço algum,e para isto

apenas preciso de uma simples mangueira.

É de refrenciar que até hoje só tive duas baixas um ramirezi e uma corydora.

Cunps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Não há dificuldade nenhuma! Só não vou montar uma mangueira em casa para mudar 10 litros por semana... esta hipótese serve me perfeitamente para alem da água ficar ao ar durante a semana para ajudar a "evaporar" o cloro. No meu aquário de 96 litros uso uma mangueira e ta feito ( como a água é de furo não precisa de acondicionamento)sem dificuldade nenhuma. Gosto de partilhar hipóteses assim cada um escolhe a que lhe dá mais jeito!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais