TPA, baixa brusca da temperatura.


Rainho1991

Recommended Posts

Boas.

 

Quando faço as TPA a água que adiciono vem muito fria, especialmente nesta altura do ano a água chega a baixar 2.5Gº de acabando por demorar por volta de 2h a retomar a temperatura inicial.

Como custumam fazer para fazer as TPA sem alterar muito a temperatura?

Posso aquecer uma cafeteira de água e adicionala á água para repor de modo a ficar mais temperada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retira água já morna da torneira e acaba-se o problema;)

Não te esqueças que mais vale ser morna para o frio, do que morna para o quente em demasia;)

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as vossas dicas são boas.. mas não sei se é caso igual ao meu, mas.. por exemplo no meu caso eu tenho os garrafões guardados para evaporação de cloro, na altura de colocação no aquario tenho de a meter conforme está ou seja temperatura ambiente ou até mais baixa.. ;)

 

eu tenho colocado mesmo assim mas com uma mangueira de 5mm pelo efeito de gravidade.. em relação a isso, alguém tem alguma dica melhor!? porque mesmo assim desce um pouco a temperatura.. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu uso um jerrican de 30 Litros com a agua preparada. No dia da tpa ponho lá dentro um aquecedor de aquário de 100W durante uma hora e meia.

 

Faço a TPA com agua à mesma temperatura do aquário.

 

É um sistema caro (Jerrican e aquecedor) mas perfeito

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho garrafões cheios de água,quando quero

fazer um TPA retiro metade de cada garrafão que vou

utilizar deito numa panela e aqueço a água,de seguida

mesturo nos garrafões as metades que faltam,e asim a

água vai morna para o aquário,e não baixa nada a tempartura

espero ter ajudado.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tantos truques... Meus amigos, eu sou adepto do método mais natural possível, assim sendo, a água vai fria!

 

É verdade que há um choque de temperatura, mas na natureza quantos choques destes acontecem? Então e quando chove?

Os peixes nunca me morreram por uma ou duas horas de água fria, aliás, na última TPA que fiz o aquário ficou 2 dias com temperatura muito baixa porque o termostato estava avariado e demorei esse tempo a aperceber-me, resultado? Não morreu nenhum peixe.

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os truques que uso: uso o gás do aquecedor / gas natural, aquece rapido e, se quero tudo certilinho, uso o meu termometro digital dos aquarios que tem uma sonda para medir a temperatura, à medida que vou enchendo vou lendo a temperatura, até ficar a temperatura que quero. Não concordo que com a água mais fria que quente, é mais o contrario. agora claro se metem agua a escaldar... nesse caso. lol

 

outro metodo é quando tenho um balde com agua, normalmente agua de um dia quando estava a aquecer a agua do duche e para nao desperdiçar guardei num balde. Meto num jarro de 1 L no microondas 1 L de água, e coloco de volta no balde, e retiro mais 1 L do balde e coloco no microondas, até estar uma temperatura agradavel ao toque, ou com o termometro (mais fiavel). neste caso nunca uso anti-cloro na água, penso ser completamente desnecessario.

 

P.S. desaconcelho a terem em conta o que diz o srg, vai contra toda a literatura seria e o senso comum em animais de água doce... se bem que as vezes com mais pressa também meta um ou outro litro de água fria. mas evito que esteja um peixe por baixo. O choque de temperatura é o pior que podem fazer a um peixe, isto porque NA NATUREZA a variação de temperatura é muita lenta e muitas vezes nem há variação de nota, mesmo com chuva. Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso só quando a Tpa é grande 15\20L ..(3\4garrafoes) é que a temperatura desce ..mas nunca mais q 1grau. Em situaçao normal..

Mas acho q basta por a agua com calma(aos poucos).

 

Tenho synodontis e sendo Peixes sem escamas sao bastante sensiveis e facilmente ganham umas manchas brancas de diferença temperatura repentina.

Felizmente nunca ouve stress de maior e ate mesmo quando fiz trocas de Aqua numa emergencia todos ganharam manchas e ate rasgos nas barbatanas.

mas nao ouve baixas..

tambem ja estao um pouco habituados. Todos (5\6) peixes q tenho ja os tenho ha 1\2 anos..

 

 

( @SRG.. realmente essa opiniao saiu.te um bocado mal.))

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro estes fóruns tugas cheios de donos da razão :)

 

Mas eu aconselhei alguém a fazer o que fosse? Eu conto com a minha experiência e não com a vossa teoria, logo fio-me mais em mim do que vocês. Tendo já feito muitas tpa's sempre do mesmo modo e com os peixes a darem-me razão porque nunca me morreu nenhum por causa disto, outra coisa, é o facto do Cu dizer que na natureza a temperatura não varia, mentira, varia por estar muito mais exposta a outras condições que não a de um aqua, é óbvio que não desce tao abruptamente como numa tpa, no entanto, e tendo em conta o que já faço há muito tempo e com os resultados obtidos, posso garantir que os meus peixes não morrem disso, talvez até se tornem mais resistentes a este fenómeno que os vossos (isto obviamente é uma suposição) que estão cheios de cocózadas para eles não apanharem frio... E agora diz-me que gostas mais destes animais que eu, estou mesmo à espera disso :D

 

Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim. TOP LOL!

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[OFFTOPIC = ON]

Peço desculpa ao autor do topico, mas desta vez é mais forte que eu.

 

Se nos foruns tuga há sempre disto e se nao gostam, tem bom remedio. Mudem-se.

Agora, aposto que nos foruns não tugas tb á disto. Donos da verdade a tentar mostrar que o meu e maior que o teu.(conhecimento)

[OFFTOPIC = OFF]

 

Rainho1991: De todos os truques que te deram, ve qual deles faz mais sentido para ti, e segue-o.

Há quem aqueca agua, há quem nao aqueça.

Há quem mude agua todas as semanas, há quem mude de 6 em 6 meses.

Há quem use anti-cloro e há quem nao use.

 

A minha avó dizia:

Todos os conselhos tomarás, mas só o teu seguirás...

 

O meu método:

Quando a agua está muito fria, deito um garrafão. Aguardo 1 hora e deito o segundo. Ou aqueco agua do esquentador quando tenho mais pressa.

Provavelmente não é o melhor metodo, mas para mim faz sentido ser assim. Até porque normalmente mudo 2 ou 3 garrafoes de agua em menos de 10 minutos.

cps

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes que se instale uma discussão pensemos antes assim:

 

1 - Temos um colega a pedir ajuda;

2 - Existe quem fume e não morra disso, mas isso não quer dizer que se deva fumar. O melhor é fazer as coisas da forma mais aconselhável que previna ao máximo perdas de fauna.

Se podemos fazer de outras formas? Claro que sim, mas penso na minha modesta opinião que evitar choques térmicos é o caminho mais correcto a evitar desilusões;)

Abraço a todos e lembrem se que no fim todos ganhamos com as diversas opiniões:)

 

 

Off Topic:

 

Relativamente a parte dos fóruns "Tugas", eu como "tuga" e com muito orgulho, adorei esse comentário, até porque quando passo em fóruns estrangeiros nem vejo igual ou pior...

Era de evitar esse aparte não achas?

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo agua do poço, eu provavelmente fervia-a, até porque pode trazer alguma bacteria indesejada, e depois deixava-a arrefecer até à temperatura de colocar no aquario.

Assim de repente não vejo mal nenhum em aquecer a agua. Tem cuidado é para nao aquecer em demasia.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua que não venha da torneira e/ou seja engarrafada na minha opinião deve ser sempre fervida para evitar introduzir possíveis bactérias.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as algas não me parece que seja daí o problema.

O aquario apanha luz solar directa?

Quanto tempo de luz tens?

 

 

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a compreender, então deve ser dai que vieram umas algas que estão a nascer numa das minhas plantas... uma algo com um verde azulado.

 

Boas

 

verde-azulado? podes por uma foto? Atenção que podem ser ciano-bacterias, e é mais chato de te veres-te livre disso. Tem filamentos visiveis ou é assim uma coisa meio pastosa?

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São umas algas que formam uns filamentos tipo cabelos mas mais grossos e separados entre si vindos de uma unica "raiz" são verde azulados e transparentes, o azul nota-se mais fora de água quando tiro algumas.

 

Vou tentar por uma foto ainda hoje ou amanha.

 

Nem a minha praga de caracóis lhes pega.

 

[C4]@

 

Não está a apanhar luz directa do sol e tem a volta de 8/9 horas de luz diária.

Editado por Rainho1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas costumam ser pretas e não azuis e com CO2 resolves isso num instante. Normalmente devem se a má qualidade da água;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro estes fóruns tugas cheios de donos da razão :)

 

Mas eu aconselhei alguém a fazer o que fosse? Eu conto com a minha experiência e não com a vossa teoria, logo fio-me mais em mim do que vocês. Tendo já feito muitas tpa's sempre do mesmo modo e com os peixes a darem-me razão porque nunca me morreu nenhum por causa disto, outra coisa, é o facto do Cu dizer que na natureza a temperatura não varia, mentira, varia por estar muito mais exposta a outras condições que não a de um aqua, é óbvio que não desce tao abruptamente como numa tpa, no entanto, e tendo em conta o que já faço há muito tempo e com os resultados obtidos, posso garantir que os meus peixes não morrem disso, talvez até se tornem mais resistentes a este fenómeno que os vossos (isto obviamente é uma suposição) que estão cheios de cocózadas para eles não apanharem frio... E agora diz-me que gostas mais destes animais que eu, estou mesmo à espera disso :D

 

Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim. TOP LOL!

 

Apesar de ser novo na Aquariofilia, ja ando a muito tempo em forums e uma coisa para os quais utilizo e para obter informaçoes e dicas sobre algo que faça e outros possam considerar errado e pensar sobre elas e provavelmente ate as vou adoptar pois nao sou um "sei tudo".

Em relaçao ao teu post vou so fazer uma pergunta para terminar com o meu off-topic:

Tas em pleno verao no algarve e alguem te atira agua a 1 ou 2ºC ias-te sentir bem nao ias?!...

 

 

Penso que a opcçao do jerrican e do aquecedor apesar de mais dispendiosa acho a mais pratica pois a agua fica a temperatura a que os peixes estao habituados portanto nao existe alteraçao na temperatura apenas nos nitratos mas como disse sou um mero novato =P

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes não morrem directamente dos choques térmicos, a menos que a alteração de temperatura seja absurda de um minuto para o outro, do que os peixes morrem é que ao se alterar a temperatura o seu sistema imunitário, respiração, etc... Têm de se alterar também, incluindo o sistema nervoso do animal, de modo a acompanhar essa alteração, nem que seja de um grau, e são essas alterações no sistema imunitário que levam a outro tipo de patologias, como fungos, parasitas, vírus. Aliás qualquer animal rege-se por estas regras elementares. Método simples, quando colocam um peixe novo no aquário quantas e quantas vezes ele fica uns minutos largos no fundo a respirar rapidamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.