Lago em betão, cerca de 10 000 litros


Recommended Posts

Finalmente vou fazer um lago como deve ser.

Aproveitei as férias do Natal e dei um grande avanço.

Escavação feita com picareta, marreta, pá e até com martelo eléctrico para partir pedras enormes que encontrei.

2 pessoas fizémos a escavação em 3 dias e meio, 9h por dia.

Ficou quase com um metro e meio de prfundidade, mas depois de encher o fundo ficou com 1,20 m.

Foram precisos 2 dias para fazermos a malha bem apertada, com ferros de 6mm e com cruzamentos a cada 15cm.

Demorámos dois dias a fazer a confragem em madeira para segurar o betão das paredes.

As paredes ainda estão à espera de betão, pois as férias acabaram.

Já afixei um projector de piscina de 300W e vou colocar tb um skimmer de piscina para fazer a aspiração da superficie.

 

http://picasaweb.google.com/102336487400759921941/Lago?authkey=Gv1sRgCJ-3y_Ou07vPSw#

 

Aqui estão as primeiras fotos

Editado por Márcio Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Marcio, tudo bem ?

 

Antes de mais dá por aqui uma leitura: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

e depois nao te esquecas de meter ai umas fotos para o pessoal ver :D

 

cumps

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lago já está muito mais avançado do que as fotos mostram. Nas fotos ainda a escavação ia a meio.

 

Só tenho saido de noite do trabalho e não tenho tido tempo para tirar mais fotos, mas amanhã irei postar mais.

 

Alguém me pode dizer o que tenho de fazer para que as imagens apareçam directamente aqui, não percebo aquele comentário de tirar o espaço entre as tags.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lago já está muito mais avançado do que as fotos mostram. Nas fotos ainda a escavação ia a meio.

 

Só tenho saido de noite do trabalho e não tenho tido tempo para tirar mais fotos, mas amanhã irei postar mais.

 

Alguém me pode dizer o que tenho de fazer para que as imagens apareçam directamente aqui, não percebo aquele comentário de tirar o espaço entre as tags.

 

 

Boas é simples tem que tirar fotos e "meter" na net ou seja tipo vi que tem fotos no picasa, pronto depois é só ir á foto clicar com o botão direito do rato em cima dela e seleccionar (Copiar URL da imagem) depois é só ir ao (Insert image) que fica ao lado daquele smail amarelo( :smile2: ), e fazer (colar) e irá aparecer o link da sua foto depois ao publicar o comentário aparecerá.

espero ter ajudado :D

Editado por zlinck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua sem funcionar mesmo dessa maneira...

 

 

Assim coloco aqui o estado actual do lago.

Hoje enchemos as paredes e Segunda iremos tirar a madeira.

 

Como devem reparar fiz um pequena parte em separado, que deve ter à volta de 1500-2000l. Não uni ao lago principal para este ficar para futuros alevins. Essa parte já foi rebocada e levou o impermiabilizante Weber KG com rede de fibra entre camadas. No entanto, devido à chuva, ainda não dá para fazer o acabamento final.

 

 

http://picasaweb.google.com/102336487400759921941/Lago?authkey=Gv1sRgCJ-3y_Ou07vPSw#

Editado por Márcio Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelo teu projecto. Depois de pronto deve ficar 5*.

 

È sempre bom construirmos algo quando temos uma ajuda tão dedicada e especializada.

 

Gostava de saber que tipo de filtragem tens estudada para o teu lago, porque um projecto desses sem um sistema de filtragem que te permita ver os peixes e desfrutar de um lago com água cristalina não faz muito sentido.

 

Continua.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim, ~eu não sou adepto de água suja, pois se tenho peixes é para os ver.

 

Para o lago pequeno comprei este:

 

http://www.gardena.com/opencms/opencms/ES/es/products/Product/index.html?cat=PK44015&scat=PK4401505&prod=4078500787307&bls=0

 

No entanto tenho sérias dúvidas sobre se será suficiente no Verão, até pode ser que sim, pois está bem abrigado da luz solar.

 

 

Para o grande vou continuar com os dois filtros a funcionar em simultâneo (com a mesma bomba 2500l/h) que tinha no meu anterior lago:

 

 

http://www.gardena.com/opencms/opencms/ES/es/products/Product/index.html?cat=PK44015&scat=PK4401505&prod=4078500788908&bls=0

 

e

http://www.sera.de/pt/produtos/lago-de-jardim/equipamento-tecnico-e-filtros-de-lago/filtros-de-lago/sera-pond-filtro-de-pressao-t-sistema-uv.html

O de 11 litros

 

Em todos eles foram retiradas as biobolas de plástico e substituidas por aneis Siporax da SERA.

 

 

O Skimmer de piscina vou fazê-lo no lago grande e vou fazer o mesmo ligado a uma caixa (betão talvez) com materias de filtragem e uma bomba lá dentro.

 

Perante isto tudo, continua a parecer-me pouco, pois no verão as algas filamentodas atacam muito, crescem aos montes... ao ponto de sufocar e matar plantas. É que

no Algarve há muito calor e água tem um PH à volta de 8, exactamente o que elas querem.

 

Segunda-Feira vou retirar a madeira e depois tiro mais fotos, para explicar as diferentes zonas e o modo de funcionamento do lago.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è bom que penses em criar condições para teres a agua o mais limpida possivel.

 

Os aneis da sera que falas são muitos bons mas têm o problema de saturarem rapidamente porque as cavidades são minusculas e mesmo com limpeza regular é dificil limpar porque nos lagos a quantidade de materia é muito superior a um aquario.

 

Já usei esse material e desisti porque tinha de limpar muitas vezes e demorava muito tempo com maus resultados.

 

As biobolas são mais indicadas, se achares que são grandes então usa as mais pequenas.

 

Quanto ao skimmer é que não entendi o que vais fazer.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O siporax para lago é diferente do usado para aquários pois os aneis são muito maiores, há já um ano que uso e nunca foi preciso limpar, pois eles nunca eram o primeiro elemento de filtragem, antes a água passava por esponjas.

Quanto ao Skimmer:

Comprei um skimmer para piscina de liner, que é igual aos tradicionais de piscina mas tem a boca um pouco mais pequena. Vou lígá-lo a uma caixa de plástico ou betão (fora do lago). Dentro da caixa estará uma bomba "submergida" a puxar água pelo skimmer e a enviar para cascata ou outra sitio. A caixa ligaada ao skimmer terá de estar ao nível do lago, claro. Dentro da caixa, ainda não sei se irei pôr alguma elemento filtrante entre a entrada de água de água e a bomba.

 

Vou tirar foto do skimmer para ficares com uma ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei exatamente uma caixa dessas brancas para a bomba. não usei o skimes por ignurancia na altura mas recomendo vivamente pois isto ca em baixo,de verao não se pode com as tais algas que fazem flocos flutuantes tipo espuma verde ,em que um skimer é a melhor ferramenta para os remover.situa o skimer do lado contrario a cascata para irem com a corrente..

 

Não percebi muito de como vai ficar o lago com aquela madeira toda.

 

vais ser isolado como?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos já sem a madeira, agora dá para ter uma perspectiva boa.

 

http://picasaweb.google.com/102336487400759921941/Lago?authkey=Gv1sRgCJ-3y_Ou07vPSw#

 

Tmaster, provavelmente vou continuar o isolamento do lago pequeno: 2 camadas de Weber KG, com rede de fibra entre camadas, porque sobrou algum do lago pequeno. Melhor seria o Weber Tec 824, mas o preço é muito elevado: 52€ saco. Assim teria de gastar cerca de 25 sacos ou mais: 52x25 sacos, ou mais, dá muito dinheiro. Enquanto que o KG custa 14/15€ o saco. No lago pequeno gastei quase 5 sacos.

O Skimmer vai ficar perto da palmeira dupla mais pequena, pois é o único sítio onde cabe a caixa.

 

Tenho um certo medo em relação à "tampa" do Skimmer que evita o retorno das folhas, pois podem entrar os peixes lá para dentro... eu até escolhi o Skimmer mais pequeno que havia...

 

Também coloquei fotos das minhas carpas Ogon brilho metálico que aguardam conclusão dos lagos num pequeno lago em PVC.

 

Ah, ia-me esquecendo: depois do isolamento vou colar arvinel preto com rejuntammento tb preto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom lago... ja se percebe melhor agora sem madeiras.

 

bem quanto ao skimmer ele faz falta,sem duvida. mas é inevitável que os peixes pequenos(alevins) se escondam lá,para se protegerem dos grandes. se a porta do skimer é daquelas moveis que batem com a ondulaçao pode (quase de certeza) matar alguns alevins,, ou até causar acidentes com os peixes ja maiorzitos... se a porta desse para ficar fixa ou no máximo estabelecer um limite de alguns cms de modo a que não feche totalmente se calhar poupa alguns aborrecimentos e evita trancar peixes que temem em entrar.quanto aos alevins ate pela fenda na parte de baixo da tampa entram...

 

não sei se colocaria um projector nesse lago.. ou se colocasse seria só para mostrar o lago a noite a algumas visitas. pois a luz sempre ligada deve perturbar os peixes alem de influenciar o crescimento das algas...

 

fizeste um lago mais pequeno ,separado do grande? não percebi esta parte?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já actualizei fotos, podem ver no primeiro post.

A fase de reboco e de impermeabilização está a demorar muito, mas está quase.

O lago pequeno está pronto. Perdi quase um dia a rejuntar o arvinel. Hoje estive o dia inteiro a rejuntar as pedras da parede.

O Skimmer já está no lugar.

A zona para plantas de margem está quase pronta, tem apenas 2 tubos com rede (para os peixes não entrarem) a ligar à água do lago. Isolei esta zona para evitar que as carpas deitem os vasos abaixo. Vou colocar plantas IRIS amarelas e roxas. Não sei se irei colocar outras plantas ou se será mais bonito ter só Iris. Aceito conselhos. Vou colocá-las em vasos maiores do que aqueles que estão: 20cm largura, 15cm altura. Aceito conselhos para substrato. Actualemente estou a reproduzi-las em vasos com areia grossa, só que a areia suja a água.

Não sei tb o que fazer para o repuxo no meio do lago, pois a bomba com repuxo só tem 65cm de altura e o lago vai ter 1,20m de profundidade. Estava a pensar em pôr algo bonito... diferente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EStive a ver as novas fotos do teu lago e está realmente a ficar bonito.

 

Para as plantas usa areão poroso e um pouco de substrato para plantas aquaticas.

 

Quanto a repucho porque é que não montas uma bomba flutuante com iluminação led. È um espectaculo ver a água a sair iluminada e não está dependente da cota da água para funcionar porque flutua.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areão poroso... referes-te àquelas pedrinhas para aquário ou areia mais grossa?

 

Substrato para plantas aquáticas ainda não consegui encontrar, numa casa de venda de plantas disseram-me que tiveram uma vez e vendiam-na da mesma forma que se vendem os sacos de substrato normais de 10, 20 ou 50 litros. Mas até agora ainda não consegui encontrar.

 

Bomba flutuante com leds, não conheço nenhuma, sabes onde posso arranjar? A gardena tem um do género, mas é nebulizador, caro e gasta muito. Eu tenho uma bomba de 1000l/h da gardena que gasta 11w e estava a pensar usá-la para o efeito de repuxo, pois dá para acoplar um projector de 20w (que tb tenho) para iluminar a água que sai do repuxo. No entanto se encontrar um flutuante em conta e que gaste pouco seria o ideal.

 

E quanto ao I-tronic, elemina mesmo as filamentosas? É que o UVC não elimina porque a bomba não as puxa para o filtro, pois elas agarram-se ao fundo e paredes.

Onde compraste o i-tronic da Velda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal é o material usado nas piscinas biologicas. è um material chamado "superalite" (não sei o nome correcto é este este é o nome comercial).

 

Este material é extremamente poroso e em apenas 3 meses cria uma "cama" para plantas e bacterias.

 

O substrato é vendido em sacos e é realmente como a terra vegetal, mas especifico para plantas aquaticas. Ao colocarmos substrato normal vamos adicionar quimicos que poderão ser perigosos. Eu nunca adiciono muito sustrato no envasamento quando coloco as plantas na água porque penso que as plantas acabam por não retirar muitos nutrientes da água porque os têm logo ali.

 

O repucho que falo tem uma bomba de 2.50l/h - 60w e um conjunto de led de 48 lampadas.

Tambem há o mesmo equipamento com gerador de nevoeiro de 28w incluido, 12 led, bomba 2500 l/h 45w

 

O I-tronic usa um anôdo de cobre que reage com uma peça de inox e tem uma consola que controla a potência.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais