[Projecto] 120x40x40 com movel


KillFace

Recommended Posts

Boas,

 

Após muito ler e pesquisar sobre como fazer aquarios e apesar de ate ser facil deparei-me com um problema quando andei a comparar orçamentos, pois o preço dos vidros aqui na minha zona era superior ao preço que o patrocinador Aquartist me fez com entrega incluida.

Portanto saltei este capitulo no meu DIY e passei para o movel e a tampa do mesmo.

Tive aproximadamente 3 horas a criar o esboço pois nunca tive jeito para o desenho mas acho que serve para dar a entender o que estou a planear aqui fica o rabisco :P do movel:

img0004ai.jpg

Vou deixar uma breve explicaçao do mesmo: a minha intençao era fazer um movel apartir de uma estrutura metalica e depois "forrar" a madeira preta e envernizada para evitar inchamento por parte de salpicos das TPA's mas com espaço para por todo o material preciso assim decidi criar o movel com tres divisoes e 4 gavetas.

A zona a verde sera toda revestida a madeira subindo um pouco acima da estrutura para esconder o esferovite e evitar deslizamentos.

A zona a rosa sera acrilico para fazer as portas.

Acho que pouco mais ha a dizer sobre o movel apenas fica uma pergunta:

 

Que tamanho de tubos quadrados deverei usar para o aqua que leva 192L brutos e que madeira para revestir??

 

 

Agora a tampa:

img0005ak.jpg

Legenda:

Zona a Verde caixa para arrumaçao electrica para evitar confusao de fios atras do aqua.

Zona a Rosa Acrilicos duas janelas para fazer TPA's e dar comida e um acrilico de proteçao para as lampadas e balastros.

Zona a dourado ventoinha para arrefecimento das lampadas.

Reparei agora que vou ter que criar uma alternativa para alimentar os peixes ou entao vou andar sempre a puxar o acrilico um pouco para fora

 

Aqui e que deixo ja algumas questoes:

 

Que madeira usar?

Que iluminaçao meter?? Objectivos com iluminaçao iniciar-me nas plantas de facil manutençao e posteriormente ir "subindo a parada"

Estava a pensar t5 4x54W agora nao sei que lampadas usar.

 

Espero algumas respostas e dicas para o meu DIY que dentro de um mes espero ja estar montado

 

Um Abraço,

David Merino

 

EDIT: Passar das perguntas para o projecto propriamente dito ;)

Editado por KillFace

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Embora a altura do aquário seja pequena, o que faz com que a carga sobre os vidros seja inferior à maioria dos aquários, eu punha vidro 10mm e com traves francesas para atenuar a encurvadura.

 

É a minha opinião, mas eu espera por mais de pessoal mais entendido e experiente no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que designas por traves francesas e uma pequena ripa de vidro colada no topo do vidro em todos os vidros correcto?

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 7mm já começa a ser um pouco mais arriscado fazer sem travessas, eu como não gosto de travessa, devido à sombra que fazem, optaria por fazer com 8mm, sem travessas claro.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alteraçoes feitas ao projecto agora com apresentaçao de esboço no primeiro post

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após muito ler e pesquisar sobre como fazer aquarios e apesar de ate ser facil deparei-me com um problema quando andei a comparar orçamentos, pois o preço dos vidros aqui na minha zona era superior ao preço que o patrocinador Aquartist me fez com entrega incluída.

 

Eu bem te disse que as vidreiras esticam-se muito e às vezes não compensa estar a fazer.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;) pela dica assim nao fui enganado ;) em relaçao ao movel e a tampa tens alguma sugestao??

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sugestão? :idea2: nem por isso, mas se tiveres tanto jeito para trabalhar a madeira como para desenhar...estou na brinca.

Eu no meu projecto optei por comprar moveis baratos 50 € no Ikeia e por cima coloquei uma prancha de cozinha a imitar madeira, pode levar com agua à vontade que não se passa nada.

 

Quanto à tampa, parece-me que vai ficar um matacão em cima do aquário, se queres realmente que fique tapado, mais vale pedires à Aquarist para te meter umas tampas de vidro deslizantes, que não te vai encarecer muito e comprares uma calha.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia da tampa era evitar fios espalhados e ligados a uma estensao ficando tudo ligado na tampa e claro que a altura ta um pouco abusada =P (devido a minha habilidade para o desenho) sendo a altura maxima a volta de 20cm

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem como este projecto esta a andar devagar devido ao t€mpo disponivel decidi criar um esboço melhor( caso nao tenham reparado nao tenho jeito para o desenho ;) ) ja com medidas quer para o movel quer para a tampa:

 

Tampa:

tampaaqua.png

Decidi usar uma moldura onde a tampa ira assentar permitindo abri-la atraves de dobradiças.

A moldura em si na parte de baixo tem um recorte de 1,5cm para ficar justa ao aquario.

 

Neste passo ja optei pela iluminaçao que irei usar que sera 4x54w T5 com balastros duplos mas fica uma questao: onde vao ficar os balastros? dentro nas laterais inclinadas ou fora numa calha que irei fazer para toda a electricidade?

 

 

Agora a estrutura de ferro:

movelaqua.png

Estou a pensar usar perfis de 3x3cm para toda a estrutura a excepçao das calhas onde vao correr as gavetas que serao de 1x1cm.

Acham que aguenta o peso do aquario??

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lanheses,

 

Obrigado por teres vindo ver o meu topico ja começava a questionar se servida de alguma coisa por no perfil para virem dar uma ajuda :P

 

Estive a ver o teu movel DIY e realmente esta muito louco da para ter umas ideias dos custos e realizaçao do mesmo.

 

Apesar de gostar do teu movel penso que o teras feito para a sala, mas o meu ira ficar no meu quarto por isso gostaria de ter mais arrumaçao para todos os objectos do aquario, Inclusive a E.T.A.R do grande bowdown Mestre do DIY David Cabete. A minha ideia no movel é ter 4 gavetas com 15cm(chapa frontal) e 3 compartimentos com portas. Tendo em conta que tenho quem me arranje acrilico relativamente barato (e o que da ter conhecimentos em empresas de publicidade :P) estava a pensar forrar o movel a acrilico pintado (ou com vinil) preto mas as gavetas seriam de contraplacado pintado e envernizado a preto.

 

Espero que me tenha feito entender se nao me fiz diz que tento explicar melhor (nem que seja com mais um desenho(no sketchup).

 

Achas que a estrutura e o movel tem futuro?

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como o prometido é devido:

 

como este projecto esta a andar devagar devido ao t€mpo disponivel...

Afinal não sou só eu que me queixo com falta de t€mpo,,,

 

 

 

 

Decidi usar uma moldura onde a tampa ira assentar permitindo abri-la atraves de dobradiças.

A moldura em si na parte de baixo tem um recorte de 1,5cm para ficar justa ao aquario.

 

A tampa terá que ser bem isolada, devido às humidades normais no aquário. Material utilizar: mdf hidrófogo ou contraplacado marítimo. Este último é muito mais resistente. As dobradiças num ápice vão ficar com vestígios de ferrugem devido às humidades, a não ser que consigas comprar dobradiças em aço inox 316. E mesmo assim!

Com o passar do tempo vai ser cada vez mais difícil abrir a tampa, devido à oxidação das dobradiças.

O recorte de 1,5 cm é boa ideia, mas se calhar vais ter de colocar um fio de silicone, de modo a prender a moldura ao vidro do aquário. Ao abrir, e devido ao peso da tampa, vai ter tendência de levantar a moldura na parte da frente, isto se não for colada. Tens também de contar com o espaço que a tampa ocupa depois de aberta. Segundo o desenho são 20cm. Esse é o espaço, com mais uns centímetros, que tens de deixar de folga do vidro de trás até à parede, para quando a abrires não teres de a estar sempre a segurar.

 

 

 

 

Neste passo ja optei pela iluminaçao que irei usar que sera 4x54w T5 com balastros duplos mas fica uma questao: onde vao ficar os balastros? dentro nas laterais inclinadas ou fora numa calha que irei fazer para toda a electricidade?

Podes colocar os balastros dentro da tampa, desde que fiquem muito bem isolados electricamente! Isso vai ser um quebra cabeças... Se colocares por fora terás de passar quatro cabos com três condutores cada, se a ligação for a mesma que te indiquei no outro tópico. São ao todo 12 fios! Parece difícil mas não é assim tão mau.

 

 

 

 

Estou a pensar usar perfis de 3x3cm para toda a estrutura a excepçao das calhas onde vao correr as gavetas que serao de 1x1cm.

Acham que aguenta o peso do aquario??

 

Essa secção de perfil aguenta perfeitamente, desde que as soldaduras sejam bem feitas. Para seres "melhor atendido" entra em contacto com o Membro António Violante. Estruturas de ferro é com ele.

 

 

 

 

Tendo em conta que tenho quem me arranje acrilico relativamente barato (e o que da ter conhecimentos em empresas de publicidade :P) estava a pensar forrar o movel a acrilico pintado (ou com vinil) preto mas as gavetas seriam de contraplacado pintado e envernizado a preto.

E como vais fixar o acrílico à estrutura? Colado? Com parafusos? Pode ser que te fique barato, mas no final é capaz de compensar forrar com madeira mesmo. Podes ver aqui. Neste caso a estrutura é em madeira, mas serve de exemplo.

 

 

 

 

E quando começas a colocar isso em prática medieval_mace.gif?

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Antes de mais obrigado por teres vindo comentar ;)

 

Em relaçao a tampa estava a pensar realmente mdf tratado com formica branca e depois envernizado, provavelmente irei optar por pôr os balastros fora da tampa e estava a pensar por um "apoio" para segurar a tampa. Em relaçao as dobradiças estava pensar usar estas86904412.jpg talvez umas 3 ou 4 ao longo da tampa.

 

Irei realmente falar com o membro Antonio Violante sobre a estrutura em si.

 

Relativamente ao revestimento provavelmente irei revestir a acrilico aparafusado mas irei ainda me informar sobre o preço da madeira necessaria e fazer comparaçao de preços

 

E por fim ja mandei vir um filtro para o aqua mais o substrato mas como o t€mpo nao e muito so depois disso e que começarei a fazer a estrutura e a tampa ando a comprar o material as prestaçoes :P dai demorar mais algum tempo mas espero ter tudo pronto dentro de 2 meses

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola KillFace o tubo de 30x30x1.5mm suporta bem esse aquário na minha opinião devias aumentar o aquário na altura e na profundidade e passavas para 120x50x50 em relação há iluminação vê bem quanto vais gastar só nessa parte e vê o preço das calhas nos patrocinadores e compara preços antes de fazeres algo

 

és tu que vais fazer a estrutura ?

se fores não metas gavetas que te vai dar um trabalho do caneco

 

mete 3 portas e mete prateleiras por dentro

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Aqui vai mais uma actualizaçao, devido a falta de t€mpo este projecto tem andado devagar.

 

Tendo um grande amigo meu dono de uma empresa de brindes e publicidades arranjei o revestimento em placas de pvc forrado a vinil ao preço da chuva.

 

Vou postar aqui as fotos do produto acabado (mas imaginem que a estrutura esta la :P):

 

img0013ay.jpg

 

Tendo em conta o projecto criado acima passo a explicar todas as peças:

-Os dois paineis das pontas serao as laterais

-Os dois paineis a branco serao as portas por baixo das gavetas (que sao as quatro peças pretas e cor-de-laranja) ainda nao estao forradas a vinil porque o mais certo e precisarem de ser cortadas apos a afinaçao das gavetas

-E os dois paineis do centro serao as portas onde provavelmente ira estar o fitro

 

Espero obter algumas opinioes sobre o revestimento ;)

 

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Se o teu projecto é caracol, nao sei o que chamar ao meu.

Com inicio em Março de 2010 ainda so tenho o aquario e um monte de ideias ....

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais