Aquário comunitário equlibrado


Recommended Posts

Olá,

 

sei que cada experiência é diferente mas é importante tirar as nossas próprias conclusões das (aparentemente) bem sucedidas. Que (conjunto de) peixes usam vós para manter o vosso aquário equilibrado ? Vamos tentar saber qual o peixe mais utilizado como starter e quais aqueles que tiveram mais más experiências ...

 

exemplo :

meu aquário -

1.20m

starter -

peixe palhaço (ocellaris)

peixes actuais (equilibrado até hoje) -

1 peixe palhaço (ocellaris)

2 donzelas zebra (dascyllus melanurus)

1 blue tang (acanthurus leucosternon)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Excelente tópico!

 

De facto penso que o palhaço é um excelente peixe para iniciar um aquário, eu comecei com um palhaço ( Amphiprion Sebae) e com uma donzela Dominó :twisted: Estes dois peixes viveram muito tempo para iniciantes (mais de um ano) e acabaram por morrer com Oodinium :?:

 

Quanto a corais apenas perdi um Colt Coral (coral mole arvore) devido ás altas temperaturas (cerca de 30º). Já passei muitos maus bocados com corais... mas felizmente sempre consegui "dar a volta a situação" :shock:

 

Um abraço,

 

Rui :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal mais um salgado aqui pró grupo ! :?:

 

Tanque principal: 200Lts.

Refúgio: 100Lts. + sump + Iodetos metálicos, etc...

Ocupantes: 1 Cirurgião amarelo + 1 Percula + 2 Magnífica + 1 Donzela azul cauda amarela + 1 Pepermint(comedor de aiptasias :twisted: ) + actinodiscus.

Tem 1 mês de remontado após obras complicadas cá em casa... pesadelo que já acabou... :shock: Aproveitei para fazer uns melhoramentos no sistema. Quando perceber como isso se faz, envio fotos...!!!

Abraço a todos.

L.S.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal mais um salgado aqui pró grupo !  :wink:  

 

L.S.

 

Olá amigo,

 

Fico contente de também teres um aquário marinho.... é sinal que este espaço tem "pernas para andar" 8)

 

Vamos tentar criar novos tópicos e responder aos existentes... :P

 

UM ABRAÇO,

 

Rui :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

:)

Olá a todos. Também tenho um aquário de água salgada que é a minha perdição em todos os sentidos :wink:

 

Aquário:

160 Comp. x 55 altura x 75 largura (600 litros)

 

Sump/refúgio (debaixo do aquário):

100 x 40x 40

 

Iluminação:

2 (3 em breve) x HQI de 150 W de 10000K + 2 x 36 W actinicas fluorescentes

 

Iluminação do refúgio:

1 x 18 Wats fluorescente

 

Escumador:

Aquamedic turboflotor 1000 multi

 

Bomba de retorno da sump:

Eheim 1060

 

Circulação:

3 bombas de 1200 litros/h

1 bomba de 1600 litros/h

Vou comprar em breve 2 novas tunze stream 6060

 

Reactor de cálcio caseiro (em breve para trocar também)

Controlador de pH da aquamedic

Válvula solenoide da aquamedic

Botija de CO2 de 10 Kg (alugada)

 

Repositor de água doce automática eheim

 

Filtro osmose Inversa da Spring 100 litros por dia

 

Aquecedor de 300 Watts

 

50 Kg de areia de coral

 

50 Kg de rocha viva

 

Peixes:

Paracanturus hepatus (cirurgião azul)

Zebrasoma flavenscens (ciruugião amarelo)

Salarias fasciatus

1 ocelaris clown

2 pterapogon Kauderni (bangai cardinal fish)

 

Vários corais moles e duros e vários moluscos e caranguejos.

 

Ainda bem que descobri este forum. Espero que cada vez mais pessoas se juntem a nós.

Um abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e sê muito bem vindo ao fórum,

 

bem ... fiquei impressionado com o equipamento ...

e que tal ? está a correr bem ? há quanto tempo tens o sistema estável ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado.

Bem o aquário foi montado em Setembro passado e ainda está um pouco imaturo, porque ainda tenho alguns problemas com algas cabelo. E provavelmente vou ter que o desmontar porque vou mudar de residência em breve e não sei se haverá espaço para ele. Talvez mude para um que seja mais pequeno... :cry:

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais queria dar as boas vindas ao forum :) Espero que gostes de participes bastante neste espaço... dando o teu contributo aos demais menbros, leitores e futuros menbros :D

 

O material que usas é quase perfeito.... muitos parabéns..!!!!

 

Tens bom material é bem utilizado!

 

Não cometes o erro por exemplo de misturar Rochas Vivas com Dry-wet :P

 

Contudo a quantidade de Rocha Viva deveria ser um pouco maior, já que é aconselhado 20 Kg para cada 100 litros.

 

Quanto ao problema com as algas acho muito estranho! Com esse aquário e material as causas não podem ser muitas! Com que frequência dá comida aos seus peixes????

 

Um grande abraço,

 

Rui :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Antes de mais obrigado pelas boas vindas :D

Sim, de facto a Rocha Viva deveria ser mais. Eu bem tento colocar mais uma peça ou outra de vez em quando, mas é tão cara :)

Quanto às algas, não tenho bem a certeza da razão pelo qual elas ainda perduram, se bem que já quase desapareceram. Mas julgo ser por apenas ter começado a usar água de osmose recentemente. Deveria haver algo na à gua da torneira que estava a despoletar o seu crescimento. Eu até nem costumo alimentar muito, uma vez por dia o suficiente para que os peixes devorem tudo em 2 ou 3 minutos. Espero que agora elas se vão de vez.

Estou muito contente por participar neste forum em português e espero que cada vez mais pessoas se juntem a nós para divulgar esta faceta maravilhosa do nosso querido hobby :)

Um grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto estive apensar e penso que o reator de cálcio (que é um aparelho muito útil) mas não no começo do aquário, onde pode até ser prejudicial pelo fato de lberar na água o CO2 que pode ser utilizado pelas algas filamentosas, o que seria um desastre no crescimento destas... se calhar está ai o problema!

 

De facto a RO é um aparelho importante... mas caro :) Já agora como está a temperatura? Consegue manter uma temperatura baixa com as HQI?

 

Penso que se deve alimentar os peixes umas 5 vezes por dia.... contudo em quantidades minimas! O exesso de material organico é a pricipal causa do aparecimento de algas!

 

Um abraço

 

Rui :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sim, concordo inteiramente com o que disse sobre o reactor de cálcio. Se bem que eu tento minimizar o CO2 que entra no aquário fazendo com que a mangueirinha que escoa o reactor entre no escumador. Assim o CO2 é dissipado pela turbulência. Outro truque é fazer "pingar" da mangueirinha o mais alto possível, uma vez que o CO2 dissipa-se em contacto com o ar. Mas de facto não é muito aconselhável no inicio o reactor porque pode despoletar o crescimento de algas. No entanto penso que no meu caso se devia mesmo à água da torneira não ser tratada pelo filtro de osmose.

Quanto á temperatura, no verão com as HQI a temperatura chega aos 28 graus. Nessa altura diminuo um pouco o período das luzes, coloco por vezes um ventoinha por cima da sump, aumentando a evaporação e consequentemente diminui a temperatura. Quando nada disto resulta utilizo uma técnica que usava com a água doce: Congelo uma ou duas garrafas de plástico com água e coloco-as na sump. isto ajuda bastante.

Se alguém tiver outras ideias era bom ouvir, porque o verão está aí... :)

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal...

Também tenho água salgada (5 anos) e o forum foi-me indicado pelo clownfish...

 

Aquario: 73 litros 70*30*35

Escumador: Berlin airlift 60

Iluminação: 1 HQI 150W, 10.000K + 2 Actinias de 20W

Bombas: 1 Maxijet 600l/h + 1 seamaster 600l/h

Termostato: 50W

Refrigeração: 1 Ventuinha de Fonte de Alimentação de PC

Rocha Viva: Cerca de 10Kg... mas não tenho a certeza

 

Peixes: 4 palhaços + 1 Donzela azul rabo amarelo

Corais: Xenia, Actinodiscos (varias cores), Colt, Ancora, Pear Bubble, Open Brain, Green Star Polips, Yelow Polips, Zoanthus Verde e Laranja/Creme, 3 Sarcophiton Finger, Lettuce e Umbrella, Blostomussa.

 

Tridacnas: 1 Crocea 12cm + 1 maxima 6cm

Outros: 1 Lysmata, 4 Turbos, 2 ermitas, e varias estrelas, lapas, serpulideos e poliquetas...

 

Se quiserem podem verificar fotos no Website...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Marco Madeira,

 

Tive no teu site e vi algumas fotos (as novas não aparecem)!!! Tens um aquário marinho espetacular!!!

 

:shock::shock::shock:

 

Estou mesmo a pensar seriamente em montar um aquário marinho!!! Tenho um de 70x30x40, quase como o teu!!! :D

 

Já agora o teu Skimmer está dentro do aquário???

 

Só por curiosidade, quanto custam os peixes e corais marinhos???

Por exemplo o peixe palhaço, já que indicado para principicantes, e é bastante bonito!!! :D

 

PS:Quando é que o pessoal dos aquários marinhos começa a postar as suas fotos no forum??? :D :D :D

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Jedi...

O escumador esta a parte pois o meu aquario tem 6º vidro. Podes verificar isso numa das fotos laterais ou do escumador....

 

Existem peixes baratos como os palhaços, donzelas e outros....

quanto aos corais, é um pouco mais complicado mas pode ser que arranjes mudas de corais e aí fica mais barato...

 

Se precisares de ajuda para montares o teu diz qualquer coisa....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda agora fui lá e abri sem problemas...

Tens 2 links...

Ou vais pelo link da da pagina principal... ou então pelo link na página das fotos....

se não conseguires tenta estes links...

 

http://freehost01.websamba.com:8888/aquare...s/geral_luz.jpg

 

http://freehost01.websamba.com:8888/aquare...Novas/geral.jpg

 

http://freehost01.websamba.com:8888/aquare.../Novas/cima.jpg

 

http://freehost01.websamba.com:8888/aquare...s/escumador.jpg

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João...

Obrigado...mas podes tira-las, pois já as coloquei lá na secção das fotos. Para alem do mais estas estão um pouco ruins porque foram tiradas por uma maquina normal... as que coloquei lá na secção de fotos estão melhores já que foram tiradas por uma digital...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João...

Obrigado...mas podes tira-las, pois já as coloquei lá na secção das fotos. Para alem do mais estas estão um pouco ruins porque foram tiradas por uma maquina normal... as que coloquei lá na secção de fotos estão melhores já que foram tiradas por uma digital...

 

Dito e feito! :shock:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais