Zebrassoma flavescens vs Chelmon Rostratus


senna

Recommended Posts

e o raio do zebrassoma nao o deixa descansado, esta sempre ao ataque.

estou com receio que nao se adapte porque foi introduzido hoje no aqua e ainda nao o vi comer nada.

se continuar assim nao sei o que fazer.

necessito de algumas dicas

srerá que se vao dar bem ou nem por isso?

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi senna

Eu tive o mesmo problema com o meu zebrossoma e o chelmon. O meu caso apos dois dias tive de tirar o zebrossoma por uma semana para outro aquario até o chelmon começar a picar e comer. Após isso voltei a por o zebrossoma que continou a chatea-lo mas como já estava aclimatizado este tambem se defendia. Digo-te que esse zebrossoma é muito chatinho para aceitar novos peixes no aqua.

Tem paciencia e caso o chelmon não comece a picar tentar larvas de mosquito vermelha.

Dá noticias.

Fernando Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja nao tive tempo de ir comprar lavas de mosquito vermelhas...o ja peixe morreu as 13h. :wink:

este peixe nao chegou a estar ca 48 horas. desconfio ja vinha doente pois tinha um tique com a acabeça para a direita que pelo que me disseram deveria ser um parasita nas guelrras e muito dificil de tratar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal.

Depois de ter lido estes posts, comecei a ficar mais preocupado ainda mais do que já estava. Passo a explicar, comprei hoje um Chelmon e de facto o meu Zebrassoma quis logo de imediato pressioná-lo, que o Chelmon para não se chatear colocou-se por trás de um rocha bem escondidinho. Mas mesmo assim o Zebrassoma vai lá chatea-lo. Como o coloquei já à noitinha, felizmente que o Zebrassoma abrandou um pouco a investida, mas mesmo assim vai lá de vez em quando... Sinceramente não sei o que fazer caso ele importume insistentemente o pobre bichano.

Estou de plantao com uma lanterna, pois o Zebra assim que me vê volta para tráz. Vamos ver como será amanhã.

 

Aceito sugestões.

 

Obg.

 

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

O Zebrassoma apesar de uma postura agressiva inicial não fará mal ao Chelmon, quer apenas mostrar que chegou primeiro e portanto domina. O Chelmon que compraste já está habituado a comida congelada? Aproveito e faço a mesma pergunta que fiz ao senna, há quanto tempo tens o aquário montado?

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

Penso que não está habituado a comida congelada, pois ele chegou hoje mesmo de Singapura penso eu, mas tem um aspecto maravilhoso. E preveni-me logo comprando comida viva, artemia,e larvas vermelha de mosquito.

O aquario está montado à três meses, no entanto já começaram-me a aparecer aiptasias , e porquê, esta pergunta, já agora?

Desde já obg.

 

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Antes de mais comprar um peixe acabadinho de chegar é sempre um risco, não só em relação a esse peixe mas principalmente pondo em causa toda a saúde dos restantes peixes do aquário. Isto porque o peixe recém adquirido pode trazer consigo parasitas e outros agentes patogénicos que podem infectar outros peixes causando um desequilíbrio biológico no aquário.

 

O Chelmon é um peixe de difícil aclimatação devido principalmente à difícil alimentação inicial. Foi óptimo teres conseguido arranjar comida viva. Apesar deste peixe comer as Aiptasias, numa fase inical o petisco preferido são as Bispiras violas. E com estas ou possivelmente comida viva, maior é a probabilidade do animal recomeçar a comer e ganhar alguma resistência e imunidade. Pelo que observei noutros aquários de recife já estabelecidos, a seguir às B. violas seguem-se as Aiptasias e a comida congelada (artemis, krill, mysis). Quando o peixe começa a comer comida congelada está passada a fase mais difícil da sua aclimatação. Uma vez adaptado à vida em aquário este peixe é muito voraz e mantém o aquário livre de Aiptasias.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Ricardo, não faço ideia o que são "Bispiras violas", pois fiz pesquisa na net e não encontrei referencia, a este nome, será que existe com outro nome mais conhecido.

 

Obg

 

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá senna,

 

O teu aquário é ainda muito "jovem" para um peixe difícil como o Chelmon rostratus. À semelhança de outros peixes difícieis estes gostam de aquários estabelecidos com parâmetros estáveis e onde ocorre a produção de alguma comida natural. Esta comida natural compreende uma multitude de microrganismos que vão desde simples copépodes, anfípodes às já referidas Bispiras violas. Á noite quando as luzes estão apagadas pega numa lanterna fraca para não incomodar os peixes "adormecidos" e observa atentamente no substrato toda a vida pequena que por lá anda.

 

Ainda não tive a oportunidade de fotografar as Bispiras violas para colocar neste tópico.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou totalmente de acordo com o Ricardo. Um aquário com 3 meses não é um bom aquário para um Shelmon Rostatus.

 

O meu aquário tem mais de um ano (somando o nano e este) e só daqui a uns meses vou colocar um dos meus peixes preferidos: Shelmon Rostatus! :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Tenho que agradecer ao Ricardo Rodrigues, pela amabilidade de partilhar a fotografia das Bispiras Violas.

 

Pois quanto ao Chelmon Rostratus, já desapareceram as aiptasias e começou a aceitar artemia congelada.

Parece que passou a parte mais dificil.

O zebrassoma tambem ja não pressiona tanto o chelmon.

Só continuo preocupado com a alimentação diversificada do chelmon, pois por enquanto só aceita artenia e pouca.

 

Obrigado a todos os que contribuiram com as suas sugestões.

 

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu também tenho um Chelmon como podes ver no meu avatar.

O teu problema é igual ao meu só que o meu chelmon além de petiscar pelo aquario as coisas que encontra só come larvas de mosquito.

Já expermentei de tudo agora estou a tentar artémia com Garlic da KentMarine para ver se começa a comer outras coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando

 

Fernando : Já expermentei de tudo agora estou a tentar artémia com Garlic da KentMarine para ver se começa a comer outras coisas.

 

O que queres dizer com "artemia com Garlic", :evil: é alguma ementa? , formula? , para abrir o apetite ?... garlic=alho

 

, pois acho curioso que no mar os peixes possam apreciar alho... :!:

 

de qualquer modo quer resulte ou não põe -me a par da evolução do teu chelmom , pois o que um descobrir pode ajudar o outro, que eu farei o mesmo...

 

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas antonio

O Alho Funciona Com estimulador do Apetite dos peixes, e acima de tudo ajuda a reforçar as defesas dos peixes.

Podes fazer o seguinte em casa:

- Em casa descascas um dente de alho, fazes um sumo de alho com a batedeira juntando sumo de limão (pouco) :roll:

Depois sempre que fores dar de comida, deixas a comida 2 ou 3 minutos de molho nesse sumo.

 

Ou entao fazes um batido caseiro onde incluas o alho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois estou muito feliz, e como prometi cá vai mais um update.

 

O Marco madeira , recomendou-me uma comida congelada , a qual é destinada aos peixes anjos e borboleta, que é o caso do meu Chelmon Rostratus, comprei-a hoje e mal cheguei a casa não resisti em experimentar.

Qual não foi o meu espanto que ele aceitou de imediato.

Sendo assim já aceita artemia congelada, e agora esta mistura propria para peixes destas especies.

 

Nota: se alguem estiver interesado em saber qual a marca , envie-me uma mensagem por MP, para não fazer publicidade a marcas.

 

Obrigado

 

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

AntonioRod

resolvi comprar outro chelmon rostratus e gostaria de saber o nome dessa comida, porque as minhas aiptasias ja se foram e agora nao o tenho visto comer nada, nem misis, nem larva de mosquito nem mesmo artemia salina viva.

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais