Coridoras AJUDA


hermosilha

Recommended Posts

Boas noites pessoal

 

Tenho duas coridoras que aparentam estar doentes, mas não consigo ter a certeza. Os sintomas são:

Uma das coris apresenta - Respiração ofegante (as guelras abrem e fecham com grande rapidez;

A outras apresenta uma cor esbranquisada (tem o corpo meio branco e as manchas quase não são visiveis.

 

Se alguém puder ajudar agradeço!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Os corydoras são muito sensíveis à qualidade da água, não deves ter amónia nem nitritos nem sal, e muito poucos nitratos.

Se puderes verifica esses parâmetros, se não tens testes faz tpa na mesma. Várias ao longo dos próximos dias, se fôr preciso. Comida própria para corys também ajuda.

 

Verifica se algum peixe, ou excesso de luz ou falta de esconderijos, os poderá estar a stressar. Se são só 2 podem estar com medo, os corys são peixes de cardume.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Aqua é pequeno, tenho três coris e uma betta, tenho feito tpa's e parece que estão a melhorar. quanto à comida tenho dado comprimidos para peixes de fundo da Tetra. já agora só uma pergunta, qd faço as tpa's devo por água tratada ou normal (torneira)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Aqua é pequeno, tenho três coris e uma betta, tenho feito tpa's e parece que estão a melhorar.

 

Quão pequeno? Quantos litros? As corydoras precisam de espaço. As espécies pigmeias podem estar em aquários mais pequenos, mas com moderação.

 

Fizeste o ciclo ao aquário? Tens medido os parâmetros da água (nitritos, nitratos, pH, etc.)?

 

As doenças são normalmente resultado de stress. Se tens feito TPAs e estão a melhorar, és capaz de ter problemas com os parâmetros da água.

 

quanto à comida tenho dado comprimidos para peixes de fundo da Tetra.

 

As corydoras precisam de uma alimentação variada para se manterem saudáveis (aliás, como todos os peixes :wink:). Convém dar coisas diferentes todos os dias. Um pouco de comida congelada várias vezes por semana, vegetais uma vez por semana. Se meteres comida demais vais poluir o aqua, principalmente se é pequeno. Isso causa mal-estar e infecções nos peixes.

 

já agora só uma pergunta, qd faço as tpa's devo por água tratada ou normal (torneira)?

 

A água é da torneira. Deves colocar com cuidado para não haver oscilações bruscas de temperatura. Convém colocar um anti-cloro na água da torneira, para eliminar o cloro e os metais pesados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a V.ª disponibilidade, e aproveito para dizer que o aqua não é meu mas sim da minha filha. Foi-lhe oferecido um junho com um betta (infelizmente falecido no mês novembro). penso que tem capacidade cerca de 10 lts :( mas tou a pensar adquirir um de 72lts.

penso que as tpa's tão a resultar, por isso deve ser mesmo algum problema da h2o.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais