Era um Cristal Black


Rui Guilherme

Recommended Posts

Boas

 

À tempos adquiri uns CBS´s a um membro deste forum, os quais estão bem de saúde e recomendam-se.

 

O engraçado é que um deles, de repente, deixou de ser da "Juventos" e está a passar para o "Leixões".

 

Eis a foto:

 

gallery_6792_419_54626.jpg

 

Engraçado, não é? E era preto e branco, como são os outros que vieram com ele.

 

E já está outro a seguir-lhe os passos...

 

Quer-me parecer que vai correr a vez a todos. Lá se vão os Black...

 

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não sou grande conhecedor deste tema mas parece-me que se trata de um animal que não está totalmente aclimatado ao teu aquário.

Tens os parametros adequados à especie?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não sou grande conhecedor deste tema mas parece-me que se trata de um animal que não está totalmente aclimatado ao teu aquário.

Tens os parametros adequados à especie?

Boas

 

Temp.- 24º

KH - 1

GH - 2

PH - +/- 6.3

Nitratos, Nitritos e Amónia - 0

 

Não será por aí, senão os cerca de 80 camarões (CRS´s gr. A, S e SS e CBS´s) que lá estão também estavam mal aclimatados. O aquário já tem cerca de 3 anos e está perfeitamente estável.

 

No entanto obrigado pelo comentário.

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A agua da rede de Coimbra é bastante mole ;) não é necessário osmose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se a Juventus está mal... o Leixões está bem pior!! lol

Normalmente é um factor descurado, mas alguma vez mediste os níveis de cálcio da água que utilizas? Pode muito bem ser um défice de cálcio durante a formação das novas carapaças. Apenas um palpite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CBS vivem sem problemas com aquele pH não me parece disso.

 

O que a cor diferente tem a ver com falta de cálcio e formação de carapaças? Não entendi por isso pergunto.

 

 

@rpgb Podes indicar qual o grade dos teus CBS?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CBS vivem sem problemas com aquele pH não me parece disso.

 

O que a cor diferente tem a ver com falta de cálcio e formação de carapaças? Não entendi por isso pergunto.

 

 

@rpgb Podes indicar qual o grade dos teus CBS?

 

 

Um nível alto de acidez (neste caso um decréscimo do PH) pode inverter a quantidade de cálcio na água, bem como a sua assimilação pelo organismo. Sendo o cálcio uma fonte alcalina é possível que uma maior acidez esteja a interferir com os níveis de cálcio disponíveis para a formação das carapaças, tornando-as mais frágeis e possivelmente descoloradas.

Isto é apenas um palpite como disse, mas não custa considerar essa hipótese.

Eu falo isto pois a falta de cálcio é um problema real para criadores de ampulárias e outros caracóis, é algo que acontece num meio fechado como um aquário e se no caso dos caracóis pode influenciar a formação de cascas e sobretudo é notório numa fase inicial na coloração das mesmas, o mesmo se pode passar com qualquer invertebrado com exoesqueleto como no caso dos camarões.

O RPGB não menciona quantos litros tem o aqua, mas talvez adicionar um pouco de sal promova a formação de exoesqueleto mais forte e mais colorido.

Editado por JocaAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais