Planeamento Aqua


Bruno Barreiros

Recommended Posts

Caros,

 

Penso montar um aquário para CRS's e talvez bettas. Obviamente não penso meter os CRS's com os bettas em conjunto, passo a explicar. (talvez uma ideia maluca).

Estou a pensar em algo 80*40*30 em que o consiga dividir talvez em 3 ou 4 partes.

A ideia é ter alguma divisão onde a água passe entre as divisões mas não a fauna (ideias são bem vindas para a divisão, algo que seja móvel se possivel).

 

Tenho lido algumas coisas e tenho duas ideias que passo a explicar:

 

1ª Filtro de decantação

A ideia consiste em ter um filtro de decantação atrás de 80cm comprimento (10cm de largura fazendo a largura do aquário real em si ficar com 30cm), entrada numa das pontas do aquário e saída de água na outra ponta com a ajuda talvez de uma bomba de retorno.

 

Parece-me uma boa solução em termos de material mas por outro lado não sei se consigo ter uma boa circulação.

 

2ª Filtro de Cascata & Bomba de Circulação

A ideia consiste em ter um filtro de cascata numa lateral e na lateral oposta uma bomba de circulação a apontar no sentido contrário.

 

Esteticamente menos agradável que a 1ª solução e em termos de filtragem não faço ideia se melhor ou pior.

 

Agradeço sugestões e ajuda e quanto às divisões tem ideia do que possa utilizar que deixe passar água e possa mover para delimitar onde quero.

 

Obrigado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Na opinião o melhor e mais simples é ter um filtro para cada aquario, ou então ter um filtro para 2 aquarios em que cada aquario tem uma entrada e uma saida de água derivada atravez de T's.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Na opinião o melhor e mais simples é ter um filtro para cada aquario, ou então ter um filtro para 2 aquarios em que cada aquario tem uma entrada e uma saida de água derivada atravez de T's.

 

cumps

 

Olá Sérgio,

 

Antes de mais obrigado pela resposta.

Vou meter um filtro de cascata de uma lado apenas e fazer a separação em acrílico com alguns furos. O filtro ficará do lado onde estiverem os camarões e espero que seja suficiente.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bruno

 

A ideia não é má. Todos nós procuramos mais espaço e menos custos para ter as especies que gostamos.

O acrilico furado não é mto viável, porque a teres criação de camarões, podem bem passar para o aquario do lado.

Acho que devias mesmo meter um vidro e silicone para vedar bem.

Um filtro cascata no lado dos camaroes e um filtro esponja "nano" no lado do betta.

Eu tenho filtros de esponha minimos de 5cm por 5cm (para teres uma ideia é da altura de um cartão MB) e faz filtragem ate 50 lts.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bruno

 

A ideia não é má. Todos nós procuramos mais espaço e menos custos para ter as especies que gostamos.

O acrilico furado não é mto viável, porque a teres criação de camarões, podem bem passar para o aquario do lado.

Acho que devias mesmo meter um vidro e silicone para vedar bem.

Um filtro cascata no lado dos camaroes e um filtro esponja "nano" no lado do betta.

Eu tenho filtros de esponha minimos de 5cm por 5cm (para teres uma ideia é da altura de um cartão MB) e faz filtragem ate 50 lts.

 

Abraço

 

João

 

João,

 

Obrigado pela resposta.

Exacto infelizmente pelas as circunstâncias da vida todos procuramos o mesmo, o prazer de manter espécies que adoramos pelo menor custo.

 

Estava a pensar a volta dos furos meter uma meia de nylon (aquela que as mulheres usam), pensas ser viável?

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais