Preciso ajuda para iniciar hobbie


jpbarbedo

Recommended Posts

Boas!

Tenho um grande interesse pela aquariofilia e decidi iniciar-me neste hobbie... Mas antes de o fazer, e para nao fazer asneira, gostava que me ajudassem, pois sinceramente nao percebo mesmo nada disto!!!

Gostava de montar um aquário de água quente com umas plantas e uns peixes, mas preciso que me ajudem, pois nao sei que material preciso, nem o que tenho que fazer...

Pode parecer ignorante mas nao quero começar a fazer algo sem ter a certeza daquilo que estou a fazer...

Estava a pensar num aquário com dimensões á volta dos 50x30x30, que material preciso para dar inicio a este hobbie, e quais os procedimentos a fazer?

Desde já obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais acho que deves fazer muita pesquisa. podes começar por aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 .

Quando estiveres por dentro do básico aí sim coloca perguntas.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, bem vindo

 

Antes de mais

 

 

Pode parecer ignorante mas nao quero começar a fazer algo sem ter a certeza daquilo que estou a fazer...

 

Podes não acreditar mas foi das coisas mais inteligentes que vi postadas neste fórum e olha que já ando aqui a algum tempo.

Tu ao contrário de 99,9% antes de fazeres algo, tiveste a noção que devias informar-te/perguntar/pedir ajuda, o que a meu ver e não só, só demonstra inteligência, humildade e respeito pelos animais.

Vais começar a ver em breve que a maioria primeiro faz como acha que deve fazer, e depois de matar os animais é que vem a correr pedir ajuda.

 

Por isso, BEM HAJAM PESSOAS COMO TU.

 

Vamos lá então passar ao mais importante.

És de onde amigo?

Precisas antes de mais de comprar um aquário com filtro, termostato e iluminação.

Quanto ao aquário, apesar de não parecer, acredita que quanto maior melhor para ti e para os animais que vais ter, um aquário mais pequeno dá mais problemas de estabilidade. Vai por mim;)

Após comprares o aquário (dependendo dos teus gostos, preferências e...GRANEL, irás ter que investir no layout, ou seja, areão, pedras, troncos etc etc etc, tudo depende do que queres exactamente.

A flora também é bastante importante como é lógico, para iniciantes aconselho sempre "fetos de java", "anubias" e "musgo de java", a razão passa por serem plantas bastantes robustas e que não necessitam de grande manutenção.

Assim evitas desilusões.

 

Antes de montares o aquário necessitas de procurar aqui no fórum por "ciclo do azoto" é a parte mais importante para quem começa, lê com atenção e se tiveres dúvidas apita.

 

Conselhos:

 

- não te precipites em nada;

- Não tenhas pressa para meteres os animais;

- se não souberes procura no fórum ou no google;

- se precisares posta no fórum as dúvidas;

- tem sempre respeito pelos seres que dependem de ti, porque eles não tem culpa e merecem viver tanto como nós;

- Também bastante importante, sempre que postares dúvidas não faças a correr o que a primeira ou segunda pessoa te disser, espera por mais opiniões, nem tudo que te dizem pode ser correcto;)

 

Dá uma olhada para te iniciares no ciclo que te falei;)

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

 

Qualquer coisa apita

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já um muito obrigado pela vossa atenção e pela vossa disponibilidade para ajudar.

 

Julius obrigado também por me reconhecer como 0,1% da população que segue os correctos procedimentos.. :D

 

Sou de Lisboa, da zona de Sacavém!

 

Apenas ainda estou um pouco confuso com o ciclo do azoto, ele é feito "automaticamente", bastando para isso ter APENAS um peixe no aquário... estou certo? Segundo percebi, depois é questão de fazer os testes para saber quando é que o ciclo estará completo, é isso?

 

Bem, tirando isso creio que a nivel de material já tenho as informações necessárias.. Agora é questão de arranjar um bom negócio e investir :-D

 

Tendo em conta que quanto maior for o aquário, melhor, mudei de ideias, e estou agora a fazer planos a um aquário de +/- 80cm, pois também não tenho muito mais espaço para um maior que isso...

 

Cumprimentos e mais uma vez obrigado

Editado por jpbarbedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ;)

 

Uma vez 'infectado' por este 'vírus', esquece amigo, a tua alma pertence à aquariofilia :medieval_mace:

Hehe agora mais a sério, vais ver que é uma experiência muito gratificante, e por vezes as 24h que o dia tem não vão chegar para estudares os teus peixes tanto quanto queres, pelo menos no meu caso é assim.

Respondendo à tua questão acerca do ciclo, não é necessário introduzir um peixe, há uma maneira inofensiva aos seres vivos, que é colocares um pouquinho de comida, apenas para criar os picos de amónia, nitritos e etc como já deves ter estudado, e para a criação das bactérias se dar. Tenta comprar as plantas no inicio do aquário,ajudam na qualidade da água, e como convém não andar sempre a mexer no aquário com peixes lá, o melhor é teres já um bom aquário, composto, para receberes os teus peixes.

Outro alerta: nao caias no erro de comprar os kits que se veem nos centros comerciais. Compra um aquário por um bom preço numa vidreira que faça aquários, e o resto do material separadamente, e devidamente ajustado às necessidades do teu aquário (iluminação e filtro). Também, em relação à comida, penso que é importante, a maioria das pessoas compra os flocos. isso não é o melhor, há alimentos melhores, pastilhas, sticks, granulado, congelada, viva.. Comida em flocos tem, entre algumas desvantagens, a possibilidade de causar obstipações intestinais em alguns peixes, e podes evitá-lo.

Bem, boa sorte, congratulo-te também pela forma como te apresentaste ;)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, bem vindo

 

Antes de mais

 

 

 

 

Podes não acreditar mas foi das coisas mais inteligentes que vi postadas neste fórum e olha que já ando aqui a algum tempo.

Tu ao contrário de 99,9% antes de fazeres algo, tiveste a noção que devias informar-te/perguntar/pedir ajuda, o que a meu ver e não só, só demonstra inteligência, humildade e respeito pelos animais.

Vais começar a ver em breve que a maioria primeiro faz como acha que deve fazer, e depois de matar os animais é que vem a correr pedir ajuda.

 

Por isso, BEM HAJAM PESSOAS COMO TU.

 

Vamos lá então passar ao mais importante.

És de onde amigo?

Precisas antes de mais de comprar um aquário com filtro, termostato e iluminação.

Quanto ao aquário, apesar de não parecer, acredita que quanto maior melhor para ti e para os animais que vais ter, um aquário mais pequeno dá mais problemas de estabilidade. Vai por mim;)

Após comprares o aquário (dependendo dos teus gostos, preferências e...GRANEL, irás ter que investir no layout, ou seja, areão, pedras, troncos etc etc etc, tudo depende do que queres exactamente.

A flora também é bastante importante como é lógico, para iniciantes aconselho sempre "fetos de java", "anubias" e "musgo de java", a razão passa por serem plantas bastantes robustas e que não necessitam de grande manutenção.

Assim evitas desilusões.

 

Antes de montares o aquário necessitas de procurar aqui no fórum por "ciclo do azoto" é a parte mais importante para quem começa, lê com atenção e se tiveres dúvidas apita.

 

Conselhos:

 

- não te precipites em nada;

- Não tenhas pressa para meteres os animais;

- se não souberes procura no fórum ou no google;

- se precisares posta no fórum as dúvidas;

- tem sempre respeito pelos seres que dependem de ti, porque eles não tem culpa e merecem viver tanto como nós;

- Também bastante importante, sempre que postares dúvidas não faças a correr o que a primeira ou segunda pessoa te disser, espera por mais opiniões, nem tudo que te dizem pode ser correcto;)

 

Dá uma olhada para te iniciares no ciclo que te falei;)

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

 

Qualquer coisa apita

 

Bem vindo JP,

 

Eu tambem começei este hobbie a pouco tempo mas passado algumas horas a pesquisar descubri uma explicaçao mais façil sobre o "Ciclo de Azoto" porem esse link que tens ai da-te um informaçao muito util que e o grafico sobre o Ciclo. E claro que cada Ciclo e unico (espero nao estar a dizer disparates) por isso vou referir o post que encontrei com uma explicaçao mais "acessivel" passo a citar o Consultor Luís Fortunato:

 

O Ciclo do Azoto serve para entendermos o que acontece a um dos produtos mais nocivos criados dentro de um aquário.

 

Facilmente com uma pequena pesquisa encontrarias uma resposta à tua pergunta, mas mesmo assim, vou tentar responder-te o melhor que sei...

 

Os peixes, e em geral, todos os animais aquáticos, libertam produtos que em grandes quantidades são tóxicos. Um deles deves conhecer bem que é o dióxido de carbono, cuja fórmula química é CO2. Mas se esse é facilmente eliminado pelas plantas ou pela própria agitação da superfície da água, há outros que não são... que é o caso dos produtos azotados (símbolo químico do Azoto é o N). Daí ser tão importante o Ciclo do Azoto ou Nitrogénio (outro nome para o Azoto). O azoto é produzido pelos peixes sobre a forma de Amónia (NH3/NH4+).

 

No início, o aquário so contém o areão, os filtros, o aquecedor e a água (admitindo que ainda não colocamos qualquer peixe). Ok, muito bem... não existem peixes a criar amónia (NH3/NH4+). E o ciclo para ser iniciado, tem de haver obrigatoriamente amónia na água do aquário... então o que é que se faz? Das duas uma... ou colocamos um peixinho resistente, ou deitamos comida para dentro do aquário de modo a termos amónia na água. O problema, tal como já foi dito anteriormente, é que eles não são removidos tão facilmente como o CO2... e basta haver em poucas quantidades, que os peixes se começam a ressentir, acabando por morrer...

 

Então, é aqui que entram uns micro-organismo, em concreto, bactérias, que conseguem transformar essa mesma amónia em produtos menos perigosos...

 

Numa fase inicial, com o aparecimento da amónia no aquário, certas bactérias vão-se multiplicando pelo aquário que têm a capacidade de transformar a amónia em nitritos (NO2). Mas infelizmente para nós, e para os animais e restantes seres vivos, os nitritos não deixam de ser tanto ou mais perigosos que a amónia.

 

Com o aumento dos nitritos no aquário, outro tipo de bactérias benéficas vão começar a multiplicar-se, transformando esses nitritos em nitratos (NO3). Os nitratos, já são por sua vez bastante menos tóxicos que os nitritos e a amónia, e dependendo da sua quantidade no aquário e do peixe, são minimamente toleráveis.

 

Logo, é de extrema importância a criação de um filtro biológico (as tais bactérias) de modo a que qualquer amónia e consequentemente, nitritos formados pelos peixes sejam o mais rapidamente transformados em nitratos.

 

Como podemos então garantir que temos bactérias suficientes seja no filtro, areão e água para que os nossos peixes não tenham problemas?

Pois bem, a menos que possamos dar-nos ao luxo de analisar a qualidade bacteriológica da água do nosso aquário, não há maneira 100% fiável que nos diga que as bactérias existentes no aquário sejam suficientes para lidar com a amónia produzida pelos nossos peixes.

 

Daí que se recomende a introdução lenta de animais no aquário, de forma a que a criação das colónias de bactérias seja feita a uma velocidade razoável que permita a que os nossos peixes sobrevivam à criação destes produtos tóxicos.

 

Regra geral, deve-se começar por colocar poucos peixes no aquário para que por menos bactérias que a gente tenha, a amónia produzida pelos peixes não seja suficiente para os matar. Passadas 3 a 4 semanas a introdução dos primeiros peixes, podemos garantir que a tal colónia já é suficiente para lidar com os produtos azotados.

 

Mas mesmo assim, devemos sempre introduzir novos peixes de uma forma calma e em poucos exemplares de cada vez... pois uma coisa é chegarmos às 4 semanas e termos bactérias suficientes para lidar com a amónia produzida por, sei lá, 10 peixes iguais aos primeiros,e espetarmos de uma vez só mais uns 20 ou 30 iguais aos primeiros...

Não... devemos é introduzir os novos peixes, tipo 5 de cada vez 1 vez por semana, até chegarmos à lotação máxima desses peixes, que o nosso aquário consegue comportar.

 

E como descobrimos quantos peixes consegue o nosso aquário comportar? Bem... isso também não é uma pergunta fácil de responder, até porque há peixes mais resistentes que outros... mas de uma forma básica, podemos dizer que para cada centímetro de peixe em adulto, devemos ter 1 litro de água. Imagina que tens um aquário de 50 litros, e tens peixes que em adultos cada um tem 3 centímetros. Uma boa aproximação é dividires os 50 litros por 3... o que dá à volta de 17. Quer dizer, que para estares numa situação de segurança, não deverás colocar mais do que 17 peixes nesse aquário.

 

Bem... isto é tudo muito giro, mas estamos a esquecer-nos de um pormenor... como é que os nitratos desaparecem do nosso aquário? Eles podem ser menos tóxicos que a amónia e os nitritos, mas não deixam de ser tóxicos, principalmente em concentrações superiores a 50 ppm (mais uma vez, depende dos peixes).

 

É aqui que entram as famosas TPA's (Trocas Parciais de Água). Esta é uma das maneiras de evitar que os nitratos atinjam valores problemáticos no nosso aquário, posi regra geral, estas são feitas com água que contém poucos ou nenhuns nitratos... outra é ter plantas que se alimentam desses mesmo nitratos... se bem que nesse caso é mais complicado, pois há muitos mais factores em jogo,e para alguém que se está a iniciar, não convém começar logo a falar em coisas mais complicadas.

 

Bem, espero ter sido claro o suficiente. Qualquer dúvida não hesites em perguntar... um Fórum serve para isso mesmo. Para tirar dúvidas... se bem que uns cliques na Pesquisa não fazem mal nenhum

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.