[Ajuda] Melhor lampada


Recommended Posts

Boa tarde!

 

Dia 30 acabei de montar este aquário. Queria ter algumas plantas mas não sei se esta lâmpada chega ou se seria melhor alterar. O que será melhor, manter esta lâmpada, mudar apenas a lâmpada ou colocar um "miolo" novo na calha?

 

Setup:

 

Capacidade - 36 L brutos

Substrato - Elos Botton Mineral

Substrato inerte - Areão negro

Termostato - 50W Sera

Filtro - Não sei bem o nome pois já o tinha cá em casa

 

Aquário

pc140002.jpg

 

Lampada

pc140010.jpg

 

Calha

pc140009g.jpg

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a lampada ideal era a lampada da arcadia freshwater. n existe melhor lampada.

 

as freshwater dao para as plantas e para realcar a cor dos peixes.

 

espero ter-te ajudado

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado, então troco só a lampada? Onde posso comprar essa lampada?

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas do que tive de a ver essas lampadas só têm 8W não será pouco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Não são 8W mas sim 15W ...

 

e depende do que precisas.. Pode ser suficiente como pode ser muito curta... :)

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O clássico aquario aquapor, tenho um igualzinho que serve de maternidade para camarões e guppies.

Antes demais muito cuidado com o sub fertil, eu aconselhava a não colocar. Em aquarios muito pequenos é problemático.

 

Na calha de facto diz que a potencia é de 8watts, mas ao verificar o material não é assim.

O meu aquario trazia uma lampada de 14watts (Sylvana gro lux f14), mas o balastro voosloh scwabe é de 15w. as lampadas de 15w têm 43cm, as de 14w 36.1cm.

Para manter certas plantas é de facto pouco, mas dá perfeitamente para a grande maioria das plantas; para estes micro aquarios a lista de plantas que se pode colocar é pequena. Desde que troques as lampadas nos tempos recomendados e com as plantas certas não há problema.

A unica troca viavel aproveitando a calha seria para uma pll ou lampadas compactas normais.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Acho que fiquei ainda mais confuso, o que faço então? Mudo para PLL ou fico com esta lâmpada?? Secalhar esta de 15 Watts chega.

O que diz na lâmpada é: SYLVANIA GRO - LUX F15W / GRO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Acho que fiquei ainda mais confuso, o que faço então? Mudo para PLL ou fico com esta lâmpada?? Secalhar esta de 15 Watts chega.

O que diz na lâmpada é: SYLVANIA GRO - LUX F15W / GRO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se chama Hygrophila polysperma e uma outra que se agarra ao tronco mas não sei o nome, tem folhas bem verdes e alomgadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

H. Polysperma nesse aquario, digo-te já que não vai resultar. Essa plantas necessita de crescer em altura, se a colocares ele vai crescer e vai tombar de lado...

 

Tens aqui uma lista de plantas para este tipo de aquarios

 

Anubias

 

(A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana

 

Cladophora aegagropila

 

Cryptocorynes

 

Echinodorus tenellus

 

Echinodorus acicularis

 

Echinodorus "parvula"

 

Glossostigma elatinoides

 

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

 

Lilaeopsis brasiliensis

 

Pogostemon helferi

 

Riccia fluitans

 

Riccia sp. "Dwarf"

 

Salvinia natans

 

Vesicularia sp. ''Christmas''

 

Vesicularia dubyana

 

Utriculária graminifolia

 

Eleocharis parvula

 

Eleocharis acicularis

 

Hemianthus micranthemoides

 

 

Apesar de tudo a decisão é tua, é apenas um conselho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruy muito obrigado pela ajuda, vou ver quais destas plantas gosto mais e depois decido, não é muito urgente porque tambem o aquário esta a fazer o ciclo do azoto e só está montado a 3 ou 4 dias! E quanto a lampada, achas que posso experimentar esta e depois vejo? não me apetecia gastar dinheiro... Isto não está facil...

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

Sei que a questão é a melhor lampada e peço que não levem a mal mas ao ver a segunda foto em que aparece a caixa de derivação com os fios, fico na dúvida se com a humidade existente nos aquas isso não irá dar "curto cicuito".

Os "electricistas" do forum podem esclarecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, tenho aquários a alguns anos e nunca me aconteceu. Fui sempre eu que construi as minha calhas e nunca me aprecebi sequer dessa possibilidade. A temperatura dentro da propria calha acaba por nao deixar haver grandes condensações o que previne o curto cirtuito, o que não quer dizer que não possa acontecer mas pouco provavel, digo eu...

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

H. Polysperma nesse aquario, digo-te já que não vai resultar. Essa plantas necessita de crescer em altura, se a colocares ele vai crescer e vai tombar de lado...

 

Tens aqui uma lista de plantas para este tipo de aquarios

 

Anubias

 

(A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana

 

Cladophora aegagropila

 

Cryptocorynes

 

Echinodorus tenellus

 

Echinodorus acicularis

 

Echinodorus "parvula"

 

Glossostigma elatinoides

 

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

 

Lilaeopsis brasiliensis

 

Pogostemon helferi

 

Riccia fluitans

 

Riccia sp. "Dwarf"

 

Salvinia natans

 

Vesicularia sp. ''Christmas''

 

Vesicularia dubyana

 

Utriculária graminifolia

 

Eleocharis parvula

 

Eleocharis acicularis

 

Hemianthus micranthemoides

 

 

Apesar de tudo a decisão é tua, é apenas um conselho.

 

Ruy, já estive a dar uma vista de olhos pelas plantas, são quase todas "rasteiras" não haverá umas assim pouco exigentes que dê para por atrás do tronco?? Para crescerem em altura...

 

O aquário é este!

dscf2135al.jpg

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há diversos tipos de Valisnérias e crescem todos em altura. É só escolher... é possível que existam mais tipos de plantas e mais bonitas que as valisnerias que cresçam em altura. Em tempos aqui no fórum recomendaram-me este site (www.tropica.com) para consultar. boa pesquisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há diversos tipos de Valisnérias e crescem todos em altura. É só escolher... é possível que existam mais tipos de plantas e mais bonitas que as valisnerias que cresçam em altura. Em tempos aqui no fórum recomendaram-me este site (www.tropica.com) para consultar. boa pesquisa!

 

Vou me dedicar a pesquisa! Obrigado

 

cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito tambem para deixar outro site de pesquisa de plantas «««Plant Geek»»»

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tarde,

 

Hoje já fui comprar mais umas plantinhas comprei uma Microsorium pteropus para por no tronco, como tem uns buracos encaixa se mesmo bem e para plantar a frente do lado esquerdo comprei um molho de Eleocharis parvula que dividi e plantei separado. Ficou com outro aspecto!

 

Fica a imagem!

 

dscf2167l.jpg

 

Microsorium pteropus

dscf2169z.jpg

 

Eleocharis parvula

dscf2170t.jpg

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Acho que fiquei ainda mais confuso, o que faço então? Mudo para PLL ou fico com esta lâmpada?? Secalhar esta de 15 Watts chega.

O que diz na lâmpada é: SYLVANIA GRO - LUX F15W / GRO

 

Não precisas de ir a correr comprar uma lâmpada toda XPTO. Tenho um aquário igualzinho a esse. Tem uma Osram Fluora de 15 Watts que tem dado conta do recado. Tenho duas espécies de echinodorus, cryptocoryne wendtii, duas espécies de sagitária, anúbia gigante e musgo de Java.

 

Se quiseres alguma coisa mais exigente, tens aqui um excelente artigo que mostra a transformação de uma calha igual à nossa numa PLL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de ir a correr comprar uma lâmpada toda XPTO. Tenho um aquário igualzinho a esse. Tem uma Osram Fluora de 15 Watts que tem dado conta do recado. Tenho duas espécies de echinodorus, cryptocoryne wendtii, duas espécies de sagitária, anúbia gigante e musgo de Java.

 

Se quiseres alguma coisa mais exigente, tens aqui um excelente artigo que mostra a transformação de uma calha igual à nossa numa PLL.

 

Bom dia,

 

Vou ver como se comportam com esta lampada e dps logo vejo se é preciso mudar ou não! Se for, num dia compro e monto tudo sem problema! Obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, tenho aquários a alguns anos e nunca me aconteceu. Fui sempre eu que construi as minha calhas e nunca me aprecebi sequer dessa possibilidade. A temperatura dentro da propria calha acaba por nao deixar haver grandes condensações o que previne o curto cirtuito, o que não quer dizer que não possa acontecer mas pouco provavel, digo eu...

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

 

Estas calhas levam um plastico e a tampa tem um vidro, não há perigo.

Ainda que não haja este tipo de protecção, convém apenas que haja saidas nos aquario para a agua sair, praticamente todos os aquarios têm buracos para passarem os fios e etc...

Se não for tapado então não há problema, os fios têm que estar isolados!

 

Em principio essa lampada dá conta do recado, tenho algumas duvidas quanto á parvula mas vamos ver como se comporta.

Vai demorar tempo até que se possa tirar conclusões.

Também ficava ai bem uma anubia agarrada ao tronco.

Fertiliza isso!

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertiliza isso!

 

Fertilizo com o que Ruy? Tenho substracto fertil, CO2 casei com difusor em espiral e faço TPA semanal de 10 ltrs, o que achas?

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizo com o que Ruy? Tenho substracto fertil, CO2 casei com difusor em espiral e faço TPA semanal de 10 ltrs, o que achas?

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

 

Por teres colocado sub fertil não te retira a obrigação de fertilizar, ficas é mais á vontade. O Sub fertil pode ser também uma fonte de problemas caso por exemplo começe a haver desequilibrios de alguns nutrientes que leve a uma desacelaração de crescimento e possibilite a entrada de algas...

Para já como ainda é recente não se faz nada, mas talvez daqui a uma semana ou duas convém dar-lhe pelo menos um cheirinho de macro-nutrientes, mas nada de substancial porque não tens muitas plantas...

 

O ideal era teres os varios testes de nutrientes e perceberes as necessidades do aquario, o problema é que os testes não são muito baratos; Só vale a pena fazer quando o aquario estiver completamente estabilizado.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.