Aquarium [Go with the Flow]


Rodolfo Rodrigues

Recommended Posts

Boas noites,

 

Deixo aqui a minha "pequena" montagem , desta vez um pouco mais a sério com produtos de alta qualidade.

 

 

Data da montagem : 29 de Dezembro de 2010

 

 

Setup :

 

Aquário : 60x40x40 - 96L

Substrato : Aditivos ADA (vendidos avulso pelo membro Ramirezi)

Power Sand S (dois sacos)

Amazonia AquaSoil 9L (um saco)

 

HardScape : 7 Pedras Seiryu Stone

 

Iluminação : Calha Solstar com 3x24w com reflectores de alta eficiência e rendimento, moonlight integrado.

 

Co2 : Sistema Pressurizado com Garrafa de 2Kg da Aquaristic.

 

Filtragem : Eihem 2213

 

Aquecimento : Termostato 100w (temperatura a 25º)

 

Flora :

2 Vasos Valisneria Nana

3 Vasos de Elocharis Parvula

 

(Plantas da tropica compradas na Naturline)

 

Fauna : XXX

 

 

Neste momento está em ciclo , e vai estar por algum tempo, pretendo comprar tudo o que puder da ADA , adorei a loja Aquaeden e fiquei fascinado com a qualidade dos produtos.

Marça de Eleição.

 

Aceito sugestões sobre o layout. ;)

 

Neste momento falta-me apenas aguardar a chegada das blyxa japonica e Elocharis Vivipara para finalizar a montagem e depois é esperar.

 

Aguardo também alguma sugestão para Fauna para este aquário.

 

img0280lg.jpg

 

img0282zv.jpg

 

img0283ee.jpg

 

Agora que já meti as fotos , nao sei se depois da montagem é normal a água ter ficado com um tom acastanhado.

Talvez seja normal.

Está com aspecto turva a água porque adicionei nitrivec , nao sei se o devia ter posto , mas acabei por pôr para iniciar o ciclo.

 

Aceito sugestões.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, esta um bocado turva mas penso que é normal.. os 3 vasos da elocharis chegaram para plantares como está ?

 

de resto, gosto do aquario, falta-lhe uns troncos ou assim..

 

cumprimentos

Editado por ricardboss
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

isso tem tudo para ficar impecavel. Material de topo.

só duas opiniões:

1 - Excesso de luz: estas praticamente com 1w/L (os litros reais devem andar por volta dos 75-80), e a massa vegetal é pouca e pouco exigente em luz. Isso em pouco tempo vira alguedo. apaga 24w por enquanto, deixa as plantas pegarem...deixa o aquário ganhar "corpo" e dp ai com tudo sob controle liga os ultimos 24w.

2 - Discorre do ponto anterior, começares com muitas plantas facilita-te de que maneira o trabalho. Mete mais umas quantas. podes meter mais uns vasos de parvula e junto ao hardscape, algo que forme moitas. na minha modesta opinião o layout só tinha a ganhar.

 

Estar turvo é normal...nada que em 1-2 dias n vá ao sitio.

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

isso tem tudo para ficar impecavel. Material de topo.

só duas opiniões:

1 - Excesso de luz: estas praticamente com 1w/L (os litros reais devem andar por volta dos 75-80), e a massa vegetal é pouca e pouco exigente em luz. Isso em pouco tempo vira alguedo. apaga 24w por enquanto, deixa as plantas pegarem...deixa o aquário ganhar "corpo" e dp ai com tudo sob controle liga os ultimos 24w.

2 - Discorre do ponto anterior, começares com muitas plantas facilita-te de que maneira o trabalho. Mete mais umas quantas. podes meter mais uns vasos de parvula e junto ao hardscape, algo que forme moitas. na minha modesta opinião o layout só tinha a ganhar.

 

Estar turvo é normal...nada que em 1-2 dias n vá ao sitio.

 

Abraço

 

Boas,

 

Obrigado pelas opiniões dadas.

 

Sim realmente, a calha tem 72w de Luz e assim que o acabei de encher deu 80L, ainda assim achas que é excesso de luz?Devo manter as 3 ligadas?

 

Eu acabei por desligar agora uma delas. Segui o teu conselho.

Estou à espera de blyxa japonica e eleocharis vivipara para completar o layout.

 

Em relação à água estar turva.. ainda continua e tem um aspecto acastanhado.. será do substracto o Amazonia Aquasoil ?

 

Devo fazer uma muda de água ou deixo estar como está ?

 

O Filtro tem , Esponja grossa azul , Ceramicas JBL e Eihem, Carvão Activo , Lã de Vidro.

 

Necessito de mais alguma coisa no filtro?

 

Aproveito desde já para desejar um BOM ANO a todos.

 

Cumprimentos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Qt à luz fizeste bem...a tua massa vegetal é escassa, e as tuas plantas ainda estão em adaptação. falo por experiencia e tb com o que se vai aprendendo. Não com o objectivo de fazer publicidade, mas para veres o que causa excesso de luz, vê o meu tópico "the green one". Ficas logo uma prespectiva do excesso de luz.

 

A água turva...neste momento ja n deves ter...o filtro ja deve ter feito o trabalho.

 

Filtro- tudo ok. Tens o carvão activado. n necessitas, mas escusas de estar com trabalho a abrir o filtro. Qd fizeres a manutenção retiras. O carvão activado so é necessário após tratamentos.

 

 

 

Abraços e posta novas fotos qd tiveres novidades com a flora.

 

Fetilizações ja pensaste?

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Qt à luz fizeste bem...a tua massa vegetal é escassa, e as tuas plantas ainda estão em adaptação. falo por experiencia e tb com o que se vai aprendendo. Não com o objectivo de fazer publicidade, mas para veres o que causa excesso de luz, vê o meu tópico "the green one". Ficas logo uma prespectiva do excesso de luz.

 

A água turva...neste momento ja n deves ter...o filtro ja deve ter feito o trabalho.

 

Filtro- tudo ok. Tens o carvão activado. n necessitas, mas escusas de estar com trabalho a abrir o filtro. Qd fizeres a manutenção retiras. O carvão activado so é necessário após tratamentos.

 

 

 

Abraços e posta novas fotos qd tiveres novidades com a flora.

 

Fetilizações ja pensaste?

 

Sim , ja pensei na fertilização e penso compra-la já este fim de semana.

 

Estou a pensar comprar tudo ADA ou Elos.

 

Ainda nao sei , mas penso que vá optar pela ADA =)

 

O Aquário já esta com melhor aspecto , pelo menos já não está turva a água mas continua com um tom acastanhado.. só pode ser do substrato.. com a mudas de água penso que vá ao lugar..

Em relação às plantas as Valisnnerias Nanas estão com um aspecto um pouco acastanhado, espero que ainda vinguem..

 

Continuo à espera de opiniões sobre o aqua e futuras melhorias para o mesmo.

 

Aconselham que tipo de fertilizações para o aquário?

Devo efectuar semanalmente?Diariamente?

 

Que fertilizantes devo comprar?

Elos ou Ada?

 

Neste momento tenho a 2x24w ligadas por 8h, será demasiado ? Reduzo o tempo de luz?

Devo meter plantas de crescimento rapido para ajudar no consumo de nutrientes?

Como estou a fazer o ciclo, devo fazer TPA's com que frequência? Ou nao devo fazê-lo?

 

Cumprimentos,

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva…

 

Layout – relativamente ao aquário que desejas (layout tipo igwami) … apenas vejo como melhoria um desnível em altura, no substrato entre a frente e o fundo do aquário. Consegues uma maior profundidade e penso que ficaria a ganhar. Acrescenta tb uma cartolina no vidro traseiro…vais ver que ganha mais contraste. Experimenta várias cores, preto, branco, azul e escolhe a que te encher mais o olho.

 

Fertilização – ADA ou ELOS são de topo, por qq uma vais bem. De início parece-me bem este tipo de fertilização. Espera ai 3 semanas antes de começares. Tens poucas plantas e ainda se estão a adaptar (poucos consumos e o substrato encarrega-se disso).

 

TPAs - deixa-te estar….n vale a pena. Antes de começares a introduzir peixes (3-4 semanas), faz uma. Qt à água turva isso vai ao sítio, n te preocupes.

 

Iluminação – está bom assim. Mete é o CO2 a bombar.

 

Plantas – assim que puderes mais umas plantas para ajudar à festa.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meto o CO2 a funcionar mesmo sem a luz ligada?

 

Tenho-o ligado quando as luzes ligam..

 

Estou a ficar com algas filamentosas nas Valisnnerias Nanas, que terei feito mal?

O que pode ser feito para combater?

 

Nao faço nenhuma TPA então? :S

As plantas nao se sentem , sem mudas de água?

 

Se não fosses tu , PTuga ninguem respondia ao meu tópico :|

 

Quero mais ajudas, por favor comentem :)

 

img0290x.jpg

 

 

img0288aj.jpg

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Vamos lá:

1- Paciencia è fundamental. Ao inicio nada está esbilizado, algumas algas vão aparecer e ainda vai demorar uns quantos meses para que vejas no aquário aquilo que idealizaste.

2- Estás a fazer tudo bem...por isso vai com calma. Apenas, como já tinha referido, mete mais umas plantas, mais parvula ou outra espécie de transição, blixa japonica por exemplo. Mete é mais qq coisa. Começar uma plantado com tão pouca massa vegetal só te vai dar cabelos brancos.

3- CO2 - n sei qt estas a inserir, mas qd digo a bombar é 3-4 bolhas por segundo durante o fotoperiodo. O Objectivo é tentar estimular o crescimento das plantas. Mesmo que desças o pH um pouco não hà grande problema pq não tens fauna. Qd n há luz nada de CO2. ;)

4 - Deixa lá as TPAS. por agora não necessitas.

 

Abraços...qq coisa avisa

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Só tinha uma bolha por segundo , ja aumentei neste momento.

 

No fim de semana já irei comprar mais plantas para o aquário e ver se isto começa a ganhar forma :)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso é que é preciso.

 

Cuidado agora é na escolha, a nivel estético. Digo isto pq deste prioridade a espécies que não são de caule. Para ficares ai com uma paisagem harmoniosa deves tentar inserir mais espécies sem caule ou caso tenham caule que assentem bem ....

 

Não vale apena tar aqui a enumerar espécies, vai a uma casa com boa quantidade e qualidade e dp "go with the flow" e acrescenta aquela espécie que fique ai bem , que não fique desproporcional relativamente às outras e ao hardscape e principalmente que tu gostes.

 

dp actualiza com fotos.

 

Abraços e continua o bom trabalho.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

 

Depois de alguma ausência , aqui fica como está neste momento..

Acho que se está a compor :)

 

dsc01632qi.jpg

 

dsc01615w.jpg

 

dsc01649g.jpg

 

 

E agora uma tentativa de panorâmica :P

 

 

dsc01613x.jpg

 

 

Fauna que tenho neste momento , são 25 Camarões Wild, 1 yellow e 1 blue , penso que seja isto que o Rui da Aquaeden conseguiu arranjar-me para a limpeza.

Devo alimenta-los?Até agora já estão à 3 dias e ainda nao alimentei com nada, eles comem e limpam as plantas certo?

Tenho receio de estar a meter já matéria orgânica na água , mas devo faze-lo certo?

 

dsc01640u.jpg

dsc01639w.jpg

dsc01633c.jpg

 

Aguardo ajudas e opiniões ;)

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Rodolfo Rodrigues belo projecto com material de qualidade, em relação ao layout esta bom só acrescentaria uma cartolina preta na parte de traz no vidro do aquário.

 

Em relação a ajudas é deixar isso crescer, em relação aos camarões se não tinhas terminado o ciclo é mau em meter eles porque poderás ter algumas baixas.

boa sorte e vai actualizando.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

pronto ja tem plantas e coisa compÔs-se. Agora é deixar crescer e fazer um belo plantado.

 

 

Força nisso

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

pronto ja tem plantas e coisa compÔs-se. Agora é deixar crescer e fazer um belo plantado.

 

 

Força nisso

 

abraços

 

Concordo.

 

Da forma que está plantado vai criar uma espécie de esquadro da esquerda para a direita da imagem que apresentas, porque as blyxias não crescem muito em altura versos a zona da esquerda.

Agora é dar volume á massa vegetal e deixar crescer de forma correcta e se possivel sem algas :medieval_mace:

 

Vai actualizando

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Rodolfo Rodrigues belo projecto com material de qualidade, em relação ao layout esta bom só acrescentaria uma cartolina preta na parte de traz no vidro do aquário.

 

Em relação a ajudas é deixar isso crescer, em relação aos camarões se não tinhas terminado o ciclo é mau em meter eles porque poderás ter algumas baixas.

boa sorte e vai actualizando.

 

O ciclo já terminou pelo que percebi pelos testes que fiz, amónia a 0 , nitritos a 0 , e nitratos entre 20 a 25 , acho que já estava terminado.

Usei o stability e continuo a usar nas mudas de água e o prime da marca seachem.

A cartolina preta só tenho dúvidas em como fixa-la?

Como é que fixas uma cartolina de cartão no vidro?

 

 

viva...

pronto ja tem plantas e coisa compÔs-se. Agora é deixar crescer e fazer um belo plantado.

 

 

Força nisso

 

abraços

 

Pois é , agora acho que já está bem mais composto agora é esperar que corra tudo conforme o que idealizei :)

 

 

Concordo.

 

Da forma que está plantado vai criar uma espécie de esquadro da esquerda para a direita da imagem que apresentas, porque as blyxias não crescem muito em altura versos a zona da esquerda.

Agora é dar volume á massa vegetal e deixar crescer de forma correcta e se possivel sem algas :medieval_mace:

 

Vai actualizando

 

Penso que a ideia seja essa mesmo que haja um desnivel de alturas entre o layout , claro que futuramente poderá haver alterações mas acho que vai ficar bem.. o tempo o dirá..

Sim realmente as algas é um dos meus maiores medos..tenho feito mudas de água todos os dias mesmo.

Para a semana ja irei fazer de 2 em 2 dias e para a outra semana de 3 em 3 dias e para a proxima é que já começo a prologar o periodo de TPA's

 

Em relação a fertilização estou à espera do Potássio para inicia-la , e só no dia 29 de janeiro , dia em que completa 1 mês de vida é que irei fertilizar com o resto dos fertilizantes ADA.

Pelo menos foi assim que o Rui da Aquaeden me aconselhou a fazer e penso que não poderia ter escolhido melhor "Professor" :P

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

para fixar no meu aqua a cartolina usei um bocado daquela ´´post it´´

 

Neste fim de semana quero ver se ponho o vinil preto para ver como fica.

 

Entretanto tenho feito TPAS, agora de 2 em 2 dias, e esta-me a acontecer uma situação dentro do aquário, estou a ficar com manchas castanhas dentro do vidro em algumas zonas e principalmente ao pé do substrato , já estive a tentar perceber o que possa ser,e pelo que li percebi apenas que pode ser pouca iluminação ou excesso de silicatos na água.

 

Penso que fraca iluminação não seja porque tenho um aquário de 96L , quando enchi deu exactamente 80L e tenho 3x24w com a calha Solstar que tem um rendimento superior de reflexão.

Será mesmo o excesso de silicatos?

Como posso combater?Com um sistema de osmose?Existe alguma outra forma de o fazer? :(

 

Neste momento juntei também 2 SAE para ajudar no possivel combate a algas que possam surgir e por enquanto vou mantê-lo assim por bastante tempo até conseguir maturar realmente o aquário.

 

Espero que me possam ajudar com a vossa experiência para o que possa ser este problema.

 

Tenho outra situação que me tem preocupado, nos 3 aquários que tenho inclusivé neste novo , a água na parte de cima do aquário está a criar uma espécie de manto branco, que parecem as natas do leite que fica por cima quando tiramos com a colher.. não consigo perceber o que me possa estar a causar esta película.

 

Adiciono somente o Prime, e o Stability da Seachem , já pensei se será excesso de stability na coluna de água?

Já parei de o usar e o Prime , como é obvio não deixei de o usar..

 

Aguardo ajudas sobre estes 2 problemas , se precisarem de fotos ilustrativas também posso meter.

 

Cumprimentos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

1 - a pelicula à superficie "é normal", cria-se por falta de agitação na tona da água. Não tens que te preocupar com isso. Vais removendo aquando das TPAs. Se quiseres acabar com isso tens de criar alguma agitação nessa zona que essa pelicula desaparece.

 

2 - Algas vão sp existir em todos os aquários. Essas são das mais "simples" e das menos preocupantes. Provavelmente vão acabar por desaparecer com a maturação do aquário e sem tu fazeres o que quer que seja.Se quiseres vai aumentando gradualmente a intensidade da luz. Por exemplo pôe a 3 lampada a acender uma hora por dia e deixa assim durante duas semanas. Observa os resultados a nivel de algas principalmente. Se tiver tudo ok mete duas horas. E continua assim o processo, com calma, com paciencia e sem stress.

 

3 - TPAs de 2 em 2 dias penso que podem acabar. Isso já tem praticamente um mês. TPAs maiores mas semanais servem perfeitamente para remover qq excesso de nutrientes que possas ter inserido durante a semana

 

4 - Boa altura pa começares a pensar na equipa de limpeza. Dois SAE é boa opção inicial, nada de os alimentar (0 de comida mesmo). Uns qts ottos (4-5) tb são um bom complemtento, ficam sp pequenos e serão sp trabalhadores, ao contrario dos SAE que vão crescer, ficar gordos e preguiçosos. Dp com calma vais pensando no resto da fauna.

 

5 - E fertilização? que vais fazer?

 

E não te esqueças, preocupa-te mais em fazeres crescer as plantas saudáveis e menos com as algas. Se deres boas condições às plantas para estas crescerem bem, vais ver que as algas não são um problema.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário com material de primeira qualidade... e com a utilização dos melhores acessorios que existem na aquariofilia.

 

Tenho acompanhado o teu tópico... e na minha opinião... as trocas de agua são essenciais para o correcto equilibrio deste aquário.

A utilização de bons substratos ferteis e os tais aditivos que falas, de certeza que serão mais do que suficientes para colocar essa flora a crescer.

Inicio de uma montagem, aquário por ciclar... plantas sme consumir... então... temos de abusar nas trocas de agua.

Depois... existe luz com fartura... o que implica sempre um correcto doseamento do co2 e futuras fertilizações.

 

E é isso que tu tens feito... e bem.

 

Não compreendo... e repito que é novamente a minha opinião... a utilizão desse produtos... primes e stabilitys... e se me puderes explicar... gostaria de saber quais são as suas funções ????

 

Calculo que um seja para remover o cloro e os "metais pesados"... e o outro... não sei para que serve.

 

Mas... sendo isto um aquário plantado... ou com plantas... em onde ainda nem sequer existe fauna... provavelmente... estás a tirar da agua... aquilo que as tuas plantas podem precisar.

 

A água da torneira é muito boa... tem quase todos os nutrientes que as plantas necessitam... não há que inventar.

 

A gordura à superfície, tal como o ptuga diz.. isso é normal e é uma das características dos aquário com boa luz e forte injecção de co2. Para a remover... agita a superfície da agua... coloca uma bomba de circulação a "varrer" a superfície da agua.

 

Silicatos ???? Hummmm... duvido... não sei... só usando testes é que o saberemos.

 

Por falar em testes... gostaria de saber os parâmetros do teu aquário... e para mim.. são 5 que interessam.

ph,gh,kh,no3 e po4.

 

Só te estou a falar nisto dos testes, porque reparo que tens aqui um grande investimento, com a aquisição dos melhores produtos... portanto... também acho que deverias investir na aquisição destes 5 testes.

 

Há quem ligue a isto dos "testes"... e quem não ligue... não sei qual é a tua “fronteira”... eu apenas digo, que ao inicio, tornas a tua missão mais fácil... depois com o tempo... começas a olhar para as plantas e encostas os testes a um canto.

 

Vai actualizando e dando noticias.

E diverte-te com o aquário... porque isso.. é o que realmente interessa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

1 - a pelicula à superficie "é normal", cria-se por falta de agitação na tona da água. Não tens que te preocupar com isso. Vais removendo aquando das TPAs. Se quiseres acabar com isso tens de criar alguma agitação nessa zona que essa pelicula desaparece.

 

2 - Algas vão sp existir em todos os aquários. Essas são das mais "simples" e das menos preocupantes. Provavelmente vão acabar por desaparecer com a maturação do aquário e sem tu fazeres o que quer que seja.Se quiseres vai aumentando gradualmente a intensidade da luz. Por exemplo pôe a 3 lampada a acender uma hora por dia e deixa assim durante duas semanas. Observa os resultados a nivel de algas principalmente. Se tiver tudo ok mete duas horas. E continua assim o processo, com calma, com paciencia e sem stress.

 

3 - TPAs de 2 em 2 dias penso que podem acabar. Isso já tem praticamente um mês. TPAs maiores mas semanais servem perfeitamente para remover qq excesso de nutrientes que possas ter inserido durante a semana

 

4 - Boa altura pa começares a pensar na equipa de limpeza. Dois SAE é boa opção inicial, nada de os alimentar (0 de comida mesmo). Uns qts ottos (4-5) tb são um bom complemtento, ficam sp pequenos e serão sp trabalhadores, ao contrario dos SAE que vão crescer, ficar gordos e preguiçosos. Dp com calma vais pensando no resto da fauna.

 

5 - E fertilização? que vais fazer?

 

E não te esqueças, preocupa-te mais em fazeres crescer as plantas saudáveis e menos com as algas. Se deres boas condições às plantas para estas crescerem bem, vais ver que as algas não são um problema.

 

 

Abraços

 

Vamos ver se consigo responder a tudo :)

 

Bem, a pelicula que se está a formar nao é a pelicula que estão a pensar, é realmente qualquer coisa que nunca vi em nenhum aquário , parece mesmo um manto coberto em que mesmo com a ajuda da força da água que sai do filtro nao penetra nessa mesma camada, estou a chegar à conclusão que só pode ser ou do Stability ou do Prime que estou a usar nas mudas de água, realmente Canito, és capaz de ter razão quanto ao uso dos mesmos :(

 

Em relação às algas , bem eu espero nao ter problemas de maior , mas falei com o Rui da Aquaeden a ultima vez que lá fui , e ele disse-me para manter as 3 lampadas ligadas, e estas a dizer-me para ir ligando gradualmente , realmente nao sei mesmo o que pensar , mas o que é certo é que em algumas plantas no tapete a parvula , já tenho tipo uns cabelos na planta e nas Valisnerias Nanas também têm na folhagem, deduzo que não seja normal, causas? :(

Quando comprei as Valisnerias Nanas penso que já teriam algumas algas filamentosas , penso que seja este o nome da alga que tenho no aquário, eu vou deixar fotos da película que tenho nos aquários, principalmente no nano, e as algas que estão a aparecer neste aquário para ser mais fácil obter a vossa ajuda.

 

Em relação à fauna para o aquário , por enquanto se chegar a meter são mesmo os ottos como disseste , só depois de manter o aquário bem maturado irei pensar num cardume engraçado para o aquário :)

 

No que toca a fertilização , ainda só estou a usar Potássio da marca Equo , porque o Rui nao tinha da ADA, mas penso adquiri-lo juntamente com o que ele me recomendar usar em termos de fertilização.

Se souberes o que deva comprar aceito sugestões :)

O que o Rui me disse, foi que no inicio do aquário, o substrato, os aditivos e a power sand são suficientes para o desenvolvimento das plantas, e que só precisaria durante o mês do aquário de potássio.

 

Assim que terminar um mês de existência irei começar com a fertilização ou da ADA ou da Elos.

 

Eu digo-te, tenho andado num stress tremendo com isto tudo , quando deveria ser completamente o contrário , para relaxarmos e aproveitarmos a beleza do aquário.. ando sempre a ver se está tudo bem, se falta alguma coisa..impaciência ao rubro!

Errado! Há que dar tempo ao tempo.. eu sei :P

 

 

Um aquário com material de primeira qualidade... e com a utilização dos melhores acessorios que existem na aquariofilia.

 

Tenho acompanhado o teu tópico... e na minha opinião... as trocas de agua são essenciais para o correcto equilibrio deste aquário.

A utilização de bons substratos ferteis e os tais aditivos que falas, de certeza que serão mais do que suficientes para colocar essa flora a crescer.

Inicio de uma montagem, aquário por ciclar... plantas sme consumir... então... temos de abusar nas trocas de agua.

Depois... existe luz com fartura... o que implica sempre um correcto doseamento do co2 e futuras fertilizações.

 

E é isso que tu tens feito... e bem.

 

Não compreendo... e repito que é novamente a minha opinião... a utilizão desse produtos... primes e stabilitys... e se me puderes explicar... gostaria de saber quais são as suas funções ????

 

Calculo que um seja para remover o cloro e os "metais pesados"... e o outro... não sei para que serve.

 

Mas... sendo isto um aquário plantado... ou com plantas... em onde ainda nem sequer existe fauna... provavelmente... estás a tirar da agua... aquilo que as tuas plantas podem precisar.

 

A água da torneira é muito boa... tem quase todos os nutrientes que as plantas necessitam... não há que inventar.

 

A gordura à superfície, tal como o ptuga diz.. isso é normal e é uma das características dos aquário com boa luz e forte injecção de co2. Para a remover... agita a superfície da agua... coloca uma bomba de circulação a "varrer" a superfície da agua.

 

Silicatos ???? Hummmm... duvido... não sei... só usando testes é que o saberemos.

 

Por falar em testes... gostaria de saber os parâmetros do teu aquário... e para mim.. são 5 que interessam.

ph,gh,kh,no3 e po4.

 

Só te estou a falar nisto dos testes, porque reparo que tens aqui um grande investimento, com a aquisição dos melhores produtos... portanto... também acho que deverias investir na aquisição destes 5 testes.

 

Há quem ligue a isto dos "testes"... e quem não ligue... não sei qual é a tua “fronteira”... eu apenas digo, que ao inicio, tornas a tua missão mais fácil... depois com o tempo... começas a olhar para as plantas e encostas os testes a um canto.

 

Vai actualizando e dando noticias.

E diverte-te com o aquário... porque isso.. é o que realmente interessa.

 

Boas Canito,

 

Que satisfação puder contar contigo na evolução do meu aquário :) :)

E obrigado pelo elogios quanto ao material, mas penso que tenha escolhido a pessoa certa para me "atender" :)

Os teus aquários é de babar, V É N I A ! ! :)

 

Correcto doseamento do Co2 e fertilizações , és da opinião que já devia estar a fertilizar? :(

Tenho uma bolha por segundo, devo aumentar?

 

Os produtos da Seachem , o Stability , repõe as bactérias nas cerâmicas e ajuda na criação de bactérias depuradoras no inicio de um aquário, o prime é realmente o que dizes, mas estou seriamente a pensar deixa-los de parte como me aconselhaste , até porque a pelicula que falei nao é aquela que estão a pensar que normalmente existe nos aquários , parece-me mesmo natas por cima da água brancas, e quando mexo ficam em pequenas particulas brancas, isto está a acontecer principalmente no aquário nano que tenho e nao consigo perceber de onde vem a sua existência e chego à conclusão que só possa ser do Prime e do Stability.

 

Agora a situação que mais me atormenta , a Á G U A.

 

Tenho misturado a minha água da rede, com pH de 8 e gH e kH muito altos na casa dos 11 e 12 , com água engarrafada do LIDL , por isso vejam bem o cenário , sempre que vou ao LIDL são dois carrinhos cheios de garrafões para puder baixar o pH da minha água.

Foi a solução que arranjei para as mudas de água do aquário , porque nao vejo alternativa para baixar um pH de 8 assim que sai aqui da rede de Alcobaça.

 

Os testes, como dizes canito , para mim realmente são importantes , mas sempre que os fazia alguma coisa nao estava perfeita como eu queria e ficava sempre desiludido sempre que os fazia..

Tenho testes de pH,gH,kH,Cl,No2,No3,Po4,NH4 e penso que sejam só.

 

Neste momento irei fazer os testes para deixar aqui os valores da mistura das duas águas.

 

Valores :

 

pH : 7,5

 

kH : 5ºdkH

 

gH : 8ºdgH

 

No3 : 10mg/l

 

Po4 : 0,05mg/l

 

No2 : 0mg/l

 

Penso que o valor de o Po4 seja este, porque realmente não consegui descobrir qual a diferença ou parecença entre cores, o teste é da Tropic Marin e o resto dos testes são da Sera.

 

Os testes estão bons? Algum parâmetro fora do normal ou excessivamente alto?

 

Agora deixo as fotos para verem o que acham sobre o que me está a acontecer no nano aquário e penso que esteja para acontecer neste sobre a pelicula e sobre as algas que encontrei no aquário deste post.

 

Fotos do Aquário [Go with the Flow] :

 

As tais manchas que falava , que dizem que é normal?

dsc01683h.jpg

 

Algas numa das pontas da Valisneria Nana , e tenho mais onde tenho mais plantadas.

dsc01681z.jpg

 

Parte do Aquário por dentro manchado, e a parvula a ganhar o mesmo que a Valisneria.

dsc01679b.jpg

 

Foto Geral

dsc01687mk.jpg

 

Agora fotos do Aquário Nano com o problema que tem e possivel propagação para o outro que também cria a mesma pelicula mas nao tem tanto como o nano, vejam e diga-me depois o que acham.

 

dsc01671r.jpg

 

dsc01658g.jpg

dsc01656q.jpg

 

Agora vejam quanto toco na película

dsc01670d.jpg

 

Agora deixo umas fotos gerais do nano que se não fosse este pequeno problema acho que até está bonito :)

 

dsc01666x.jpg

dsc01672v.jpg

dsc01675m.jpg

dsc01661t.jpg

 

Pronto , já está tudo fotografado e detalhado para podermos esclarecer as minhas dúvidas , mais uma vez obrigado pela ajuda que me têm dado e espero que me possam continuar a ajudar :)

 

Aguardo opiniões sobre os dois problemas, e sobre os valores dos testes efectuados.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Calma

 

2 - Calma ;)

 

3 - N existem aquários sem algas, no sentido de estarem imaculados totalmente sem um único vestígio delas. Até o Canito no seu belo aquário deve ter algumas ehehehehe. Um aquário é um biótopo em que há necessariamente espaço para elas, em reduzidas quantidades. Posso-te dar o meu exemplo, tenho exactamente esse tipo de verdete entre o substrato e o vidro. Como o meu tapete fechou fica difícil raspar eficazmente nessa zona por isso nem me preocupo muito...ele não alastra dessa zona (menos de 1cm de altura) e os meus Ottos ficam felizes da vida sempre a lá escarafunchar.

 

4 - Esta fase "é natural" o teu aquário está em maturação, as plantas a ganhar força a desenvolver. O principal objectivo é manteres as algas sob controlo (ao contrario do que aconteceu cmg), continuares a fazer tudo correcto, e esperares que com o tempo a plantas se sobreponham ás algas e que fiques ai com um belo plantado.

 

5 - Isto da aquariofilia é como dizia o poeta «as opiniões são as vaginas, cada uma tem sua e quem quer dá-la, dá-la!». Eu próprio qd montei o meu actual aquário comprei produto a ele e aconselhei-me com o Rui. Ele é um poço de conhecimento e sp muito prestável e aconselho-te vivamente a continuar a socorreres-te a sua experiencia.

 

Isto tudo para te dizer que tu és quem tens de trilhar o teu próprio caminho, e escolheres qual dos conselhos que vais seguir (pq de certeza que vais obter sp dois ou três contraditórios) eu só te posso dar a minha própria experiencia. Para o meu aquário de 300l reais (+/-) tenho um sistema de 4*80w mas apenas uso 2*80w. E notei sp que aumentei a intensidade, as plantas cresciam mais rápido mas as algas tb tinham mais sucesso. Com mais luz tinha de ter mais atenção, mais manutenção e no fundo mais chatices.

Outro exemplo ainda que te posso dar é qd o meu aquário estava algário. Tive várias opiniões que me aconselharam a remover toda a E. parvula e voltar a plantar de novo. O Canito foi uma daquelas que me aconselhou o contrario, o mal estava feito, as algas estavam lá, o dinheiro estava gasto e mais valia esperar e dar tempo que as coisa se compusessem. Optei pelo conselho dele e hoje tenho um relvado que faz inveja a qq prado açoriano.

 

6- Qt à película…é estranha mesmo. Pode ser do Stability. O facto de estares a inserires bactérias no sistema pode tb estar a causar que estas se desenvolvam à tona de água. Nada como parares e ver o que acontece. Em todo o caso qs de certeza que isso é inócuo e apenas inestético.

 

7 – Belo nano, gosto mais ainda do que o maior! A meu ver está mais bem conseguido.

 

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Conforme podes observar pelos testes... falta de nutrientes... é algo que não existe.

Tal e qual, como o Rui afirmou, o Power Sand e os aditivos, são mais do que suficientes para colocar toda essa flora a crescer.

 

Essa "película" na superfície, tal e qual como diz o ptuga... é bastante estranha. Sinceramente, não te consigo ajudar em relação à tal película e desconheço qual será a causa do seu aparecimento.

 

A água. Aqui concordo contigo, querer ter um plantado e ter uma agua da torneira com ph 8... enfim... não é fácil.

A maioria das plantas, prefere aguas ligeiramente acidas, os substratos de topo, normalmente criam condições propicias a isso... baixam o ph, reduzem as durezas.

Com os valores que tens... ph`s mais elevados... associados a valores de durezas mais altos, é provável que algumas das plantas sintam enormes dificuldades em se adaptar.

As plantas crescem na mesma... mas tornas a tua tarefa bastante mais difícil... pelo menos ao inicio, no arranque do aquário.

Depois, com o tempo e a maturação do aquário... com a introdução de mais flora... as coisas começam a compor-se.

 

Fala com o Rui, ele melhor que ninguém, poder-te-á aconselhar de quais os melhores métodos e procedimentos a adoptar.

 

Seja como for, como o ptuga diz e bem, á que ter calma... e calma.

Deixar o aquário sossegado... e não querer ter resultados de um dia para o outro.

Esperar... esperar... e pelas fotos... não vejo nada de preocupante... e algas... ou problemas ao inicio... é tudo normal.

 

Como o ptuga diz:

N existem aquários sem algas, no sentido de estarem imaculados totalmente sem um único vestígio delas. Até o Canito no seu belo aquário deve ter algumas ehehehehe.

 

Eu respondo...

...essas fotos... não te mostro eu !!!! :P

 

Vai actualizando… !!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Calma

 

2 - Calma ;)

 

3 - N existem aquários sem algas, no sentido de estarem imaculados totalmente sem um único vestígio delas. Até o Canito no seu belo aquário deve ter algumas ehehehehe. Um aquário é um biótopo em que há necessariamente espaço para elas, em reduzidas quantidades. Posso-te dar o meu exemplo, tenho exactamente esse tipo de verdete entre o substrato e o vidro. Como o meu tapete fechou fica difícil raspar eficazmente nessa zona por isso nem me preocupo muito...ele não alastra dessa zona (menos de 1cm de altura) e os meus Ottos ficam felizes da vida sempre a lá escarafunchar.

 

4 - Esta fase "é natural" o teu aquário está em maturação, as plantas a ganhar força a desenvolver. O principal objectivo é manteres as algas sob controlo (ao contrario do que aconteceu cmg), continuares a fazer tudo correcto, e esperares que com o tempo a plantas se sobreponham ás algas e que fiques ai com um belo plantado.

 

5 - Isto da aquariofilia é como dizia o poeta «as opiniões são as vaginas, cada uma tem sua e quem quer dá-la, dá-la!». Eu próprio qd montei o meu actual aquário comprei produto a ele e aconselhei-me com o Rui. Ele é um poço de conhecimento e sp muito prestável e aconselho-te vivamente a continuar a socorreres-te a sua experiencia.

 

Isto tudo para te dizer que tu és quem tens de trilhar o teu próprio caminho, e escolheres qual dos conselhos que vais seguir (pq de certeza que vais obter sp dois ou três contraditórios) eu só te posso dar a minha própria experiencia. Para o meu aquário de 300l reais (+/-) tenho um sistema de 4*80w mas apenas uso 2*80w. E notei sp que aumentei a intensidade, as plantas cresciam mais rápido mas as algas tb tinham mais sucesso. Com mais luz tinha de ter mais atenção, mais manutenção e no fundo mais chatices.

Outro exemplo ainda que te posso dar é qd o meu aquário estava algário. Tive várias opiniões que me aconselharam a remover toda a E. parvula e voltar a plantar de novo. O Canito foi uma daquelas que me aconselhou o contrario, o mal estava feito, as algas estavam lá, o dinheiro estava gasto e mais valia esperar e dar tempo que as coisa se compusessem. Optei pelo conselho dele e hoje tenho um relvado que faz inveja a qq prado açoriano.

 

6- Qt à película…é estranha mesmo. Pode ser do Stability. O facto de estares a inserires bactérias no sistema pode tb estar a causar que estas se desenvolvam à tona de água. Nada como parares e ver o que acontece. Em todo o caso qs de certeza que isso é inócuo e apenas inestético.

 

7 – Belo nano, gosto mais ainda do que o maior! A meu ver está mais bem conseguido.

 

 

Abraço

 

Obrigado pela experiências de ideias dadas, sobre o que disseste, e espero, que não leves a mal ter entrado em contradição ao que disseste que devia fazer, mas como disseste e muito bem , cada aquário é um só, e não existem biótopo iguais , por isso vou seguir o teu conselho e seguir com muita calma mesmo e com a esperança de que tudo irá correr da melhor forma :)

 

A película realmente também logo de início e depois de ter pesquisado também tinha chegado à conclusão que poderia ser o problema de excesso de bactérias na coluna de água.. o tempo o vai dizer.. já deixei de meter o stability e o prime na água, só tenho é receio do cloro e metais pesados que me matem a fauna :(

 

Ptuga , não usas qualquer acondicionar de água? Se sim , qual? Apenas anti cloro?

Canito , faço-te exactamente a mesma pergunta , mas pela resposta que me deste, devo concluir que não usas nada na reposição da água do aquário.

 

No inicio de Fevereiro irei então à Aquaeden e vou comprar o sistema de Fertilização que o Rui me aconselhar com possivel explicação sobre o meu problema da água ser demasiado alta em termos de pH,gH e kH.

Pergunto, um sistema de osmose iria fazer com que o pH da minha água baixasse?É possível?

 

Em relação à introdução de novos habitantes e tendo em conta o volume do aquário , quantos ottos é aconselhável meter? 1 , 2 , 3 ? :P

 

Boas.

Conforme podes observar pelos testes... falta de nutrientes... é algo que não existe.

Tal e qual, como o Rui afirmou, o Power Sand e os aditivos, são mais do que suficientes para colocar toda essa flora a crescer.

 

Essa "película" na superfície, tal e qual como diz o ptuga... é bastante estranha. Sinceramente, não te consigo ajudar em relação à tal película e desconheço qual será a causa do seu aparecimento.

 

A água. Aqui concordo contigo, querer ter um plantado e ter uma agua da torneira com ph 8... enfim... não é fácil.

A maioria das plantas, prefere aguas ligeiramente acidas, os substratos de topo, normalmente criam condições propicias a isso... baixam o ph, reduzem as durezas.

Com os valores que tens... ph`s mais elevados... associados a valores de durezas mais altos, é provável que algumas das plantas sintam enormes dificuldades em se adaptar.

As plantas crescem na mesma... mas tornas a tua tarefa bastante mais difícil... pelo menos ao inicio, no arranque do aquário.

Depois, com o tempo e a maturação do aquário... com a introdução de mais flora... as coisas começam a compor-se.

 

Fala com o Rui, ele melhor que ninguém, poder-te-á aconselhar de quais os melhores métodos e procedimentos a adoptar.

 

Seja como for, como o ptuga diz e bem, á que ter calma... e calma.

Deixar o aquário sossegado... e não querer ter resultados de um dia para o outro.

Esperar... esperar... e pelas fotos... não vejo nada de preocupante... e algas... ou problemas ao inicio... é tudo normal.

 

Como o ptuga diz:

 

N existem aquários sem algas, no sentido de estarem imaculados totalmente sem um único vestígio delas. Até o Canito no seu belo aquário deve ter algumas ehehehehe.

 

Eu respondo...

...essas fotos... não te mostro eu !!!! :P

 

Vai actualizando… !!! ;)

 

Percebo agora, apenas metes as fotos impecáveis do aquário , eheheh!

 

Tou a brincar, mas realmente o teu aquário respira mesmo saúde.

 

Como disseste e muito bem os substratos que comprei realmente indicam que baixa o pH e controlam os valores da água, o tempo irá se encarregar de me mostrar se é realmente o que irá acontecer.

 

Em relação ao que me perguntaste por PM, eu nao sei ao certo quantos kilos de seryu stone meti no aquário , mas deve rondar os 4 a 5 Kg , até pode ser bem menos, sei que é reagente mas como o Rui me disse é uma quantidade tão insignificante que não irá criar problemas a nível de agua. ( espero eu ) ;)

 

Realmente não tenho sorte com água que tenho em casa, já cheguei a fazer testes em casa dos meus pais da água do furo deles mas é exactamente igual , 8 ! :( :(

Deve ser mesmo aqui desta zona, de Alcobaça e arredores.

 

Faço-te a mesma pergunta Canito , um sistema de osmose além de purificar a água ao maximo retirando substancia nocivas e prejudiciais ao peixes, o mesmo pode fazer baixar o pH da minha água? :(

Penso que introdução de quimicos na água para baixar o pH , nao sei se resulta, mas penso que não seja o mais correcto para a fauna e flora e condições naturais que pretendo adquirir no aquário.

 

Sei que turfa , folhas de amendoeira da Índia , troncos e o próprio CO2 que felizmente tenho no aquário, podem possivelmente baixar os parametros do pH da minha água, devo pensar em introduzir algumas destas soluções?

 

Muito obrigado pelas ajuda, e vou continua certamente a actualizar , claro!!!! :)

 

Tenho apenas só mais uma questão , devo ou não mudar a disposição das plantas dentro do aquário?

Realmente falta-me ainda muito de "olho" para o que é "aquapaisagismo", mas acho que a forma como plantei me esteja a tapar a pedra mãe do aquário com a introdução da Planta de Caule que tenho por trás, posso muda-la de sitio?

Terei consequências negativas no futuro?

Não devo fazer porque irá excesso de nutrientes para a coluna de água, podendo surgir algas? certo?

 

Aguardo opiniões. :)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.