Adição de sal na agua do aquario


QUIEL

Recommended Posts

Ora viva.

 

Eu tenho um aquario com guppies e com Dánios Zebra.

 

Já li algures, que se deve acrescentar na sal na água.

 

Confirmam isso?

 

Cmps,

Quiel

 

 

Boas, eu nos meus aquários coloco volta e meia um pouco de sal para subir o PH visto que a água da torneira lá de casa sai com 6,5 de PH.

Tenho conhecimento que os Guppies se adaptam bem e se enquadram em águas que tenham um pouco de sal.

Agora, se tiveres por exemplo corydoras é complicado porque o sal mata as mesmas.

Eu no meu de 80 Litros meti meia colher de sopa com sal e foi suficiente para o PH me subir para os 7.0.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas alem de subir o PH, traz algum tipo de beneficio?

Para além do que já foi dito, ter em atenção os peixes sem escamas, os Guppys agradecem por gostarem de agua salobre e é o melhor desinfectante natural que há para doenças da pele. As porpoções são de uma colher de sopa para cada 100 litros de agua.

Editado por António Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A adição de sal em peixes de água doce não é tão positiva quanto muitas vezes se pensa e no combate ao ictio não é eficaz.

 

para combater fungos penso que é aceitável. Em todos os outros casos, deves evitar excepto se é um peixe de água salobra, mas nesse caso o sal a usar deve ser marinho. Em loricarideos por exemplo, sal é coisa que não deves colocar de forma alguma.

 

Tal como tudo, isto da vida não é como software e existem variáveis a ter em conta. por norma, o sal deve ser evitado. Se queres fazer prevenção contra doenças, antes vales fazeres TPAs (10-15% ) espaçadas no tempo e sem usares anti-cloro. Ou seja, basta ter a água à temperatura adequada, depois de tirar da torneira e colocar directo no aquario. Ao fazer-se isto não se deve limpar o filtro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pah conforme já foi dito é necessário saber o que se esta a fazer, não é encher uma colher e lá vai disto lá para dentro.

Eu no meu aquário de 80 litros meti meia colher de sopa, e volta e meia nos TPAs meto um pouco de uma colher de chá.

Apesar de já ter lido por algumas sapiencias noutros posts, que o sal não mata as corydoras isso é errado, quem tiver animais sem escamas no aquário NÂO DEVE colocar sal visto que vai fazer com que os mesmos tenham uma morte dolorosa tal como já foi referido aqui.

Para guppies e mollys por exemplo, de facto ajuda bastante a que as espécies se sintam mais de encontro ás suas necessidades.

Relativamente ao Ictio, por acaso pensei sempre que fosse eficaz.

Quo tens a certeza que não serve de nada? Tinha a ideia contrária amigo.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao ictio também tenho opinião e experiência contrária à que o Quo postou. Pelo menos com peixes dourados (kinguios)...

Li em vários blogs, sites ou forums que para este tipo de peixes se aumentava gradualmente a temperatura (~25º C) e se podia pôr sal num ratio de 0,3 g por litro de água. Como o sal não sai da água por evaporação, deve-se, após o fim do tratamento (entre 10 dias e 2 semanas), fazer uma TPA generosa de água doce.

Não sei se foi da associação água mais quente COM sal ou apenas da água mais quente mas ao fim de 2 semanas tinha o kinguio infectado sem pontos brancos.

 

"A aquariofilia não é uma ciência exacta, embora as vertentes químicas e biológicas sobre as quais assenta sejam fundamentais." Com isto quero dizer que existe muita informação (muita certa e muita errada) e que estou nisto há tempo de menos para ousar dizer que sei o que quer que seja. Se estiver errado que se fale sobre isso e ficarei feliz por aprender.

 

Beijinhos e abraços!

Obrigado a todos.

 

Bartolomeu Paes

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius eu não disse que não serve de nada... falei que é aceitavel para o combate aos fungos. disse que se pode dispensar em relação ao ictio.

 

os loricarideos e os ciprinideos mesmo presos num riacho, não vão para o mar. A tolerância ao sal varia conforme a espécie, não é universal. quando ainda por cima falamos de seres vivos e sabemos como a vida é adaptável. Estive até a ler um artigo sobre isso e mesmo cientificamente parece algo dúbio.

 

quanto ao ictio, o ictio é menos tolerante ao sal que os peixes de água doce, dai ser usado. Mas é dispensavel e com menos transtornos para peixes e plantas há outros metodos.

 

D-backs, os 25C de temperatura nada fez pelos teus peixes dourados em relação ao ictio. Acho estranho, peixes dourados doentes com ictio, mas acredito que aconteça, eu os que eu tinha com os outros peixes infectados, para eles era como se não se passasse nada.

 

o ictio só começa a ser afectado com temperaturas acima de 29 e qualquer coisa, daí aconselhar-se os 30C. o ictio reproduz-se grandemente num aquario, o facto de conseguires matar uma boa parte, mas se sobrar um protozoário, recomeçaria tudo de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que estão aqui a falar de tratamentos com sal e os fungos já vieram á "baila", tinha uma pergunta a fazer...espero não haver problema.

 

 

Caso a minha tartaruga alguma vez ganhe fungos na carapaça, serão possíveis de tratar com sal (para poder intervir rapidamente) ou é mesmo melhor comprar um anti-fungicida logo que possivel?

 

 

É que eu sei que o sal lhes faz mal á saúde se ingerido, mas se for num contentor á parte durante pouco tempo se calhar não haverá problema.

 

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.