Busca Polos acende na água salgada


Recommended Posts

Boas,

Adquire um Ground-probe. Deves ter algum equipamento a fazer passagem para a água. Em casos mais extremos, ao meteres as mão dentro de água, poderás sentir aquele " piquinho " que se sente ao tocar um frigorífrico com ligação Terra deficiente.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

então é assim, estive a medir com um multimetro a tensão entre a água e um ponto de terra da tomada, e liguei um equipamento de cada vez e medi.

 

- Termostato NOVO Jagger 150W, 30 Volts AC na água (Tenho 2 novos, o outro mete 27V)

- Bombas NOVAS SUNSUN 202B, 25 Volts AC na água

 

- Bomba do escumador NAC7 ATMAN PH2500, 28Volts AC na água

 

- Tudo desligado 6 Volts AC na água

 

Com tudo ligado ao mesmo tempo, tenho cerca de 72 Volts AC, e se desligar um equipamente de cada vez vai diminuindo cerca de 10V por aparelho.

 

A seguir fui medir a corrente, em série claro, com o multimetro em sensibilidade da ordem dos uA (micro amperes), para quem não sabe é na ordem dos 0,000001 amperes, e não consegui medir qualquer corrente electrica.

 

RESUMINDO, deduzo que não são só as bombas SUNSUN a induzir tensão na água, mas sim todos os aparelhos electricos que lá colocamos no aquário. No entanto aparentemente não existe fluxo de corrente suficiente para ser medido, logo também não existirá fluxo suficiente para electrificar uma pessoa.

 

Atenção que estou a falar de equipamentos NOVOS e SEM QUALQUER DEFEITO ou AVARIA.

 

Obrigado a todos, vou mesmo assim adquirir uma ground probe para o caso de algum dia algum equipamento falhar e realmente colocar corrente electrica na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,comigo passa-se o mesmo, no meu caso é bomba de retorno que dá passagem, nada de especial mas o suficiente para sentir uma picada quando toco na agua e acender o busca-polos, a bomba tem cerca de dois meses, e cheguei á conclusão que está mal isolada, dando a tal passagem.

 

CUmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Um teste se possivel :

 

Na tomada principal onde ligam todos os equipamentos inverter a ficha, ou seja inverter a posiçao da ficha que liga na tomada .

 

atenciosamente

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas penso que se tomarem as seguintes precauções não existe qualquer problema, quando se suspeita que existe uma falta de isolamento nalgum componente do aquário os procedimentos deverão ser os seguintes na minha opinião:

 

1º Com os equipamentos eléctricos do aquário todos desligados, verificar com a ajuda de um voltímetro se existe alguma tensão entre o condutor de neutro e a terra isto na tomada da parede, a tensão devera ser 0V, ao passo que entre a fase e a terra deve ser de 230V a 240V tensão igual entre o neutro e a fase.

Se não houver tensão entre a terra e o neutro vamos ligando um equipamento de cada vez até se verificar tensão entre os condutores de neutro e terra então temos o equipamento em avaria.

O porque de se verificar a tensão em primeiro lugar na tomada?

É que se houver um defeito nalgum equipamento (frigorífico ou outro) na casa ela vai se propagar pela malha de terra se esta não estiver em condições vai aparecer no aquário e ficamos confusos com o equipamento em defeito.

2º Se aparecer uma tensão entre a terra e o neutro na tomada desligar o quadro geral e ligar sector a sector para ver qual é que está em avaria.

Há quem recomende a utilização de uma ponta de titânio no aquário ligada a terra, para fazer a descarrega da electricidade, embora eu não a recomende porque quando existe um defeito na instalação eléctrica e não existe uma protecção adequada no quadro eléctrico para desligar o circuito esta ponta de titânio começa a libertar gases como cloro e hidrogénio, sem nos apercebermos esses gases podem danificar os corais e alguns peixes por descarga eléctrica alterando também o comportamento iónico da água do aquário.

Espero que seja útil esta descrição.

 

António Barros

Um abraço

 

António Barros

 

Visite o meu blog - http://barrosreef.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais