[Projecto] Controlador de Aquário - Desenvolvimento em curso


pauleta_nwo

Recommended Posts

Novidades??? Estou muito interessado neste equipamento, principalmente se incluir um sistema de t.p.a's automáticas (utilizando talvez uma sump ou outro género de depósito.

 

 

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva,

 

neste momento estou a desenvolver os circuitos do sistema base, espero brevemente já ter algum hardware montado. O projecto está um pouco atrasado, mas não esquecido.

 

A funcionalidade de TPA automática está prevista, utilizando um sensor de boia duplo para detecção de valor minimo e máximo. A medição proporcional só iria complicar e encarecer o sistema.

 

Abraço,

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

seguem umas imagens do possível aspecto final dos dois módulos principais do sistema. Espero que gostem.

 

 

Monitorização e controlo

 

Control.png

 

Potência/Actuação

 

Power.png

 

 

Cumprimentos,

Tiago

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Projecto fantástico, tudo o que precisamos numa só maquina.

 

Como esta o projecto neste momento?

Já há custo aproximado para isso?

 

Vou continuar atento

Boa sorte

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

 

apesar de este projecto não estar a andar com a velocidade que eu desejava, não está esquecido nem parado. Como prova disso, aqui vai mais um update do provável aspecto do módulo principal do sistema de controlo. Já tenho desenvolvido o PCB deste módulo. O próximo passo vai ser a montagem deste circuito para dar inicio á programação e testes. Também está quase desenhado o circuito para a actuação dos dispositivos AC. Optei por utilizar como actuadores simples relés, isto para diminuir o custo final.

 

Vou tentar acelerar mais este projecto, entretanto gostava de começar a ter uma ideia de possíveis interessados. Ainda não tenho valores de custos, só depois de reunir todo o material.

 

Forumphoto.jpg

 

Abraços,

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive a fazer uma estimativa do valor de custo do sistema completo e deverá andar ,no minimo, entre os 450€/500€. É bastante complicado ter um preço competitivo já que estamos a falar de poucas quantidades á partida e a revenda de componentes para quantidades minimas é de algum modo elevado.

 

De qualquer modo é de salientar que este possível valor inclui:

 

1 Módulo de controlo

1 Módulo de potência

1 Sensor de Temperatura

1 Sensor de pH

1 Transformador de alimentação

1 Sensor Nivel(Boia)

Cabos vários

 

e as funcionalidades previstas são:

 

medição de pH

medição de temperatura

TPA's automáticas (2 entradas por contacto limpo)

dimming de balastros electrónicos com entradas (0-10V) ou saída por PWM (2 canais)

Actuação de equipamentos AC (8 por cada módulo de potência e pode ir até 4 módulos no total)

Ligação ao PC

outras funcionalidades que eventualmente possam ser adicionadas a pedido

 

No entanto poderá existir a hipótese de vender o sistema sem todos os extras/sensores. Por exemplo para quem só necessite de controlar equipamentos.

 

Fico a aguardar pelo feedback em relação ao preço. Também gostaria de obter opiniões sobre mais opções que possam ser incluidas na programação do sistema tendo em conta o que está previsto a nivel de monitorização e actuação.

 

Nota: O sistema ainda não se encontra á venda nem produzido, mas sim em desenvolvimento.

 

Abraço,

Editado por pauleta_nwo

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para questionar, qual seria o vosso interesse num módulo único, mais simples e barato, que inclua apenas as seguintes funções:

 

TPA's automáticas

controlo de 6 dispositivos AC

1 canal de dimming 0-10V ou PWM

ligação a PC para as configurações

 

Não tenho estimativa de custo para esta possível versão ainda.

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma informação.

 

Eu tenho balastros dim para T5 e a entrada do PWM é de 1 a 10v e não 0-10v.

 

Em relação aos sensores de nivel, eu comprei uns destes sensores de nivel para um projecto identico (mas ainda não tive tempo para os testar :()

 

Espero que ajude esta informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias fazer isso com um modelo inicial. Depois arranjavas uma maneira de inserir os módulos pedidos. Mais informações! Estou muito interessado neste projecto.

Boa sorte!

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste modelo apenas será possível configurar os parâmetros através de uma aplicação no PC via USB.

 

No momento estou a fabricar o circuito(fabrico do pcb e montagem dos componentes). De seguida irei iniciar a programação e desenvolvimento da aplicação para o PC.

 

Estou a tentar acelerar este projecto ao máximo.

 

Já agora, o que acham do aspecto da caixa?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...