Discus sem cola??


Agra

Recommended Posts

Boas

Já tentei de tudo mas os gajos não se agarram aos pais...

São 1 casal de pigeon blood (li à pouco tempo que se costuma passar isto com esta estirpe)que poeem ovos,nascem os alevins e não se colam aos pais,já baixei a água até à altura dos pais,já tirei tudo com côr escura do aquario...

Alguem já teve este problema?E arranjou soloção?

Pedro Agra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

não concordo, os discus quando nascem, se não se agarram aos pais, é quase certo que a grande maioria não se vai safar.

tive um casal de silvers em que isso aconteceu, mas baixando o nivel de agua, sempre consegui resolver o assunto.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Apesar de antigo, tenho este mesmo problema 5 anos depois...

 

Alguma sugestão?

 

Que idade têm?

 

Concordo com o Rui Cardoso, se não houver muco nos pais logo á nascença reduz muito as probabilidades de sobrevivência. Uma forma de contrariar este facto, por experiências passadas, consiste numa dieta de alimento vivo antes do periodo da desova. Não só acelera o ciclo reprodutivo, como garante uma janela de maior fonte proteica. Considerando que a produção de muco é hormonal e celular, uma deficiência proteica ou vitaminosa podem estar na origem. Mesmo para discus com 3 semanas, alimento vivo como artémia recém eclodida é excelente, mas infelizmente dificil de arranjar proveniente de fontes fidedignas. Ou passas a criar em casa, não é dificil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles são bem alimentados durante todo o processo e antes. Eu pensei logo em descer o nível da água, mas tenho um problema crucial: Tenho um cubo de 50 (muuuito espaço para andarem perdidas as crianças) com sump traseira, por isso descer só se parar a circulação. Posso ficar com a água parada durante umas horas até pegarem?

 

Outra dúvida que tenho (e nem sempre tem corrido bem) é se devo fazer trocas com aspiração do fundo durante a postura e após o nascimento. Ou os habituo a trocas diárias para não stressarem, ou não faço de todo até os alevins estarem colados?

 

 

Há mais que espaço para tentativa e erro, são um casal jovem de brilliant blue (cerca de 1 ano de idade) e quando as posturas ou os alevins se vão, têm nova postura de 100-150 ovos em menos de 2 dias. Eles bem tentam!

 

 

Obrigado malta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes colocar um filtro de esponja e podes baixar o nivel de agua até a altura do filtro.

em casais "stressados" eu não faço tpa`s a partir da postura, até começarem a comer sosinhos.

em casais mais calmos faço, tens de observar e entender a melhor maneira.cada casal é um caso.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Muito bem alimentados" é com alimentação pelo menos 4 vezes ao dia, variação desde o granulado, congelado de discus biotopica daily e larva de mosquito.

 

Boa ideia essa do filtro de esponja!

 

Desculpem as perguntas, mas sou mesmo novato nesta coisa da reprodução dos discus, por muito que leia a experiência vale muito e gosto sempre de perguntar. Com outras espécies (escalares, betta, guppy) as coisas sempre correram bem e foram lineares, mas estes bichos têm mais personalidade e mais gostos!

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha frase, mas o que tem isso a ver com alimento vivo antes das desovas e durante o crescimento dos alevins? A minha sugestão é fundamentada, mas não me parece que queiras aceitar a questão nutricional e indução comportamental como um factor de causa. Assim sendo, deixo espaço para os restantes membros.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com certeza que aceito, nunca disse o contrário! Não tenho disponibilidade para ter também alimentação viva, que, como toda a gente defende (e bem!) é a melhor opção.

Agora, nunca dei pela falta de muco nos discus e pela alimentação que lhes dou em princípio não tem por onde faltar componentes. O congelado biotopica daily tem a parte toda da carne e dos vegetais que eles tanto gostam, as larvas têm proteínas com todos os benefícios e o granulado específico tem os restantes micronutrientes necessários.

Sendo discus de cativeiro e que (tanto quanto me foi dito pelos criadores) não foram alimentados com vivo, a questão comportamental é instintiva suprimível, estes discus não sabem o que é comida viva!

 

Eu sei, mais uma vez, que a comida viva é melhor, mas não tenho possibilidade para tal e há muito sucesso por aí em quem não a faz. Estava apenas a colocar questões mais generalistas e nunca neguei sugestões, pelo que não percebi o teor da resposta.

 

 

Em todo o caso, muito obrigado pela paciência e ajuda

 

Bernardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que estámos a confundir ai qq coisa...

a comida viva é para os alevins e não para os pais.

 

o que o renato defende, pelo menos assim entendi, é que os pais não criam muco pela insuficiencia alimentar.eu sinceramente não me parece.

Eu cheguei a ter casais que não comiam durante 3 meses e levavam os filhos ás costas até ao fim.

 

se queres um conselho, não dês larvas de mosquito...são perigosas , facilmente parasitas os peixes.

dá só papa de qualidade , artemia congelada e granulados e flocos.

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, devo ter confundido de certeza... Mas de facto ele disse "antes das desovas", devo ter baralhado.

 

Vivo dou artémia aos alevins.

 

Em relação às larvas de mosquito, tenho tido o cuidado de confirmar que só compro das estéreis, irradiadas ou esterilizadas de outra forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, terei que ser mais explicito e explicar o porquê dos porquês.

 

Antes, partilho alguns factos:

 

- O muco que os discus segregam para as suas proles está SEMPRE presente durante o ciclo de vida do peixe, apenas se intensifica durante as desovas para garantir o teor proteico para o desenvolvimento rápido.

- O muco dos discus contém enzimas, anti-oxidantes e proteinas. Além das proteinas evidentes, o recurso a enzimas como aldolase e NDK's é usado para regeneração das células epidérmicas; os antioxidantes como a thioredoxina e hemopexina para um fim antibacteriano natural e decomposição de polisacarideos. São o equivalente ao colostro materno nos mamiferos...

- O muco é composto por 98% de proteinas

- A segregação do muco é incentivada pelo lectino tipo C, cuja existência exige uma manutenção proteica que a sustente.

- Há casos bem relatados de mutações hibridas que contém deficiência de lectino tipo C. Tal se deve a um histórico genético, na verdade um gene recessivo que se mantém um factor hereditário.

 

Nos individuos que geneticamente estão impossibilitados de produção mucosa, não há forma de contornar este facto. Pelo mesmo motivo, mostram mais resiliência em recuperar de traumas externos epidérmicos. Existem métodos hormonais que infelizmente não têm dados que suportem a eficácia ou resultados relevantes, na minha opinião pessoal. Aumento de 2% não deve ser considerado como profilaxia. Efeitos secundários relatados consistem em hiperplasias crónicas.

 

Nos individuos cuja produção mucosa seja insuficiente, o melhor método fundamenta-se numa reforma da dieta alimentar, especialmente direccionada para um teor proteico rico sem a presença de fibra ou hidratos carbono (origem vegetal é por completo desnecessária no processo digestivo dos peixes.)

Não existem peixes herbivoros, ao contrário do que diz o senso comum. Uma mistura variada de proteina de origem bovina e/ou peixe, com levedura, algas e crustáceos oferecem uma forte ajuda nesta deficiência, com resultados comprovados e aumento de produção mucosa até 40% por individuo. Se necessário, enviarei a receita e quantidades, saliento que a mistura contém 90% proteina, complementada com vitaminosas e minerais. Uma alternativa imediata parte numa dieta de alimento vivo, com um teor proteico entre 50-60%, como artémia adulta e/ou preferencialmente krill. Não apenas por restabelecer a produção mucosa por acesso a proteinas, mas porque fomenta um comportamento que induz hormonalmente o ciclo reprodutivo. Tal acontece porque existe uma clara associação dos niveis hormonais para periodos sazonais, assim como variações de temperatura incentivam ou aceleram as posturas, aumento de colónias de alimento fomentam o cortejo, trajectos de migração, etc.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais