Aquecimento fora do aquario??


richimag

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou a fazer um projecto de aquario em que fosse tudo invisivel em termos de aquecimento, filtragem, bombas, etc..

Mas tudo isto sem ser num sump, queria fazer furos no vidro para a entrada e saída de água, até aí tudo bem, mas no aquecimento tenho muitas dúvidas, já pensei num tubo de pvc onde a resistência de aquecimento ficasse lá dentro e a passagem de água seja feita por esse mesmo tubo, o que acham??

 

aceito sugestões e criticas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tiveres profundidade suficiente, podes sempre fazer um fundo falso com varias camaras onde podes ocultar não só o termostato como o resto do equipamento.

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se colocares o aquecimento fora do aquário, deves ter que aumentar muito a temperatura do termostato em relação ao pretendido para os peixes; duvido que seja eficiente, mais vale esconder o equipamento atrás de plantas ou rochas (acho eu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tiveres profundidade suficiente, podes sempre fazer um fundo falso com varias camaras onde podes ocultar não só o termostato como o resto do equipamento.

 

Abraço

 

BB

 

 

Não vai ser o caso, quero aproveitar o maximo possivel a altura pois vai levar discus. Obrigado.

 

 

se colocares o aquecimento fora do aquário, deves ter que aumentar muito a temperatura do termostato em relação ao pretendido para os peixes; duvido que seja eficiente, mais vale esconder o equipamento atrás de plantas ou rochas (acho eu)

 

A minha ideia passa mesmo por aí, a parte da eficiencia é uma das minhas dúvidas, a outra é mesmo a montagem DIY, acredito na perda de eficiencia, mas será assim muita??

 

podes também optar por uma sump... só terias de ficar com os tubos de entrada e saída visíveis no aqua.

 

Não vai ser o caso, prefiro filtros fechados. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ou colocas, como escreveste no primeiro post, o aquecedor dentro de um tubo de PVC, e ligas em série com o filtro externo. Ando desde as 16 horas à procura de uma foto que tinha algures, e só agora a encontrei...

 

uv05005.jpg

 

 

Na foto está só uma parte, o resto é fácil.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queres não é novidade, podes ver aqui:http:Filtro com aquecimento

Aproveita para tirar ideias.

 

é isso mesmo mas queria fazer eu.. Obrigado

 

 

é isso mesmo mas queria fazer eu.. Obrigado

 

 

Boas

 

Ou colocas, como escreveste no primeiro post, o aquecedor dentro de um tubo de PVC, e ligas em série com o filtro externo. Ando desde as 16 horas à procura de uma foto que tinha algures, e só agora a encontrei...

 

uv05005.jpg

 

 

Na foto está só uma parte, o resto é fácil.

 

Cumps.

 

Exelente, é mesmo isso, bem agradeço-te imenso andares atrás dessa foto tantas horas, acho que mais simples que isto não encontro, esses bucins vedam bem ou temos que fazer um aperto muito grande e corremos o risco de partir o vidro do termostato?

Em relação á eficiencia, qual a diferenca que notas entre a temperatura que pedes no termostato em relação á temperatura no aquario?

 

Obrigado mais uma vêz..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Bucin veda bem, e nem sequer é preciso apertar muito, apenas o suficiente. É um PG29 e para ser mais exacto, é da marca JSC se não estou em erro.

 

Quanto à temperatura, acho que é a mesma coisa estando dentro do aquário. Instalei uma coisa dessas num aquário em casa dos meus pais há cerca de dois anos, e o "cóta" não notou diferença nenhuma no aquário.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há sempre alguma perda adicional de energia e podes sempre isolar os tubos de PVC com espuma que facilmente encontras numa loja tipo Mestre Maco ou Leroy. Mas a minha opinião é que maior perda de energia que nos 4 vidros laterais não há, portanto as perdas adicionais que vais ter acabam por ser negligenciáveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

0003AB8A25FF87.jpg

 

 

Acho que isto soluciona o problema dos 90º.

 

 

Ou este:

 

BTYC.jpg

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vai ser o caso, quero aproveitar o maximo possivel a altura pois vai levar discus. Obrigado.

 

Boas

 

Aparentemente já encontraste solução, mas só para elucidar eu não me referia em profundidade em altura, mas sim para trás, ou seja uma antecamara nas costas no aqua.

 

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Acho que isto soluciona o problema dos 90º.

 

 

Ou este:

 

 

 

 

Cumps.

 

Boa solução e tão simples, ás vezes fazemos perguntas que quando sabemos a resposta cabecadura ...

 

 

Boas

 

Aparentemente já encontraste solução, mas só para elucidar eu não me referia em profundidade em altura, mas sim para trás, ou seja uma antecamara nas costas no aqua.

 

 

Abraço

 

BB

 

 

Desculpa, pensei que fosse em baixo, é uma boa solução mas prefiro mesmo o termostato em baixo do aquario, uma das razões é também esconder o cabo de alimentação. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais